O dissídio de Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234515 no cargo de Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 12.907,35

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

278 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 12.423,33

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

131 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.

Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho

O que faz um Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional

O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.

Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.

Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.

Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.

Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.

Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.

Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.

Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.

Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

O profissional Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional deve produzir material de trabalho, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, orientar alunos, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, participar de atividades administrativas, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, avaliar o trabalho acadêmico científico, supervisionar formação pedagógica em estágios, atualizar-se na Área.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional deve estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, orientar alunos de iniciação científica, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, atuar em projetos de extensão, constituir grupos de pesquisa, exercer cargos de direção, participar de associações científicas, desenvolver atividades interativas, treinar auxiliares de pesquisa, avaliar projetos de extensão, coordenar equipes de trabalho, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, coordenar reuniões, orientar monitores, produzir planos de cursos e de aulas, estudar propostas e políticas educacionais, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, colaborar em comissões de avaliação, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), coordenar pesquisas, participar de reuniões, planejar os ambientes de aprendizagem, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, coordenar cursos, coordenar projetos de extensão, avaliar o desenvolvimento das aulas, participar de congressos e eventos científicos, avaliar políticas educacionais, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, atribuir notas e conceitos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, discutir resultados de avaliação, coordenar grupos de pesquisa, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, divulgar resultados de pesquisas, planejar projetos de intervenção pedagógica, planejar aulas, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, atuar em comissões editoriais, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, produzir cartazes, produzir artigos para divulgação, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, participar de atividades culturais, analisar dados e materiais de pesquisa, compromissar-se social e politicamente, elaborar programas e cronogramas, coordenar convênios, sugerir composição de bancas examinadoras, avaliar planos de ação pedagógica, trabalhar com diferentes formas de interação humana, produzir transparências, preencher relatórios de atividades, planejar eventos e seminários, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, gerenciar convênios, estudar a legislação educacional, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, organizar publicações, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, estudar outros idiomas, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, exercer cargos de representação, demonstrar postura ética, atuar em banca examinadora docente e discente, prever fontes de financiamento, proferir palestras, avaliar projetos de pesquisa, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, estudar diferentes formas de comunicação, planejar projetos de extensão, avaliar a própria prática de pesquisa, coordenar projetos pedagógicos, avaliar trabalhos científicos, estudar a produção científica da área, elaborar projetos de extensão, analisar pesquisas educacionais, produzir hipertextos, elaborar pareceres, gerenciar projetos, avaliar o desempenho dos alunos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, coletar dados e materiais para pesquisa, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, sistematizar dados e materiais de pesquisa, redigir publicações científicas, auto avaliar-se, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, planejar a produção de materiais didáticos, avaliar material didático, sistematizar conteúdos, dialogar com os professores da instituição, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, participar de associações de classe, coordenar eventos, desenvolver propostas de avaliação, produzir vídeos, programar cursos para atendimento a demandas externas, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, redigir relatórios de pesquisa, prestar assessoria a órgãos públicos, participar de colegiados, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, produzir textos para uso pedagógico, dialogar com as entidades representativas, dominar a língua portuguesa, avaliar cursos, dialogar com os alunos, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, avaliar currículos de alunos, atender alunos, individualmente e em grupo, planejar pesquisas, realizar revisão da literatura na área, coordenar áreas, disciplinas e turmas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, participar de comissões, trabalhar em equipe, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, demonstrar postura crítica, realizar eventos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, analisar os problemas da realidade brasileira, organizar coletâneas, estabelecer relações com os órgãos de fomento, produzir instrumentos de avaliação, atuar em debates.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 4.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2024

O salário de Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional mostrado aqui é resultado do levantamento de 629 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional CBO 234515 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 35h 10.649,55 11.062,30 15.611,45 62,72 7.10%
Paraná 29h 7.950,32 8.258,45 11.654,57 57,26 4.20%
Santa Catarina 26h 7.786,75 8.088,54 11.414,79 61,75 4.60%
Rio de Janeiro 30h 9.426,18 9.791,51 13.818,08 66,17 8.10%
Rio Grande do Sul 13h 2.887,38 2.999,29 4.232,69 47,81 5.20%
Minas Gerais 26h 6.415,36 6.664,00 9.404,44 50,39 8.30%
Bahia 23h 6.936,59 7.205,43 10.168,52 62,29 6.10%
Sergipe 37h 5.979,88 6.211,64 8.766,06 33,51 7.70%
Maranhão 13h 2.272,06 2.360,12 3.330,67 36,31 7.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional.

Dissídio de Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional por cidade

Quanto ganha um Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 38 11.959,80 12.423,33 17.532,17 65,84 7.80%
Maringá, PR 27 7.337,48 7.621,85 10.756,19 57,31 4.40%
Votuporanga, SP 31 9.123,50 9.477,10 13.374,37 61,11 6.50%
Campinas, SP 35 9.927,01 10.311,75 14.552,25 59,05 7.10%
Rio de Janeiro, RJ 24 8.435,45 8.762,38 12.365,74 72,67 7.90%
Curitiba, PR 35 10.009,74 10.397,69 14.673,53 59,34 6.60%
Joinville, SC 20 8.835,78 9.178,23 12.952,60 92,22 6.70%
Aracaju, SE 35 6.222,67 6.463,84 9.121,97 37,33 5.10%
Balsas, MA 7 1.968,70 2.045,00 2.885,97 55,46 4.60%
Caxias do Sul, RS 14 2.701,05 2.805,73 3.959,54 41,26 7.60%
Blumenau, SC 40 9.173,60 9.529,14 13.447,81 47,65 7.10%
Barueri, SP 37 9.986,87 10.373,93 14.640,00 56,08 5.80%
Salvador, BA 40 13.827,98 14.363,92 20.270,79 71,82 6.60%
Sorocaba, SP 44 7.591,20 7.885,42 11.128,14 36,12 7.30%
Uberlândia, MG 20 2.665,42 2.768,73 3.907,31 27,69 7.80%
Saquarema, RJ 43 12.808,77 13.305,20 18.776,70 62,17 7.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação superior - graduação e pós-graduação 9.199,81 9.556,36 13.486,23 6.60%
Educação superior - graduação 8.953,05 9.300,04 13.124,50 5.80%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 8.687,80 9.024,51 12.735,66 4.10%
Locação de mão-de-obra temporária 7.088,20 7.362,92 10.390,77 4.50%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais 3.793,32 3.940,33 5.560,72 6.50%
Educação profissional de nível técnico 1.823,17 1.893,83 2.672,63 6.10%
Educação superior - pós-graduação e extensão 4.380,04 4.549,80 6.420,81 6.50%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.244,50 4.409,00 6.222,11 6.60%
Ensino médio 2.663,04 2.766,25 3.903,81 5.90%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 12.127,27 12.597,29 17.777,67 8.30%
Ensino fundamental 2.480,61 2.576,75 3.636,39 5.90%
Educação infantil - pré-escola 1.917,68 1.992,00 2.811,17 5.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.077,48 2.158,00 3.045,43 7.40%
Ensino de idiomas 1.399,75 1.454,00 2.051,93 7.20%
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 2.574,23 2.674,00 3.773,63 7.60%
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos 1.359,32 1.412,00 1.992,66 6.30%
Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos 5.776,13 6.000,00 8.467,38 7.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.