O dissídio de Professor Universitário na Área de Orientação Educacional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234510 no cargo de Professor Universitário na Área de Orientação Educacional.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso do Sul
R$ 10.657,55
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.874 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 8.722,85
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
540 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão
R$ 10.607,21
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação
1.424 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de orientação educacional Ministra aulas, ensinando princípios e métodos, planejamento, coordenação, implantação e funcionamento dos serviços de orientação educacional e profissional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem na formação de profissionais, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e conteúdo.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor Universitário na Área de Orientação Educacional
O Professor de ensino superior na área de orientação educacional planeja aulas, atividades, programas e cronogramas, referentes a práticas e teorias de orientação educacional e profissional Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades Orienta alunos para a prática referente à promoção de ajustamento pessoal, social, educacional e profissional para elaboração de planos e projetos, considerando a inclusão de valores e do pensamento reflexivo de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações de ensino híbrido.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do Professor de ensino superior na área de orientação educacional
O profissional Professor Universitário na Área de Orientação Educacional deve avaliar o trabalho acadêmico científico, atualizar-se na Área, demonstrar competências pessoais, orientar alunos, participar de atividades administrativas, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, supervisionar formação pedagógica em estágios, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, comunicar-se, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de orientação educacional
Um Professor de ensino superior na área de orientação educacional deve planejar os ambientes de aprendizagem, programar cursos para atendimento a demandas externas, desenvolver atividades interativas, planejar estágios, divulgar resultados de pesquisas, analisar os problemas da realidade brasileira, dialogar com as entidades representativas, estudar propostas e políticas educacionais, coordenar equipes de trabalho, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, participar de associações de classe, orientar alunos de iniciação científica, coordenar reuniões, auto avaliar-se, demonstrar postura ética, desenvolver propostas de avaliação, coordenar convênios, estudar outros idiomas, estabelecer relações com os órgãos de fomento, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, orientar monitores, coletar dados e materiais para pesquisa, avaliar projetos de extensão, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, atuar em projetos de extensão, sugerir composição de bancas examinadoras, planejar eventos e seminários, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, redigir relatórios de pesquisa, atuar em banca examinadora docente e discente, exercer cargos de representação, exercer cargos de direção, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, avaliar projetos de pesquisa, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, atuar em comissões editoriais, atuar no processo de seleção de alunos e professores, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, avaliar o desempenho dos alunos, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, realizar eventos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, atribuir notas e conceitos, gerenciar projetos, demonstrar postura crítica, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, avaliar cursos, planejar projetos de intervenção pedagógica, planejar pesquisas, redigir publicações científicas, dominar a língua portuguesa, gerenciar convênios, avaliar a própria prática de pesquisa, dialogar com os alunos, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, orientar alunos sobre campos de estágio, coordenar pesquisas, participar de associações científicas, participar de comissões, coordenar cursos, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, participar de colegiados, mapear campos para estágio, constituir grupos de pesquisa, colaborar em comissões de avaliação, sistematizar conteúdos, elaborar projetos de extensão, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), trabalhar em equipe, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, produzir planos de cursos e de aulas, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, avaliar políticas educacionais, estudar a legislação educacional, avaliar material didático, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, planejar a produção de materiais didáticos, proferir palestras, atuar em debates, produzir vídeos, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, coordenar eventos, coordenar projetos de extensão, discutir resultados de avaliação, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, avaliar trabalhos científicos, prestar assessoria a órgãos públicos, elaborar pareceres, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, produzir textos para uso pedagógico, produzir instrumentos de avaliação, coordenar áreas, disciplinas e turmas, prever fontes de financiamento, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, produzir transparências, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, produzir cartazes, coordenar estágios, avaliar currículos e propostas pedagógicas, participar de congressos e eventos científicos, participar de atividades culturais, analisar pesquisas educacionais, coordenar projetos pedagógicos, analisar dados e materiais de pesquisa, avaliar currículos de alunos, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, atender alunos, individualmente e em grupo, coordenar grupos de pesquisa, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, avaliar planos de ação pedagógica, participar de reuniões, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, compromissar-se social e politicamente, planejar projetos de extensão, realizar revisão da literatura na área, sistematizar dados e materiais de pesquisa, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, produzir artigos para divulgação, treinar auxiliares de pesquisa, estudar a produção científica da área, organizar coletâneas, estudar diferentes formas de comunicação, avaliar o desenvolvimento das aulas, organizar publicações, trabalhar com diferentes formas de interação humana, mediar a relação do estagiário com a instituição, planejar aulas, preencher relatórios de atividades, estudar a constituição de profissões no campo educacional, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, produzir hipertextos, elaborar programas e cronogramas, dialogar com os professores da instituição.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor Universitário na Área de Orientação Educacional ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Universitário na Área de Orientação Educacional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 7.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Universitário na Área de Orientação Educacional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Universitário na Área de Orientação Educacional ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025
O salário de Professor Universitário na Área de Orientação Educacional mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.580 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Universitário na Área de Orientação Educacional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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