O dissídio de Professor Universitário na Área de Orientação Educacional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234510 no cargo de Professor Universitário na Área de Orientação Educacional.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso do Sul
R$ 10.657,55
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.874 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 8.722,85
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
540 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão
R$ 10.607,21
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação
1.424 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de orientação educacional Ministra aulas, ensinando princípios e métodos, planejamento, coordenação, implantação e funcionamento dos serviços de orientação educacional e profissional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem na formação de profissionais, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e conteúdo.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor Universitário na Área de Orientação Educacional
O Professor de ensino superior na área de orientação educacional planeja aulas, atividades, programas e cronogramas, referentes a práticas e teorias de orientação educacional e profissional Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades Orienta alunos para a prática referente à promoção de ajustamento pessoal, social, educacional e profissional para elaboração de planos e projetos, considerando a inclusão de valores e do pensamento reflexivo de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações de ensino híbrido.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do Professor de ensino superior na área de orientação educacional
O profissional Professor Universitário na Área de Orientação Educacional deve avaliar o trabalho acadêmico científico, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, supervisionar formação pedagógica em estágios, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, participar de atividades administrativas, atualizar-se na Área, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, orientar alunos, produzir material de trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de orientação educacional
Um Professor de ensino superior na área de orientação educacional deve estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, estudar a produção científica da área, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, coordenar estágios, coordenar eventos, demonstrar postura ética, avaliar material didático, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, gerenciar projetos, preencher relatórios de atividades, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, coordenar grupos de pesquisa, planejar pesquisas, atuar em banca examinadora docente e discente, orientar alunos de iniciação científica, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, coordenar áreas, disciplinas e turmas, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, planejar projetos de intervenção pedagógica, avaliar planos de ação pedagógica, prever fontes de financiamento, demonstrar postura crítica, mediar a relação do estagiário com a instituição, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, analisar dados e materiais de pesquisa, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, orientar monitores, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, atribuir notas e conceitos, colaborar em comissões de avaliação, estudar propostas e políticas educacionais, participar de congressos e eventos científicos, avaliar projetos de extensão, participar de reuniões, avaliar o desenvolvimento das aulas, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, atuar em comissões editoriais, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar cursos, treinar auxiliares de pesquisa, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, avaliar currículos de alunos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, avaliar projetos de pesquisa, desenvolver propostas de avaliação, planejar aulas, avaliar a própria prática de pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, coordenar pesquisas, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, elaborar pareceres, coordenar projetos de extensão, exercer cargos de representação, dialogar com os alunos, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, avaliar o desempenho dos alunos, elaborar programas e cronogramas, estabelecer relações com os órgãos de fomento, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), analisar pesquisas educacionais, participar de comissões, sistematizar conteúdos, prestar assessoria a órgãos públicos, exercer cargos de direção, coordenar equipes de trabalho, realizar revisão da literatura na área, produzir hipertextos, produzir cartazes, dialogar com os professores da instituição, avaliar currículos e propostas pedagógicas, analisar os problemas da realidade brasileira, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, organizar publicações, coordenar convênios, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, discutir resultados de avaliação, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, participar de associações de classe, participar de colegiados, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, proferir palestras, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, produzir artigos para divulgação, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, participar de atividades culturais, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, sistematizar dados e materiais de pesquisa, atuar no processo de seleção de alunos e professores, estudar a constituição de profissões no campo educacional, desenvolver atividades interativas, redigir publicações científicas, gerenciar convênios, constituir grupos de pesquisa, produzir textos para uso pedagógico, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, trabalhar com diferentes formas de interação humana, produzir vídeos, divulgar resultados de pesquisas, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, trabalhar em equipe, sugerir composição de bancas examinadoras, produzir transparências, orientar alunos sobre campos de estágio, planejar eventos e seminários, coordenar reuniões, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, coordenar projetos pedagógicos, estudar a legislação educacional, auto avaliar-se, dialogar com as entidades representativas, estudar outros idiomas, produzir instrumentos de avaliação, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, avaliar trabalhos científicos, produzir planos de cursos e de aulas, coletar dados e materiais para pesquisa, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, estudar diferentes formas de comunicação, realizar eventos, dominar a língua portuguesa, planejar os ambientes de aprendizagem, atuar em projetos de extensão, planejar a produção de materiais didáticos, compromissar-se social e politicamente, planejar projetos de extensão, organizar coletâneas, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, programar cursos para atendimento a demandas externas, redigir relatórios de pesquisa, avaliar políticas educacionais, atuar em debates, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, elaborar projetos de extensão, planejar estágios, coordenar cursos, mapear campos para estágio, participar de associações científicas, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), atender alunos, individualmente e em grupo, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor Universitário na Área de Orientação Educacional ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Universitário na Área de Orientação Educacional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 6.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Universitário na Área de Orientação Educacional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Universitário na Área de Orientação Educacional ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025
O salário de Professor Universitário na Área de Orientação Educacional mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.580 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Universitário na Área de Orientação Educacional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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