O dissídio de Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239205 no cargo de Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos.
Estado com maior salário médio
Goiás
R$ 5.354,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
131 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Gabriel do Oeste - MS
R$ 3.025,16
Cidade que mais contrata
Curitiba - PR
26 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Desenvolve atividades em língua de sinais Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos
O Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos Estuda abordagens de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Analisa propostas pedagógicas e bibliografias.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos Cria material em Libras Elabora material visual.
Produz material multimídia com legendas e língua de sinais Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina conteúdos e desenvolve atividades em língua de sinais e em língua portuguesa Usa técnicas de fonética e repetição Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, “software” de comunicação alternativa para tradução “online” de texto e voz para Libras, e recursos de auxílio para a ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira –.
Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia desempenho linguístico de surdos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação.
Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade Forma profissionais – tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
O profissional Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos deve preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, participar de atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, pesquisar sobre temas de interesse da Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, divulgar conhecimentos da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, formar profissionais para atuação na Área, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos deve estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, participar de reuniões pedagógicas, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, ensinar as atividades de vida autônoma, criar materiais para comunicação alternativa, elaborar projetos com instituições não escolares, pesquisar a língua de sinais, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, pesquisar temas de educação especial, confeccionar materiais didático-pedagógicos, planejar programas de intervenção educacional individual, ministrar palestras e cursos, pesquisar o uso de tecnologias, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, elaborar plano de aulas, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, demonstrar capacidade de liderança, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, acompanhar treinamento do aluno em empresas, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, atuar em programas de habilitação educacional, pesquisar língua escrita de sinais, demonstrar capacidade de observação, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, orientar voluntários para educação especial em comunidades, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, encaminhar alunos para avaliações específicas, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, analisar novas teorias para implementação prática, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, criar materiais didático-pedagógicos, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, avaliar comunicação expressiva dos alunos, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, ensinar língua portuguesa, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, ensinar a língua portuguesa como segunda língua, demonstrar capacidade de motivar o outro, orientar estágios dos alunos, demonstrar capacidade de administrar frustações, avaliar os resultados dos projetos, encaminhar aluno para ensino regular, orientar trabalho em sala de leitura, participar de conselhos de classe, adequar o currículo às necessidades dos alunos, coordenar curso, elaborar instrumentos de avaliação, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, ensinar as atividades de vida diária (avd), dominar diferentes formas de comunicação, elaborar projetos de pesquisa, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, elaborar registros de avanços dos alunos, participar da elaboração do plano de ensino, ministrar aulas de orientação para o trabalho, atuar em programas de reabilitação educacional, avaliar comunicação receptiva dos alunos, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar da elaboração de textos sobre temas da área, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, avaliar o desempenho linguístico do surdos, prestar assessoria à comunidade escolar, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, elaborar material visual para alunos, proceder com ética, elaborar relatórios, criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa, participar de fóruns de saúde e educação, divulgar a língua de sinais para a comunidade, preparar professores para classes de inclusão, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, dominar braile, avaliar rendimento escolar, participar de palestras e cursos, implementar programas de atendimento educacional, demonstrar flexibilidade, dominar língua de sinais, definir conteúdos escolares, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, participar de programas de inclusão escolar, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, analisar propostas pedagógicas, demonstrar tolerância, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, pesquisar estratégias de aquisição de língua, participar das associações da área, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, estudar as propostas da legislação educacional, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, demonstrar capacidade de improvisação, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, corrigir trabalhos dos alunos, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, elaborar projetos de estimulação essencial, demonstrar criatividade, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, estabelecer parcerias com as famílias, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, atuar em programas de estimulação essencial, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, dominar conteúdos e metodologias da área, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, ensinar atividades recreativas, elaborar programas de atendimento educacional, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, participar de projetos de pesquisa, planejar atividades extraclasse, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, participar da organização de eventos sobre prevenção, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, estudar a língua escrita da língua de sinais, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), participar de associações da categoria, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, participar da elaboração do currículo escolar, registrar notas e conteúdos em diários de classe, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, demonstrar capacidade de planejamento, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 4.00% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024
O salário de Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos mostrado aqui é resultado do levantamento de 429 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 30h | 2.907,24 | 3.019,92 | 4.261,80 | 20,10 | 6.00% |
Paraná | 26h | 2.633,25 | 2.735,30 | 3.860,14 | 20,66 | 5.50% |
Mato Grosso do Sul | 36h | 2.760,24 | 2.867,22 | 4.046,30 | 15,99 | 8.20% |
Santa Catarina | 34h | 3.239,08 | 3.364,62 | 4.748,25 | 19,79 | 7.00% |
Minas Gerais | 21h | 2.508,01 | 2.605,22 | 3.676,56 | 24,46 | 5.70% |
Rio Grande do Sul | 20h | 2.065,06 | 2.145,10 | 3.027,23 | 21,94 | 8.30% |
Rio de Janeiro | 28h | 2.454,01 | 2.549,13 | 3.597,40 | 18,05 | 4.70% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos. |
Dissídio de Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Curitiba, PR | 25 | 2.372,64 | 2.464,59 | 3.478,11 | 19,57 | 6.10% |
São Gabriel do Oeste, MS | 30 | 2.912,29 | 3.025,16 | 4.269,20 | 19,95 | 5.20% |
Rio Claro, SP | 27 | 2.760,63 | 2.867,62 | 4.046,87 | 20,91 | 4.10% |
São Paulo, SP | 29 | 2.286,09 | 2.374,70 | 3.351,24 | 16,14 | 5.40% |
Belo Horizonte, MG | 19 | 2.716,59 | 2.821,88 | 3.982,32 | 30,23 | 8.20% |
Criciúma, SC | 29 | 3.197,75 | 3.321,69 | 4.687,67 | 23,11 | 5.60% |
Ipiranga, PR | 37 | 2.435,88 | 2.530,29 | 3.570,82 | 13,56 | 7.10% |
Santa Rita do Pardo, MS | 44 | 2.183,08 | 2.267,69 | 3.200,24 | 10,31 | 5.10% |
Angatuba, SP | 40 | 4.368,20 | 4.537,50 | 6.403,46 | 22,69 | 4.50% |
Monte Alto, SP | 31 | 2.231,51 | 2.318,00 | 3.271,23 | 15,12 | 4.60% |
Bonito, MS | 34 | 2.425,98 | 2.520,00 | 3.556,30 | 14,63 | 6.60% |
Capitão Leônidas Marques, PR | 20 | 2.470,70 | 2.566,45 | 3.621,86 | 25,66 | 6.00% |
Cristais Paulista, SP | 29 | 3.233,67 | 3.359,00 | 4.740,32 | 22,95 | 5.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.699,73 | 2.804,36 | 3.957,60 | 8.00% | |
Administração pública em geral | 3.157,05 | 3.279,40 | 4.627,99 | 6.70% | |
Ensino fundamental | 2.581,17 | 2.681,21 | 3.783,81 | 5.80% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.084,70 | 2.165,50 | 3.056,02 | 4.40% | |
Educação infantil - creche | 2.174,07 | 2.258,33 | 3.187,03 | 5.80% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.060,00 | 2.139,84 | 3.019,81 | 4.50% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.560,86 | 2.660,11 | 3.754,03 | 7.80% | |
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente | 1.808,76 | 1.878,86 | 2.651,50 | 5.50% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.940,78 | 2.016,00 | 2.845,04 | 8.00% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 3.138,37 | 3.260,00 | 4.600,61 | 7.40% | |
Educação superior - graduação | 2.294,73 | 2.383,67 | 3.363,90 | 5.70% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 2.626,54 | 2.728,33 | 3.850,31 | 8.10% | |
Atividades de fisioterapia | 2.627,18 | 2.729,00 | 3.851,25 | 6.50% | |
Serviços de tradução, interpretação e similares | 1.677,00 | 1.742,00 | 2.458,36 | 7.80% | |
Educação profissional de nível técnico | 1.786,75 | 1.856,00 | 2.619,24 | 6.10% | |
Ensino médio | 3.166,77 | 3.289,50 | 4.642,24 | 6.50% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.494,56 | 3.630,00 | 5.122,76 | 7.50% | |
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas | 2.117,92 | 2.200,00 | 3.104,71 | 6.80% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.096,24 | 4.255,00 | 6.004,78 | 8.30% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.462,30 | 5.674,00 | 8.007,32 | 6.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |