O dissídio de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233135 no cargo de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 12.492,06

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Ceará

56 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Fortaleza - CE

R$ 4.540,38

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Fortaleza - CE

56 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Educação

R$ 15.840,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Profissional de Nível Tecnológico

55 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico Ministra aulas de tecnologia e cálculo técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços industriais e de informações tecnológicas sobre materiais, operações, etapas do processo, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, normatização, segurança, preservação ambiental e qualidade.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico

O Professor de tecnologia e cálculo técnico planeja o ensino de tecnologia e cálculo técnico, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de tecnologia e cálculo técnico no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação que rege o ensino e a área ocupacional.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina tecnologia e cálculo técnico, por meio de teorias e práticas, referentes a operações, materiais, produtos, normas e especificações técnicas, dimensões, custos operacionais e de produção, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de selecionar, analisar, avaliar e aplicar princípios de tecnologia e de cálculo técnico nos processos de produção e de serviços industriais Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de tecnologia e cálculo técnico, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema dos processos da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas de tecnologia e cálculo técnico, utilizados nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de tecnologia e cálculo técnico Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do Professor de tecnologia e cálculo técnico

O profissional Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico deve pesquisar, ensinar, demonstrar competências pessoais, trabalhar com higiene e segurança, promover educação ambiental.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de tecnologia e cálculo técnico

Um Professor de tecnologia e cálculo técnico deve estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, respeitar as diferenças e diversidades, trabalhar em equipe, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, estimular a busca de conhecimento, contextualizar continuamente os conteúdos, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, participar de grupos de estudo e de pesquisa, orientar os alunos para procura de informações específicas, estagiar em instituições, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, realizar demonstrações teórico-práticas, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, demonstrar capacidade de mudança, demonstrar curiosidade intelectual, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, tomar parte em comissões de diversas naturezas, exercer atividades de coordenação e gestão, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, executar pesquisas, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, explicar conceitos e princípios, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, participar de intercâmbios culturais, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, analisar e resolver problemas, ministrar aulas teórico-práticas, demonstrar ética profissional, apresentar esquemas e painéis explicativos, orientar projetos de pesquisa, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, exercer liderança cooperativa, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, integrar continuamente teoria e prática, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, tomar parte em bancas de concursos internos, demonstrar flexibilidade, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, tomar parte em colegiados, participar de atividades culturais e de lazer, demonstrar motivação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 5.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025

O salário de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico mostrado aqui é resultado do levantamento de 256 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico CBO 233135 salário