O dissídio de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233135 no cargo de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico.

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 15.981,50

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Ceará

78 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Campos dos Goytacazes - RJ

R$ 15.840,00

Cidade que mais contrata

Fortaleza - CE

78 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico Ministra aulas de tecnologia e cálculo técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços industriais e de informações tecnológicas sobre materiais, operações, etapas do processo, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, normatização, segurança, preservação ambiental e qualidade.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico

O Professor de tecnologia e cálculo técnico planeja o ensino de tecnologia e cálculo técnico, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de tecnologia e cálculo técnico no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação que rege o ensino e a área ocupacional.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina tecnologia e cálculo técnico, por meio de teorias e práticas, referentes a operações, materiais, produtos, normas e especificações técnicas, dimensões, custos operacionais e de produção, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de selecionar, analisar, avaliar e aplicar princípios de tecnologia e de cálculo técnico nos processos de produção e de serviços industriais Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de tecnologia e cálculo técnico, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema dos processos da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas de tecnologia e cálculo técnico, utilizados nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de tecnologia e cálculo técnico Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

.

Funções do Professor de tecnologia e cálculo técnico

O profissional Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico deve ensinar, trabalhar com higiene e segurança, pesquisar, demonstrar competências pessoais, promover educação ambiental.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de tecnologia e cálculo técnico

Um Professor de tecnologia e cálculo técnico deve estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, estimular a busca de conhecimento, demonstrar flexibilidade, orientar projetos de pesquisa, tomar parte em bancas de concursos internos, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, participar de atividades culturais e de lazer, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, tomar parte em colegiados, ministrar aulas teórico-práticas, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, orientar os alunos para procura de informações específicas, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, exercer atividades de coordenação e gestão, demonstrar curiosidade intelectual, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, respeitar as diferenças e diversidades, contextualizar continuamente os conteúdos, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, demonstrar capacidade de mudança, explicar conceitos e princípios, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, demonstrar motivação, exercer liderança cooperativa, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, integrar continuamente teoria e prática, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, tomar parte em comissões de diversas naturezas, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, trabalhar em equipe, analisar e resolver problemas, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, realizar demonstrações teórico-práticas, estagiar em instituições, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, apresentar esquemas e painéis explicativos, demonstrar ética profissional, participar de grupos de estudo e de pesquisa, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, participar de intercâmbios culturais, executar pesquisas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 6.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2024

O salário de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico mostrado aqui é resultado do levantamento de 250 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico CBO 233135 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Ceará 29h 4.164,95 4.326,37 6.105,51 30,01 5.80%
São Paulo 30h 3.921,88 4.073,88 5.749,18 27,43 8.20%
Rio de Janeiro 40h 12.246,68 12.721,32 17.952,71 63,85 5.40%
Minas Gerais 31h 4.731,99 4.915,38 6.936,74 31,79 6.50%
Pernambuco 44h 4.370,13 4.539,50 6.406,28 20,63 5.50%
Paraná 29h 2.659,62 2.762,70 3.898,81 19,19 5.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico.

Dissídio de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico por cidade

Quanto ganha um Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Fortaleza, CE 29 4.164,95 4.326,37 6.105,51 30,01 7.90%
Campos dos Goytacazes, RJ 44 15.248,99 15.840,00 22.353,88 72,00 4.50%
São Paulo, SP 26 4.357,52 4.526,41 6.387,80 34,63 4.10%
Conselheiro Lafaiete, MG 44 6.808,36 7.072,23 9.980,54 32,15 7.90%
Recife, PE 44 4.740,95 4.924,69 6.949,87 22,38 8.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Tecnologia e Cálculo Técnico no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação profissional de nível tecnológico 4.199,66 4.362,42 6.156,38 6.90%
Ensino fundamental 3.955,64 4.108,95 5.798,68 7.90%
Educação infantil - pré-escola 3.007,66 3.124,23 4.409,01 7.90%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 14.831,57 15.406,40 21.741,97 7.20%
Educação profissional de nível técnico 2.736,41 2.842,47 4.011,37 4.60%
Educação superior - graduação 7.462,44 7.751,67 10.939,38 4.30%
Educação infantil - creche 2.340,67 2.431,38 3.431,24 4.10%
Educação superior - graduação e pós-graduação 4.876,98 5.066,00 7.149,29 7.70%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.803,98 4.990,17 7.042,27 6.70%
Ensino médio 5.505,28 5.718,65 8.070,33 6.30%
Treinamento em informática 2.970,06 3.085,17 4.353,88 7.10%
Ensino de idiomas 2.940,05 3.054,00 4.309,90 6.30%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.648,36 2.751,00 3.882,29 6.30%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.925,38 2.000,00 2.822,46 7.00%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.502,99 2.600,00 3.669,20 6.20%
Comércio varejista de livros 2.163,16 2.247,00 3.171,03 7.90%
Atividades de teleatendimento 2.544,39 2.643,00 3.729,88 4.90%
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente 8.185,74 8.503,00 11.999,69 5.40%
Consultoria em tecnologia da informação 4.813,45 5.000,00 7.056,15 7.80%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 14.017,71 14.561,00 20.548,92 8.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.