O dissídio de Professor de Técnicas Agrícolas 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233115 no cargo de Professor de Técnicas Agrícolas.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 7.623,94
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
21 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Fortaleza - CE
20 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de técnicas agrícolas Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de projetos, de produtos e serviços, de especificações técnicas de insumos, máquinas e equipamentos, de custos e tempos operacionais da agropecuária.
Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo e ensinando normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor de Técnicas Agrícolas
O Professor de técnicas agrícolas planeja o ensino de técnicas agrícolas, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades dos processos agrícolas, das instalações e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agrícolas, por meio de teorias e práticas de processos e de operações produtivas, de elaboração de projetos de produtos e serviços agrícolas, de especificações técnicas de insumos, instalações e equipamentos e de estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas agrícolas, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas agrícolas, considerando aspectos tais como medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, práticas de inseminação, de irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças, pragas e de ferramentas tecnológicas.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas agrícolas Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do Professor de técnicas agrícolas
O profissional Professor de Técnicas Agrícolas deve promover educação ambiental, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, ensinar, demonstrar competências pessoais, desenvolver recursos didáticos, comunicar-se, avaliar a aprendizagem e o ensino, trabalhar com higiene e segurança, pesquisar, planejar o trabalho docente, produzir registros escritos e gráficos.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de técnicas agrícolas
Um Professor de técnicas agrícolas deve encaminhar alunos para estágios profissionais, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, realizar parcerias, estagiar em instituições, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, elaborar material didático impresso, conceber provas para processos seletivos, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, estimular a busca de conhecimento, avaliar o desempenho de alunos em estágios, demonstrar capacidade de mudança, integrar bancas de diversas naturezas, participar de atividades culturais e de lazer, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, realizar certificação e qualificação, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, definir o perfil profissional pretendido, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, respeitar as diferenças e diversidades, preencher fichas de estágios, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, preparar as aulas, compor instrumentos de avaliação, implementar orientações técnicas para a comunidade, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, demonstrar curiosidade intelectual, assessorar a própria instituição, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, tomar parte em comissões de diversas naturezas, demonstrar motivação, contextualizar continuamente os conteúdos, redigir o plano de ensino, gerar produtos e projetos, preencher diários de classe, demonstrar ética profissional, aplicar provas em processo seletivos, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, realizar demonstrações teórico-práticas, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, trabalhar em equipe, participar de grupos de estudo e de pesquisa, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, tomar parte em bancas de concursos internos, preencher requisição de serviços materiais, realizar consultorias técnicas, encaminhar registros para as autoridades competentes, assessorar tecnicamente a comunidade, divulgar propostas de trabalho e convênios, exercer liderança cooperativa, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, assessorar tecnicamente instituições, corrigir provas para processos seletivos, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, explicar conceitos e princípios, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, desenvolver recursos audiovisuais, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, aplicar instrumentos de avaliação, selecionar material didático e bibliográfico, ministrar aulas teórico-práticas, analisar e resolver problemas, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, definir metodologias de mediação de aprendizagem, definir atividades e cronograma, exercer atividades de coordenação e gestão, vistoriar os equipamentos e instalações, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, participar do planejamento de horários e calendário escolar, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, avaliar relatórios de estágios, orientar projetos de pesquisa, proferir palestras e conferências, apresentar esquemas e painéis explicativos, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, coordenar processos de seleção, tomar parte em colegiados, orientar para a classificação e destinação do lixo, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, registrar ocorrências de diferentes naturezas, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, ministrar cursos de formação e extensão, consultar diferentes fontes de informação, fomentar ações de preservação ambiental, executar pesquisas, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, selecionar conteúdos, produzir laudos técnicos, divulgar o trabalho da escola, demonstrar flexibilidade, participar de intercâmbios culturais, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, divulgar trabalhos da área profissional, prever a manutenção de equipamentos e instalações, propor a aquisição de equipamentos de segurança, orientar os alunos para procura de informações específicas, desenvolver aplicativos educacionais, desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, integrar continuamente teoria e prática, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, produzir relatórios, participar do planejamento do curso, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Técnicas Agrícolas ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Técnicas Agrícolas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 5.50% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Técnicas Agrícolas em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Técnicas Agrícolas ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2024
O salário de Professor de Técnicas Agrícolas mostrado aqui é resultado do levantamento de 117 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Técnicas Agrícolas com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Técnicas Agrícolas em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Minas Gerais | 34h | 3.704,18 | 3.847,75 | 5.430,06 | 22,57 | 4.20% |
Espírito Santo | 32h | 3.741,93 | 3.886,96 | 5.485,39 | 24,11 | 4.60% |
Ceará | 28h | 4.292,53 | 4.458,90 | 6.292,53 | 31,85 | 6.50% |
São Paulo | 41h | 7.339,48 | 7.623,94 | 10.759,13 | 37,62 | 4.50% |
Bahia | 29h | 2.786,98 | 2.895,00 | 4.085,51 | 19,97 | 6.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Técnicas Agrícolas. |
Dissídio de Professor de Técnicas Agrícolas por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Fortaleza, CE | 28 | 4.292,53 | 4.458,90 | 6.292,53 | 31,85 | 8.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Técnicas Agrícolas. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Técnicas Agrícolas no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação profissional de nível técnico | 3.794,33 | 3.941,39 | 5.562,21 | 4.90% | |
Educação profissional de nível tecnológico | 4.292,53 | 4.458,90 | 6.292,53 | 6.70% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.386,06 | 2.478,53 | 3.497,78 | 7.70% | |
Ensino médio | 3.455,93 | 3.589,88 | 5.066,14 | 6.30% | |
Agências de publicidade | 4.129,11 | 4.289,14 | 6.052,97 | 7.40% | |
Ensino fundamental | 9.689,60 | 10.065,14 | 14.204,23 | 8.20% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 2.144,29 | 2.227,40 | 3.143,37 | 7.20% | |
Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário | 5.281,50 | 5.486,20 | 7.742,29 | 6.80% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.969,65 | 4.123,50 | 5.819,21 | 7.50% | |
Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos | 5.392,98 | 5.602,00 | 7.905,71 | 7.80% | |
Educação infantil - pré-escola | 5.317,89 | 5.524,00 | 7.795,63 | 6.90% | |
Comércio varejista de materiais de construção em geral | 2.599,26 | 2.700,00 | 3.810,32 | 6.30% | |
Consultoria em publicidade | 8.866,37 | 9.210,00 | 12.997,43 | 6.70% | |
Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal | 1.434,41 | 1.490,00 | 2.102,73 | 6.90% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 1.653,90 | 1.718,00 | 2.424,49 | 6.80% | |
Fabricação de outras peças e acessórios para veículos automotores não especificadas anteriormente | 12.409,74 | 12.890,70 | 18.191,74 | 7.20% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 8.664,20 | 9.000,00 | 12.701,07 | 7.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |