O dissídio de Professor de Técnicas de Enfermagem 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233125 no cargo de Professor de Técnicas de Enfermagem.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 7.448,24

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

107 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio Branco - AC

R$ 1.709,36

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Fortaleza - CE

79 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Cursos Preparatórios para Concursos

R$ 7.818,30

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Profissional de Nível Técnico

146 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de técnicas de enfermagem Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de definir e aplicar procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes à promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, de biossegurança, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Técnicas de Enfermagem

O Professor de técnicas de enfermagem planeja o ensino de técnicas de enfermagem, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com processos e protocolos de atendimento e assistência à saúde de pessoas, do grau de complexidade da situação, das instalações e das demandas do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, de acordo com a legislação.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com situações do cotidiano e dos diversificados contextos socioambientais e culturais.

Ensina técnicas de enfermagem, por meio de teorias e práticas referentes a procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos, tendo em vista a promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital, nos diferentes graus de complexidade do ambiente, da situação e da gravidade do paciente Aplica com rigor métodos de boas práticas de saúde, normas técnicas, de segurança, de biossegurança, de preservação ambiental e de qualidade.

Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes e instrutores do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas de enfermagem, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar técnicas, procedimentos e protocolos para prevenção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde, considerando aspectos tais como administração de medicamentos, cuidados de higiene e conforto, condições clínicas de pacientes em todo o ciclo vital, assistência antes, depois e durante procedimentos cirúrgicos, assistência em urgência e emergência, cuidados críticos e paliativos, controle de infecção hospitalar Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas de enfermagem e desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação nos procedimentos de preservação da saúde e da vida.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, palestras, simpósios, programas de saúde pública, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais, serviços e equipamentos Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de técnicas de enfermagem

O profissional Professor de Técnicas de Enfermagem deve avaliar a aprendizagem e o ensino, pesquisar, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, desenvolver recursos didáticos, produzir registros escritos e gráficos, demonstrar competências pessoais, ensinar, trabalhar com higiene e segurança, comunicar-se, planejar o trabalho docente, promover educação ambiental.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de técnicas de enfermagem

Um Professor de técnicas de enfermagem deve avaliar relatórios de estágios, preencher diários de classe, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, definir metodologias de mediação de aprendizagem, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, realizar demonstrações teórico-práticas, demonstrar motivação, executar pesquisas, preparar as aulas, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, produzir laudos técnicos, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, participar de atividades culturais e de lazer, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, orientar os alunos para procura de informações específicas, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, explicar conceitos e princípios, conceber provas para processos seletivos, elaborar material didático impresso, ministrar aulas teórico-práticas, apresentar esquemas e painéis explicativos, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, propor a aquisição de equipamentos de segurança, trabalhar em equipe, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, encaminhar alunos para estágios profissionais, divulgar o trabalho da escola, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, integrar bancas de diversas naturezas, assessorar a própria instituição, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, fomentar ações de preservação ambiental, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, demonstrar curiosidade intelectual, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, preencher fichas de estágios, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, orientar projetos de pesquisa, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, orientar para a classificação e destinação do lixo, participar de grupos de estudo e de pesquisa, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, desenvolver aplicativos educacionais, encaminhar registros para as autoridades competentes, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, aplicar provas em processo seletivos, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, realizar parcerias, divulgar propostas de trabalho e convênios, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, realizar certificação e qualificação, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, consultar diferentes fontes de informação, participar do planejamento de horários e calendário escolar, demonstrar flexibilidade, assessorar tecnicamente instituições, estimular a busca de conhecimento, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, participar de intercâmbios culturais, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, aplicar instrumentos de avaliação, corrigir provas para processos seletivos, realizar consultorias técnicas, estagiar em instituições, analisar e resolver problemas, vistoriar os equipamentos e instalações, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, participar do planejamento do curso, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, prever a manutenção de equipamentos e instalações, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, divulgar trabalhos da área profissional, ministrar cursos de formação e extensão, definir o perfil profissional pretendido, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, avaliar o desempenho de alunos em estágios, registrar ocorrências de diferentes naturezas, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, respeitar as diferenças e diversidades, selecionar material didático e bibliográfico, implementar orientações técnicas para a comunidade, definir atividades e cronograma, produzir relatórios, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, demonstrar capacidade de mudança, preencher requisição de serviços materiais, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, contextualizar continuamente os conteúdos, compor instrumentos de avaliação, redigir o plano de ensino, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, assessorar tecnicamente a comunidade, tomar parte em bancas de concursos internos, selecionar conteúdos, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, demonstrar ética profissional, desenvolver recursos audiovisuais, exercer liderança cooperativa, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, tomar parte em colegiados, gerar produtos e projetos, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, proferir palestras e conferências, integrar continuamente teoria e prática, tomar parte em comissões de diversas naturezas, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, coordenar processos de seleção, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, exercer atividades de coordenação e gestão, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Técnicas de Enfermagem ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Técnicas de Enfermagem e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 6.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Técnicas de Enfermagem em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Técnicas de Enfermagem ficou em 9.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025

O salário de Professor de Técnicas de Enfermagem mostrado aqui é resultado do levantamento de 507 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Técnicas de Enfermagem com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Técnicas de Enfermagem CBO 233125 salário