O dissídio de Professor de Técnicas Comerciais e Secretariais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233120 no cargo de Professor de Técnicas Comerciais e Secretariais.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 5.369,33

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Ceará

62 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Fortaleza - CE

R$ 3.728,28

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Fortaleza - CE

60 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Profissional de Nível Tecnológico

R$ 3.728,28

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Profissional de Nível Tecnológico

60 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais Ministra aulas de técnicas comerciais e secretariais no ensino profissional, atuando em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização e de rotinas de secretaria.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Técnicas Comerciais e Secretariais

O Professor de técnicas comerciais e secretariais planeja o ensino de técnicas comerciais e secretariais, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e particularidades dos processos administrativos, dos diversificados locais de atuação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de técnicas comerciais e secretariais no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão e de negócios e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas comerciais e secretariais, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos de comercialização e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes e instrutores do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas e procedimentos comerciais e secretariais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais e secretariais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos oficiais, em linguagem padrão e técnica, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, e de materiais, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização, contabilidade, logística.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais e secretariais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, palestras, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais, serviços e equipamentos Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de técnicas comerciais e secretariais

O profissional Professor de Técnicas Comerciais e Secretariais deve planejar o trabalho docente, pesquisar, produzir registros escritos e gráficos, ensinar, desenvolver recursos didáticos, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, promover educação ambiental, comunicar-se, avaliar a aprendizagem e o ensino, demonstrar competências pessoais, trabalhar com higiene e segurança.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de técnicas comerciais e secretariais

Um Professor de técnicas comerciais e secretariais deve organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, avaliar o desempenho de alunos em estágios, assessorar tecnicamente instituições, avaliar relatórios de estágios, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, respeitar as diferenças e diversidades, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, definir o perfil profissional pretendido, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, selecionar conteúdos, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, gerar produtos e projetos, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, registrar ocorrências de diferentes naturezas, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, produzir relatórios, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, produzir laudos técnicos, preencher fichas de estágios, participar do planejamento do curso, preencher diários de classe, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, prever a manutenção de equipamentos e instalações, aplicar provas em processo seletivos, encaminhar registros para as autoridades competentes, preencher requisição de serviços materiais, ministrar cursos de formação e extensão, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, vistoriar os equipamentos e instalações, corrigir provas para processos seletivos, conceber provas para processos seletivos, divulgar trabalhos da área profissional, compor instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de mudança, redigir o plano de ensino, proferir palestras e conferências, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, propor a aquisição de equipamentos de segurança, definir atividades e cronograma, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, estimular a busca de conhecimento, demonstrar curiosidade intelectual, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, executar pesquisas, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, coordenar processos de seleção, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, divulgar o trabalho da escola, analisar e resolver problemas, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, divulgar propostas de trabalho e convênios, explicar conceitos e princípios, demonstrar flexibilidade, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, apresentar esquemas e painéis explicativos, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, selecionar material didático e bibliográfico, assessorar tecnicamente a comunidade, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, desenvolver recursos audiovisuais, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, integrar continuamente teoria e prática, consultar diferentes fontes de informação, definir metodologias de mediação de aprendizagem, realizar parcerias, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, aplicar instrumentos de avaliação, assessorar a própria instituição, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, desenvolver aplicativos educacionais, participar de grupos de estudo e de pesquisa, realizar consultorias técnicas, orientar os alunos para procura de informações específicas, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, contextualizar continuamente os conteúdos, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, orientar para a classificação e destinação do lixo, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, orientar projetos de pesquisa, participar do planejamento de horários e calendário escolar, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, participar de atividades culturais e de lazer, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, fomentar ações de preservação ambiental, exercer atividades de coordenação e gestão, realizar demonstrações teórico-práticas, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, tomar parte em bancas de concursos internos, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, trabalhar em equipe, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, tomar parte em colegiados, implementar orientações técnicas para a comunidade, encaminhar alunos para estágios profissionais, tomar parte em comissões de diversas naturezas, preparar as aulas, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, exercer liderança cooperativa, demonstrar motivação, demonstrar ética profissional, realizar certificação e qualificação, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, elaborar material didático impresso, estagiar em instituições, integrar bancas de diversas naturezas, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, participar de intercâmbios culturais, ministrar aulas teórico-práticas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Técnicas Comerciais e Secretariais ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Técnicas Comerciais e Secretariais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 4.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Técnicas Comerciais e Secretariais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Técnicas Comerciais e Secretariais ficou em 4.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025

O salário de Professor de Técnicas Comerciais e Secretariais mostrado aqui é resultado do levantamento de 208 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Técnicas Comerciais e Secretariais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Técnicas Comerciais e Secretariais CBO 233120 salário