O dissídio de Professor de Técnicas Industriais 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233130 no cargo de Professor de Técnicas Industriais.

Estado com maior salário médio

Amazonas

R$ 15.214,40

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

38 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Limeira - SP

12 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de técnicas industriais Ministra aulas de técnicas industriais no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de produtos e serviços industriais, de materiais e matéria-prima, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, normas técnicas, de segurança, de preservação ambiental e de qualidade.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Técnicas Industriais

O Professor de técnicas industriais planeja o ensino de técnicas industriais, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de técnicas industriais no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação que rege o ensino e a área ocupacional.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina técnicas industriais, por meio de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais e matéria-prima, especificações técnicas, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas técnicas, de segurança, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema dos processos da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, aplicados nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros e variáveis, utilização de máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas industriais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do Professor de técnicas industriais

O profissional Professor de Técnicas Industriais deve realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, pesquisar, ensinar, comunicar-se, avaliar a aprendizagem e o ensino, desenvolver recursos didáticos, demonstrar competências pessoais, produzir registros escritos e gráficos, promover educação ambiental, trabalhar com higiene e segurança, planejar o trabalho docente.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de técnicas industriais

Um Professor de técnicas industriais deve orientar para a classificação e destinação do lixo, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, demonstrar curiosidade intelectual, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, demonstrar flexibilidade, desenvolver recursos audiovisuais, aplicar provas em processo seletivos, participar de intercâmbios culturais, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, definir metodologias de mediação de aprendizagem, aplicar instrumentos de avaliação, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, selecionar conteúdos, orientar os alunos para procura de informações específicas, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, analisar e resolver problemas, orientar projetos de pesquisa, preencher diários de classe, assessorar a própria instituição, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, tomar parte em bancas de concursos internos, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, trabalhar em equipe, divulgar o trabalho da escola, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, participar de atividades culturais e de lazer, ministrar cursos de formação e extensão, executar pesquisas, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, assessorar tecnicamente instituições, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, demonstrar ética profissional, realizar consultorias técnicas, integrar continuamente teoria e prática, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, demonstrar capacidade de mudança, implementar orientações técnicas para a comunidade, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, realizar parcerias, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, exercer liderança cooperativa, desenvolver aplicativos educacionais, elaborar material didático impresso, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, explicar conceitos e princípios, preparar as aulas, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, encaminhar registros para as autoridades competentes, participar do planejamento de horários e calendário escolar, vistoriar os equipamentos e instalações, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, conceber provas para processos seletivos, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, consultar diferentes fontes de informação, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, proferir palestras e conferências, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, contextualizar continuamente os conteúdos, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, avaliar relatórios de estágios, assessorar tecnicamente a comunidade, participar de grupos de estudo e de pesquisa, selecionar material didático e bibliográfico, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, avaliar o desempenho de alunos em estágios, definir o perfil profissional pretendido, demonstrar motivação, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, coordenar processos de seleção, produzir relatórios, definir atividades e cronograma, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, respeitar as diferenças e diversidades, divulgar trabalhos da área profissional, preencher fichas de estágios, propor a aquisição de equipamentos de segurança, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, preencher requisição de serviços materiais, estagiar em instituições, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, tomar parte em comissões de diversas naturezas, estimular a busca de conhecimento, corrigir provas para processos seletivos, produzir laudos técnicos, prever a manutenção de equipamentos e instalações, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, encaminhar alunos para estágios profissionais, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, integrar bancas de diversas naturezas, divulgar propostas de trabalho e convênios, tomar parte em colegiados, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, realizar demonstrações teórico-práticas, gerar produtos e projetos, compor instrumentos de avaliação, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, fomentar ações de preservação ambiental, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, realizar certificação e qualificação, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, apresentar esquemas e painéis explicativos, registrar ocorrências de diferentes naturezas, exercer atividades de coordenação e gestão, participar do planejamento do curso, ministrar aulas teórico-práticas, redigir o plano de ensino, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Técnicas Industriais ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Técnicas Industriais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 4.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Técnicas Industriais em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Técnicas Industriais ficou em 4.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2024

O salário de Professor de Técnicas Industriais mostrado aqui é resultado do levantamento de 75 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Técnicas Industriais com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Técnicas Industriais CBO 233130 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Técnicas Industriais em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Técnicas Industriais por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 32h 4.494,85 4.669,05 6.589,11 28,94 5.80%
Minas Gerais 36h 3.450,28 3.584,00 5.057,85 20,01 4.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Técnicas Industriais.

Dissídio de Professor de Técnicas Industriais por cidade

Quanto ganha um Professor de Técnicas Industriais nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Técnicas Industriais na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Limeira, SP 18 3.231,43 3.356,67 4.737,03 37,30 4.60%
Santos, SP 37 5.807,73 6.032,82 8.513,69 32,53 4.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Técnicas Industriais. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Técnicas Industriais no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação profissional de nível técnico 4.692,87 4.874,75 6.879,39 5.40%
Ensino fundamental 3.283,95 3.411,23 4.814,03 4.70%
Educação superior - graduação 3.380,72 3.511,75 4.955,89 6.80%
Educação profissional de nível tecnológico 4.207,53 4.370,60 6.167,92 5.90%
Clubes sociais, esportivos e similares 2.406,72 2.500,00 3.528,08 5.50%
Ensino médio 1.651,97 1.716,00 2.421,67 4.80%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.351,60 3.481,50 4.913,20 6.00%
Cursos preparatórios para concursos 1.359,32 1.412,00 1.992,66 6.10%
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano 6.053,39 6.288,00 8.873,81 6.90%
Distribuição de energia elétrica 14.646,74 15.214,40 21.471,02 5.50%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.888,07 3.000,00 4.233,69 6.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.