O dissídio de Professor de Técnicas Industriais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233130 no cargo de Professor de Técnicas Industriais.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.067,24
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
25 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Suzano - SP
10 admissões
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Profissional de Nível Técnico
18 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de técnicas industriais Ministra aulas de técnicas industriais no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de produtos e serviços industriais, de materiais e matéria-prima, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, normas técnicas, de segurança, de preservação ambiental e de qualidade.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor de Técnicas Industriais
O Professor de técnicas industriais planeja o ensino de técnicas industriais, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de técnicas industriais no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação que rege o ensino e a área ocupacional.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina técnicas industriais, por meio de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais e matéria-prima, especificações técnicas, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas técnicas, de segurança, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema dos processos da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, aplicados nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros e variáveis, utilização de máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas industriais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do Professor de técnicas industriais
O profissional Professor de Técnicas Industriais deve realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, produzir registros escritos e gráficos, planejar o trabalho docente, avaliar a aprendizagem e o ensino, pesquisar, promover educação ambiental, desenvolver recursos didáticos, demonstrar competências pessoais, trabalhar com higiene e segurança, comunicar-se, ensinar.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de técnicas industriais
Um Professor de técnicas industriais deve orientar os alunos para procura de informações específicas, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, preparar as aulas, integrar bancas de diversas naturezas, definir metodologias de mediação de aprendizagem, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, assessorar a própria instituição, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, selecionar material didático e bibliográfico, consultar diferentes fontes de informação, participar do planejamento do curso, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, executar pesquisas, avaliar relatórios de estágios, conceber provas para processos seletivos, orientar projetos de pesquisa, definir atividades e cronograma, assessorar tecnicamente instituições, trabalhar em equipe, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, elaborar material didático impresso, encaminhar alunos para estágios profissionais, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, selecionar conteúdos, explicar conceitos e princípios, coordenar processos de seleção, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, integrar continuamente teoria e prática, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, preencher requisição de serviços materiais, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, vistoriar os equipamentos e instalações, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, analisar e resolver problemas, respeitar as diferenças e diversidades, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, propor a aquisição de equipamentos de segurança, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, apresentar esquemas e painéis explicativos, realizar consultorias técnicas, demonstrar flexibilidade, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, divulgar o trabalho da escola, exercer atividades de coordenação e gestão, preencher diários de classe, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, desenvolver recursos audiovisuais, realizar certificação e qualificação, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, produzir relatórios, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, participar de grupos de estudo e de pesquisa, prever a manutenção de equipamentos e instalações, tomar parte em bancas de concursos internos, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, demonstrar curiosidade intelectual, orientar para a classificação e destinação do lixo, ministrar cursos de formação e extensão, estagiar em instituições, avaliar o desempenho de alunos em estágios, demonstrar capacidade de mudança, participar de atividades culturais e de lazer, realizar parcerias, participar do planejamento de horários e calendário escolar, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, tomar parte em comissões de diversas naturezas, encaminhar registros para as autoridades competentes, proferir palestras e conferências, participar de intercâmbios culturais, tomar parte em colegiados, exercer liderança cooperativa, redigir o plano de ensino, desenvolver aplicativos educacionais, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, corrigir provas para processos seletivos, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, contextualizar continuamente os conteúdos, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, estimular a busca de conhecimento, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, gerar produtos e projetos, realizar demonstrações teórico-práticas, definir o perfil profissional pretendido, divulgar propostas de trabalho e convênios, aplicar provas em processo seletivos, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, produzir laudos técnicos, fomentar ações de preservação ambiental, assessorar tecnicamente a comunidade, aplicar instrumentos de avaliação, implementar orientações técnicas para a comunidade, preencher fichas de estágios, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, ministrar aulas teórico-práticas, divulgar trabalhos da área profissional, demonstrar motivação, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, registrar ocorrências de diferentes naturezas, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, compor instrumentos de avaliação, demonstrar ética profissional.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Técnicas Industriais ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Técnicas Industriais e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 7.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Técnicas Industriais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Técnicas Industriais ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025
O salário de Professor de Técnicas Industriais mostrado aqui é resultado do levantamento de 56 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Técnicas Industriais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: