O dissídio de Professor de Técnicas Agrícolas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233115 no cargo de Professor de Técnicas Agrícolas.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 7.109,19
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Ceará
27 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 4.622,22
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Fortaleza - CE
27 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Agências de Publicidade
R$ 7.158,33
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Profissional de Nível Técnico
34 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de técnicas agrícolas Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de projetos, de produtos e serviços, de especificações técnicas de insumos, máquinas e equipamentos, de custos e tempos operacionais da agropecuária.
Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo e ensinando normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor de Técnicas Agrícolas
O Professor de técnicas agrícolas planeja o ensino de técnicas agrícolas, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades dos processos agrícolas, das instalações e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agrícolas, por meio de teorias e práticas de processos e de operações produtivas, de elaboração de projetos de produtos e serviços agrícolas, de especificações técnicas de insumos, instalações e equipamentos e de estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas agrícolas, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas agrícolas, considerando aspectos tais como medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, práticas de inseminação, de irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças, pragas e de ferramentas tecnológicas.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas agrícolas Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do Professor de técnicas agrícolas
O profissional Professor de Técnicas Agrícolas deve demonstrar competências pessoais, produzir registros escritos e gráficos, pesquisar, planejar o trabalho docente, promover educação ambiental, ensinar, avaliar a aprendizagem e o ensino, comunicar-se, trabalhar com higiene e segurança, desenvolver recursos didáticos, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de técnicas agrícolas
Um Professor de técnicas agrícolas deve orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, executar pesquisas, participar do planejamento de horários e calendário escolar, redigir o plano de ensino, analisar e resolver problemas, trabalhar em equipe, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, participar de intercâmbios culturais, compor instrumentos de avaliação, desenvolver aplicativos educacionais, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, definir metodologias de mediação de aprendizagem, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros, integrar bancas de diversas naturezas, elaborar material didático impresso, divulgar propostas de trabalho e convênios, ministrar aulas teórico-práticas, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, estagiar em instituições, tomar parte em bancas de concursos internos, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, preencher fichas de estágios, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, coordenar processos de seleção, encaminhar registros para as autoridades competentes, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, orientar os alunos para procura de informações específicas, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, demonstrar ética profissional, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, selecionar material didático e bibliográfico, realizar parcerias, preencher diários de classe, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, registrar ocorrências de diferentes naturezas, participar do planejamento do curso, selecionar conteúdos, definir atividades e cronograma, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, vistoriar os equipamentos e instalações, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, apresentar esquemas e painéis explicativos, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, participar de grupos de estudo e de pesquisa, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, exercer liderança cooperativa, estimular a busca de conhecimento, realizar consultorias técnicas, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, propor a aquisição de equipamentos de segurança, definir o perfil profissional pretendido, fomentar ações de preservação ambiental, desenvolver recursos audiovisuais, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, assessorar a própria instituição, contextualizar continuamente os conteúdos, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, encaminhar alunos para estágios profissionais, aplicar instrumentos de avaliação, preparar as aulas, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, gerar produtos e projetos, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, participar de atividades culturais e de lazer, ministrar cursos de formação e extensão, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, prever a manutenção de equipamentos e instalações, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, explicar conceitos e princípios, demonstrar motivação, corrigir provas para processos seletivos, assessorar tecnicamente a comunidade, demonstrar flexibilidade, realizar demonstrações teórico-práticas, demonstrar capacidade de mudança, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, avaliar relatórios de estágios, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, proferir palestras e conferências, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, divulgar trabalhos da área profissional, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, preencher requisição de serviços materiais, conceber provas para processos seletivos, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, demonstrar curiosidade intelectual, avaliar o desempenho de alunos em estágios, aplicar provas em processo seletivos, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, produzir laudos técnicos, consultar diferentes fontes de informação, tomar parte em colegiados, exercer atividades de coordenação e gestão, orientar projetos de pesquisa, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, produzir relatórios, tomar parte em comissões de diversas naturezas, realizar certificação e qualificação, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, divulgar o trabalho da escola, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, integrar continuamente teoria e prática, assessorar tecnicamente instituições, implementar orientações técnicas para a comunidade, respeitar as diferenças e diversidades, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, orientar para a classificação e destinação do lixo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Técnicas Agrícolas ficou em 6.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Técnicas Agrícolas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 6.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Técnicas Agrícolas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Técnicas Agrícolas ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025
O salário de Professor de Técnicas Agrícolas mostrado aqui é resultado do levantamento de 124 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Técnicas Agrícolas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: