O dissídio de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231205 no cargo de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série).

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 6.881,66

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

4.658 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Cerejeiras - RO

R$ 1.412,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Fortaleza - CE

1.099 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino de Esportes

R$ 7.333,33

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

6.461 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Implementa atividades para incentivar convivência e interação social Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Registra informações do processo educacional Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série)

O Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação.

Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas Define objetivos e estratégias de ensino.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse.

Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação.

Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.

Funções do Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O profissional Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) deve preparar aulas, efetuar registros burocráticos pedagógicos, avaliar os alunos, participar na elaboração do projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, ministrar aulas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, comunicar-se, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) deve estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, listar fontes de pesquisa para o aluno, selecionar material didático, interagir com a comunidade escolar, propor situações-problema aos alunos, atuar em reuniões de professores, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, formar grupos para atuação nos eventos, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas), trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, escolher temas para reuniões, opinar sobre propostas pedagógicas, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, criar atividade paralela de reforço, trabalhar conceitos de família e cidadania, registrar conceitos e notas dos alunos, registrar aulas previstas e dadas, apresentar capacidade de trabalho em equipe, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst), instruir os alunos para participar dos eventos, relacionar os conteúdos aos temas transversais, consultar legislação educacional, relatar evasão escolar, preparar o cronograma dos eventos, criar material didático, registrar conteúdos e atividades ministrados, corrigir trabalhos dos alunos, revisar conteúdos, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, estabelecer estratégias de avaliação, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, definir estratégias de ensino, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, expressar-se em vários níveis de linguagem, notificar os pais sobre a situação dos alunos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, sugerir formas para qualificação do docente, exercer autoridade com critério, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, sugerir metodologias de ensino, propor atividades de comunicação oral ao aluno, dominar a modalidade escrita da língua, produzir material didático, divulgar a produção da escola na comunidade, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, trocar experiências com os pares e especialistas, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, definir metodologias de ensino, planejar as atividades periódicas da área, organizar visitas a espaços culturais, estabelecer conteúdos mínimos por série, determinar objetivo da aula, divulgar os trabalhos dos alunos, orientar o aluno para atitudes de convívio social, definir temas transversais e interdisciplinares, preparar instrumentos para registro do evento, redigir relatório sobre alunos com problemas, atualizar-se, manter vínculos afetivos com os alunos, fixar objetivos de avaliação, preparar roteiro de observação para os alunos, empregar atividades de recuperação paralela, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, apresentar relatórios às autoridades competentes, organizar palestras, aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, proceder com clareza, estabelecer cronograma de atividades, comunicar-se com diferentes faixas etárias, acompanhar trabalho diário do aluno, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, divulgar os eventos da escola, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, dialogar com os alunos, monitorar trabalhos em grupo, sugerir objetivos gerais e específicos, contatar instituições para viabilização de atividades, proceder com criatividade, sugerir projetos para a comunidade escolar, discutir o conteúdo científico com os alunos, traçar os objetivos dos eventos, registrar frequência dos alunos, atuar em assembleias escolares e conselhos de escola, convencionar regras de convivência, propor trabalhos e atividades, preencher fichas descritivas, proceder com ética e moral, atuar em reuniões periódicas de planejamento, anotar ocorrências anômalas, ajustar planejamento à classe, analisar material didático e paradidático, pesquisar material didático e paradidático, aplicar instrumentos diversos de avaliação, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, programar pauta das reuniões.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que ficou em 6.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) 2025

O salário de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) mostrado aqui é resultado do levantamento de 20.701 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) CBO 231205 salário