O dissídio de Professor de Sorobã 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239225 no cargo de Professor de Sorobã.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 4.681,72
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
66 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Mossoró - RN
R$ 1.636,13
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
34 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
R$ 4.687,59
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
85 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência visual Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência visual Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Alfabetiza em Braille Ensina sorobã Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva.
Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área.
Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Sorobã
O Professor de alunos com deficiência visual participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência visual, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência visual, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência visual.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência visual Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Planeja programas de intervenção educacional individual.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência visual Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência visual Transcreve textos em tinta para o Braille e textos em tipos ampliados.
Transcreve, à tinta, textos em Braille Cria texturas e relevos que transmitem conhecimentos Prepara materiais de alto contraste.
Adapta jogos pedagógicos em Braille e tipos ampliados Elabora material visual destinado a alunos com baixa visão.
Grava textos em diferentes suportes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado Alfabetiza em Braille.
Ensina o uso de sorobã para cálculos matemáticos Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, recurso que conecta voluntários videntes com pessoas com deficiência visual para auxílio à execução de tarefas cotidianas e leitores de tela e ampliadores de imagem que transcrevem para linguagem falada o conteúdo textual de dispositivos digitais – Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência visual, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos.
Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes, guias-intérpretes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência visual Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência visual
O profissional Professor de Sorobã deve divulgar conhecimentos da Área, participar de atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, pesquisar sobre temas de interesse da Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, formar profissionais para atuação na Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, atuar no processo de ensino-aprendizagem.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência visual
Um Professor de alunos com deficiência visual deve demonstrar flexibilidade, analisar propostas pedagógicas, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, elaborar material visual para alunos, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, encaminhar alunos para avaliações específicas, estudar a língua escrita da língua de sinais, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), participar da elaboração de textos sobre temas da área, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, dominar braile, ensinar as atividades de vida diária (avd), avaliar comunicação expressiva dos alunos, participar de fóruns de saúde e educação, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, criar materiais para comunicação alternativa, elaborar projetos com instituições não escolares, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, preparar a comunidade para uso do braile, avaliar comunicação receptiva dos alunos, participar de associações da categoria, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, analisar novas teorias para implementação prática, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar tolerância, demonstrar capacidade de planejamento, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, elaborar projetos de pesquisa, atuar em programas de estimulação essencial, elaborar relatórios, participar de conselhos de classe, orientar voluntários para educação especial em comunidades, atuar em programas de reabilitação educacional, registrar notas e conteúdos em diários de classe, participar da elaboração do currículo escolar, participar de palestras e cursos, criar materiais didático-pedagógicos, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, participar da organização de eventos sobre prevenção, elaborar programas de atendimento educacional, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, orientar trabalho em sala de leitura, demonstrar capacidade de administrar frustações, preparar materiais de autocontrate, elaborar plano de aulas, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, acompanhar treinamento do aluno em empresas, participar de projetos de pesquisa, atuar em programas de habilitação educacional, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, estudar as propostas da legislação educacional, transcrever textos em tinta para o braile, participar de reuniões pedagógicas, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, proceder com ética, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, avaliar conhecimento do aluno iniciante, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, participar das associações da área, definir conteúdos escolares, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, ensinar língua portuguesa, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, confeccionar materiais didático-pedagógicos, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, demonstrar capacidade de motivar o outro, orientar estágios dos alunos, elaborar registros de avanços dos alunos, participar de programas de inclusão escolar, corrigir trabalhos dos alunos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, ministrar palestras e cursos, participar da elaboração do plano de ensino, demonstrar capacidade de improvisação, pesquisar o uso de tecnologias, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, transcrever textos em tipos ampliados, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, implementar programas de atendimento educacional, elaborar projetos de estimulação essencial, estabelecer parcerias com as famílias, realizar atividades para orientação e mobilidade, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, preparar professores para classes de inclusão, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, pesquisar temas de educação especial, adequar o currículo às necessidades dos alunos, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, elaborar instrumentos de avaliação, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, ensinar atividades recreativas, alfabetizar em braile, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, demonstrar capacidade de observação, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, ministrar aulas de orientação para o trabalho, encaminhar aluno para ensino regular, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, planejar programas de intervenção educacional individual, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, planejar atividades extraclasse, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, dominar conteúdos e metodologias da área, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, coordenar curso, prestar assessoria à comunidade escolar, avaliar rendimento escolar, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, avaliar os resultados dos projetos, dominar diferentes formas de comunicação, ensinar as atividades de vida autônoma, demonstrar criatividade, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, dominar língua de sinais, demonstrar capacidade de liderança, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, trabalhar com recursos da linguagem da informática.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Sorobã ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Sorobã e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 3.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Sorobã em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Sorobã ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025
O salário de Professor de Sorobã mostrado aqui é resultado do levantamento de 221 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Sorobã com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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