O dissídio de Professor de Sorobã 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239225 no cargo de Professor de Sorobã.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 4.325,27
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
40 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Uberaba - MG
R$ 2.338,18
Cidade que mais contrata
Uberaba - MG
22 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência visual Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência visual Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Alfabetiza em Braille Ensina sorobã Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva.
Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área.
Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Sorobã
O Professor de alunos com deficiência visual participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência visual, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência visual, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência visual.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência visual Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Planeja programas de intervenção educacional individual.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência visual Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência visual Transcreve textos em tinta para o Braille e textos em tipos ampliados.
Transcreve, à tinta, textos em Braille Cria texturas e relevos que transmitem conhecimentos Prepara materiais de alto contraste.
Adapta jogos pedagógicos em Braille e tipos ampliados Elabora material visual destinado a alunos com baixa visão.
Grava textos em diferentes suportes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado Alfabetiza em Braille.
Ensina o uso de sorobã para cálculos matemáticos Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, recurso que conecta voluntários videntes com pessoas com deficiência visual para auxílio à execução de tarefas cotidianas e leitores de tela e ampliadores de imagem que transcrevem para linguagem falada o conteúdo textual de dispositivos digitais – Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência visual, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos.
Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes, guias-intérpretes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência visual Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência visual
O profissional Professor de Sorobã deve atuar no processo de ensino-aprendizagem, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar de atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, divulgar conhecimentos da Área, pesquisar sobre temas de interesse da Área, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, formar profissionais para atuação na Área.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência visual
Um Professor de alunos com deficiência visual deve dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, elaborar instrumentos de avaliação, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, participar de programas de inclusão escolar, estudar as propostas da legislação educacional, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, demonstrar capacidade de administrar frustações, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, ministrar palestras e cursos, demonstrar capacidade de improvisação, orientar voluntários para educação especial em comunidades, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, ministrar aulas de orientação para o trabalho, planejar programas de intervenção educacional individual, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, elaborar plano de aulas, pesquisar o uso de tecnologias, acompanhar treinamento do aluno em empresas, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, dominar braile, participar de projetos de pesquisa, elaborar relatórios, dominar conteúdos e metodologias da área, ensinar as atividades de vida autônoma, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, analisar propostas pedagógicas, demonstrar flexibilidade, prestar assessoria à comunidade escolar, elaborar registros de avanços dos alunos, participar da elaboração do currículo escolar, analisar novas teorias para implementação prática, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, encaminhar aluno para ensino regular, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, proceder com ética, ensinar as atividades de vida diária (avd), implementar programas de atendimento educacional, realizar atividades para orientação e mobilidade, transcrever textos em tipos ampliados, elaborar projetos de estimulação essencial, transcrever textos em tinta para o braile, trabalhar com recursos da linguagem da informática, participar da elaboração do plano de ensino, participar de reuniões pedagógicas, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, ensinar língua portuguesa, participar da organização de eventos sobre prevenção, demonstrar capacidade de liderança, definir conteúdos escolares, atuar em programas de habilitação educacional, atuar em programas de estimulação essencial, participar de associações da categoria, avaliar comunicação expressiva dos alunos, alfabetizar em braile, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, dominar diferentes formas de comunicação, avaliar comunicação receptiva dos alunos, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, planejar atividades extraclasse, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, avaliar rendimento escolar, elaborar projetos de pesquisa, coordenar curso, demonstrar criatividade, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, demonstrar capacidade de motivar o outro, corrigir trabalhos dos alunos, demonstrar tolerância, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, elaborar projetos com instituições não escolares, preparar a comunidade para uso do braile, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, dominar língua de sinais, confeccionar materiais didático-pedagógicos, participar de conselhos de classe, orientar estágios dos alunos, estabelecer parcerias com as famílias, preparar professores para classes de inclusão, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, pesquisar temas de educação especial, elaborar material visual para alunos, encaminhar alunos para avaliações específicas, atuar em programas de reabilitação educacional, demonstrar capacidade de observação, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, orientar trabalho em sala de leitura, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, participar da elaboração de textos sobre temas da área, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, demonstrar capacidade de planejamento, preparar materiais de autocontrate, ensinar atividades recreativas, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, estudar a língua escrita da língua de sinais, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, elaborar programas de atendimento educacional, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, adequar o currículo às necessidades dos alunos, participar de palestras e cursos, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, registrar notas e conteúdos em diários de classe, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, avaliar os resultados dos projetos, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, participar de fóruns de saúde e educação, participar das associações da área, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, criar materiais para comunicação alternativa, avaliar conhecimento do aluno iniciante, criar materiais didático-pedagógicos, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Sorobã ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Sorobã e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 4.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Sorobã em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Sorobã ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024
O salário de Professor de Sorobã mostrado aqui é resultado do levantamento de 181 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Sorobã com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla
- Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial)
- Professor de Aluno Surdo-cego
- Professor de Cegos
- Professor de Braile
- Professor de Alunos Com Deficiência Visual
- Professor Especializado em Excepcionais
- Pedagogo Especializado em Deficiência Física
- Pedagogo em Educação Especial de Surdos
- Professor de Orientação e Mobilidade de Cegos
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Sorobã em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 26h | 2.578,13 | 2.678,06 | 3.779,35 | 20,96 | 6.00% |
Santa Catarina | 37h | 4.163,89 | 4.325,27 | 6.103,94 | 23,38 | 7.40% |
Minas Gerais | 31h | 2.148,09 | 2.231,34 | 3.148,93 | 14,31 | 4.30% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.556,44 | 1.616,76 | 2.281,63 | 7,35 | 5.20% |
Paraná | 25h | 3.531,53 | 3.668,40 | 5.176,96 | 29,45 | 4.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Sorobã. |
Dissídio de Professor de Sorobã por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Uberaba, MG | 32 | 2.250,94 | 2.338,18 | 3.299,71 | 14,57 | 7.20% |
Mossoró, RN | 44 | 1.556,44 | 1.616,76 | 2.281,63 | 7,35 | 5.50% |
Itajaí, SC | 39 | 4.404,02 | 4.574,71 | 6.455,97 | 23,66 | 5.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Sorobã. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Sorobã no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.239,07 | 3.364,61 | 4.748,24 | 7.90% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.556,44 | 1.616,76 | 2.281,63 | 7.00% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.364,12 | 2.455,75 | 3.465,63 | 6.50% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.623,07 | 2.724,73 | 3.845,23 | 6.80% | |
Administração pública em geral | 2.749,44 | 2.856,00 | 4.030,47 | 4.70% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 1.933,96 | 2.008,91 | 2.835,04 | 8.00% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 1.374,96 | 1.428,25 | 2.015,59 | 7.70% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 3.740,63 | 3.885,60 | 5.483,48 | 5.90% | |
Ensino fundamental | 2.513,74 | 2.611,17 | 3.684,96 | 4.70% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.823,76 | 2.933,20 | 4.139,42 | 6.80% | |
Educação infantil - creche | 2.557,86 | 2.657,00 | 3.749,64 | 5.50% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 3.663,99 | 3.806,00 | 5.371,14 | 4.20% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 3.179,87 | 3.303,12 | 4.661,46 | 5.90% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 1.829,11 | 1.900,00 | 2.681,34 | 5.10% | |
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas | 1.961,00 | 2.037,00 | 2.874,68 | 5.20% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.343,30 | 2.434,12 | 3.435,10 | 4.20% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 2.448,60 | 2.543,50 | 3.589,46 | 7.70% | |
Educação superior - graduação | 4.736,43 | 4.920,00 | 6.943,25 | 5.90% | |
Atividades de teleatendimento | 1.441,15 | 1.497,00 | 2.112,61 | 5.40% | |
Atividades de apoio à gestão de saúde | 2.406,72 | 2.500,00 | 3.528,08 | 6.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |