O dissídio de Professor de Sociologia no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232170 no cargo de Professor de Sociologia no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Alagoas
R$ 15.682,17
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
71 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 9.116,62
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
21 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de sociologia no ensino médio Ministra aulas de sociologia, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes à origem e ao desenvolvimento das sociedades humanas, ao comportamento e relacionamento entre pessoas, associações e instituições, ao longo do tempo, em diferentes espaços sociais Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra resultados e ações educativas desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.
Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Sociologia no Ensino Médio
O Professor de sociologia no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo de sociologia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Ministra aulas de sociologia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, utilizando tecnologias de pesquisa.
Incentiva a leitura e estimula debates para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, incentiva a reflexão sobre as transformações do trabalho e suas implicações com as qualificações, as trajetórias profissionais e a mobilidade social dos indivíduos.
Estabelece relações com fatos atuais e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, compreensão das estruturas e relações sociais e apropriação de elementos argumentativos.
Organiza atividades Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de sociologia, por meio de conceitos e atitudes referentes aos sistemas de organização da sociedade, considerando fatores econômicos, políticos, sociais, culturais, históricos, religiosos, ocorridos em diferentes tempos e espaços, e a influência desses na humanidade Desenvolve atividades para que o aluno identifique, analise e compare diferentes formas e narrativas expressas em diferentes linguagens, para interpretar ideias de diferentes pensadores, referentes às ciências humanas e sociais, elaborar hipóteses e compor argumentos.
Define atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, estruturas, organização e relações sociais, classes e padrões sociais, os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.
Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes reflexivas e a pesquisa com autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece rotinas e regras de conduta.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, em diferentes mídias.
Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.
Funções do Professor de sociologia no ensino médio
O profissional Professor de Sociologia no Ensino Médio deve preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, ensinar, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, participar de atividades institucionais.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de sociologia no ensino médio
Um Professor de sociologia no ensino médio deve coletar diferentes recursos didáticos para a aula, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, comunicar resultados das avaliações dos alunos, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, comentar os resultados das avaliações com os alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, preparar-se para concursos docentes, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, indicar os avanços da aprendizagem, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, requisitar material pedagógico, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, ministrar aulas teóricas e práticas, interagir com os alunos, definir objetivos para a área de conhecimento, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, refletir continuamente sobre a própria prática docente, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, medir o conhecimento específico, aplicar instrumentos de avaliação, estimular a participação do aluno nas atividades, estabelecer empatia com os alunos, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, discutir questões pedagógicas com os pares, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, ler jornais, revistas, periódicos e livros, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, indicar compra de material didático e pedagógico, subsidiar os alunos para autoavaliação, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, influir na definição dos planos de carreira, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, expressar-se com clareza, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, definir o calendário, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, atender pais e alunos, dialogar com os alunos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, selecionar textos e bibliografia da aula, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, determinar temas e conteúdos da disciplina, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, estruturar a transmissão do conhecimento, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, assumir cargos de coordenação, representação, direção, incentivar a capacidade criadora dos alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, estimular a continuidade da escolaridade, intervir na definição dos orçamentos da escola, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, escolher material didático e pedagógico, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, atentar para reações dos alunos na sala, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, elaborar instrumentos de avaliação, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, conceber o projeto pedagógico da escola, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, administrar conflitos, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, adequar o planejamento às aulas, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, acompanhar processo de aprendizagem, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, relacionar-se com a comunidade escolar, definir conteúdos e atividades interdisciplinares.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Sociologia no Ensino Médio ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Sociologia no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 5.40% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Sociologia no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Sociologia no Ensino Médio ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024
O salário de Professor de Sociologia no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 233 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Sociologia no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor de Psicologia no Ensino Médio
- Professor de Artes no Ensino Médio
- Professor de Física no Ensino Médio
- Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio
- Professor de Química no Ensino Médio
- Professor de Educação Física no Ensino Médio
- Professor de Matemática no Ensino Médio
- Professor de História no Ensino Médio
- Professor de Filosofia no Ensino Médio
- Professor de Geografia no Ensino Médio
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Sociologia no Ensino Médio em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 23h | 5.438,92 | 5.649,72 | 7.973,05 | 50,20 | 6.80% |
Paraná | 23h | 3.207,25 | 3.331,55 | 4.701,58 | 29,55 | 6.60% |
Minas Gerais | 25h | 4.066,55 | 4.224,16 | 5.961,26 | 33,79 | 6.70% |
Pará | 21h | 5.554,39 | 5.769,67 | 8.142,33 | 53,95 | 7.60% |
Pernambuco | 32h | 3.903,92 | 4.055,22 | 5.722,85 | 25,52 | 7.40% |
Rio de Janeiro | 21h | 3.579,55 | 3.718,29 | 5.247,36 | 35,29 | 7.30% |
Rio Grande do Sul | 19h | 3.546,81 | 3.684,27 | 5.199,35 | 39,75 | 6.40% |
Bahia | 27h | 2.700,61 | 2.805,27 | 3.958,89 | 20,85 | 5.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Sociologia no Ensino Médio. |
Dissídio de Professor de Sociologia no Ensino Médio por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 28 | 8.776,47 | 9.116,62 | 12.865,65 | 65,12 | 5.10% |
Belém, PA | 19 | 5.917,95 | 6.147,31 | 8.675,27 | 66,05 | 4.40% |
Recife, PE | 34 | 3.994,84 | 4.149,67 | 5.856,13 | 24,77 | 7.80% |
Curitiba, PR | 28 | 3.844,28 | 3.993,27 | 5.635,43 | 28,62 | 5.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Sociologia no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Sociologia no Ensino Médio no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 5.030,40 | 5.225,37 | 7.374,20 | 7.70% | |
Ensino médio | 5.120,50 | 5.318,96 | 7.506,28 | 7.30% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.802,62 | 3.950,00 | 5.574,36 | 7.70% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.318,95 | 5.525,10 | 7.797,19 | 6.90% | |
Educação infantil - creche | 2.813,94 | 2.923,00 | 4.125,03 | 7.80% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 4.869,12 | 5.057,83 | 7.137,77 | 4.70% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.387,85 | 2.480,40 | 3.500,41 | 4.60% | |
Administração pública em geral | 4.416,05 | 4.587,20 | 6.473,59 | 4.70% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.628,14 | 2.730,00 | 3.852,66 | 7.40% | |
Cursos preparatórios para concursos | 1.656,31 | 1.720,50 | 2.428,02 | 5.10% | |
Atividades de organizações religiosas | 3.472,42 | 3.607,00 | 5.090,31 | 7.80% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 8.461,07 | 8.789,00 | 12.403,30 | 5.90% | |
Educação superior - graduação | 2.920,80 | 3.034,00 | 4.281,67 | 7.70% | |
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos | 5.171,57 | 5.372,00 | 7.581,13 | 4.60% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 11.224,95 | 11.660,00 | 16.454,94 | 5.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |