O dissídio de Professor de Prática de Ensino (ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234520 no cargo de Professor de Prática de Ensino (ensino Superior).
Estado com maior salário médio
Tocantins
R$ 9.869,51
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
4.870 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 6.871,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Belo Horizonte - MG
2.368 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Apoio à Gestão de Saúde
R$ 9.801,03
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
7.821 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Prática de Ensino (ensino Superior)
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
.
Funções do Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O profissional Professor de Prática de Ensino (ensino Superior) deve planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, produzir material de trabalho, orientar alunos, participar de atividades administrativas, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionar formação pedagógica em estágios, demonstrar competências pessoais, avaliar o trabalho acadêmico científico, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, atualizar-se na Área, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino deve produzir vídeos, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, prestar assessoria a órgãos públicos, desenvolver atividades interativas, mediar a relação do estagiário com a instituição, produzir cartazes, coordenar áreas, disciplinas e turmas, participar de atividades culturais, produzir artigos para divulgação, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, avaliar a própria prática de pesquisa, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, organizar publicações, coordenar projetos pedagógicos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, participar de reuniões, planejar eventos e seminários, produzir planos de cursos e de aulas, dialogar com as entidades representativas, dialogar com os alunos, planejar os ambientes de aprendizagem, planejar a produção de materiais didáticos, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), divulgar resultados de pesquisas, participar de colegiados, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, produzir textos para uso pedagógico, trabalhar com diferentes formas de interação humana, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, avaliar cursos, auto avaliar-se, coordenar estágios, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, estudar diferentes formas de comunicação, estudar a produção científica da área, dialogar com os professores da instituição, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, atuar em banca examinadora docente e discente, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, demonstrar postura ética, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, planejar pesquisas, planejar projetos de extensão, orientar alunos sobre campos de estágio, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, atuar no processo de seleção de alunos e professores, demonstrar postura crítica, participar de associações científicas, elaborar projetos de extensão, participar de congressos e eventos científicos, redigir publicações científicas, estudar a legislação educacional, desenvolver propostas de avaliação, mapear campos para estágio, constituir grupos de pesquisa, avaliar o desenvolvimento das aulas, realizar revisão da literatura na área, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, orientar alunos de iniciação científica, sistematizar conteúdos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, orientar monitores, participar de associações de classe, avaliar trabalhos científicos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, organizar coletâneas, analisar pesquisas educacionais, discutir resultados de avaliação, avaliar políticas educacionais, avaliar currículos e propostas pedagógicas, planejar estágios, avaliar o desempenho dos alunos, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, treinar auxiliares de pesquisa, atuar em debates, avaliar planos de ação pedagógica, estabelecer relações com os órgãos de fomento, sistematizar dados e materiais de pesquisa, proferir palestras, dominar a língua portuguesa, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, coordenar pesquisas, realizar eventos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, coordenar convênios, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estudar propostas e políticas educacionais, coordenar grupos de pesquisa, coordenar reuniões, gerenciar projetos, elaborar programas e cronogramas, avaliar material didático, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, estudar outros idiomas, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, atribuir notas e conceitos, gerenciar convênios, exercer cargos de direção, trabalhar em equipe, produzir transparências, redigir relatórios de pesquisa, avaliar currículos de alunos, planejar projetos de intervenção pedagógica, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), sugerir composição de bancas examinadoras, analisar dados e materiais de pesquisa, planejar aulas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, coordenar equipes de trabalho, avaliar projetos de pesquisa, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, produzir instrumentos de avaliação, preencher relatórios de atividades, programar cursos para atendimento a demandas externas, compromissar-se social e politicamente, avaliar projetos de extensão, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, coordenar eventos, atuar em comissões editoriais, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, prever fontes de financiamento, elaborar pareceres, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, atender alunos, individualmente e em grupo, coordenar cursos, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, participar de comissões, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, coletar dados e materiais para pesquisa, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, analisar os problemas da realidade brasileira, coordenar projetos de extensão, exercer cargos de representação, produzir hipertextos, colaborar em comissões de avaliação, atuar em projetos de extensão.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Prática de Ensino (ensino Superior) ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Prática de Ensino (ensino Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 5.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Prática de Ensino (ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Prática de Ensino (ensino Superior) ficou em 8.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025
O salário de Professor de Prática de Ensino (ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 17.179 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Prática de Ensino (ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Docente de Ensino Superior na Área de Didática
- Docente do Ensino Superior na Área de Prática de Ensino
- Professor Universitário na Área de Prática de Ensino
- Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino
- Professor de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional
- Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado
- Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional
- Professor de Ensino Superior na Área de Didática
- Professor de Didática (ensino Superior)
- Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional