O dissídio de Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234515 no cargo de Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 11.907,02
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
326 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Balsas - MA
R$ 2.454,70
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
167 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Apoio à Educação
R$ 15.952,91
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
379 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho
O que faz um Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior)
O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.
Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
O profissional Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior) deve produzir material de trabalho, participar de atividades administrativas, orientar alunos, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, supervisionar formação pedagógica em estágios, avaliar o trabalho acadêmico científico, comunicar-se, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, demonstrar competências pessoais, atualizar-se na Área.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional deve prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, redigir publicações científicas, avaliar o desenvolvimento das aulas, estudar a produção científica da área, avaliar a própria prática de pesquisa, programar cursos para atendimento a demandas externas, avaliar cursos, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, constituir grupos de pesquisa, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, produzir textos para uso pedagógico, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, exercer cargos de representação, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, analisar os problemas da realidade brasileira, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, redigir relatórios de pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, dialogar com as entidades representativas, planejar aulas, avaliar projetos de extensão, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, atuar no processo de seleção de alunos e professores, treinar auxiliares de pesquisa, compromissar-se social e politicamente, prestar assessoria a órgãos públicos, dominar a língua portuguesa, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, planejar eventos e seminários, avaliar planos de ação pedagógica, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, produzir planos de cursos e de aulas, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, trabalhar com diferentes formas de interação humana, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, discutir resultados de avaliação, dialogar com os alunos, planejar pesquisas, organizar publicações, avaliar o desempenho dos alunos, produzir cartazes, estabelecer relações com os órgãos de fomento, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), gerenciar projetos, analisar pesquisas educacionais, estudar diferentes formas de comunicação, orientar monitores, produzir vídeos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, elaborar programas e cronogramas, coordenar projetos de extensão, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, preencher relatórios de atividades, demonstrar postura crítica, atuar em debates, atender alunos, individualmente e em grupo, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, coletar dados e materiais para pesquisa, participar de reuniões, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, trabalhar em equipe, coordenar eventos, participar de associações científicas, coordenar reuniões, planejar a produção de materiais didáticos, desenvolver atividades interativas, coordenar equipes de trabalho, coordenar convênios, coordenar áreas, disciplinas e turmas, sistematizar dados e materiais de pesquisa, participar de colegiados, desenvolver propostas de avaliação, planejar projetos de intervenção pedagógica, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, participar de atividades culturais, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), atuar em banca examinadora docente e discente, planejar os ambientes de aprendizagem, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, orientar alunos de iniciação científica, participar de comissões, estudar a legislação educacional, produzir artigos para divulgação, participar de congressos e eventos científicos, avaliar trabalhos científicos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, realizar eventos, elaborar pareceres, planejar projetos de extensão, realizar revisão da literatura na área, produzir instrumentos de avaliação, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, atuar em projetos de extensão, demonstrar postura ética, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, estudar propostas e políticas educacionais, analisar dados e materiais de pesquisa, produzir transparências, gerenciar convênios, produzir hipertextos, auto avaliar-se, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, coordenar projetos pedagógicos, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, sugerir composição de bancas examinadoras, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, coordenar pesquisas, prever fontes de financiamento, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, avaliar currículos e propostas pedagógicas, avaliar projetos de pesquisa, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, atuar em comissões editoriais, coordenar grupos de pesquisa, colaborar em comissões de avaliação, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, proferir palestras, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, avaliar material didático, atribuir notas e conceitos, elaborar projetos de extensão, participar de associações de classe, exercer cargos de direção, organizar coletâneas, avaliar políticas educacionais, dialogar com os professores da instituição, sistematizar conteúdos, avaliar currículos de alunos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, divulgar resultados de pesquisas, estudar outros idiomas, coordenar cursos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior) ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 4.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior) ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025
O salário de Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 748 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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