O dissídio de Professor de Nutrição 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234445 no cargo de Professor de Nutrição.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 9.375,37

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

43 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Recife - PE

R$ 3.829,90

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Vassouras - RJ

28 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Graduação

R$ 9.659,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação

65 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nutrição Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de ciência dos alimentos, dietética, análise sensorial, sistemas alimentares, planejamento e avaliação de cardápios, educação e segurança alimentar e nutricional, entre outros da área de nutrição do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Nutrição

O Professor de nutrição planeja cursos na área de nutrição, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.

Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.

Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.

Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.

Faz uso das tecnologias disponíveis.

Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de ciência dos alimentos, dietética, análise sensorial, sistemas alimentares, planejamento e avaliação de cardápios, educação e segurança alimentar e nutricional, entre outros da área de nutrição Supervisiona estágios curriculares.

Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.

Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.

Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.

Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.

Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Revisa e registra resultados de avaliações.

Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da nutrição, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.

Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.

Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de nutrição, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos.

Funções do Professor de nutrição

O profissional Professor de Nutrição deve desenvolver pesquisas, comunicar-se, ministrar atividades didáticas, participar da administração universitária, preparar aulas teóricas e práticas, orientar alunos, divulgar produção acadêmica, realizar atividades de extensão, demonstrar competências pessoais, avaliar alunos, disciplinas e cursos, planejar cursos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Atividades exercidas por um Professor de nutrição

Um Professor de nutrição deve demonstrar capacidade de síntese, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, presidir órgãos colegiados, instruir alunos em técnicas especiais, revisar textos, ministrar atividades de campo, liderar pessoas, supervisionar experimentos, constituir equipe de pesquisa, treinar equipe de pesquisa, agir com disciplina, identificar demanda de mercado, coordenar implantação de cursos, gerenciar recursos das pesquisas, participar de eventos científicos, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, coordenar pesquisa, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, elaborar pareceres diversos, analisar dados, compor apresentação final de publicações, implementar ações educativas e preventivas, desenvolver equipamentos e materiais, instruir alunos na formação de atitudes, revisar avaliações, expressar-se oralmente, proferir palestras e conferências, estabelecer intercâmbio científico, expressar-se por escrito, propor alterações em estrutura curricular, ter visão global, coordenar seminários e grupos de discussão, preparar apresentação de resultados, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, trabalhar em grupo, discutir avaliação com aluno, preparar avaliações, analisar processo de avaliação, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, definir bibliografia, ministrar aulas práticas, obter financiamento para publicação, adaptar equipamentos e materiais, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, demonstrar capacidade de análise, elaborar proposta de criação de curso, orientar execução de tarefas, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, constituir corpo docente, demonstrar capacidade de organização, difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade, redigir boletins, supervisionar estágios curriculares, submeter textos para publicação, participar de bancas de concursos, estimular atitude crítica, estabelecer metodologia de pesquisa, ministrar aulas expositivas, partilhar conhecimento, coletar dados, integrar corpo editorial de revistas, divulgar resultados de avaliação, propor convênios, interpretar mensagens escritas (compreensão escrita), agir com senso crítico, oferecer cursos, preparar documentação científica, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, integrar direção de associações científicas e profissionais, participar de órgãos colegiados, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, definir elenco de disciplinas, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, elaborar projetos, chefiar departamento, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, participar de comissões, estimular realização de trabalhos em grupo, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, demonstrar capacidade de motivação, demonstrar criatividade, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, argumentar com clareza e consistência, selecionar conteúdo, selecionar metodologia de ensino, definir objetivos de cursos, definir critérios e calendário de avaliação, integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, executar consultoria ´ad hoc´, definir carga horária, orientar elaboração de projetos e textos científicos, elaborar ementas, corrigir trabalhos acadêmicos, definir perfil de profissional de conclusão, revisar literatura, conceder entrevistas à mídia, registrar resultados de avaliações, captar recursos materiais e financeiros, estimular desenvolvimento de conduta ética, prestar assessorias e consultorias, estimular auto aprendizado, estabelecer número de vagas, preparar material didático, coordenar eventos científicos, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, coordenar projetos institucionais, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, atualizar literatura, identificar pré-requisitos, elaborar cronograma de atividades, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise), interpretar mensagens orais (compreensão oral), integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, registrar frequência de aluno, esclarecer dúvidas, definir políticas acadêmicas, coordenar disciplinas, orientar percurso acadêmico do aluno.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Nutrição ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nutrição e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que ficou em 5.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nutrição em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nutrição ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior 2025

O salário de Professor de Nutrição mostrado aqui é resultado do levantamento de 146 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nutrição com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Nutrição CBO 234445 salário