O dissídio de Professor de Medicina 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234435 no cargo de Professor de Medicina.

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 12.358,20

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

327 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 4.210,32

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Belo Horizonte - MG

186 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Atendimento Hospitalar

R$ 10.457,36

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

716 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de medicina Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças, promoção da saúde, processos fisiológicos dos seres humanos, entre outros da área de medicina do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Medicina

O Professor de medicina planeja cursos na área de medicina, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.

Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.

Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.

Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.

Faz uso das tecnologias disponíveis.

Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças, promoção da saúde, processos fisiológicos dos seres humanos, entre outros da área de medicina Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.

Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas médicas especiais.

Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.

Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação.

Aplica avaliação Corrige provas e trabalhos acadêmicos.

Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da medicina, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.

Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.

Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados.

Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente.

Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de medicina, junto à comunidade Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios e clínicas.

Funções do Professor de medicina

O profissional Professor de Medicina deve desenvolver pesquisas, avaliar alunos, disciplinas e cursos, planejar cursos, preparar aulas teóricas e práticas, demonstrar competências pessoais, divulgar produção acadêmica, participar da administração universitária, orientar alunos, comunicar-se, ministrar atividades didáticas, realizar atividades de extensão.

Condições de trabalho da profissão

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Atividades exercidas por um Professor de medicina

Um Professor de medicina deve produzir materiais iconográficos e ilustrativos, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, liderar pessoas, integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino, interpretar mensagens orais (compreensão oral), partilhar conhecimento, demonstrar capacidade de organização, estabelecer metodologia de pesquisa, participar de órgãos colegiados, proferir palestras e conferências, ministrar aulas expositivas, trabalhar em grupo, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, presidir órgãos colegiados, coordenar seminários e grupos de discussão, coordenar projetos institucionais, agir com senso crítico, preparar material didático, orientar execução de tarefas, registrar resultados de avaliações, submeter textos para publicação, demonstrar capacidade de síntese, elaborar pareceres diversos, coordenar disciplinas, preparar apresentação de resultados, atualizar literatura, implementar ações educativas e preventivas, propor convênios, conceder entrevistas à mídia, estabelecer intercâmbio científico, integrar direção de associações científicas e profissionais, compor apresentação final de publicações, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, constituir corpo docente, redigir boletins, propor alterações em estrutura curricular, agir com disciplina, definir políticas acadêmicas, analisar dados, supervisionar experimentos, prestar assessorias e consultorias, obter financiamento para publicação, orientar elaboração de projetos e textos científicos, elaborar cronograma de atividades, ministrar aulas práticas, demonstrar capacidade de motivação, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, divulgar resultados de avaliação, definir critérios e calendário de avaliação, revisar avaliações, definir objetivos de cursos, expressar-se por escrito, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, analisar processo de avaliação, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise), orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, estimular auto aprendizado, elaborar ementas, selecionar metodologia de ensino, supervisionar estágios curriculares, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, desenvolver equipamentos e materiais, constituir equipe de pesquisa, selecionar conteúdo, definir perfil de profissional de conclusão, executar consultoria ´ad hoc´, orientar percurso acadêmico do aluno, treinar equipe de pesquisa, instruir alunos na formação de atitudes, estabelecer número de vagas, demonstrar capacidade de análise, coletar dados, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, demonstrar criatividade, identificar pré-requisitos, interpretar mensagens escritas (compreensão escrita), chefiar departamento, estimular atitude crítica, oferecer cursos, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, participar de comissões, instruir alunos em técnicas especiais, registrar frequência de aluno, coordenar missões científicas, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, discutir avaliação com aluno, identificar demanda de mercado, definir carga horária, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, corrigir trabalhos acadêmicos, participar de eventos científicos, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, preparar avaliações, participar de bancas de concursos, elaborar proposta de criação de curso, adaptar equipamentos e materiais, revisar textos, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, estimular desenvolvimento de conduta ética, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, coordenar eventos científicos, captar recursos materiais e financeiros, expressar-se oralmente, definir bibliografia, coordenar implantação de cursos, integrar corpo editorial de revistas, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, definir elenco de disciplinas, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, estimular realização de trabalhos em grupo, coordenar pesquisa, argumentar com clareza e consistência, gerenciar recursos das pesquisas, difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade, revisar literatura, elaborar projetos, ter visão global, preparar documentação científica, esclarecer dúvidas, ministrar atividades de campo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Medicina ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Medicina e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que ficou em 5.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Medicina em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Medicina ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior 2025

O salário de Professor de Medicina mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.524 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Medicina com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Medicina CBO 234435 salário