O dissídio de Professor de Matemática no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232155 no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 15.026,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
653 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 6.518,20
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
208 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de matemática no ensino médio Ministra aulas de matemática no ensino médio, considerando conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos, referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de calcular, comparar, analisar, testar, formular hipóteses Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.
Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de leis, teorias e fórmulas matemáticas e experimentos Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.
Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Matemática no Ensino Médio
O Professor de matemática no ensino médio prepara as atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos das aulas, prepara recursos para ensinar matemática, considerando temas como ciência, tecnologia e mundo do trabalho, fatores socioeconômicos, fenômenos naturais, matéria e energia, recursos naturais.
Ministra aulas de matemática no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, econômicos e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Expõe conceitos matemáticos de forma simples e compreensível, por meio de exemplos da vida real e do cotidiano, para atender às diferentes habilidades e aos variados ritmos de aprendizagem dos alunos Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de matemática.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas sociais, temáticas coletivas e a relevância da ciência na criação, desenvolvimento e inovação de técnicas e métodos.
Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas.
Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar com lógica leis, teorias e fórmulas matemáticas e experimentos, tendo em vista desenvolver as capacidades de observar, questionar, investigar, elaborar hipóteses, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais e investigativos, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, centros de pesquisas científicas.
Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do Professor de matemática no ensino médio
O profissional Professor de Matemática no Ensino Médio deve acompanhar a produção da Área educacional e cultural, ensinar, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, participar de atividades institucionais, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de matemática no ensino médio
Um Professor de matemática no ensino médio deve propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, discutir questões pedagógicas com os pares, atentar para reações dos alunos na sala, interagir com os alunos, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, estabelecer empatia com os alunos, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, incentivar a capacidade criadora dos alunos, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, estimular a continuidade da escolaridade, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, selecionar textos e bibliografia da aula, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, medir o conhecimento específico, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, conceber o projeto pedagógico da escola, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, elaborar instrumentos de avaliação, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, definir objetivos para a área de conhecimento, subsidiar os alunos para autoavaliação, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, requisitar material pedagógico, preparar-se para concursos docentes, definir o calendário, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, ministrar aulas teóricas e práticas, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, assumir cargos de coordenação, representação, direção, acompanhar processo de aprendizagem, escolher material didático e pedagógico, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, intervir na definição dos orçamentos da escola, determinar temas e conteúdos da disciplina, aplicar instrumentos de avaliação, atender pais e alunos, comentar os resultados das avaliações com os alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, expressar-se com clareza, administrar conflitos, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, ler jornais, revistas, periódicos e livros, estimular a participação do aluno nas atividades, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, influir na definição dos planos de carreira, indicar os avanços da aprendizagem, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, dialogar com os alunos, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, adequar o planejamento às aulas, refletir continuamente sobre a própria prática docente, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, indicar compra de material didático e pedagógico, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, relacionar-se com a comunidade escolar, estruturar a transmissão do conhecimento, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Matemática no Ensino Médio ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 4.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Matemática no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Matemática no Ensino Médio ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024
O salário de Professor de Matemática no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 2095 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Matemática no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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- Professor de Artes no Ensino Médio
- Professor de História no Ensino Médio
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Matemática no Ensino Médio em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 21h | 4.946,57 | 5.138,28 | 7.251,29 | 48,02 | 4.90% |
Rio de Janeiro | 23h | 3.556,62 | 3.694,47 | 5.213,74 | 31,57 | 5.70% |
Minas Gerais | 20h | 3.281,42 | 3.408,59 | 4.810,31 | 33,66 | 6.10% |
Pará | 29h | 4.564,76 | 4.741,68 | 6.691,60 | 32,65 | 6.20% |
Rio Grande do Sul | 25h | 3.680,80 | 3.823,46 | 5.395,77 | 30,77 | 4.20% |
Distrito Federal | 30h | 5.204,48 | 5.406,19 | 7.629,38 | 36,10 | 4.50% |
Paraná | 26h | 3.659,88 | 3.801,72 | 5.365,11 | 29,38 | 7.20% |
Bahia | 25h | 3.142,79 | 3.264,60 | 4.607,10 | 26,35 | 6.00% |
Santa Catarina | 23h | 4.088,09 | 4.246,54 | 5.992,84 | 37,26 | 6.20% |
Goiás | 25h | 3.983,59 | 4.137,98 | 5.839,65 | 32,74 | 4.50% |
Pernambuco | 27h | 5.119,97 | 5.318,41 | 7.505,49 | 39,92 | 7.80% |
Ceará | 32h | 6.077,55 | 6.313,09 | 8.909,23 | 39,82 | 7.10% |
Espírito Santo | 25h | 4.698,25 | 4.880,34 | 6.887,28 | 39,78 | 5.00% |
Amazonas | 30h | 3.369,17 | 3.499,75 | 4.938,95 | 23,38 | 6.30% |
Mato Grosso | 22h | 4.709,79 | 4.892,33 | 6.904,20 | 44,82 | 6.50% |
Sergipe | 20h | 1.878,67 | 1.951,48 | 2.753,99 | 19,94 | 4.70% |
Paraíba | 30h | 2.804,50 | 2.913,19 | 4.111,18 | 19,13 | 5.20% |
Rio Grande do Norte | 27h | 2.534,68 | 2.632,91 | 3.715,65 | 19,66 | 6.40% |
Maranhão | 29h | 3.604,12 | 3.743,81 | 5.283,38 | 26,16 | 5.10% |
Tocantins | 33h | 5.577,08 | 5.793,24 | 8.175,59 | 35,17 | 5.20% |
Piauí | 29h | 14.465,36 | 15.026,00 | 21.205,14 | 102,59 | 4.30% |
Rondônia | 35h | 3.973,86 | 4.127,87 | 5.825,38 | 23,67 | 6.10% |
Mato Grosso do Sul | 24h | 3.806,95 | 3.954,50 | 5.580,71 | 33,05 | 7.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Matemática no Ensino Médio. |
Dissídio de Professor de Matemática no Ensino Médio por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 23 | 6.275,00 | 6.518,20 | 9.198,68 | 57,39 | 5.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 23 | 3.554,89 | 3.692,66 | 5.211,20 | 31,97 | 4.10% |
Brasília, DF | 30 | 5.204,48 | 5.406,19 | 7.629,38 | 36,10 | 5.00% |
Belém, PA | 25 | 5.561,13 | 5.776,66 | 8.152,19 | 46,58 | 5.30% |
Guarulhos, SP | 22 | 2.959,45 | 3.074,15 | 4.338,33 | 27,45 | 7.00% |
Belo Horizonte, MG | 21 | 4.365,89 | 4.535,10 | 6.400,07 | 44,04 | 7.20% |
Curitiba, PR | 31 | 4.634,65 | 4.814,27 | 6.794,05 | 31,09 | 6.10% |
Goiânia, GO | 25 | 4.062,76 | 4.220,22 | 5.955,70 | 33,84 | 6.50% |
Recife, PE | 24 | 4.797,47 | 4.983,41 | 7.032,73 | 41,31 | 5.40% |
Porto Alegre, RS | 32 | 3.864,06 | 4.013,82 | 5.664,42 | 25,48 | 8.10% |
São José dos Campos, SP | 15 | 3.810,87 | 3.958,57 | 5.586,45 | 51,30 | 8.10% |
Manaus, AM | 30 | 3.328,48 | 3.457,48 | 4.879,30 | 23,18 | 5.30% |
Altamira, PA | 39 | 2.036,50 | 2.115,43 | 2.985,36 | 10,96 | 7.20% |
Fortaleza, CE | 33 | 5.103,38 | 5.301,17 | 7.481,17 | 31,91 | 8.30% |
Santo André, SP | 24 | 3.223,75 | 3.348,69 | 4.725,77 | 27,72 | 6.60% |
Campinas, SP | 18 | 4.450,43 | 4.622,92 | 6.524,00 | 50,55 | 4.10% |
Salvador, BA | 26 | 3.076,50 | 3.195,74 | 4.509,92 | 24,30 | 4.70% |
Niterói, RJ | 19 | 5.478,13 | 5.690,45 | 8.030,53 | 58,77 | 6.70% |
Cotia, SP | 18 | 14.846,83 | 15.422,25 | 21.764,34 | 173,77 | 5.10% |
Santos, SP | 16 | 3.122,36 | 3.243,37 | 4.577,14 | 39,50 | 7.00% |
Taubaté, SP | 17 | 3.168,92 | 3.291,74 | 4.645,40 | 39,46 | 8.20% |
Aracaju, SE | 19 | 1.900,50 | 1.974,16 | 2.785,99 | 20,55 | 6.90% |
Cuiabá, MT | 24 | 5.473,57 | 5.685,71 | 8.023,84 | 47,38 | 6.70% |
Londrina, PR | 18 | 3.739,72 | 3.884,66 | 5.482,15 | 43,88 | 6.50% |
Ribeirão Preto, SP | 21 | 2.609,37 | 2.710,50 | 3.825,14 | 26,28 | 6.00% |
São Bernardo do Campo, SP | 26 | 5.475,20 | 5.687,40 | 8.026,23 | 44,32 | 5.30% |
Cabo Frio, RJ | 22 | 3.632,43 | 3.773,21 | 5.324,87 | 34,19 | 7.10% |
Feira de Santana, BA | 24 | 3.359,78 | 3.490,00 | 4.925,19 | 28,83 | 8.20% |
Teresina, PI | 29 | 4.948,30 | 5.140,08 | 7.253,83 | 35,17 | 7.10% |
Ananindeua, PA | 24 | 5.755,21 | 5.978,26 | 8.436,70 | 49,65 | 6.10% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Matemática no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Matemática no Ensino Médio no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 4.385,46 | 4.555,43 | 6.428,76 | 4.60% | |
Ensino médio | 4.528,69 | 4.704,21 | 6.638,72 | 7.20% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.738,10 | 3.882,98 | 5.479,78 | 7.60% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.738,07 | 5.960,46 | 8.411,59 | 4.30% | |
Educação infantil - creche | 3.600,88 | 3.740,43 | 5.278,61 | 5.60% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.814,27 | 2.923,34 | 4.125,50 | 4.30% | |
Cursos preparatórios para concursos | 5.418,07 | 5.628,06 | 7.942,49 | 4.80% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 5.092,87 | 5.290,25 | 7.465,76 | 5.20% | |
Ensino de idiomas | 8.581,58 | 8.914,17 | 12.579,95 | 6.90% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 2.850,78 | 2.961,27 | 4.179,04 | 8.20% | |
Educação superior - graduação | 2.748,33 | 2.854,85 | 4.028,85 | 8.00% | |
Administração pública em geral | 3.527,70 | 3.664,42 | 5.171,34 | 5.50% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 4.215,55 | 4.378,94 | 6.179,69 | 7.30% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 3.836,18 | 3.984,86 | 5.623,55 | 4.20% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 4.483,11 | 4.656,86 | 6.571,90 | 7.50% | |
Atividades de organizações religiosas | 1.816,04 | 1.886,42 | 2.662,17 | 4.40% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 1.842,83 | 1.914,25 | 2.701,45 | 4.90% | |
Treinamento em informática | 1.543,19 | 1.603,00 | 2.262,20 | 7.20% | |
Construção de edifícios | 2.649,96 | 2.752,67 | 3.884,65 | 4.20% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.540,29 | 3.677,50 | 5.189,80 | 7.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |