O dissídio de Professor de Matemática no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232155 no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 13.844,07

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

655 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.805,35

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

206 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino de Idiomas

R$ 9.022,30

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

1.003 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de matemática no ensino médio Ministra aulas de matemática no ensino médio, considerando conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos, referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de calcular, comparar, analisar, testar, formular hipóteses Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de leis, teorias e fórmulas matemáticas e experimentos Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Matemática no Ensino Médio

O Professor de matemática no ensino médio prepara as atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos das aulas, prepara recursos para ensinar matemática, considerando temas como ciência, tecnologia e mundo do trabalho, fatores socioeconômicos, fenômenos naturais, matéria e energia, recursos naturais.

Ministra aulas de matemática no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.

Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, econômicos e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Expõe conceitos matemáticos de forma simples e compreensível, por meio de exemplos da vida real e do cotidiano, para atender às diferentes habilidades e aos variados ritmos de aprendizagem dos alunos Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de matemática.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas sociais, temáticas coletivas e a relevância da ciência na criação, desenvolvimento e inovação de técnicas e métodos.

Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas.

Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar com lógica leis, teorias e fórmulas matemáticas e experimentos, tendo em vista desenvolver as capacidades de observar, questionar, investigar, elaborar hipóteses, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais e investigativos, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, centros de pesquisas científicas.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do Professor de matemática no ensino médio

O profissional Professor de Matemática no Ensino Médio deve ensinar, preparar aulas, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, comunicar-se, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, participar de atividades institucionais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de matemática no ensino médio

Um Professor de matemática no ensino médio deve adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, administrar conflitos, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, medir o conhecimento específico, estimular a participação do aluno nas atividades, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, requisitar material pedagógico, refletir continuamente sobre a própria prática docente, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, aplicar instrumentos de avaliação, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, intervir na definição dos orçamentos da escola, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, estimular a continuidade da escolaridade, definir objetivos para a área de conhecimento, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, indicar compra de material didático e pedagógico, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, subsidiar os alunos para autoavaliação, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, ler jornais, revistas, periódicos e livros, atender pais e alunos, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, escolher material didático e pedagógico, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, definir o calendário, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, estruturar a transmissão do conhecimento, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, dialogar com os alunos, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, elaborar instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, atentar para reações dos alunos na sala, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, estabelecer empatia com os alunos, determinar temas e conteúdos da disciplina, conceber o projeto pedagógico da escola, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, incentivar a capacidade criadora dos alunos, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, assumir cargos de coordenação, representação, direção, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, acompanhar processo de aprendizagem, expressar-se com clareza, adequar o planejamento às aulas, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, discutir questões pedagógicas com os pares, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, ministrar aulas teóricas e práticas, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, interagir com os alunos, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, selecionar textos e bibliografia da aula, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, influir na definição dos planos de carreira, indicar os avanços da aprendizagem, comentar os resultados das avaliações com os alunos, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, preparar-se para concursos docentes, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, relacionar-se com a comunidade escolar, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Matemática no Ensino Médio ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 6.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Matemática no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Matemática no Ensino Médio ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025

O salário de Professor de Matemática no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.215 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Matemática no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Matemática no Ensino Médio CBO 232155 salário