O dissídio de Professor de Matemática no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232155 no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 13.844,07

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

655 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.805,35

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

206 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino de Idiomas

R$ 9.022,30

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

1.003 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de matemática no ensino médio Ministra aulas de matemática no ensino médio, considerando conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos, referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de calcular, comparar, analisar, testar, formular hipóteses Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de leis, teorias e fórmulas matemáticas e experimentos Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Matemática no Ensino Médio

O Professor de matemática no ensino médio prepara as atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos das aulas, prepara recursos para ensinar matemática, considerando temas como ciência, tecnologia e mundo do trabalho, fatores socioeconômicos, fenômenos naturais, matéria e energia, recursos naturais.

Ministra aulas de matemática no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.

Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, econômicos e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Expõe conceitos matemáticos de forma simples e compreensível, por meio de exemplos da vida real e do cotidiano, para atender às diferentes habilidades e aos variados ritmos de aprendizagem dos alunos Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de matemática.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas sociais, temáticas coletivas e a relevância da ciência na criação, desenvolvimento e inovação de técnicas e métodos.

Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas.

Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar com lógica leis, teorias e fórmulas matemáticas e experimentos, tendo em vista desenvolver as capacidades de observar, questionar, investigar, elaborar hipóteses, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais e investigativos, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, centros de pesquisas científicas.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do Professor de matemática no ensino médio

O profissional Professor de Matemática no Ensino Médio deve participar de atividades institucionais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, demonstrar competências pessoais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, comunicar-se, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, preparar aulas, ensinar.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de matemática no ensino médio

Um Professor de matemática no ensino médio deve estimular a continuidade da escolaridade, estruturar a transmissão do conhecimento, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, conceber o projeto pedagógico da escola, definir o calendário, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, influir na definição dos planos de carreira, ministrar aulas teóricas e práticas, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, indicar os avanços da aprendizagem, escolher material didático e pedagógico, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, determinar temas e conteúdos da disciplina, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, definir objetivos para a área de conhecimento, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, medir o conhecimento específico, adequar o planejamento às aulas, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, discutir questões pedagógicas com os pares, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, selecionar textos e bibliografia da aula, estimular a participação do aluno nas atividades, estabelecer empatia com os alunos, expressar-se com clareza, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, acompanhar processo de aprendizagem, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, interagir com os alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, requisitar material pedagógico, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, elaborar instrumentos de avaliação, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, preparar-se para concursos docentes, atender pais e alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, refletir continuamente sobre a própria prática docente, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, atentar para reações dos alunos na sala, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, dialogar com os alunos, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, indicar compra de material didático e pedagógico, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, subsidiar os alunos para autoavaliação, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, administrar conflitos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, comentar os resultados das avaliações com os alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, assumir cargos de coordenação, representação, direção, intervir na definição dos orçamentos da escola, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, relacionar-se com a comunidade escolar, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, aplicar instrumentos de avaliação, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, ler jornais, revistas, periódicos e livros, incentivar a capacidade criadora dos alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Matemática no Ensino Médio ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Matemática no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 6.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Matemática no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Matemática no Ensino Médio ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025

O salário de Professor de Matemática no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.215 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Matemática no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Matemática no Ensino Médio CBO 232155 salário