O dissídio de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232145 no cargo de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 8.902,59

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

401 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 7.381,87

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

136 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio Ministra aulas de língua portuguesa e literatura brasileira no ensino médio, considerando os elementos linguísticos e os movimentos e estilos literários Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, conceitos, regras e normas de comunicação oral e escrita, leitura, interpretação e elaboração de textos verbais e não-verbais, de diferentes gêneros Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas e organiza atividades, seleciona material didático, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio

O Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define o conteúdo programático de língua portuguesa e literatura , as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas e programa atividades Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento, a diversidade e o ritmo de aprendizagem dos alunos.

Define objetivos e prepara os recursos necessários Ministra aulas de língua portuguesa e literatura no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Estabelece metodologias de ensino, propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades contextualizadas com fatos culturais, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.

Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades paralelas de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa, argumentação e comunicação.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à leitura, à interpretação e à produção textual de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação oral e escrita, uso de “thesaurus” e dicionários, considerando os elementos da comunicação, a precisão vocabular, a gramática normativa, a linguagem padrão, o contexto e as variações linguísticas – sociais, históricas, regionais e estilísticas Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Organiza atividades extraclasse, educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como visitas a museus e exposições, palestras, olimpíadas estudantis.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, elabora material e recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio

O profissional Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio deve ensinar, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, participar de atividades institucionais, preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio

Um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio deve informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, intervir na definição dos orçamentos da escola, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, aplicar instrumentos de avaliação, medir o conhecimento específico, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, requisitar material pedagógico, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, preparar-se para concursos docentes, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, propor a contratação de serviços especializados, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, constituir bancas examinadoras de novos professores, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, constituir comissões de sindicância, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, estruturar a transmissão do conhecimento, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, subsidiar os alunos para autoavaliação, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, assumir cargos de coordenação, representação, direção, dialogar com os alunos, expressar-se com clareza, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, comunicar resultados das avaliações dos alunos, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, relacionar-se com a comunidade escolar, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, escolher material didático e pedagógico, estabelecer empatia com os alunos, definir objetivos para a área de conhecimento, conceber o projeto pedagógico da escola, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, estimular a continuidade da escolaridade, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, refletir continuamente sobre a própria prática docente, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, indicar os avanços da aprendizagem, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, elaborar instrumentos de avaliação, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, atentar para reações dos alunos na sala, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, indicar compra de material didático e pedagógico, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, acompanhar processo de aprendizagem, ler jornais, revistas, periódicos e livros, incentivar a capacidade criadora dos alunos, administrar conflitos, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, influir na definição dos planos de carreira, selecionar textos e bibliografia da aula, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, ministrar aulas teóricas e práticas, comentar os resultados das avaliações com os alunos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, atender pais e alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, determinar temas e conteúdos da disciplina, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, discutir questões pedagógicas com os pares, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, adequar o planejamento às aulas, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, interagir com os alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, estimular a participação do aluno nas atividades, definir o calendário, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 7.50% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024

O salário de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1506 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio CBO 232145 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 20h 4.098,72 4.257,57 6.008,41 42,56 6.70%
Rio de Janeiro 22h 3.754,17 3.899,67 5.503,34 35,27 5.60%
Minas Gerais 22h 3.869,79 4.019,77 5.672,82 36,79 5.00%
Pará 30h 4.819,69 5.006,48 7.065,30 33,21 8.10%
Santa Catarina 22h 4.198,24 4.360,95 6.154,31 38,89 5.20%
Paraná 26h 3.932,67 4.085,09 5.765,00 31,73 6.80%
Rio Grande do Sul 18h 3.169,46 3.292,30 4.646,19 36,82 6.60%
Goiás 24h 5.276,11 5.480,59 7.734,38 44,99 4.60%
Bahia 23h 3.948,66 4.101,70 5.788,44 35,98 5.80%
Pernambuco 25h 4.083,42 4.241,68 5.985,99 34,40 7.10%
Acre 22h 1.892,54 1.965,89 2.774,33 17,76 6.20%
Espírito Santo 30h 4.553,49 4.729,97 6.675,08 31,75 7.00%
Distrito Federal 29h 6.954,42 7.223,95 10.194,66 50,64 5.90%
Mato Grosso 19h 3.194,96 3.318,78 4.683,57 35,59 5.90%
Ceará 28h 8.570,43 8.902,59 12.563,61 64,19 5.70%
Rio Grande do Norte 28h 3.501,06 3.636,75 5.132,29 25,92 7.60%
Amazonas 36h 2.839,33 2.949,38 4.162,25 16,30 6.80%
Maranhão 26h 3.119,08 3.239,97 4.572,34 25,34 4.20%
Piauí 23h 4.696,75 4.878,79 6.885,09 42,42 4.90%
Sergipe 25h 2.697,82 2.802,38 3.954,81 22,21 6.90%
Paraíba 28h 3.457,39 3.591,38 5.068,27 25,72 6.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio.

Dissídio de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio por cidade

Quanto ganha um Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 22 4.075,11 4.233,05 5.973,81 38,87 7.40%
São Paulo, SP 18 4.778,22 4.963,41 7.004,51 54,58 4.70%
Belo Horizonte, MG 23 4.898,15 5.087,98 7.180,32 44,91 5.70%
Belém, PA 24 7.106,45 7.381,87 10.417,52 61,77 5.80%
Brasília, DF 29 6.954,42 7.223,95 10.194,66 50,64 4.30%
Altamira, PA 41 2.021,65 2.100,00 2.963,58 10,21 6.30%
Goiânia, GO 26 7.003,01 7.274,42 10.265,88 55,96 4.90%
Recife, PE 27 5.033,58 5.228,67 7.378,85 38,73 6.00%
Capixaba, AC 24 1.359,32 1.412,00 1.992,66 11,77 8.00%
Salvador, BA 19 3.826,01 3.974,30 5.608,65 42,06 7.50%
Curitiba, PR 30 6.413,79 6.662,37 9.402,13 44,34 4.90%
Campinas, SP 14 2.865,60 2.976,67 4.200,76 41,86 4.20%
Porto Alegre, RS 16 3.578,80 3.717,50 5.246,25 46,31 4.10%
Manaus, AM 36 2.480,27 2.576,40 3.635,89 14,45 7.00%
Ribeirão Preto, SP 15 2.212,53 2.298,29 3.243,41 29,93 8.00%
Florianópolis, SC 18 5.237,58 5.440,57 7.677,90 59,27 6.60%
Maringá, PR 20 3.186,20 3.309,69 4.670,74 33,35 7.50%
Itajaí, SC 27 4.896,38 5.086,15 7.177,73 38,11 6.50%
Fortaleza, CE 31 4.781,32 4.966,63 7.009,06 32,36 7.10%
Uberlândia, MG 20 3.011,88 3.128,62 4.415,20 30,93 6.40%
Rio Branco, AC 19 2.823,74 2.933,18 4.139,40 30,74 5.90%
Itapetininga, SP 40 4.259,48 4.424,56 6.244,07 22,22 5.10%
Santa Maria, RS 16 2.905,92 3.018,55 4.259,86 37,31 7.60%
Cotia, SP 9 2.553,05 2.652,00 3.742,58 56,64 5.20%
Biguaçu, SC 23 3.231,20 3.356,44 4.736,70 28,62 5.50%
São José dos Campos, SP 16 2.665,30 2.768,60 3.907,13 35,49 7.50%
Sinop, MT 20 3.555,02 3.692,80 5.211,39 36,56 6.40%
Aracaju, SE 31 2.936,78 3.050,60 4.305,10 20,00 6.40%
Potirendaba, SP 37 3.579,47 3.718,20 5.247,24 19,94 7.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 4.081,15 4.239,32 5.982,66 6.80%
Ensino médio 4.806,98 4.993,28 7.046,67 5.50%
Educação infantil - pré-escola 3.040,15 3.157,98 4.456,64 5.60%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.688,09 4.869,78 6.872,38 4.50%
Educação infantil - creche 3.547,68 3.685,18 5.200,63 7.30%
Educação profissional de nível técnico 2.474,66 2.570,58 3.627,67 6.60%
Administração pública em geral 2.087,44 2.168,34 3.060,03 4.90%
Cursos preparatórios para concursos 3.720,65 3.864,85 5.454,20 5.00%
Ensino de idiomas 4.235,15 4.399,29 6.208,41 4.90%
Educação superior - graduação 2.796,31 2.904,68 4.099,17 7.20%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 4.840,53 5.028,13 7.095,85 7.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.187,30 2.272,07 3.206,42 5.50%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.744,48 3.889,60 5.489,12 4.10%
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente 3.274,11 3.401,00 4.799,59 7.30%
Atividades de organizações religiosas 4.971,97 5.164,67 7.288,53 6.00%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.797,34 1.867,00 2.634,77 7.70%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 13.060,32 13.566,50 19.145,45 7.90%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 4.663,27 4.844,00 6.836,00 8.10%
Holdings de instituições não-financeiras 1.960,03 2.036,00 2.873,26 6.00%
Locação de mão-de-obra temporária 6.423,06 6.672,00 9.415,73 5.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.