O dissídio de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232145 no cargo de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 7.481,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
396 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Capixaba - AC
R$ 1.412,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
120 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Infantil - Pré-Escola
R$ 14.467,53
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
565 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio Ministra aulas de língua portuguesa e literatura brasileira no ensino médio, considerando os elementos linguísticos e os movimentos e estilos literários Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.
Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, conceitos, regras e normas de comunicação oral e escrita, leitura, interpretação e elaboração de textos verbais e não-verbais, de diferentes gêneros Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas e organiza atividades, seleciona material didático, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.
Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio
O Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define o conteúdo programático de língua portuguesa e literatura , as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas e programa atividades Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento, a diversidade e o ritmo de aprendizagem dos alunos.
Define objetivos e prepara os recursos necessários Ministra aulas de língua portuguesa e literatura no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades contextualizadas com fatos culturais, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.
Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades paralelas de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa, argumentação e comunicação.
Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à leitura, à interpretação e à produção textual de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação oral e escrita, uso de “thesaurus” e dicionários, considerando os elementos da comunicação, a precisão vocabular, a gramática normativa, a linguagem padrão, o contexto e as variações linguísticas – sociais, históricas, regionais e estilísticas Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Organiza atividades extraclasse, educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como visitas a museus e exposições, palestras, olimpíadas estudantis.
Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, elabora material e recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
O profissional Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio deve comunicar-se, ensinar, participar de atividades institucionais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, preparar aulas.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
Um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio deve frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, administrar conflitos, estabelecer empatia com os alunos, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, indicar compra de material didático e pedagógico, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, determinar temas e conteúdos da disciplina, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, expressar-se com clareza, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, comentar os resultados das avaliações com os alunos, indicar os avanços da aprendizagem, discutir questões pedagógicas com os pares, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, preparar-se para concursos docentes, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, aplicar instrumentos de avaliação, escolher material didático e pedagógico, assumir cargos de coordenação, representação, direção, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, propor a contratação de serviços especializados, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, comunicar resultados das avaliações dos alunos, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, atentar para reações dos alunos na sala, dialogar com os alunos, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, definir o calendário, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, ministrar aulas teóricas e práticas, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, ler jornais, revistas, periódicos e livros, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, definir objetivos para a área de conhecimento, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, estruturar a transmissão do conhecimento, requisitar material pedagógico, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, medir o conhecimento específico, refletir continuamente sobre a própria prática docente, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, selecionar textos e bibliografia da aula, intervir na definição dos orçamentos da escola, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, conceber o projeto pedagógico da escola, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, incentivar a capacidade criadora dos alunos, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, estimular a participação do aluno nas atividades, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, subsidiar os alunos para autoavaliação, relacionar-se com a comunidade escolar, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, constituir bancas examinadoras de novos professores, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, constituir comissões de sindicância, acompanhar processo de aprendizagem, influir na definição dos planos de carreira, elaborar instrumentos de avaliação, estimular a continuidade da escolaridade, adequar o planejamento às aulas, atender pais e alunos, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, interagir com os alunos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 6.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio ficou em 7.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025
O salário de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.594 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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