O dissídio de Professor de Fonoaudiologia 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234430 no cargo de Professor de Fonoaudiologia.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 5.180,21
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Paraná
23 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Foz do Iguaçu - PR
15 admissões
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
17 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de fonoaudiologia Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da audição, da fala, da fluência, da linguagem e da voz, métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Fonoaudiologia
O Professor de fonoaudiologia planeja cursos na área de fonoaudiologia, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da fala, da fluência, da linguagem e da voz e métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia Supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas fonoaudiológicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.
Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos.
Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da fonoaudiologia, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa.
Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados.
Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos.
Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de fonoaudiologia, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos.
Funções do Professor de fonoaudiologia
O profissional Professor de Fonoaudiologia deve avaliar alunos, disciplinas e cursos, demonstrar competências pessoais, ministrar atividades didáticas, desenvolver pesquisas, participar da administração universitária, orientar alunos, realizar atividades de extensão, planejar cursos, divulgar produção acadêmica, preparar aulas teóricas e práticas, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de fonoaudiologia
Um Professor de fonoaudiologia deve definir critérios e calendário de avaliação, elaborar pareceres diversos, propor convênios, corrigir trabalhos acadêmicos, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, definir elenco de disciplinas, estimular atitude crítica, chefiar departamento, instruir alunos na formação de atitudes, identificar demanda de mercado, preparar avaliações, constituir corpo docente, elaborar projetos, participar de eventos científicos, oferecer cursos, interpretar mensagens orais (compreensão oral), supervisionar experimentos, captar recursos materiais e financeiros, partilhar conhecimento, supervisionar estágios curriculares, elaborar proposta de criação de curso, definir políticas acadêmicas, estabelecer metodologia de pesquisa, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, adaptar equipamentos e materiais, gerenciar recursos das pesquisas, trabalhar em grupo, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, integrar direção de associações científicas e profissionais, desenvolver equipamentos e materiais, difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade, instruir alunos em técnicas especiais, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise), elaborar ementas, argumentar com clareza e consistência, revisar textos, coordenar projetos institucionais, presidir órgãos colegiados, treinar equipe de pesquisa, compor apresentação final de publicações, demonstrar capacidade de motivação, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, ministrar atividades de campo, demonstrar capacidade de organização, coordenar seminários e grupos de discussão, integrar corpo editorial de revistas, analisar dados, orientar elaboração de projetos e textos científicos, interpretar mensagens escritas (compreensão escrita), organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, demonstrar capacidade de análise, preparar material didático, selecionar conteúdo, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, ministrar aulas práticas, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, submeter textos para publicação, esclarecer dúvidas, definir perfil de profissional de conclusão, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, coordenar implantação de cursos, liderar pessoas, estimular realização de trabalhos em grupo, propor alterações em estrutura curricular, constituir equipe de pesquisa, atualizar literatura, participar de bancas de concursos, preparar apresentação de resultados, identificar pré-requisitos, demonstrar capacidade de síntese, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, obter financiamento para publicação, integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino, coletar dados, orientar percurso acadêmico do aluno, elaborar cronograma de atividades, agir com senso crítico, prestar assessorias e consultorias, preparar documentação científica, ter visão global, proferir palestras e conferências, demonstrar criatividade, implementar ações educativas e preventivas, participar de comissões, estimular auto aprendizado, estabelecer intercâmbio científico, analisar processo de avaliação, ministrar aulas expositivas, definir bibliografia, estimular desenvolvimento de conduta ética, conceder entrevistas à mídia, definir objetivos de cursos, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, coordenar disciplinas, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, redigir boletins, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, orientar execução de tarefas, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, revisar avaliações, coordenar pesquisa, revisar literatura, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, expressar-se oralmente, registrar frequência de aluno, definir carga horária, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, registrar resultados de avaliações, coordenar eventos científicos, participar de órgãos colegiados, agir com disciplina, divulgar resultados de avaliação, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, estabelecer número de vagas, selecionar metodologia de ensino, expressar-se por escrito, executar consultoria ´ad hoc´, discutir avaliação com aluno.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Fonoaudiologia ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Fonoaudiologia e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que ficou em 4.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Fonoaudiologia em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Fonoaudiologia ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior 2025
O salário de Professor de Fonoaudiologia mostrado aqui é resultado do levantamento de 61 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Fonoaudiologia com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor de Nutrição
- Professor de Fisioterapia
- Professor de Medicina
- Professor de Zootecnia do Ensino Superior
- Professor de Medicina Veterinária
- Professor de Clínica Cirúrgica (ensino Superior)
- Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior
- Professor de Farmácia e Bioquímica
- Professor de Odontologia
- Professor de Educação Física no Ensino Superior