O dissídio de Professor de Fonoaudiologia 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234430 no cargo de Professor de Fonoaudiologia.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 5.180,21

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Paraná

23 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Foz do Iguaçu - PR

15 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

17 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de fonoaudiologia Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da audição, da fala, da fluência, da linguagem e da voz, métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Fonoaudiologia

O Professor de fonoaudiologia planeja cursos na área de fonoaudiologia, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.

Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.

Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.

Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.

Faz uso das tecnologias disponíveis.

Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da fala, da fluência, da linguagem e da voz e métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia Supervisiona estágios curriculares.

Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas fonoaudiológicas especiais.

Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.

Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.

Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.

Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos.

Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da fonoaudiologia, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa.

Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados.

Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos.

Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de fonoaudiologia, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos.

Funções do Professor de fonoaudiologia

O profissional Professor de Fonoaudiologia deve ministrar atividades didáticas, divulgar produção acadêmica, planejar cursos, comunicar-se, avaliar alunos, disciplinas e cursos, participar da administração universitária, realizar atividades de extensão, desenvolver pesquisas, preparar aulas teóricas e práticas, demonstrar competências pessoais, orientar alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Atividades exercidas por um Professor de fonoaudiologia

Um Professor de fonoaudiologia deve coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, liderar pessoas, elaborar ementas, revisar avaliações, ter visão global, estimular atitude crítica, coletar dados, orientar elaboração de projetos e textos científicos, interpretar mensagens orais (compreensão oral), estimular desenvolvimento de conduta ética, supervisionar experimentos, chefiar departamento, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, revisar textos, registrar resultados de avaliações, executar consultoria ´ad hoc´, expressar-se oralmente, demonstrar capacidade de motivação, registrar frequência de aluno, presidir órgãos colegiados, atualizar literatura, ministrar aulas expositivas, supervisionar estágios curriculares, prestar assessorias e consultorias, integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino, coordenar implantação de cursos, oferecer cursos, elaborar cronograma de atividades, expressar-se por escrito, redigir boletins, selecionar metodologia de ensino, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, elaborar pareceres diversos, compor apresentação final de publicações, agir com senso crítico, participar de comissões, difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade, definir carga horária, identificar pré-requisitos, analisar dados, divulgar resultados de avaliação, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, constituir equipe de pesquisa, elaborar proposta de criação de curso, submeter textos para publicação, esclarecer dúvidas, coordenar disciplinas, definir políticas acadêmicas, definir critérios e calendário de avaliação, treinar equipe de pesquisa, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise), preparar material didático, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, preparar avaliações, trabalhar em grupo, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, orientar execução de tarefas, demonstrar capacidade de análise, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, integrar corpo editorial de revistas, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, revisar literatura, captar recursos materiais e financeiros, definir bibliografia, participar de órgãos colegiados, coordenar pesquisa, orientar percurso acadêmico do aluno, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, adaptar equipamentos e materiais, proferir palestras e conferências, demonstrar capacidade de síntese, coordenar projetos institucionais, coordenar seminários e grupos de discussão, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, estabelecer intercâmbio científico, ministrar atividades de campo, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, interpretar mensagens escritas (compreensão escrita), obter financiamento para publicação, ministrar aulas práticas, coordenar eventos científicos, definir elenco de disciplinas, discutir avaliação com aluno, propor alterações em estrutura curricular, instruir alunos em técnicas especiais, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, estabelecer número de vagas, demonstrar criatividade, instruir alunos na formação de atitudes, implementar ações educativas e preventivas, definir objetivos de cursos, argumentar com clareza e consistência, estabelecer metodologia de pesquisa, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, demonstrar capacidade de organização, estimular realização de trabalhos em grupo, preparar apresentação de resultados, corrigir trabalhos acadêmicos, propor convênios, definir perfil de profissional de conclusão, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, conceder entrevistas à mídia, partilhar conhecimento, participar de eventos científicos, elaborar projetos, constituir corpo docente, integrar direção de associações científicas e profissionais, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, identificar demanda de mercado, selecionar conteúdo, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, participar de bancas de concursos, desenvolver equipamentos e materiais, estimular auto aprendizado, analisar processo de avaliação, gerenciar recursos das pesquisas, agir com disciplina, preparar documentação científica.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Fonoaudiologia ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Fonoaudiologia e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que ficou em 5.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Fonoaudiologia em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Fonoaudiologia ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior 2025

O salário de Professor de Fonoaudiologia mostrado aqui é resultado do levantamento de 61 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Fonoaudiologia com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Fonoaudiologia CBO 234430 salário