O dissídio de Professor de Física no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232130 no cargo de Professor de Física no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 11.800,13

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

518 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.764,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

204 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino de Idiomas

R$ 8.976,86

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

745 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de física no ensino médio Ministra aulas de física no ensino médio, considerando conhecimentos científicos da matéria e da energia Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, leis matemáticas, conceitos e experimentos, tendo em vista a compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos e a interação entre espaço, tempo, matéria, movimento e energia Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Física no Ensino Médio

O Professor de física no ensino médio prepara as atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo de física, considerando as áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar ciências físicas, considerando temas como fenômenos naturais, matéria e energia, uso consciente dos recursos naturais, desenvolvimento sustentável.

Ministra aulas de física no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.

Interpreta os requisitos curriculares de interdisciplinaridade para criar programas de estudos e planos de aula e conteúdo educacional que atendam a esses requisitos Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos, geográficos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Supervisiona atividades de laboratório, realiza demonstrações práticas para estudos interdisciplinares.

Define e organiza eventos, atividades extraclasse e acompanha os alunos em viagens de investigação de campo, visitas técnicas, palestras, exposições, centros de pesquisas científicas.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de ciências físicas Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, fatos sociais, a relevância da ciência na origem e preservação da vida e temáticas coletivas.

Propõe estudos e projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas e projetos Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar os fenômenos naturais da matéria e da energia, que envolvem a origem e a evolução da Vida, da Terra e do Universo, tendo em vista desenvolver as capacidades de analisar e compreender as leis matemáticas, elaborar hipóteses, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais e investigativos, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de física no ensino médio

O profissional Professor de Física no Ensino Médio deve ensinar, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, participar de atividades institucionais, preparar aulas, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de física no ensino médio

Um Professor de física no ensino médio deve acompanhar processo de aprendizagem, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, integrar grupos de estudos interdisciplinares, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, expressar-se com clareza, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, subsidiar os alunos para autoavaliação, indicar compra de material didático e pedagógico, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, comentar os resultados das avaliações com os alunos, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, ministrar aulas teóricas e práticas, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, estimular a continuidade da escolaridade, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, adequar o planejamento às aulas, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, estruturar a transmissão do conhecimento, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, comunicar resultados das avaliações dos alunos, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, estimular a participação do aluno nas atividades, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, estabelecer empatia com os alunos, dialogar com os alunos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, assumir cargos de coordenação, representação, direção, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, medir o conhecimento específico, atender pais e alunos, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, definir o calendário, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, atentar para reações dos alunos na sala, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, administrar conflitos, conceber o projeto pedagógico da escola, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, influir na definição dos planos de carreira, refletir continuamente sobre a própria prática docente, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, ler jornais, revistas, periódicos e livros, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, requisitar material pedagógico, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, indicar os avanços da aprendizagem, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, intervir na definição dos orçamentos da escola, preparar-se para concursos docentes, influir na decisão da aquisição de material didático, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, interagir com os alunos, discutir questões pedagógicas com os pares, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, determinar temas e conteúdos da disciplina, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, incentivar a capacidade criadora dos alunos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, escolher material didático e pedagógico, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, definir objetivos para a área de conhecimento, relacionar-se com a comunidade escolar, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, escolher livro didático, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, elaborar instrumentos de avaliação, aplicar instrumentos de avaliação, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, selecionar textos e bibliografia da aula, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Física no Ensino Médio ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Física no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 4.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Física no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Física no Ensino Médio ficou em 5.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025

O salário de Professor de Física no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.654 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Física no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Física no Ensino Médio CBO 232130 salário