O dissídio de Professor de Física no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232130 no cargo de Professor de Física no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 12.455,65

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

509 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Teresina - PI

R$ 9.691,48

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

199 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de física no ensino médio Ministra aulas de física no ensino médio, considerando conhecimentos científicos da matéria e da energia Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, leis matemáticas, conceitos e experimentos, tendo em vista a compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos e a interação entre espaço, tempo, matéria, movimento e energia Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Física no Ensino Médio

O Professor de física no ensino médio prepara as atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo de física, considerando as áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar ciências físicas, considerando temas como fenômenos naturais, matéria e energia, uso consciente dos recursos naturais, desenvolvimento sustentável.

Ministra aulas de física no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.

Interpreta os requisitos curriculares de interdisciplinaridade para criar programas de estudos e planos de aula e conteúdo educacional que atendam a esses requisitos Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos, geográficos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Supervisiona atividades de laboratório, realiza demonstrações práticas para estudos interdisciplinares.

Define e organiza eventos, atividades extraclasse e acompanha os alunos em viagens de investigação de campo, visitas técnicas, palestras, exposições, centros de pesquisas científicas.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de ciências físicas Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, fatos sociais, a relevância da ciência na origem e preservação da vida e temáticas coletivas.

Propõe estudos e projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas e projetos Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar os fenômenos naturais da matéria e da energia, que envolvem a origem e a evolução da Vida, da Terra e do Universo, tendo em vista desenvolver as capacidades de analisar e compreender as leis matemáticas, elaborar hipóteses, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais e investigativos, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de física no ensino médio

O profissional Professor de Física no Ensino Médio deve acompanhar a produção da Área educacional e cultural, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, preparar aulas, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, participar de atividades institucionais, ensinar.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de física no ensino médio

Um Professor de física no ensino médio deve zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, influir na decisão da aquisição de material didático, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, subsidiar os alunos para autoavaliação, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, aplicar instrumentos de avaliação, incentivar a capacidade criadora dos alunos, preparar-se para concursos docentes, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, ler jornais, revistas, periódicos e livros, selecionar textos e bibliografia da aula, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, ministrar aulas teóricas e práticas, indicar compra de material didático e pedagógico, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, estimular a continuidade da escolaridade, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, comunicar resultados das avaliações dos alunos, administrar conflitos, atentar para reações dos alunos na sala, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, elaborar instrumentos de avaliação, relacionar-se com a comunidade escolar, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, assumir cargos de coordenação, representação, direção, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, refletir continuamente sobre a própria prática docente, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, interagir com os alunos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, comentar os resultados das avaliações com os alunos, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, definir o calendário, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, discutir questões pedagógicas com os pares, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, indicar os avanços da aprendizagem, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, requisitar material pedagógico, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, definir objetivos para a área de conhecimento, determinar temas e conteúdos da disciplina, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, conceber o projeto pedagógico da escola, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, integrar grupos de estudos interdisciplinares, medir o conhecimento específico, acompanhar processo de aprendizagem, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, atender pais e alunos, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, escolher livro didático, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, dialogar com os alunos, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, estruturar a transmissão do conhecimento, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, escolher material didático e pedagógico, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, estimular a participação do aluno nas atividades, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, influir na definição dos planos de carreira, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, adequar o planejamento às aulas, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, expressar-se com clareza, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, estabelecer empatia com os alunos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, intervir na definição dos orçamentos da escola, solicitar participação dos pais nos eventos da escola.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Física no Ensino Médio ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Física no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 6.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Física no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Física no Ensino Médio ficou em 3.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024

O salário de Professor de Física no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1620 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Física no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Física no Ensino Médio CBO 232130 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Física no Ensino Médio em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Física no Ensino Médio por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 21h 4.423,20 4.594,63 6.484,08 44,30 4.80%
Rio de Janeiro 23h 4.584,89 4.762,59 6.721,11 41,94 4.40%
Pará 28h 5.825,94 6.051,74 8.540,39 43,42 6.80%
Minas Gerais 22h 3.969,24 4.123,08 5.818,61 37,99 7.10%
Goiás 24h 4.227,77 4.391,63 6.197,60 36,29 5.60%
Santa Catarina 22h 3.896,18 4.047,18 5.711,50 36,77 7.00%
Paraná 24h 3.596,00 3.735,37 5.271,46 30,89 4.20%
Rio Grande do Sul 22h 4.305,55 4.472,42 6.311,62 41,44 8.30%
Distrito Federal 23h 5.138,54 5.337,69 7.532,71 47,10 5.00%
Bahia 24h 4.190,23 4.352,63 6.142,56 36,55 8.30%
Pernambuco 32h 8.856,96 9.200,23 12.983,65 58,01 4.70%
Ceará 28h 5.683,57 5.903,85 8.331,69 41,64 6.10%
Piauí 23h 11.990,91 12.455,65 17.577,78 110,72 5.80%
Amazonas 28h 3.634,41 3.775,27 5.327,77 26,84 6.10%
Sergipe 21h 2.745,17 2.851,57 4.024,21 26,61 6.80%
Rio Grande do Norte 32h 3.868,04 4.017,95 5.670,25 25,34 8.20%
Mato Grosso 26h 4.075,80 4.233,76 5.974,81 32,45 7.00%
Amapá 30h 3.833,68 3.982,26 5.619,89 26,23 6.00%
Espírito Santo 26h 3.745,52 3.890,68 5.490,65 30,48 6.10%
Paraíba 21h 3.345,14 3.474,79 4.903,72 33,21 7.10%
Mato Grosso do Sul 28h 3.912,09 4.063,71 5.734,84 29,25 8.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Física no Ensino Médio.

Dissídio de Professor de Física no Ensino Médio por cidade

Quanto ganha um Professor de Física no Ensino Médio nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Física no Ensino Médio na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 21 5.549,37 5.764,45 8.134,96 56,18 8.20%
Rio de Janeiro, RJ 22 4.125,14 4.285,02 6.047,15 38,63 4.80%
Belém, PA 27 5.919,70 6.149,13 8.677,84 44,73 6.50%
Brasília, DF 23 5.138,54 5.337,69 7.532,71 47,10 6.00%
Niterói, RJ 22 5.055,21 5.251,13 7.410,56 48,13 8.30%
Goiânia, GO 24 4.783,77 4.969,17 7.012,64 42,11 5.60%
Curitiba, PR 32 5.116,76 5.315,07 7.500,79 33,51 6.70%
Belo Horizonte, MG 23 7.229,31 7.509,50 10.597,63 64,50 6.20%
Teresina, PI 22 9.329,88 9.691,48 13.676,91 88,59 5.50%
Manaus, AM 28 3.634,41 3.775,27 5.327,77 26,84 7.60%
Guarulhos, SP 15 2.078,86 2.159,43 3.047,45 28,38 6.80%
Recife, PE 30 6.225,36 6.466,64 9.125,91 43,05 5.30%
Campinas, SP 16 4.184,66 4.346,84 6.134,39 54,51 6.40%
Salvador, BA 24 6.500,46 6.752,40 9.529,19 55,54 7.30%
Aracaju, SE 22 2.753,29 2.860,00 4.036,12 25,93 8.30%
Santo André, SP 24 4.848,48 5.036,39 7.107,50 41,97 5.00%
Ribeirão Preto, SP 18 3.240,09 3.365,66 4.749,72 37,64 4.40%
Macapá, AP 30 4.263,69 4.428,94 6.250,25 29,84 7.90%
Ananindeua, PA 30 10.770,83 11.188,28 15.789,23 74,78 6.60%
Fortaleza, CE 29 2.615,55 2.716,92 3.834,20 18,44 8.00%
Cuiabá, MT 28 4.778,23 4.963,42 7.004,52 35,35 6.00%
Porto Alegre, RS 22 6.307,74 6.552,21 9.246,67 60,25 8.30%
Balneário Camboriú, SC 14 2.348,44 2.439,45 3.442,63 34,62 7.40%
São José dos Campos, SP 13 3.177,40 3.300,55 4.657,83 49,73 7.70%
Taubaté, SP 18 2.984,60 3.100,27 4.375,20 34,98 8.20%
Cotia, SP 16 3.592,67 3.731,91 5.266,58 45,61 4.60%
Florianópolis, SC 23 4.533,01 4.708,70 6.645,06 41,86 5.80%
João Pessoa, PB 23 4.016,43 4.172,10 5.887,79 36,28 4.10%
Bauru, SP 8 2.415,29 2.508,90 3.540,63 64,33 8.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Física no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Física no Ensino Médio no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 4.836,38 5.023,82 7.089,77 6.40%
Ensino médio 4.395,39 4.565,75 6.443,32 6.40%
Educação infantil - pré-escola 4.562,29 4.739,11 6.687,97 7.20%
Cursos preparatórios para concursos 5.834,50 6.060,62 8.552,93 7.70%
Educação infantil - creche 5.395,77 5.604,90 7.909,80 7.80%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 5.948,36 6.178,90 8.719,85 6.50%
Atividades de condicionamento físico 2.651,69 2.754,47 3.887,19 6.70%
Educação superior - graduação 3.143,25 3.265,08 4.607,77 5.90%
Educação profissional de nível técnico 3.941,09 4.093,83 5.777,34 6.20%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.009,68 4.165,08 5.877,89 6.30%
Ensino de idiomas 7.776,60 8.078,00 11.399,92 7.50%
Educação superior - pós-graduação e extensão 4.216,58 4.380,00 6.181,19 4.10%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.617,18 3.757,38 5.302,52 8.00%
Administração pública em geral 3.661,79 3.803,71 5.367,92 5.60%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.198,53 3.322,50 4.688,81 6.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.835,66 1.906,80 2.690,93 5.50%
Clubes sociais, esportivos e similares 3.954,34 4.107,60 5.796,77 5.60%
Holdings de instituições não-financeiras 4.969,40 5.162,00 7.284,77 4.90%
Ensino de esportes 3.410,81 3.543,00 4.999,99 6.20%
Locação de mão-de-obra temporária 4.421,68 4.593,05 6.481,85 4.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.