O dissídio de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239205 no cargo de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial).
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 5.123,37
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
133 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Luís - MA
R$ 3.662,67
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
26 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Fundamental
R$ 3.985,45
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
214 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Desenvolve atividades em língua de sinais Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial)
O Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos Estuda abordagens de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Analisa propostas pedagógicas e bibliografias.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos Cria material em Libras Elabora material visual.
Produz material multimídia com legendas e língua de sinais Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina conteúdos e desenvolve atividades em língua de sinais e em língua portuguesa Usa técnicas de fonética e repetição Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, “software” de comunicação alternativa para tradução “online” de texto e voz para Libras, e recursos de auxílio para a ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira –.
Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia desempenho linguístico de surdos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação.
Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade Forma profissionais – tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
O profissional Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) deve avaliar as necessidades educacionais dos alunos, divulgar conhecimentos da Área, demonstrar competências pessoais, pesquisar sobre temas de interesse da Área, participar de atividades pedagógico-administrativas, formar profissionais para atuação na Área, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, atuar no processo de ensino-aprendizagem.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos deve elaborar material visual para alunos, dominar conteúdos e metodologias da área, participar da elaboração do plano de ensino, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, ensinar a língua portuguesa como segunda língua, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, dominar braile, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, participar da elaboração do currículo escolar, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, analisar propostas pedagógicas, elaborar plano de aulas, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, planejar atividades extraclasse, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, demonstrar tolerância, registrar notas e conteúdos em diários de classe, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua, prestar assessoria à comunidade escolar, orientar voluntários para educação especial em comunidades, avaliar o desempenho linguístico do surdos, dominar língua de sinais, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, demonstrar capacidade de liderança, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, adequar o currículo às necessidades dos alunos, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, participar de fóruns de saúde e educação, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, estudar as propostas da legislação educacional, estudar a língua escrita da língua de sinais, atuar em programas de reabilitação educacional, elaborar programas de atendimento educacional, orientar estágios dos alunos, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, ministrar palestras e cursos, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, ensinar as atividades de vida autônoma, participar da organização de eventos sobre prevenção, pesquisar o uso de tecnologias, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, planejar programas de intervenção educacional individual, corrigir trabalhos dos alunos, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, analisar novas teorias para implementação prática, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, avaliar comunicação receptiva dos alunos, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, participar de projetos de pesquisa, ensinar as atividades de vida diária (avd), demonstrar capacidade de improvisação, orientar trabalho em sala de leitura, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, elaborar relatórios, avaliar comunicação expressiva dos alunos, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, criar materiais didático-pedagógicos, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, atuar em programas de habilitação educacional, elaborar registros de avanços dos alunos, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), demonstrar criatividade, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, avaliar conhecimento do aluno iniciante, ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, definir conteúdos escolares, confeccionar materiais didático-pedagógicos, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar flexibilidade, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, coordenar curso, participar de conselhos de classe, estabelecer parcerias com as famílias, criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa, participar de reuniões pedagógicas, demonstrar capacidade de planejamento, criar materiais para comunicação alternativa, ensinar língua portuguesa, encaminhar aluno para ensino regular, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, divulgar a língua de sinais para a comunidade, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, encaminhar alunos para avaliações específicas, pesquisar temas de educação especial, participar da elaboração de textos sobre temas da área, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, participar das associações da área, acompanhar treinamento do aluno em empresas, demonstrar capacidade de administrar frustações, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, preparar professores para classes de inclusão, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, participar de programas de inclusão escolar, participar de palestras e cursos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, implementar programas de atendimento educacional, avaliar rendimento escolar, participar de associações da categoria, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, demonstrar capacidade de observação, dominar diferentes formas de comunicação, elaborar projetos de estimulação essencial, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, elaborar projetos com instituições não escolares, demonstrar capacidade de motivar o outro, pesquisar estratégias de aquisição de língua, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, avaliar os resultados dos projetos, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, ensinar atividades recreativas, pesquisar língua escrita de sinais, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, pesquisar a língua de sinais, atuar em programas de estimulação essencial, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, proceder com ética, trabalhar com recursos da linguagem da informática, ministrar aulas de orientação para o trabalho, encaminhar o aluno para treinamento em empresas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 4.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025
O salário de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) mostrado aqui é resultado do levantamento de 461 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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