O dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234515 no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 12.907,35

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

278 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 12.423,33

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

131 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.

Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho

O que faz um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação

O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.

Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.

Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.

Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.

Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.

Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.

Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.

Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.

Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

O profissional Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação deve participar de atividades administrativas, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, comunicar-se, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, supervisionar formação pedagógica em estágios, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, atualizar-se na Área, avaliar o trabalho acadêmico científico, orientar alunos, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, produzir material de trabalho, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional deve desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, exercer cargos de representação, produzir vídeos, avaliar políticas educacionais, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, analisar pesquisas educacionais, planejar projetos de extensão, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, prever fontes de financiamento, participar de associações científicas, divulgar resultados de pesquisas, elaborar pareceres, coordenar projetos pedagógicos, estudar propostas e políticas educacionais, analisar os problemas da realidade brasileira, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, coordenar cursos, orientar alunos de iniciação científica, coordenar pesquisas, dialogar com as entidades representativas, trabalhar em equipe, estudar outros idiomas, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, participar de reuniões, coordenar eventos, produzir transparências, prestar assessoria a órgãos públicos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, coordenar áreas, disciplinas e turmas, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, produzir artigos para divulgação, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estabelecer relações com os órgãos de fomento, auto avaliar-se, avaliar currículos e propostas pedagógicas, coordenar reuniões, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, dialogar com os professores da instituição, participar de congressos e eventos científicos, sugerir composição de bancas examinadoras, produzir textos para uso pedagógico, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, avaliar projetos de extensão, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, constituir grupos de pesquisa, organizar coletâneas, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, desenvolver propostas de avaliação, coordenar grupos de pesquisa, exercer cargos de direção, atuar em debates, preencher relatórios de atividades, atender alunos, individualmente e em grupo, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, coordenar convênios, avaliar projetos de pesquisa, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, produzir planos de cursos e de aulas, participar de associações de classe, organizar publicações, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, atribuir notas e conceitos, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), realizar eventos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, coordenar equipes de trabalho, atuar em projetos de extensão, atuar no processo de seleção de alunos e professores, planejar pesquisas, estudar a legislação educacional, dialogar com os alunos, redigir publicações científicas, avaliar o desenvolvimento das aulas, sistematizar conteúdos, desenvolver atividades interativas, analisar dados e materiais de pesquisa, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, planejar aulas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, dominar a língua portuguesa, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, treinar auxiliares de pesquisa, avaliar o desempenho dos alunos, avaliar material didático, compromissar-se social e politicamente, proferir palestras, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, demonstrar postura ética, planejar projetos de intervenção pedagógica, programar cursos para atendimento a demandas externas, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, coordenar projetos de extensão, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, produzir hipertextos, estudar a produção científica da área, atuar em comissões editoriais, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, colaborar em comissões de avaliação, atuar em banca examinadora docente e discente, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, elaborar projetos de extensão, orientar monitores, elaborar programas e cronogramas, avaliar currículos de alunos, coletar dados e materiais para pesquisa, participar de comissões, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, planejar os ambientes de aprendizagem, sistematizar dados e materiais de pesquisa, avaliar cursos, trabalhar com diferentes formas de interação humana, produzir cartazes, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, participar de atividades culturais, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, redigir relatórios de pesquisa, avaliar a própria prática de pesquisa, produzir instrumentos de avaliação, demonstrar postura crítica, planejar eventos e seminários, avaliar planos de ação pedagógica, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, discutir resultados de avaliação, realizar revisão da literatura na área, participar de colegiados, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, avaliar trabalhos científicos, estudar diferentes formas de comunicação, estudar a constituição de profissões no campo educacional, planejar a produção de materiais didáticos, gerenciar projetos, gerenciar convênios.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 4.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2024

O salário de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação mostrado aqui é resultado do levantamento de 629 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação CBO 234515 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 35h 10.649,55 11.062,30 15.611,45 62,72 8.10%
Paraná 29h 7.950,32 8.258,45 11.654,57 57,26 4.40%
Santa Catarina 26h 7.786,75 8.088,54 11.414,79 61,75 6.70%
Rio de Janeiro 30h 9.426,18 9.791,51 13.818,08 66,17 7.60%
Rio Grande do Sul 13h 2.887,38 2.999,29 4.232,69 47,81 5.20%
Minas Gerais 26h 6.415,36 6.664,00 9.404,44 50,39 4.40%
Bahia 23h 6.936,59 7.205,43 10.168,52 62,29 6.50%
Sergipe 37h 5.979,88 6.211,64 8.766,06 33,51 7.50%
Maranhão 13h 2.272,06 2.360,12 3.330,67 36,31 5.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação.

Dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação por cidade

Quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 38 11.959,80 12.423,33 17.532,17 65,84 5.10%
Maringá, PR 27 7.337,48 7.621,85 10.756,19 57,31 4.70%
Votuporanga, SP 31 9.123,50 9.477,10 13.374,37 61,11 7.10%
Campinas, SP 35 9.927,01 10.311,75 14.552,25 59,05 6.80%
Rio de Janeiro, RJ 24 8.435,45 8.762,38 12.365,74 72,67 7.20%
Curitiba, PR 35 10.009,74 10.397,69 14.673,53 59,34 8.30%
Joinville, SC 20 8.835,78 9.178,23 12.952,60 92,22 4.90%
Aracaju, SE 35 6.222,67 6.463,84 9.121,97 37,33 4.30%
Balsas, MA 7 1.968,70 2.045,00 2.885,97 55,46 7.70%
Caxias do Sul, RS 14 2.701,05 2.805,73 3.959,54 41,26 6.20%
Blumenau, SC 40 9.173,60 9.529,14 13.447,81 47,65 6.90%
Barueri, SP 37 9.986,87 10.373,93 14.640,00 56,08 5.00%
Salvador, BA 40 13.827,98 14.363,92 20.270,79 71,82 5.10%
Sorocaba, SP 44 7.591,20 7.885,42 11.128,14 36,12 5.50%
Uberlândia, MG 20 2.665,42 2.768,73 3.907,31 27,69 4.50%
Saquarema, RJ 43 12.808,77 13.305,20 18.776,70 62,17 7.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação superior - graduação e pós-graduação 9.199,81 9.556,36 13.486,23 7.40%
Educação superior - graduação 8.953,05 9.300,04 13.124,50 6.90%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 8.687,80 9.024,51 12.735,66 5.10%
Locação de mão-de-obra temporária 7.088,20 7.362,92 10.390,77 6.20%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais 3.793,32 3.940,33 5.560,72 6.20%
Educação profissional de nível técnico 1.823,17 1.893,83 2.672,63 6.20%
Educação superior - pós-graduação e extensão 4.380,04 4.549,80 6.420,81 6.40%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.244,50 4.409,00 6.222,11 7.60%
Ensino médio 2.663,04 2.766,25 3.903,81 8.20%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 12.127,27 12.597,29 17.777,67 7.40%
Ensino fundamental 2.480,61 2.576,75 3.636,39 7.30%
Educação infantil - pré-escola 1.917,68 1.992,00 2.811,17 6.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.077,48 2.158,00 3.045,43 6.60%
Ensino de idiomas 1.399,75 1.454,00 2.051,93 5.90%
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 2.574,23 2.674,00 3.773,63 6.20%
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos 1.359,32 1.412,00 1.992,66 7.80%
Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos 5.776,13 6.000,00 8.467,38 4.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.