O dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234515 no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 11.907,02
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
326 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Balsas - MA
R$ 2.454,70
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
167 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Apoio à Educação
R$ 15.952,91
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
379 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho
O que faz um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação
O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.
Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
O profissional Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação deve participar de atividades administrativas, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, comunicar-se, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, produzir material de trabalho, demonstrar competências pessoais, avaliar o trabalho acadêmico científico, orientar alunos, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, atualizar-se na Área, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, supervisionar formação pedagógica em estágios.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional deve participar de comissões, elaborar programas e cronogramas, coletar dados e materiais para pesquisa, planejar eventos e seminários, coordenar áreas, disciplinas e turmas, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, coordenar projetos de extensão, dialogar com os alunos, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, demonstrar postura crítica, atuar em banca examinadora docente e discente, atuar em projetos de extensão, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, compromissar-se social e politicamente, avaliar o desenvolvimento das aulas, participar de associações científicas, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, atuar em debates, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, atuar no processo de seleção de alunos e professores, realizar eventos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, planejar pesquisas, discutir resultados de avaliação, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, produzir artigos para divulgação, participar de associações de classe, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, produzir transparências, estudar outros idiomas, organizar publicações, atender alunos, individualmente e em grupo, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, exercer cargos de representação, coordenar grupos de pesquisa, planejar os ambientes de aprendizagem, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, auto avaliar-se, elaborar pareceres, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, avaliar o desempenho dos alunos, produzir cartazes, produzir instrumentos de avaliação, planejar aulas, coordenar reuniões, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), avaliar cursos, avaliar a própria prática de pesquisa, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, treinar auxiliares de pesquisa, prever fontes de financiamento, desenvolver atividades interativas, redigir relatórios de pesquisa, participar de reuniões, redigir publicações científicas, analisar dados e materiais de pesquisa, orientar monitores, programar cursos para atendimento a demandas externas, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, avaliar material didático, participar de atividades culturais, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, exercer cargos de direção, estabelecer relações com os órgãos de fomento, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, planejar a produção de materiais didáticos, atuar em comissões editoriais, realizar revisão da literatura na área, gerenciar projetos, planejar projetos de intervenção pedagógica, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, colaborar em comissões de avaliação, desenvolver propostas de avaliação, sugerir composição de bancas examinadoras, estudar a constituição de profissões no campo educacional, participar de congressos e eventos científicos, proferir palestras, produzir vídeos, avaliar planos de ação pedagógica, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, coordenar cursos, dominar a língua portuguesa, atribuir notas e conceitos, sistematizar dados e materiais de pesquisa, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), estudar a legislação educacional, avaliar currículos e propostas pedagógicas, trabalhar com diferentes formas de interação humana, preencher relatórios de atividades, avaliar políticas educacionais, avaliar currículos de alunos, coordenar convênios, coordenar pesquisas, dialogar com as entidades representativas, orientar alunos de iniciação científica, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, analisar os problemas da realidade brasileira, produzir textos para uso pedagógico, avaliar projetos de extensão, estudar a produção científica da área, estudar propostas e políticas educacionais, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, avaliar trabalhos científicos, coordenar eventos, produzir hipertextos, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, gerenciar convênios, avaliar projetos de pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, dialogar com os professores da instituição, divulgar resultados de pesquisas, prestar assessoria a órgãos públicos, coordenar projetos pedagógicos, trabalhar em equipe, participar de colegiados, analisar pesquisas educacionais, produzir planos de cursos e de aulas, coordenar equipes de trabalho, organizar coletâneas, demonstrar postura ética, estudar diferentes formas de comunicação, constituir grupos de pesquisa, planejar projetos de extensão, elaborar projetos de extensão, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, sistematizar conteúdos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 5.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação ficou em 8.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025
O salário de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação mostrado aqui é resultado do levantamento de 748 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino
- Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior)
- Professor de Didática (ensino Superior)
- Professor Universitário de Metodologia do Ensino
- Professor Universitário na Área de Didática
- Professor Universitário na Área de Prática de Ensino
- Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional
- Professor de Ensino Superior na Área de Didática
- Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional
- Docente de Ensino Superior na Área de Didática