O dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234515 no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 11.907,02

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

326 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Balsas - MA

R$ 2.454,70

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

167 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Educação

R$ 15.952,91

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

379 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.

Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho

O que faz um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação

O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.

Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.

Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.

Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.

Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.

Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.

Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.

Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.

Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

O profissional Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação deve atualizar-se na Área, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, demonstrar competências pessoais, produzir material de trabalho, avaliar o trabalho acadêmico científico, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, comunicar-se, supervisionar formação pedagógica em estágios, orientar alunos, participar de atividades administrativas, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional deve exercer cargos de direção, planejar aulas, dominar a língua portuguesa, estudar a produção científica da área, planejar projetos de intervenção pedagógica, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, planejar a produção de materiais didáticos, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, prever fontes de financiamento, estudar diferentes formas de comunicação, trabalhar com diferentes formas de interação humana, realizar eventos, planejar projetos de extensão, produzir transparências, coordenar pesquisas, analisar os problemas da realidade brasileira, dialogar com as entidades representativas, atuar em projetos de extensão, prestar assessoria a órgãos públicos, auto avaliar-se, produzir textos para uso pedagógico, coordenar grupos de pesquisa, coletar dados e materiais para pesquisa, planejar pesquisas, produzir vídeos, organizar coletâneas, coordenar projetos de extensão, dialogar com os alunos, realizar revisão da literatura na área, produzir cartazes, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), produzir planos de cursos e de aulas, constituir grupos de pesquisa, sistematizar dados e materiais de pesquisa, demonstrar postura ética, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, elaborar pareceres, programar cursos para atendimento a demandas externas, participar de reuniões, avaliar projetos de extensão, colaborar em comissões de avaliação, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, participar de colegiados, estudar propostas e políticas educacionais, avaliar trabalhos científicos, produzir instrumentos de avaliação, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, estudar a legislação educacional, orientar alunos de iniciação científica, atribuir notas e conceitos, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, demonstrar postura crítica, coordenar reuniões, coordenar áreas, disciplinas e turmas, elaborar programas e cronogramas, atuar em debates, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, estabelecer relações com os órgãos de fomento, avaliar projetos de pesquisa, orientar monitores, discutir resultados de avaliação, gerenciar convênios, preencher relatórios de atividades, atender alunos, individualmente e em grupo, exercer cargos de representação, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, treinar auxiliares de pesquisa, atuar no processo de seleção de alunos e professores, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, avaliar cursos, sistematizar conteúdos, redigir relatórios de pesquisa, analisar dados e materiais de pesquisa, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), avaliar o desenvolvimento das aulas, compromissar-se social e politicamente, atuar em banca examinadora docente e discente, coordenar eventos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, participar de congressos e eventos científicos, planejar os ambientes de aprendizagem, dialogar com os professores da instituição, participar de associações de classe, coordenar projetos pedagógicos, divulgar resultados de pesquisas, atuar em comissões editoriais, sugerir composição de bancas examinadoras, participar de comissões, coordenar cursos, trabalhar em equipe, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, desenvolver propostas de avaliação, avaliar políticas educacionais, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, avaliar planos de ação pedagógica, elaborar projetos de extensão, avaliar a própria prática de pesquisa, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, avaliar o desempenho dos alunos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, proferir palestras, coordenar convênios, produzir artigos para divulgação, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, produzir hipertextos, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, analisar pesquisas educacionais, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, redigir publicações científicas, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, organizar publicações, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, estudar outros idiomas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, coordenar equipes de trabalho, participar de atividades culturais, avaliar currículos e propostas pedagógicas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, planejar eventos e seminários, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, desenvolver atividades interativas, gerenciar projetos, participar de associações científicas, avaliar material didático, avaliar currículos de alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 4.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação mostrado aqui é resultado do levantamento de 748 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação CBO 234515 salário