O dissídio de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233110 no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 7.103,10

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

112 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Fortaleza - CE

R$ 4.470,81

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Fortaleza - CE

112 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

R$ 7.138,50

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Profissional de Nível Técnico

137 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de desenho técnico Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio

O Professor de desenho técnico planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho.

Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.

Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do Professor de desenho técnico

O profissional Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio deve pesquisar, produzir registros escritos e gráficos, ensinar, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, comunicar-se, desenvolver recursos didáticos, planejar o trabalho docente, trabalhar com higiene e segurança, promover educação ambiental, demonstrar competências pessoais, avaliar a aprendizagem e o ensino.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de desenho técnico

Um Professor de desenho técnico deve proferir palestras e conferências, preparar as aulas, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, demonstrar capacidade de mudança, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, definir metodologias de mediação de aprendizagem, gerar produtos e projetos, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, elaborar material didático impresso, realizar consultorias técnicas, encaminhar registros para as autoridades competentes, participar do planejamento de horários e calendário escolar, realizar parcerias, assessorar a própria instituição, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, implementar orientações técnicas para a comunidade, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, respeitar as diferenças e diversidades, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, exercer atividades de coordenação e gestão, trabalhar em equipe, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, conceber provas para processos seletivos, selecionar conteúdos, orientar para a classificação e destinação do lixo, preencher diários de classe, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, tomar parte em comissões de diversas naturezas, exercer liderança cooperativa, divulgar o trabalho da escola, assessorar tecnicamente a comunidade, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, preencher fichas de estágios, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, orientar projetos de pesquisa, compor instrumentos de avaliação, demonstrar curiosidade intelectual, integrar continuamente teoria e prática, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, contextualizar continuamente os conteúdos, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, desenvolver recursos audiovisuais, registrar ocorrências de diferentes naturezas, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, orientar os alunos para procura de informações específicas, avaliar relatórios de estágios, estimular a busca de conhecimento, realizar certificação e qualificação, explicar conceitos e princípios, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, ministrar aulas teórico-práticas, integrar bancas de diversas naturezas, aplicar instrumentos de avaliação, redigir o plano de ensino, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, realizar demonstrações teórico-práticas, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, fomentar ações de preservação ambiental, definir atividades e cronograma, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, executar pesquisas, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, estagiar em instituições, divulgar propostas de trabalho e convênios, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, demonstrar ética profissional, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, avaliar o desempenho de alunos em estágios, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, participar de atividades culturais e de lazer, desenvolver aplicativos educacionais, prever a manutenção de equipamentos e instalações, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, consultar diferentes fontes de informação, produzir relatórios, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, demonstrar flexibilidade, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, demonstrar motivação, analisar e resolver problemas, corrigir provas para processos seletivos, aplicar provas em processo seletivos, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, definir o perfil profissional pretendido, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, selecionar material didático e bibliográfico, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, coordenar processos de seleção, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, participar de intercâmbios culturais, vistoriar os equipamentos e instalações, tomar parte em bancas de concursos internos, ministrar cursos de formação e extensão, apresentar esquemas e painéis explicativos, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, produzir laudos técnicos, participar de grupos de estudo e de pesquisa, divulgar trabalhos da área profissional, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, participar do planejamento do curso, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, preencher requisição de serviços materiais, tomar parte em colegiados, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, assessorar tecnicamente instituições, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, encaminhar alunos para estágios profissionais, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, propor a aquisição de equipamentos de segurança.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 4.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025

O salário de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 405 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio CBO 233110 salário