O dissídio de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233110 no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Sul
R$ 7.103,10
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Ceará
112 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 4.470,81
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Fortaleza - CE
112 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
R$ 7.138,50
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Profissional de Nível Técnico
137 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de desenho técnico Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio
O Professor de desenho técnico planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho.
Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.
Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do Professor de desenho técnico
O profissional Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio deve realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, avaliar a aprendizagem e o ensino, pesquisar, demonstrar competências pessoais, promover educação ambiental, planejar o trabalho docente, desenvolver recursos didáticos, ensinar, produzir registros escritos e gráficos, trabalhar com higiene e segurança, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de desenho técnico
Um Professor de desenho técnico deve assessorar tecnicamente instituições, participar do planejamento de horários e calendário escolar, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, definir atividades e cronograma, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, avaliar o desempenho de alunos em estágios, orientar projetos de pesquisa, participar de grupos de estudo e de pesquisa, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, coordenar processos de seleção, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, participar do planejamento do curso, preparar as aulas, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, demonstrar motivação, demonstrar curiosidade intelectual, definir o perfil profissional pretendido, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, estagiar em instituições, demonstrar capacidade de mudança, ministrar cursos de formação e extensão, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, demonstrar flexibilidade, participar de atividades culturais e de lazer, definir metodologias de mediação de aprendizagem, proferir palestras e conferências, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, orientar para a classificação e destinação do lixo, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, consultar diferentes fontes de informação, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, selecionar material didático e bibliográfico, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, demonstrar ética profissional, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, fomentar ações de preservação ambiental, tomar parte em comissões de diversas naturezas, explicar conceitos e princípios, estimular a busca de conhecimento, realizar consultorias técnicas, preencher fichas de estágios, exercer liderança cooperativa, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, orientar os alunos para procura de informações específicas, realizar parcerias, assessorar a própria instituição, encaminhar alunos para estágios profissionais, divulgar propostas de trabalho e convênios, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, assessorar tecnicamente a comunidade, selecionar conteúdos, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, encaminhar registros para as autoridades competentes, desenvolver recursos audiovisuais, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, vistoriar os equipamentos e instalações, preencher requisição de serviços materiais, divulgar trabalhos da área profissional, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, integrar bancas de diversas naturezas, aplicar provas em processo seletivos, registrar ocorrências de diferentes naturezas, desenvolver aplicativos educacionais, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, contextualizar continuamente os conteúdos, conceber provas para processos seletivos, prever a manutenção de equipamentos e instalações, respeitar as diferenças e diversidades, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, corrigir provas para processos seletivos, participar de intercâmbios culturais, propor a aquisição de equipamentos de segurança, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, preencher diários de classe, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, tomar parte em colegiados, tomar parte em bancas de concursos internos, apresentar esquemas e painéis explicativos, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, trabalhar em equipe, ministrar aulas teórico-práticas, exercer atividades de coordenação e gestão, avaliar relatórios de estágios, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, analisar e resolver problemas, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, compor instrumentos de avaliação, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, elaborar material didático impresso, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, realizar certificação e qualificação, integrar continuamente teoria e prática, redigir o plano de ensino, aplicar instrumentos de avaliação, executar pesquisas, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, implementar orientações técnicas para a comunidade, divulgar o trabalho da escola, realizar demonstrações teórico-práticas, produzir laudos técnicos, produzir relatórios, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, gerar produtos e projetos, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 6.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio ficou em 5.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025
O salário de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 405 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: