O dissídio de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233110 no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 23.933,50

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

157 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Joinville - SC

R$ 5.072,67

Cidade que mais contrata

Paracatu - MG

125 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de desenho técnico Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio

O Professor de desenho técnico planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho.

Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.

Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do Professor de desenho técnico

O profissional Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio deve planejar o trabalho docente, desenvolver recursos didáticos, demonstrar competências pessoais, produzir registros escritos e gráficos, promover educação ambiental, pesquisar, trabalhar com higiene e segurança, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, avaliar a aprendizagem e o ensino, comunicar-se, ensinar.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de desenho técnico

Um Professor de desenho técnico deve estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, proferir palestras e conferências, participar do planejamento de horários e calendário escolar, assessorar tecnicamente instituições, conceber provas para processos seletivos, consultar diferentes fontes de informação, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, registrar ocorrências de diferentes naturezas, preencher requisição de serviços materiais, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, demonstrar capacidade de mudança, coordenar processos de seleção, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, divulgar trabalhos da área profissional, aplicar instrumentos de avaliação, realizar certificação e qualificação, definir metodologias de mediação de aprendizagem, analisar e resolver problemas, preencher diários de classe, integrar continuamente teoria e prática, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, contextualizar continuamente os conteúdos, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, preencher fichas de estágios, estagiar em instituições, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, demonstrar flexibilidade, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, gerar produtos e projetos, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, compor instrumentos de avaliação, corrigir provas para processos seletivos, assessorar a própria instituição, realizar demonstrações teórico-práticas, orientar os alunos para procura de informações específicas, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, ministrar cursos de formação e extensão, participar de intercâmbios culturais, implementar orientações técnicas para a comunidade, redigir o plano de ensino, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, prever a manutenção de equipamentos e instalações, encaminhar alunos para estágios profissionais, fomentar ações de preservação ambiental, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, assessorar tecnicamente a comunidade, respeitar as diferenças e diversidades, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, divulgar propostas de trabalho e convênios, trabalhar em equipe, executar pesquisas, exercer liderança cooperativa, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, definir o perfil profissional pretendido, produzir relatórios, explicar conceitos e princípios, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, orientar para a classificação e destinação do lixo, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, tomar parte em bancas de concursos internos, desenvolver aplicativos educacionais, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, estimular a busca de conhecimento, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, avaliar o desempenho de alunos em estágios, elaborar material didático impresso, divulgar o trabalho da escola, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, realizar consultorias técnicas, vistoriar os equipamentos e instalações, desenvolver recursos audiovisuais, orientar projetos de pesquisa, aplicar provas em processo seletivos, participar de grupos de estudo e de pesquisa, demonstrar ética profissional, ministrar aulas teórico-práticas, tomar parte em colegiados, selecionar material didático e bibliográfico, produzir laudos técnicos, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, participar de atividades culturais e de lazer, definir atividades e cronograma, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, exercer atividades de coordenação e gestão, demonstrar curiosidade intelectual, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, avaliar relatórios de estágios, integrar bancas de diversas naturezas, encaminhar registros para as autoridades competentes, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, preparar as aulas, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, tomar parte em comissões de diversas naturezas, selecionar conteúdos, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, participar do planejamento do curso, demonstrar motivação, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, apresentar esquemas e painéis explicativos, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, realizar parcerias, propor a aquisição de equipamentos de segurança, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 4.50% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio ficou em 6.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2024

O salário de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 478 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio CBO 233110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Minas Gerais 19h 2.656,43 2.759,38 3.894,12 29,30 7.50%
Ceará 28h 4.103,38 4.262,42 6.015,25 30,99 4.30%
Santa Catarina 39h 4.541,35 4.717,36 6.657,28 24,00 8.30%
São Paulo 24h 5.113,26 5.311,44 7.495,66 43,54 7.70%
Rio Grande do Sul 39h 6.948,12 7.217,41 10.185,43 36,62 4.30%
Bahia 37h 3.017,46 3.134,41 4.423,38 16,92 5.50%
Mato Grosso do Sul 37h 2.725,69 2.831,33 3.995,66 15,28 7.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio.

Dissídio de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio por cidade

Quanto ganha um Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Paracatu, MG 18 2.524,81 2.622,66 3.701,18 29,21 7.40%
Fortaleza, CE 28 4.103,38 4.262,42 6.015,25 30,99 4.80%
Joinville, SC 40 4.883,41 5.072,67 7.158,71 25,11 7.00%
Vazante, MG 16 2.411,48 2.504,94 3.535,05 31,31 7.50%
Correntina, BA 38 3.116,34 3.237,13 4.568,33 16,98 7.30%
São Paulo, SP 27 6.677,11 6.935,89 9.788,14 51,38 8.10%
Itaquirai, MS 39 2.922,87 3.036,15 4.284,71 15,42 7.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação profissional de nível tecnológico 3.885,20 4.035,77 5.695,41 6.00%
Educação profissional de nível técnico 4.072,45 4.230,28 5.969,90 6.10%
Ensino fundamental 3.826,76 3.975,07 5.609,74 6.90%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.876,89 2.988,39 4.217,30 7.90%
Educação superior - graduação e pós-graduação 7.385,43 7.671,67 10.826,49 4.30%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.092,48 4.251,09 5.999,27 5.10%
Educação superior - graduação 6.094,66 6.330,87 8.934,31 8.10%
Ensino médio 2.314,79 2.404,50 3.393,30 6.80%
Educação infantil - pré-escola 3.196,37 3.320,25 4.685,64 5.20%
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente 1.359,32 1.412,00 1.992,66 4.70%
Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores 5.289,33 5.494,33 7.753,77 6.20%
Ensino de artes cênicas, exceto dança 2.246,27 2.333,33 3.292,87 8.20%
Educação infantil - creche 2.336,93 2.427,50 3.425,76 5.50%
Outras atividades de serviços pessoais não especificadas anteriormente 1.401,68 1.456,00 2.054,75 4.60%
Consultoria em publicidade 7.047,85 7.321,00 10.331,61 6.80%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 1.444,03 1.500,00 2.116,85 5.60%
Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines 1.573,03 1.634,00 2.305,95 7.70%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.359,32 1.412,00 1.992,66 5.70%
Comércio atacadista de produtos de higiene, limpeza e conservação domiciliar 1.502,76 1.561,00 2.202,93 4.70%
Marketing direto 1.581,70 1.643,00 2.318,65 5.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.