O dissídio de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233110 no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Sul
R$ 7.103,10
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
112 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 4.470,81
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Fortaleza - CE
112 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
R$ 7.138,50
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Profissional de Nível Técnico
137 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de desenho técnico Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio
O Professor de desenho técnico planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho.
Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.
Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do Professor de desenho técnico
O profissional Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio deve planejar o trabalho docente, comunicar-se, ensinar, produzir registros escritos e gráficos, promover educação ambiental, pesquisar, avaliar a aprendizagem e o ensino, trabalhar com higiene e segurança, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, demonstrar competências pessoais, desenvolver recursos didáticos.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de desenho técnico
Um Professor de desenho técnico deve desenvolver aplicativos educacionais, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, implementar orientações técnicas para a comunidade, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, orientar os alunos para procura de informações específicas, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, definir atividades e cronograma, realizar consultorias técnicas, tomar parte em colegiados, apresentar esquemas e painéis explicativos, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, preencher requisição de serviços materiais, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, demonstrar flexibilidade, selecionar conteúdos, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, fomentar ações de preservação ambiental, participar do planejamento de horários e calendário escolar, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, trabalhar em equipe, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, demonstrar motivação, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, respeitar as diferenças e diversidades, coordenar processos de seleção, orientar para a classificação e destinação do lixo, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, ministrar aulas teórico-práticas, avaliar relatórios de estágios, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, demonstrar capacidade de mudança, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, assessorar a própria instituição, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, vistoriar os equipamentos e instalações, proferir palestras e conferências, avaliar o desempenho de alunos em estágios, integrar bancas de diversas naturezas, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, assessorar tecnicamente instituições, tomar parte em bancas de concursos internos, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, produzir laudos técnicos, preencher fichas de estágios, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, aplicar instrumentos de avaliação, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, compor instrumentos de avaliação, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, divulgar o trabalho da escola, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, tomar parte em comissões de diversas naturezas, prever a manutenção de equipamentos e instalações, exercer liderança cooperativa, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, encaminhar alunos para estágios profissionais, definir o perfil profissional pretendido, encaminhar registros para as autoridades competentes, elaborar material didático impresso, integrar continuamente teoria e prática, definir metodologias de mediação de aprendizagem, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, demonstrar ética profissional, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, produzir relatórios, gerar produtos e projetos, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, realizar certificação e qualificação, preparar as aulas, orientar projetos de pesquisa, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, divulgar propostas de trabalho e convênios, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, aplicar provas em processo seletivos, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, executar pesquisas, estagiar em instituições, registrar ocorrências de diferentes naturezas, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, assessorar tecnicamente a comunidade, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, corrigir provas para processos seletivos, ministrar cursos de formação e extensão, realizar parcerias, redigir o plano de ensino, divulgar trabalhos da área profissional, exercer atividades de coordenação e gestão, contextualizar continuamente os conteúdos, selecionar material didático e bibliográfico, estimular a busca de conhecimento, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, explicar conceitos e princípios, participar de intercâmbios culturais, propor a aquisição de equipamentos de segurança, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, participar do planejamento do curso, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, consultar diferentes fontes de informação, analisar e resolver problemas, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, conceber provas para processos seletivos, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, preencher diários de classe, realizar demonstrações teórico-práticas, demonstrar curiosidade intelectual, desenvolver recursos audiovisuais, participar de grupos de estudo e de pesquisa, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, participar de atividades culturais e de lazer, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 6.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025
O salário de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 405 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: