O dissídio de Professor de Desenho Técnico 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233110 no cargo de Professor de Desenho Técnico.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Sul
R$ 7.103,10
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
112 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 4.470,81
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Fortaleza - CE
112 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
R$ 7.138,50
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Profissional de Nível Técnico
137 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de desenho técnico Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Desenho Técnico
O Professor de desenho técnico planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho.
Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.
Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do Professor de desenho técnico
O profissional Professor de Desenho Técnico deve ensinar, demonstrar competências pessoais, desenvolver recursos didáticos, avaliar a aprendizagem e o ensino, comunicar-se, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, produzir registros escritos e gráficos, pesquisar, promover educação ambiental, planejar o trabalho docente, trabalhar com higiene e segurança.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de desenho técnico
Um Professor de desenho técnico deve implementar orientações técnicas para a comunidade, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, compor instrumentos de avaliação, tomar parte em colegiados, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, aplicar instrumentos de avaliação, vistoriar os equipamentos e instalações, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, ministrar aulas teórico-práticas, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, aplicar provas em processo seletivos, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, realizar certificação e qualificação, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, assessorar a própria instituição, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, produzir relatórios, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, encaminhar alunos para estágios profissionais, conceber provas para processos seletivos, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, fomentar ações de preservação ambiental, coordenar processos de seleção, divulgar o trabalho da escola, executar pesquisas, assessorar tecnicamente instituições, produzir laudos técnicos, demonstrar curiosidade intelectual, prever a manutenção de equipamentos e instalações, selecionar material didático e bibliográfico, apresentar esquemas e painéis explicativos, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, analisar e resolver problemas, assessorar tecnicamente a comunidade, orientar para a classificação e destinação do lixo, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, avaliar relatórios de estágios, respeitar as diferenças e diversidades, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, preencher fichas de estágios, explicar conceitos e princípios, divulgar trabalhos da área profissional, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, corrigir provas para processos seletivos, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, registrar ocorrências de diferentes naturezas, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, estagiar em instituições, consultar diferentes fontes de informação, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, preparar as aulas, trabalhar em equipe, exercer atividades de coordenação e gestão, demonstrar motivação, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, gerar produtos e projetos, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, integrar continuamente teoria e prática, demonstrar capacidade de mudança, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, orientar os alunos para procura de informações específicas, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, ministrar cursos de formação e extensão, proferir palestras e conferências, desenvolver recursos audiovisuais, divulgar propostas de trabalho e convênios, contextualizar continuamente os conteúdos, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, exercer liderança cooperativa, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, encaminhar registros para as autoridades competentes, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, preencher requisição de serviços materiais, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, realizar parcerias, participar de atividades culturais e de lazer, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, desenvolver aplicativos educacionais, tomar parte em comissões de diversas naturezas, integrar bancas de diversas naturezas, demonstrar ética profissional, participar de intercâmbios culturais, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, definir o perfil profissional pretendido, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, elaborar material didático impresso, realizar consultorias técnicas, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, orientar projetos de pesquisa, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, selecionar conteúdos, participar do planejamento do curso, definir atividades e cronograma, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, realizar demonstrações teórico-práticas, tomar parte em bancas de concursos internos, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, preencher diários de classe, definir metodologias de mediação de aprendizagem, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, participar do planejamento de horários e calendário escolar, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, avaliar o desempenho de alunos em estágios, propor a aquisição de equipamentos de segurança, demonstrar flexibilidade, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, participar de grupos de estudo e de pesquisa, redigir o plano de ensino, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, estimular a busca de conhecimento, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Desenho Técnico ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Desenho Técnico e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 3.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Desenho Técnico em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Desenho Técnico ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025
O salário de Professor de Desenho Técnico mostrado aqui é resultado do levantamento de 405 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Desenho Técnico com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: