O dissídio de Professor de Desenho Técnico 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233110 no cargo de Professor de Desenho Técnico.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 7.103,10

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Ceará

112 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Fortaleza - CE

R$ 4.470,81

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Fortaleza - CE

112 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

R$ 7.138,50

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Profissional de Nível Técnico

137 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de desenho técnico Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Desenho Técnico

O Professor de desenho técnico planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho.

Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.

Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

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Funções do Professor de desenho técnico

O profissional Professor de Desenho Técnico deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, produzir registros escritos e gráficos, planejar o trabalho docente, trabalhar com higiene e segurança, desenvolver recursos didáticos, avaliar a aprendizagem e o ensino, ensinar, promover educação ambiental, pesquisar.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de desenho técnico

Um Professor de desenho técnico deve realizar certificação e qualificação, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, realizar parcerias, aplicar provas em processo seletivos, assessorar tecnicamente instituições, integrar bancas de diversas naturezas, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, avaliar o desempenho de alunos em estágios, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, conceber provas para processos seletivos, realizar demonstrações teórico-práticas, consultar diferentes fontes de informação, tomar parte em bancas de concursos internos, prever a manutenção de equipamentos e instalações, analisar e resolver problemas, explicar conceitos e princípios, selecionar material didático e bibliográfico, participar do planejamento do curso, desenvolver recursos audiovisuais, exercer atividades de coordenação e gestão, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, assessorar a própria instituição, coordenar processos de seleção, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, orientar os alunos para procura de informações específicas, preencher requisição de serviços materiais, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, executar pesquisas, preparar as aulas, selecionar conteúdos, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, demonstrar flexibilidade, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, contextualizar continuamente os conteúdos, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, divulgar o trabalho da escola, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, orientar projetos de pesquisa, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, fomentar ações de preservação ambiental, demonstrar motivação, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, participar do planejamento de horários e calendário escolar, encaminhar registros para as autoridades competentes, participar de intercâmbios culturais, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, registrar ocorrências de diferentes naturezas, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, demonstrar capacidade de mudança, aplicar instrumentos de avaliação, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, produzir relatórios, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, ministrar aulas teórico-práticas, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, tomar parte em comissões de diversas naturezas, vistoriar os equipamentos e instalações, elaborar material didático impresso, tomar parte em colegiados, definir o perfil profissional pretendido, ministrar cursos de formação e extensão, redigir o plano de ensino, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, produzir laudos técnicos, informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente, preencher diários de classe, compor instrumentos de avaliação, demonstrar ética profissional, apresentar esquemas e painéis explicativos, corrigir provas para processos seletivos, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade, orientar para a classificação e destinação do lixo, definir metodologias de mediação de aprendizagem, integrar continuamente teoria e prática, desenvolver aplicativos educacionais, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, propor a aquisição de equipamentos de segurança, estimular a busca de conhecimento, assessorar tecnicamente a comunidade, participar de grupos de estudo e de pesquisa, participar de atividades culturais e de lazer, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, proferir palestras e conferências, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, gerar produtos e projetos, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, preencher fichas de estágios, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, realizar consultorias técnicas, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, estagiar em instituições, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, implementar orientações técnicas para a comunidade, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, exercer liderança cooperativa, encaminhar alunos para estágios profissionais, definir atividades e cronograma, respeitar as diferenças e diversidades, divulgar trabalhos da área profissional, divulgar propostas de trabalho e convênios, avaliar relatórios de estágios, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, demonstrar curiosidade intelectual, trabalhar em equipe, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Desenho Técnico ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Desenho Técnico e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino profissional que ficou em 7.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Desenho Técnico em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Desenho Técnico ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino profissional 2025

O salário de Professor de Desenho Técnico mostrado aqui é resultado do levantamento de 405 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Desenho Técnico com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Desenho Técnico CBO 233110 salário