O dissídio de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234405 no cargo de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 8.303,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
151 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Luís - MA
R$ 6.493,83
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
82 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Graduação
R$ 6.879,27
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
182 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ciências biológicas do ensino superior Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de biologia celular, genética e biotecnologia, botânica, ecologia e biodiversidade, ambiente e saúde, entre outros da área de ciências biológicas do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior
O Professor de ciências biológicas do ensino superior planeja cursos na área de ciências biológicas, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de biologia celular, genética e biotecnologia, botânica, ecologia e biodiversidade, ambiente e saúde, entre outros da área de ciências biológicas Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em campo, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.
Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos.
Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira das ciências biológicas, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa.
Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados.
Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos.
Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de ciências biológicas, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Executa curadoria de coleções Participa da administração de museus e biotérios.
Funções do Professor de ciências biológicas do ensino superior
O profissional Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior deve preparar aulas teóricas e práticas, planejar cursos, realizar atividades de extensão, participar da administração universitária, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, desenvolver pesquisas, divulgar produção acadêmica, avaliar alunos, disciplinas e cursos, ministrar atividades didáticas, orientar alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de ciências biológicas do ensino superior
Um Professor de ciências biológicas do ensino superior deve propor alterações em estrutura curricular, registrar frequência de aluno, ministrar aulas práticas, analisar dados, definir carga horária, estabelecer intercâmbio científico, definir perfil de profissional de conclusão, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise), demonstrar capacidade de síntese, selecionar conteúdo, prestar assessorias e consultorias, definir políticas acadêmicas, difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade, argumentar com clareza e consistência, estabelecer número de vagas, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, identificar demanda de mercado, chefiar departamento, estimular atitude crítica, interpretar mensagens orais (compreensão oral), orientar execução de tarefas, elaborar cronograma de atividades, gerenciar recursos das pesquisas, participar de eventos científicos, coordenar eventos científicos, redigir boletins, propor convênios, captar recursos materiais e financeiros, supervisionar estágios curriculares, estimular desenvolvimento de conduta ética, participar de comissões, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, conceder entrevistas à mídia, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, coordenar pesquisa, identificar pré-requisitos, revisar textos, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, demonstrar criatividade, ministrar atividades de campo, submeter textos para publicação, coordenar disciplinas, instruir alunos na formação de atitudes, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, integrar direção de associações científicas e profissionais, integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino, desenvolver equipamentos e materiais, analisar processo de avaliação, esclarecer dúvidas, participar de bancas de concursos, elaborar projetos, revisar literatura, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, coordenar projetos institucionais, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, presidir órgãos colegiados, implementar ações educativas e preventivas, instruir alunos em técnicas especiais, orientar elaboração de projetos e textos científicos, definir elenco de disciplinas, preparar documentação científica, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, registrar resultados de avaliações, ter visão global, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, demonstrar capacidade de análise, interpretar mensagens escritas (compreensão escrita), demonstrar capacidade de motivação, ministrar aulas expositivas, discutir avaliação com aluno, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, participar de órgãos colegiados, divulgar resultados de avaliação, obter financiamento para publicação, selecionar metodologia de ensino, coordenar implantação de cursos, treinar equipe de pesquisa, preparar apresentação de resultados, executar consultoria ´ad hoc´, oferecer cursos, agir com senso crítico, trabalhar em grupo, integrar corpo editorial de revistas, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, definir objetivos de cursos, estabelecer metodologia de pesquisa, expressar-se oralmente, proferir palestras e conferências, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, preparar avaliações, elaborar proposta de criação de curso, estimular auto aprendizado, definir critérios e calendário de avaliação, estimular realização de trabalhos em grupo, corrigir trabalhos acadêmicos, supervisionar experimentos, partilhar conhecimento, liderar pessoas, compor apresentação final de publicações, constituir corpo docente, definir bibliografia, elaborar pareceres diversos, preparar material didático, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, coletar dados, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, coordenar seminários e grupos de discussão, atualizar literatura, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, exercer curadoria de coleções, agir com disciplina, coordenar missões científicas, adaptar equipamentos e materiais, demonstrar capacidade de organização, revisar avaliações, constituir equipe de pesquisa, expressar-se por escrito, elaborar ementas, orientar percurso acadêmico do aluno.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que ficou em 6.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior ficou em 7.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior 2025
O salário de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior mostrado aqui é resultado do levantamento de 469 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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