O dissídio de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234405 no cargo de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 8.303,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
151 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Luís - MA
R$ 6.493,83
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
82 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Graduação
R$ 6.879,27
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
182 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ciências biológicas do ensino superior Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de biologia celular, genética e biotecnologia, botânica, ecologia e biodiversidade, ambiente e saúde, entre outros da área de ciências biológicas do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior
O Professor de ciências biológicas do ensino superior planeja cursos na área de ciências biológicas, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de biologia celular, genética e biotecnologia, botânica, ecologia e biodiversidade, ambiente e saúde, entre outros da área de ciências biológicas Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em campo, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.
Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos.
Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira das ciências biológicas, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa.
Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados.
Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos.
Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de ciências biológicas, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Executa curadoria de coleções Participa da administração de museus e biotérios.
Funções do Professor de ciências biológicas do ensino superior
O profissional Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior deve desenvolver pesquisas, ministrar atividades didáticas, realizar atividades de extensão, orientar alunos, planejar cursos, participar da administração universitária, demonstrar competências pessoais, preparar aulas teóricas e práticas, divulgar produção acadêmica, comunicar-se, avaliar alunos, disciplinas e cursos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de ciências biológicas do ensino superior
Um Professor de ciências biológicas do ensino superior deve supervisionar experimentos, adaptar equipamentos e materiais, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise), participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, coordenar seminários e grupos de discussão, definir bibliografia, integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino, conceder entrevistas à mídia, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, chefiar departamento, obter financiamento para publicação, estimular desenvolvimento de conduta ética, compor apresentação final de publicações, supervisionar estágios curriculares, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, identificar pré-requisitos, coordenar disciplinas, coordenar missões científicas, liderar pessoas, gerenciar recursos das pesquisas, agir com disciplina, corrigir trabalhos acadêmicos, demonstrar capacidade de síntese, oferecer cursos, coletar dados, estabelecer número de vagas, definir políticas acadêmicas, preparar documentação científica, estimular atitude crítica, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, participar de órgãos colegiados, integrar direção de associações científicas e profissionais, ministrar atividades de campo, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, selecionar conteúdo, participar de eventos científicos, orientar execução de tarefas, elaborar cronograma de atividades, ministrar aulas expositivas, instruir alunos na formação de atitudes, integrar corpo editorial de revistas, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, desenvolver equipamentos e materiais, propor alterações em estrutura curricular, participar de bancas de concursos, definir carga horária, demonstrar criatividade, trabalhar em grupo, ter visão global, demonstrar capacidade de análise, coordenar projetos institucionais, interpretar mensagens escritas (compreensão escrita), argumentar com clareza e consistência, demonstrar capacidade de motivação, expressar-se por escrito, definir perfil de profissional de conclusão, demonstrar capacidade de organização, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, definir objetivos de cursos, propor convênios, redigir boletins, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, preparar apresentação de resultados, agir com senso crítico, esclarecer dúvidas, atualizar literatura, constituir corpo docente, elaborar projetos, registrar frequência de aluno, proferir palestras e conferências, revisar avaliações, discutir avaliação com aluno, analisar processo de avaliação, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, presidir órgãos colegiados, captar recursos materiais e financeiros, elaborar pareceres diversos, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, revisar literatura, identificar demanda de mercado, preparar avaliações, definir elenco de disciplinas, analisar dados, elaborar proposta de criação de curso, coordenar pesquisa, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, revisar textos, implementar ações educativas e preventivas, executar consultoria ´ad hoc´, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, divulgar resultados de avaliação, ministrar aulas práticas, instruir alunos em técnicas especiais, treinar equipe de pesquisa, definir critérios e calendário de avaliação, elaborar ementas, orientar percurso acadêmico do aluno, estimular auto aprendizado, preparar material didático, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, submeter textos para publicação, prestar assessorias e consultorias, participar de comissões, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, registrar resultados de avaliações, constituir equipe de pesquisa, interpretar mensagens orais (compreensão oral), estimular realização de trabalhos em grupo, orientar elaboração de projetos e textos científicos, estabelecer metodologia de pesquisa, exercer curadoria de coleções, difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade, estabelecer intercâmbio científico, coordenar implantação de cursos, partilhar conhecimento, coordenar eventos científicos, selecionar metodologia de ensino, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, expressar-se oralmente.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que ficou em 6.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior 2025
O salário de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior mostrado aqui é resultado do levantamento de 469 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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