O dissídio de Pedagogo Especializado em Deficiência Física 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239210 no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Física.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 3.830,51
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Paraná
179 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio Branco - AC
R$ 1.966,28
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio Branco - AC
61 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Administração Pública em Geral
R$ 3.843,48
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
272 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência física Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência física Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.
Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Pedagogo Especializado em Deficiência Física
O Professor de alunos com deficiência física participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência física, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência física, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.
No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência física Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência física.
Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Planeja atividades complementares extracurriculares.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência física Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência física Elabora material visual.
Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio.
Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado Trabalha com comunicação alternativa e aumentativa.
Participa das atividades de programas de integração sensorial Ensina a organizar objetos de referência para atender as atividades diárias Usa técnicas de aprendizado multissensorial e repetição para reforçar a aprendizagem.
Faz uso de computadores e recursos audiovisuais Fornece e instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, pernas robóticas que ajudam na locomoção e aparelhos que permitem que uma pessoa com deficiência motora se locomova na posição ereta Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa da avaliação de aspectos psicomotor e cognitivo dos alunos Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência física, atuando na elaboração e na execução das atividades.
Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares (terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros) Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência física para o ensino profissional em oficinas protegidas Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência física
O profissional Pedagogo Especializado em Deficiência Física deve participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, participar de atividades pedagógico-administrativas, formar profissionais para atuação na Área, pesquisar sobre temas de interesse da Área, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, atuar no processo de ensino-aprendizagem, divulgar conhecimentos da Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência física
Um Professor de alunos com deficiência física deve elaborar relatórios, demonstrar capacidade de administrar frustações, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, encaminhar alunos para avaliações específicas, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, demonstrar capacidade de observação, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de liderança, elaborar projetos de estimulação essencial, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, pesquisar temas de educação especial, coordenar curso, orientar trabalho em sala de leitura, demonstrar flexibilidade, estudar as propostas da legislação educacional, atuar em programas de habilitação educacional, atuar em programas de reabilitação educacional, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, orientar voluntários para educação especial em comunidades, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, ensinar as atividades de vida diária (avd), preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, participar da elaboração do plano de ensino, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, ministrar palestras e cursos, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, demonstrar capacidade de motivar o outro, trabalhar com recursos da linguagem da informática, avaliar comunicação expressiva dos alunos, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, participar da elaboração de textos sobre temas da área, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, orientar estágios dos alunos, pesquisar o uso de tecnologias, planejar programas de intervenção educacional individual, corrigir trabalhos dos alunos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, ensinar língua portuguesa, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, dominar língua de sinais, participar de projetos de pesquisa, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, demonstrar capacidade de improvisação, acompanhar treinamento do aluno em empresas, participar de programas de inclusão escolar, elaborar registros de avanços dos alunos, avaliar rendimento escolar, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, definir conteúdos escolares, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, estudar a língua escrita da língua de sinais, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, registrar notas e conteúdos em diários de classe, elaborar instrumentos de avaliação, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), dominar diferentes formas de comunicação, ministrar aulas de orientação para o trabalho, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, atuar em programas de estimulação essencial, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, participar da elaboração do currículo escolar, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, elaborar plano de aulas, demonstrar capacidade de planejamento, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, criar materiais didático-pedagógicos, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, confeccionar materiais didático-pedagógicos, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, estabelecer parcerias com as famílias, ensinar atividades recreativas, elaborar programas de atendimento educacional, implementar programas de atendimento educacional, dominar braile, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, participar das atividades do programa de integração sensorial, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, dominar conteúdos e metodologias da área, elaborar projetos com instituições não escolares, participar de fóruns de saúde e educação, proceder com ética, participar de conselhos de classe, planejar atividades extraclasse, elaborar material visual para alunos, participar de palestras e cursos, avaliar comunicação receptiva dos alunos, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar de associações da categoria, prestar assessoria à comunidade escolar, ensinar as atividades de vida autônoma, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, demonstrar tolerância, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, encaminhar aluno para ensino regular, analisar propostas pedagógicas, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, avaliar os resultados dos projetos, participar de reuniões pedagógicas, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, adequar o currículo às necessidades dos alunos, demonstrar criatividade, analisar novas teorias para implementação prática, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, participar da organização de eventos sobre prevenção, preparar professores para classes de inclusão, elaborar projetos de pesquisa, criar materiais para comunicação alternativa, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, participar das associações da área.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Pedagogo Especializado em Deficiência Física ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Física e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 5.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Pedagogo Especializado em Deficiência Física em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Pedagogo Especializado em Deficiência Física ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025
O salário de Pedagogo Especializado em Deficiência Física mostrado aqui é resultado do levantamento de 630 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Pedagogo Especializado em Deficiência Física com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
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- Professor de Cegos
- Professor de Alunos Com Deficiência Visual
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