O dissídio de Pedagogo em Educação Especial de Cegos 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239225 no cargo de Pedagogo em Educação Especial de Cegos.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 4.281,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

42 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Uberaba - MG

R$ 2.083,35

Cidade que mais contrata

Uberaba - MG

28 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência visual Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência visual Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Alfabetiza em Braille Ensina sorobã Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva.

Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área.

Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Pedagogo em Educação Especial de Cegos

O Professor de alunos com deficiência visual participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência visual, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.

Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência visual, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência visual.

Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência visual Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.

Planeja programas de intervenção educacional individual.

Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.

Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência visual Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência visual Transcreve textos em tinta para o Braille e textos em tipos ampliados.

Transcreve, à tinta, textos em Braille Cria texturas e relevos que transmitem conhecimentos Prepara materiais de alto contraste.

Adapta jogos pedagógicos em Braille e tipos ampliados Elabora material visual destinado a alunos com baixa visão.

Grava textos em diferentes suportes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.

Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado Alfabetiza em Braille.

Ensina o uso de sorobã para cálculos matemáticos Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, recurso que conecta voluntários videntes com pessoas com deficiência visual para auxílio à execução de tarefas cotidianas e leitores de tela e ampliadores de imagem que transcrevem para linguagem falada o conteúdo textual de dispositivos digitais – Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.

Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência visual, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos.

Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes, guias-intérpretes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência visual Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do Professor de alunos com deficiência visual

O profissional Pedagogo em Educação Especial de Cegos deve preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, demonstrar competências pessoais, divulgar conhecimentos da Área, pesquisar sobre temas de interesse da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar de atividades pedagógico-administrativas, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, formar profissionais para atuação na Área, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, avaliar as necessidades educacionais dos alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência visual

Um Professor de alunos com deficiência visual deve registrar notas e conteúdos em diários de classe, demonstrar criatividade, demonstrar tolerância, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, proceder com ética, alfabetizar em braile, orientar estágios dos alunos, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, avaliar os resultados dos projetos, participar da elaboração do plano de ensino, analisar novas teorias para implementação prática, ensinar as atividades de vida autônoma, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, dominar língua de sinais, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, avaliar conhecimento do aluno iniciante, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, ministrar aulas de orientação para o trabalho, elaborar plano de aulas, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, encaminhar aluno para ensino regular, demonstrar capacidade de improvisação, analisar propostas pedagógicas, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, participar da elaboração do currículo escolar, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), pesquisar temas de educação especial, participar das associações da área, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, participar de fóruns de saúde e educação, elaborar programas de atendimento educacional, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, realizar atividades para orientação e mobilidade, estudar a língua escrita da língua de sinais, ensinar atividades recreativas, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, coordenar curso, participar de associações da categoria, participar de conselhos de classe, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, elaborar projetos de estimulação essencial, ministrar palestras e cursos, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, dominar diferentes formas de comunicação, demonstrar flexibilidade, planejar programas de intervenção educacional individual, participar de reuniões pedagógicas, preparar a comunidade para uso do braile, participar da elaboração de textos sobre temas da área, elaborar projetos com instituições não escolares, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, ensinar língua portuguesa, estabelecer parcerias com as famílias, transcrever textos em tipos ampliados, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, acompanhar treinamento do aluno em empresas, implementar programas de atendimento educacional, elaborar registros de avanços dos alunos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, elaborar material visual para alunos, demonstrar capacidade de liderança, participar de programas de inclusão escolar, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, participar de palestras e cursos, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, confeccionar materiais didático-pedagógicos, atuar em programas de habilitação educacional, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, dominar conteúdos e metodologias da área, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, estudar as propostas da legislação educacional, transcrever textos em tinta para o braile, avaliar rendimento escolar, demonstrar capacidade de motivar o outro, trabalhar com recursos da linguagem da informática, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, criar materiais didático-pedagógicos, demonstrar capacidade de planejamento, avaliar comunicação expressiva dos alunos, ensinar as atividades de vida diária (avd), atuar em programas de estimulação essencial, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, pesquisar o uso de tecnologias, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, preparar professores para classes de inclusão, participar da organização de eventos sobre prevenção, preparar materiais de autocontrate, definir conteúdos escolares, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, criar materiais para comunicação alternativa, elaborar instrumentos de avaliação, participar de projetos de pesquisa, atuar em programas de reabilitação educacional, encaminhar alunos para avaliações específicas, planejar atividades extraclasse, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, corrigir trabalhos dos alunos, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, orientar trabalho em sala de leitura, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, orientar voluntários para educação especial em comunidades, avaliar comunicação receptiva dos alunos, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, demonstrar capacidade de administrar frustações, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, elaborar relatórios, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de observação, dominar braile, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, prestar assessoria à comunidade escolar, adequar o currículo às necessidades dos alunos, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Pedagogo em Educação Especial de Cegos ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Pedagogo em Educação Especial de Cegos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 4.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Pedagogo em Educação Especial de Cegos em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Pedagogo em Educação Especial de Cegos ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024

O salário de Pedagogo em Educação Especial de Cegos mostrado aqui é resultado do levantamento de 184 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Pedagogo em Educação Especial de Cegos com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Pedagogo em Educação Especial de Cegos CBO 239225 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Pedagogo em Educação Especial de Cegos em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Pedagogo em Educação Especial de Cegos por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 26h 2.711,44 2.816,53 3.974,76 21,73 7.60%
Minas Gerais 30h 1.952,71 2.028,39 2.862,53 13,64 6.90%
Santa Catarina 36h 4.121,81 4.281,56 6.042,26 23,52 4.90%
Paraná 23h 3.010,61 3.127,30 4.413,34 26,68 4.30%
Rio Grande do Norte 44h 1.523,87 1.582,93 2.233,88 7,20 8.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Pedagogo em Educação Especial de Cegos.

Dissídio de Pedagogo em Educação Especial de Cegos por cidade

Quanto ganha um Pedagogo em Educação Especial de Cegos nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Pedagogo em Educação Especial de Cegos na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Uberaba, MG 30 2.005,61 2.083,35 2.940,08 13,77 4.30%
Mossoró, RN 44 1.523,87 1.582,93 2.233,88 7,20 5.20%
Curitiba, PR 24 2.935,56 3.049,34 4.303,31 25,62 6.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Pedagogo em Educação Especial de Cegos. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Pedagogo em Educação Especial de Cegos no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.284,29 3.411,58 4.814,52 7.00%
Educação infantil - pré-escola 2.135,21 2.217,96 3.130,05 4.30%
Administração pública em geral 2.886,20 2.998,06 4.230,95 6.00%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.320,33 2.410,26 3.401,43 4.60%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.523,87 1.582,93 2.233,88 6.10%
Limpeza em prédios e em domicílios 2.751,16 2.857,79 4.033,00 4.90%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 3.740,63 3.885,60 5.483,48 5.10%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 2.392,49 2.485,22 3.507,21 6.40%
Ensino fundamental 2.149,20 2.232,50 3.150,57 7.70%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.234,80 2.321,41 3.276,05 5.30%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 3.035,44 3.153,09 4.449,73 8.10%
Locação de mão-de-obra temporária 2.264,82 2.352,60 3.320,06 6.70%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 1.829,11 1.900,00 2.681,34 6.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.623,01 2.724,67 3.845,13 4.30%
Educação infantil - creche 2.557,86 2.657,00 3.749,64 5.00%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 2.591,56 2.692,00 3.799,03 8.20%
Seleção e agenciamento de mão-de-obra 1.370,87 1.424,00 2.009,59 8.30%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 1.961,00 2.037,00 2.874,68 5.20%
Educação superior - graduação e pós-graduação 1.669,30 1.734,00 2.447,07 6.30%
Consultoria em tecnologia da informação 3.387,71 3.519,01 4.966,13 5.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.