O dissídio de Operador de Trem de Metrô 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782605 no cargo de Operador de Trem de Metrô.
Estado com maior salário médio
Minas Gerais
R$ 5.174,50
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
194 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Salvador - BA
R$ 2.801,87
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
101 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana
R$ 5.174,50
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana
142 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de trem de metrô opera trem de metrô, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, conduzindo o veículo, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.
Preenche relatórios Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Operador de Trem de Metrô
O Operador de trem de metrô prepara-se para a operação de trem de metrô, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO), para solicitar prefixo do trem, informar posicionamento e confirmar destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.
Opera o trem de metrô, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.
Liga o veículo, libera o freio, monitora equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona buzina Acompanha circuito fechado de televisão.
Conduz o trem para a via principal, observando suas condições Cumpre as paradas programadas e conclui o percurso no tempo previsto.
Recolhe e desliga o veículo.
Preenche o relatório de viagem Pode operar trem em que um sistema controla a movimentação - tempo de abertura de portas, velocidade e outros itens -, monitorando o desempenho do veículo e intervindo na condução em emergências ou quando ocorre alguma falha do sistema.
Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, monitorando a entrada e a saída de passageiros e cumprindo o tempo de parada.
Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV) Engata e desengata locomotivas e vagões na composição.
Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga Transporta cargas, monitorando o carregamento do vagão Preenche relatórios de cargas e malotes transportados.
Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o serviço de manutenção na pesquisa de falhas Manobra para realização de testes operacionais Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.
Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.
Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Verifica os dispositivos de segurança, inspecionando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Preenche o relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança.
Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, acatando a sinalização do painel de bordo, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do Operador de trem de metrô
O profissional Operador de Trem de Metrô deve vistoriar teleférico, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), manobrar trem, bonde e metrô, atuar em falhas de equipamentos, transportar cargas, trabalhar com segurança, inspecionar trem, bonde e metrô, transportar passageiros, conduzir trem, bonde e metrô, operar teleférico, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Operador de trem de metrô
Um Operador de trem de metrô deve verificar dispositivos de segurança, prestar primeiros-socorros, trabalhar em equipe, zelar pelos equipamentos de trabalho, solicitar desenergização da via, informar ocorrências com o usuário, detectar falhas de equipamentos, comunicar impedimentos de circulação do veículo, manobrar para manutenção, demonstrar percepção, posicionar vagão para carga e descarga, observar perfil de via, demonstrar segurança, conferir a formação da composição, anunciar mensagens, concentrar-se nas suas atribuições, usar equipamentos de proteção individual (epi), preparar trem para reboque, prestar informações ao usuário, aperfeiçoar-se, preencher relatório de quilometragem, orientar passageiros sobre regras de segurança, manobrar para lavagem, demonstrar autocontrole, demonstrar iniciativa, demonstrar responsabilidade, manobrar para testes operacionais, obedecer sinais de manobra, acionar freio de emergência em situação de risco, aplicar freio de estacionamento e calços, movimentar o veículo na modalidade manual, comunicar entrada na via, obedecer sinalização de via, monitorar embarque e desembarque de passageiros, verificar o comportamento da composição durante a viagem, solicitar resgate de passageiros, efetuar reboque, testar sistemas elétrico e pneumático, cumprir tempo de percurso, comunicar-se com clareza, informar situação de risco ao longo da via, comunicar ocorrências externas ao sistema, uniformizar-se, observar condições de via, conduzir veículo para a via principal, preencher relatório de viagem, testar sistema de comunicação, estacionar em local predeterminado, acatar instruções via rádio, verificar controle de falhas, informar nome das estações, verificar condições de limpeza, demonstrar capacidade de assimilação, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, emitir relatório de ocorrência, operar aparelho de mudança de via (amv), desligar o veículo, demonstrar acuidade visual, demonstrar assiduidade, solicitar prefixo do trem, solicitar reboque, manter farol aceso, conduzir usuário na passagem de emergência, movimentar o veículo na modalidade automática, monitorar equipamentos de bordo, combater incêndios em casos de emergência, movimentar o veículo na modalidade semiautomática, vistoriar sistema de comunicação visual, desengatar locomotivas e vagões da composição, treinar funcionários, repor equipamento de segurança, manobrar para manutenção de via permanente, controlar abertura e fechamento das portas, cumprir tempo de parada, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, estacionar para limpeza, cumprir paradas programadas, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, demonstrar firmeza nas decisões, informar posicionamento, acatar sinalização do painel de bordo, testar sistema de portas, inspecionar equipamentos de bordo, evacuar veículo, obedecer velocidade máxima autorizada, demonstrar rapidez de raciocínio, cumprir horários, confirmar destino, acionar buzina, solicitar equipe de segurança, preencher relatório de bilhetes e malotes, solucionar pequenas falhas, monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros), ligar o veículo, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), engatar locomotivas e vagões na composição, recolher veículo, acompanhar circuito fechado de televisão, liberar o freio, solicitar manutenção, interromper manobra em caso de perda de contato, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras).
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Operador de Trem de Metrô ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Trem de Metrô e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 5.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Trem de Metrô em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Trem de Metrô ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025
O salário de Operador de Trem de Metrô mostrado aqui é resultado do levantamento de 297 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Trem de Metrô com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: