O dissídio de Operador de Trem de Metrô 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782605 no cargo de Operador de Trem de Metrô.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 12.547,25

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

252 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belo Horizonte - MG

R$ 5.228,71

Cidade que mais contrata

Osasco - SP

146 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de trem de metrô opera trem de metrô, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, conduzindo o veículo, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Preenche relatórios Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.

Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Operador de Trem de Metrô

O Operador de trem de metrô prepara-se para a operação de trem de metrô, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO), para solicitar prefixo do trem, informar posicionamento e confirmar destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.

Opera o trem de metrô, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.

Liga o veículo, libera o freio, monitora equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona buzina Acompanha circuito fechado de televisão.

Conduz o trem para a via principal, observando suas condições Cumpre as paradas programadas e conclui o percurso no tempo previsto.

Recolhe e desliga o veículo.

Preenche o relatório de viagem Pode operar trem em que um sistema controla a movimentação - tempo de abertura de portas, velocidade e outros itens -, monitorando o desempenho do veículo e intervindo na condução em emergências ou quando ocorre alguma falha do sistema.

Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, monitorando a entrada e a saída de passageiros e cumprindo o tempo de parada.

Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV) Engata e desengata locomotivas e vagões na composição.

Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga Transporta cargas, monitorando o carregamento do vagão Preenche relatórios de cargas e malotes transportados.

Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o serviço de manutenção na pesquisa de falhas Manobra para realização de testes operacionais Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.

Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.

Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Verifica os dispositivos de segurança, inspecionando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Preenche o relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança.

Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, acatando a sinalização do painel de bordo, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do Operador de trem de metrô

O profissional Operador de Trem de Metrô deve manobrar trem, bonde e metrô, atuar em falhas de equipamentos, transportar passageiros, operar teleférico, transportar cargas, inspecionar trem, bonde e metrô, conduzir trem, bonde e metrô, trabalhar com segurança, vistoriar teleférico, demonstrar competências pessoais, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco).

Condições de trabalho da profissão

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Operador de trem de metrô

Um Operador de trem de metrô deve acatar sinalização do painel de bordo, obedecer velocidade máxima autorizada, estacionar para limpeza, observar condições de via, operar aparelho de mudança de via (amv), informar ocorrências com o usuário, orientar passageiros sobre regras de segurança, verificar o comportamento da composição durante a viagem, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, obedecer sinais de manobra, solicitar prefixo do trem, preencher relatório de bilhetes e malotes, testar sistema de portas, manobrar para testes operacionais, solicitar equipe de segurança, testar sistema de comunicação, conduzir usuário na passagem de emergência, demonstrar responsabilidade, acatar instruções via rádio, cumprir tempo de percurso, testar sistemas elétrico e pneumático, uniformizar-se, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), comunicar entrada na via, demonstrar rapidez de raciocínio, demonstrar assiduidade, demonstrar capacidade de assimilação, manter farol aceso, vistoriar sistema de comunicação visual, recolher veículo, treinar funcionários, aperfeiçoar-se, monitorar equipamentos de bordo, verificar controle de falhas, estacionar em local predeterminado, evacuar veículo, preencher relatório de viagem, obedecer sinalização de via, informar posicionamento, efetuar reboque, solicitar reboque, verificar dispositivos de segurança, controlar abertura e fechamento das portas, manobrar para manutenção, solucionar pequenas falhas, comunicar impedimentos de circulação do veículo, monitorar embarque e desembarque de passageiros, informar situação de risco ao longo da via, demonstrar autocontrole, detectar falhas de equipamentos, posicionar vagão para carga e descarga, solicitar desenergização da via, liberar o freio, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, aplicar freio de estacionamento e calços, observar perfil de via, preparar trem para reboque, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, movimentar o veículo na modalidade semiautomática, prestar primeiros-socorros, demonstrar percepção, acompanhar circuito fechado de televisão, ligar o veículo, cumprir tempo de parada, movimentar o veículo na modalidade manual, demonstrar acuidade visual, demonstrar iniciativa, acionar freio de emergência em situação de risco, desengatar locomotivas e vagões da composição, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, emitir relatório de ocorrência, preencher relatório de quilometragem, verificar condições de limpeza, cumprir paradas programadas, comunicar-se com clareza, interromper manobra em caso de perda de contato, demonstrar firmeza nas decisões, conduzir veículo para a via principal, solicitar manutenção, confirmar destino, inspecionar equipamentos de bordo, repor equipamento de segurança, zelar pelos equipamentos de trabalho, conferir a formação da composição, solicitar resgate de passageiros, demonstrar segurança, prestar informações ao usuário, movimentar o veículo na modalidade automática, cumprir horários, manobrar para lavagem, acionar buzina, concentrar-se nas suas atribuições, combater incêndios em casos de emergência, trabalhar em equipe, comunicar ocorrências externas ao sistema, anunciar mensagens, usar equipamentos de proteção individual (epi), monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros), desligar o veículo, informar nome das estações, engatar locomotivas e vagões na composição, manobrar para manutenção de via permanente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Operador de Trem de Metrô ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Trem de Metrô e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 8.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Trem de Metrô em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Trem de Metrô ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2024

O salário de Operador de Trem de Metrô mostrado aqui é resultado do levantamento de 414 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Trem de Metrô com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Trem de Metrô CBO 782605 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Trem de Metrô em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Operador de Trem de Metrô por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 41h 4.010,68 4.166,12 5.879,36 20,30 7.50%
Minas Gerais 40h 5.033,62 5.228,71 7.378,92 26,14 4.30%
Bahia 41h 2.648,62 2.751,27 3.882,68 13,51 6.20%
Rio de Janeiro 42h 2.490,01 2.586,52 3.650,17 12,45 6.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Trem de Metrô.

Dissídio de Operador de Trem de Metrô por cidade

Quanto ganha um Operador de Trem de Metrô nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Operador de Trem de Metrô na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Osasco, SP 43 3.388,02 3.519,33 4.966,58 16,45 4.30%
São Paulo, SP 39 4.868,30 5.056,99 7.136,57 26,19 4.10%
Belo Horizonte, MG 40 5.033,62 5.228,71 7.378,92 26,14 5.50%
Salvador, BA 40 2.703,10 2.807,87 3.962,55 13,90 4.20%
Rio de Janeiro, RJ 42 2.519,17 2.616,81 3.692,92 12,58 7.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Trem de Metrô. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Operador de Trem de Metrô no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana 3.891,83 4.042,67 5.705,14 6.00%
Transporte metroviário 4.309,01 4.476,02 6.316,69 6.30%
Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica 12.079,10 12.547,25 17.707,06 5.50%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.309,97 2.399,50 3.386,25 7.80%
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê 1.860,88 1.933,00 2.727,91 4.40%
Operadores turísticos 3.562,43 3.700,50 5.222,26 5.90%
Criação de bovinos para corte 3.476,27 3.611,00 5.095,95 8.10%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 2.589,63 2.690,00 3.796,21 5.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.