O dissídio de Operador de Telemarketing Técnico 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422320 no cargo de Operador de Telemarketing Técnico.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.969,51
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
14.005 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio Branco - AC
R$ 1.486,70
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
5.195 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Corretoras de Câmbio
R$ 5.670,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Teleatendimento
11.337 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de telemarketing técnico recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
O que faz um Operador de Telemarketing Técnico
O Operador de telemarketing técnico prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa Organiza e examina informações - disponíveis em sistema informatizado - sobre falhas e problemas anteriormente relatados por clientes e sobre as soluções ou respostas dadas.
Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível os manuais técnicos.
Examina roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, seguidos na comunicação com o cliente Identifica o cliente, registrando sua reclamação ou crítica em sistema informatizado.
Consulta o seu histórico de atendimento, quando necessário Analisa a falha na prestação de serviço descrita ou o problema no funcionamento de produto relatado pelo cliente, solicitando detalhes.
Verifica se a falha descrita ou o problema relatado decorre da forma de utilização do produto ou serviço pelo cliente, orientando-o sobre o uso correto.
Pode encaminhar instruções, desenhos e outras informações complementares por correio ou e-mail Fornece alternativas de solução da falha ou do problema, orientando o usuário na execução de procedimentos corretivos.
Em casos mais complexos, pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços técnicos internos da empresa, na busca da solução.
No caso de não encontrar a solução de imediato, abre ordem de serviço, comunicando ao cliente as providencias que serão tomadas Pode acionar serviços emergenciais para solução de problemas de saúde e situações de risco Registra o atendimento realizado em sistema informatizado específico.
Confirma e atualiza dados cadastrais do cliente Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como, por exemplo, a especificação de modelo do equipamento adquirido pelo cliente - e usando-os durante o atendimento.
Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do Operador de telemarketing técnico
O profissional Operador de Telemarketing Técnico deve prestar serviços técnicos e especializados, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes, demonstrar competências pessoais, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing técnico
Um Operador de telemarketing técnico deve consultar área técnica, solicitar providências técnicas junto à área competente, fornecer informações, reverter a insatisfação do cliente, finalizar pendências de serviços, demonstrar poder de persuasão, ouvir mensagem do cliente, realizar serviços a usuários de transporte e turismo, demonstrar agilidade de digitação, prestar suporte técnico a aplicativos (software), orientar o usuário, realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos, identificar-se ao cliente, demonstrar agilidade no atendimento, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, consultar supervisor, solicitar informações ao cliente, dar atendimento a usuários da internet, oferecer soluções, orientar a utilização de aplicativos (software), administrar conflitos, finalizar contato, verificar disponibilidade de entrega, enviar mensagens pós-atendimento, identificar necessidades do interlocutor, negociar valores, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, oferecer alternativas de produtos e serviços, finalizar pendência técnica, seguir o código de ética, atender usuários de língua estrangeira, identificar clientes potenciais, demonstrar capacidade de expressão oral, abordar o cliente, realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde, identificar problemas, informar relação custo-benefício, demonstrar empatia, consultar histórico, demonstrar o cliente a sua importância, abrir chamados técnicos (ordens de serviços), demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, apresentar produtos e serviços, atualizar cadastro por telefone, demonstrar clareza de dicção, trabalhar em equipe, orientar usuário de telefonia, acionar serviços emergenciais, descrever o produto, realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais, demonstrar capacidade de expressão escrita, demonstrar capacidade de compreensão escrita, consultar manuais, informar prazo de entrega, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), evidenciar vantagens do produto ou serviço, efetivar a venda, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, depurar informações, atualizar listas, registrar informações com precisão, demonstrar objetividade, oferecer formas e condições de pagamento, trabalhar a qualidade vocal, tomar decisões, autocontrolar-se, confirmar dados, realizar triagem de atendimento, esclarecer dúvidas, demonstrar aptidão à microinformática, argumentar com o cliente, orientar a utilização de equipamentos de informática, agendar retorno (follow-up), direcionar atendimento, confirmar dados cadastrais, informar disponibilidade de serviços agregados.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Operador de Telemarketing Técnico ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Telemarketing Técnico e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Telemarketing Técnico em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Telemarketing Técnico ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2025
O salário de Operador de Telemarketing Técnico mostrado aqui é resultado do levantamento de 20.754 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Telemarketing Técnico com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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