O dissídio de Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais).

Estado com maior salário médio

Paraná

R$ 2.699,65

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

289.312 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 2.353,52

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

38.591 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano

R$ 4.334,82

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional

444.660 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.

Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.

Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais)

O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.

Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.

Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.

Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.

Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).

Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.

Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.

Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.

Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.

Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.

Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.

Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.

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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

O profissional Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais) deve verificar documentos do veículo e da carga, prestar socorro, definir rotas, movimentar cargas volumosas e pesadas, transportar cargas, operar equipamentos, comunicar-se em tempo real, vistoriar cargas transportadas, trabalhar com segurança, realizar inspeções e reparos no veículo, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.

Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve conferir a posição dos animais na gaiola, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, demonstrar coerência, dominar funcionamento da máquina, cumprir leis de trânsito, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, montar relatório de avarias no veículo, inspecionar pneus, inspecionar parte mecânica, propor mudanças operacionais, demonstrar senso de responsabilidade, centralizar cargas, contatar seguradora, conferir mercadorias, realizar manutenção corretiva, transportar carga dimensionada em veículos especiais, transportar carga excedente em veículo específico, dominar noções básicas de condução econômica, inspecionar água e óleo, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, controlar tempo de descarga do concreto, distribuir peso da carga entre eixos, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, demonstrar determinação, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, isolar área de descarga, com cones, operar veículo com plataforma e motosserra, transportar concreto em caminhão betoneira, sinalizar local de acidente, pesquisar itinerários, conferir a carga com a nota fiscal, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, distribuir o peso em partes iguais, verificar vazamentos de carga, identificar irregularidades na superfície, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, operar equipamentos de combate a incêndio, arrumar carga de acordo com o peso, manusear carga com segurança, conferir ponto de carga na base (combustível), acionar o apoio da polícia militar rodoviária, respeitar os limites da sua força física, identificar ruídos estranhos do veículo, enviar mensagem de desvio de rota à central, examinar acondicionamento da carga, realizar manutenção preventiva, inspecionar ferramentas obrigatórias, transportar produtos minerais em caçamba, enlonar carga, evitar o raio de ação de empilhadeiras, comunicar a chegada e saída do cliente à central, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, inspecionar parte elétrica, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, inspecionar a lataria, anotar informações no diário de bordo, transportar contêiner em porta-contêineres, participar de treinamentos, verificar limite máximo de carga do veículo, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, movimentar cargas perigosas, controlar velocidade de batimento do balão, amarrar carga, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), operar rampa hidráulica (cegonheira), contar cabeças de animais, dimensionar peso da carga, obter informações precisas sobre o local do acidente, dominar noções básicas de primeiros socorros, ter consciência dos limites da máquina, realizar pequenos reparos no veículo, propor itinerários, travar locks de contêiner, transportar líquidos em caminhão-tanque, definir tempo de permanência na direção do veículo, transportar cargas vivas em gaiola, posicionar veículo para carga e descarga, transportar grãos em caminhões graneleiros, comunicar-se por rádio, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, coletar mercadorias, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, conferir quantidade de carga, demonstrar capacidade de resistência física, comunicar-se via satélite (sistema gps), verificar cabos de aço, medir altura da carga, desenvolver dirigibilidade para carga viva, identificar altura, comprimento e largura do veículo, identificar avarias na mercadoria, prestar serviços com qualidade, verificar certificados de vacina dos animais, elevar cargas, conferir lacre, conferir ponto de descarga de inflamável, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, manusear cargas por meio de empilhadeira, entregar mercadorias, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, definir ponto de equilíbrio da carga, comunicar a saída à central, comunicar a chegada à central, controlar descarga do concreto, conferir manifesto, planejar itinerário, operar empilhadeira com funções múltiplas, transportar carga resfriada em baú isotérmico, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, manusear alavanca de compressão da betoneira, selecionar veículo por tipo de carga, operar caminhão bomba de lança e arrasto, operar caminhão-pipa, trajar-se adequadamente, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), definir pontos de abastecimento, preservar integridade da carga, demonstrar rapidez de reflexos, operar sistema bottom load, conferir peso e volume da carga, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), conferir roteiro, carregar veículo com peso limite estabelecido, observar posicionamento de carga suspensa, gerenciar autonomia do veículo, dominar noções básicas de mecânica.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais) ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 4.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais) ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025

O salário de Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais) mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.184.387 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Motorista de Caminhão (rotas Regionais e Internacionais) CBO 782510 salário