O dissídio de Motorista de Caminhão-guincho Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782515 no cargo de Motorista de Caminhão-guincho Médio.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.706,95
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.173 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Monte Aprazível - SP
R$ 4.524,51
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
2.860 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista operacional de guincho opera caminhão do tipo guincho, para remoção de veículos Mantém o caminhão guincho preparado para atender às solicitações, verificando as suas condições de funcionamento.
Preenche fichas ou documentação com informações do veículo removido Detecta defeitos e avarias no caminhão guincho, fazendo pequenos reparos Cumpre legislação de trânsito, normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Motorista de Caminhão-guincho Médio
O Motorista operacional de guincho mantém o caminhão guincho preparado para atender às solicitações diárias, verificando instrumentos do painel e as condições de funcionamento dos dispositivos mecânicos e elétricos, dos freios, dos itens obrigatórios de segurança e dos equipamentos de comunicação Inspeciona o funcionamento de plataformas elevatórias e observa as condições da rampa de acesso veicular, de cabos e dos demais acessórios.
Mantém o caminhão guincho em boas condições de higiene e limpeza e em bom estado de conservação.
Recebe comunicação da central para atendimento e planeja itinerário para chegar ao local onde se encontra o veículo avariado, estimando tempo e verificando o melhor caminho Pode utilizar software de navegação e aplicativos de comunicação.
Pode estimar custos e calcular valores para a prestação do serviço Dirige e manobra o caminhão guincho, seguindo itinerário predefinido.
Isola a área onde está o veículo avariado.
Posiciona-se adequadamente para a operação de remoção Retira o usuário do local de risco.
Vistoria as condições do veículo a ser removido.
Pode destombar veículo avariado ou içá-lo de rios e ribanceiras Remove o veículo avariado, operando guincho leve-plataforma hidráulica, guincho médio-plataforma hidráulica, guincho pesado com lança e com torre telescópica ou outro similar Confere a instalação do veículo para o transporte, verificando os cabos, a capacidade máxima de carga e outras condições que possam provocar deslocamentos.
Preenche fichas ou documentação com informações do veículo removido, das condições do condutor, de local, data e hora da retirada do veículo, e do local de destino Vistoria o caminhão guincho, verificando regularmente os sistemas dos veículos, os níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento, o estado de pneus e o funcionamento de itens de segurança e de acessórios Detecta defeitos e avarias, fazendo pequenos reparos e, quando necessário, providenciando serviços especializados de manutenção.
Aplica princípios de direção defensiva, conduzindo o caminhão guincho de forma prudente Usa equipamentos de proteção individual, como luvas, botas e coletes refletivos Opera equipamentos de combate a incêndio.
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Funções do Motorista operacional de guincho
O profissional Motorista de Caminhão-guincho Médio deve transportar cargas, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, prestar socorro, definir rotas, guinchar e destombar veículos, vistoriar cargas transportadas, realizar inspeções e reparos no veículo, verificar documentos do veículo e da carga, comunicar-se em tempo real.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Motorista operacional de guincho
Um Motorista operacional de guincho deve guinchar veículos do meio do canteiro e de cima da faixa de rolamento, verificar cabos de aço, contatar seguradora, manusear carga com segurança, inspecionar a lataria, dominar noções básicas de condução econômica, destombar veículos com cargas inflamáveis, inspecionar parte elétrica, acionar o giroflex em situações de perigo, amarrar carga, posicionar cabos de aço em grau de equilíbrio, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, conectar mangueira de ar no freio do veículo rebocado, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, realizar pequenos reparos no veículo, operar guincho leve-plataforma hidráulica, remover veículos de passeio em asa-delta e plataforma, ter consciência dos limites da máquina, identificar avarias na mercadoria, comunicar a chegada à central, destombar caminhão frigorífico, identificar ruídos estranhos do veículo, remover veículos médios em plataforma, inspecionar pneus, gerenciar autonomia do veículo, inspecionar parte mecânica, guinchar caminhões e ônibus, selecionar veículo por tipo de carga, inspecionar água e óleo, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, operar guincho pesado (lança e torre telescópica), demonstrar capacidade de resistência física, dominar noções básicas de primeiros socorros, conferir mercadorias, verificar limite máximo de carga do veículo, guinchar veículos articulados tombados, preservar integridade da carga, conferir roteiro, isolar área de descarga, com cones, guinchar veículo com cardã quebrado, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, comunicar-se por rádio, retirar usuário do local de risco, comunicar a chegada e saída do cliente à central, destombar caminhão betoneira e cebolão, preservar local de acidente com vítimas, anotar informações no diário de bordo, guinchar caminhões vazios e ônibus quebrados, operar equipamentos de combate a incêndio, definir pontos de abastecimento, conferir bens e acessórios disponíveis no interior do carro acidentado, guinchar veículos engavetados por acidente, realizar manutenção preventiva, inspecionar equipamentos do guincho, montar relatório de avarias no veículo, sinalizar local de acidente, definir tempo de permanência na direção do veículo, comunicar a saída à central, limpar a pista com caminhão-pipa, carregar veículo com peso limite estabelecido, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, dominar noções básicas de mecânica, remover carro acidentado, operar guincho médio-plataforma hidráulica, desligar bateria do veículo acidentado, comunicar-se via satélite (sistema gps), respeitar os limites da sua força física, propor mudanças operacionais, içar veículos acidentados de rios e ribanceiras, demonstrar determinação, desenvolver dirigibilidade para carga viva, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, enviar mensagem de desvio de rota à central, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), cumprir leis de trânsito, propor itinerários, guinchar caminhões com freios travados, destombar caminhão e ônibus, demonstrar coerência, guinchar veículo com uso de munk, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, inspecionar ferramentas obrigatórias, prestar serviços para a concessionária, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, remover veículos pesados em sistema de lança, prestar serviços com qualidade, realizar manutenção corretiva, posicionar veículo para carga e descarga, participar de treinamentos, guinchar veículos com pivô dianteiro quebrado, obter informações precisas sobre o local do acidente, definir preço de remoção, identificar irregularidades na superfície, demonstrar senso de responsabilidade, operar guincho pesado, com munk, planejar itinerário, montar relatório de sinistros, remover caminhão pela traseira, desobstruir vias públicas e rodovias, dominar funcionamento da máquina, demonstrar rapidez de reflexos, observar posicionamento de carga suspensa, trajar-se adequadamente, patolar o guincho no terreno.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Motorista de Caminhão-guincho Médio ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão-guincho Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 3.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão-guincho Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Motorista de Caminhão-guincho Médio ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2024
O salário de Motorista de Caminhão-guincho Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 45001 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão-guincho Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Motorista de Caminhão-guincho Médio em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 2.605,95 | 2.706,95 | 3.820,13 | 12,50 | 4.70% |
Minas Gerais | 44h | 2.391,87 | 2.484,57 | 3.506,30 | 11,41 | 5.70% |
Paraná | 44h | 2.434,35 | 2.528,70 | 3.568,58 | 11,54 | 6.40% |
Bahia | 43h | 2.272,87 | 2.360,95 | 3.331,85 | 10,99 | 7.80% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.274,66 | 2.362,82 | 3.334,48 | 10,80 | 6.60% |
Santa Catarina | 44h | 2.522,56 | 2.620,33 | 3.697,88 | 11,95 | 4.90% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.273,99 | 2.362,12 | 3.333,50 | 11,01 | 8.20% |
Mato Grosso | 44h | 2.594,49 | 2.695,05 | 3.803,33 | 12,33 | 6.30% |
Goiás | 44h | 2.276,34 | 2.364,57 | 3.336,95 | 10,81 | 7.10% |
Pará | 43h | 2.577,97 | 2.677,88 | 3.779,11 | 12,34 | 6.80% |
Ceará | 44h | 2.401,45 | 2.494,53 | 3.520,35 | 11,40 | 5.80% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.294,78 | 2.383,72 | 3.363,98 | 10,95 | 7.60% |
Espírito Santo | 43h | 2.429,96 | 2.524,13 | 3.562,13 | 11,62 | 4.70% |
Maranhão | 43h | 2.266,71 | 2.354,56 | 3.322,83 | 10,83 | 7.60% |
Pernambuco | 44h | 2.303,27 | 2.392,54 | 3.376,42 | 10,99 | 8.20% |
Rio Grande do Norte | 43h | 2.323,46 | 2.413,51 | 3.406,02 | 11,17 | 6.00% |
Alagoas | 44h | 1.983,02 | 2.059,87 | 2.906,96 | 9,45 | 7.90% |
Piauí | 44h | 2.166,99 | 2.250,98 | 3.176,65 | 10,30 | 6.40% |
Rondônia | 44h | 2.234,18 | 2.320,77 | 3.275,14 | 10,58 | 6.60% |
Paraíba | 43h | 2.106,77 | 2.188,42 | 3.088,36 | 10,11 | 7.30% |
Amazonas | 43h | 2.242,62 | 2.329,53 | 3.287,51 | 10,77 | 8.30% |
Tocantins | 44h | 2.183,81 | 2.268,45 | 3.201,31 | 10,38 | 6.60% |
Sergipe | 42h | 1.958,81 | 2.034,73 | 2.871,47 | 9,65 | 5.40% |
Distrito Federal | 44h | 2.236,08 | 2.322,75 | 3.277,93 | 10,65 | 4.80% |
Roraima | 44h | 2.181,54 | 2.266,09 | 3.197,97 | 10,32 | 6.50% |
Acre | 44h | 2.177,04 | 2.261,42 | 3.191,38 | 10,28 | 7.90% |
Amapá | 44h | 2.325,33 | 2.415,45 | 3.408,76 | 11,05 | 6.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Motorista de Caminhão-guincho Médio. |
Dissídio de Motorista de Caminhão-guincho Médio por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 2.567,01 | 2.666,50 | 3.763,04 | 12,27 | 4.70% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 2.294,91 | 2.383,86 | 3.364,17 | 10,99 | 5.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.333,67 | 2.424,11 | 3.420,98 | 11,29 | 8.10% |
Curitiba, PR | 44 | 2.367,96 | 2.459,74 | 3.471,26 | 11,27 | 6.50% |
Ribeirão Preto, SP | 42 | 2.454,52 | 2.549,65 | 3.598,15 | 12,11 | 8.10% |
Fortaleza, CE | 44 | 2.514,43 | 2.611,88 | 3.685,96 | 11,95 | 5.40% |
Ourinhos, SP | 43 | 2.213,97 | 2.299,78 | 3.245,51 | 10,60 | 7.50% |
Salvador, BA | 44 | 2.273,51 | 2.361,63 | 3.332,80 | 10,81 | 6.90% |
Parauapebas, PA | 43 | 2.774,05 | 2.881,56 | 4.066,55 | 13,35 | 5.90% |
São Luís, MA | 44 | 2.257,87 | 2.345,38 | 3.309,87 | 10,75 | 4.60% |
Serra, ES | 44 | 2.466,32 | 2.561,91 | 3.615,44 | 11,74 | 7.90% |
Goiânia, GO | 44 | 2.246,56 | 2.333,63 | 3.293,30 | 10,68 | 6.60% |
Contagem, MG | 43 | 2.380,62 | 2.472,88 | 3.489,81 | 11,51 | 4.80% |
Porto Alegre, RS | 43 | 2.006,08 | 2.083,83 | 2.940,77 | 9,73 | 7.60% |
Aparecida de Goiânia, GO | 44 | 2.257,96 | 2.345,47 | 3.310,00 | 10,69 | 4.90% |
Campo Grande, MS | 43 | 2.122,02 | 2.204,26 | 3.110,72 | 10,21 | 8.20% |
Cuiabá, MT | 43 | 2.260,35 | 2.347,95 | 3.313,50 | 10,88 | 5.50% |
Mariana, MG | 44 | 2.536,83 | 2.635,15 | 3.718,81 | 11,98 | 7.80% |
Barueri, SP | 43 | 2.784,91 | 2.892,85 | 4.082,48 | 13,52 | 5.90% |
Maceió, AL | 44 | 1.898,91 | 1.972,50 | 2.783,65 | 9,05 | 7.00% |
Brasília, DF | 44 | 2.236,08 | 2.322,75 | 3.277,93 | 10,65 | 6.70% |
São Jose, SC | 44 | 2.505,89 | 2.603,01 | 3.673,44 | 11,85 | 5.30% |
Recife, PE | 43 | 2.224,75 | 2.310,97 | 3.261,31 | 10,66 | 7.70% |
Manaus, AM | 43 | 2.198,30 | 2.283,50 | 3.222,54 | 10,58 | 7.70% |
Nova Lima, MG | 43 | 2.771,26 | 2.878,67 | 4.062,46 | 13,26 | 6.20% |
Sinop, MT | 44 | 2.788,96 | 2.897,05 | 4.088,41 | 13,18 | 4.90% |
Belém, PA | 43 | 2.375,08 | 2.467,14 | 3.481,69 | 11,44 | 6.70% |
Três Lagoas, MS | 43 | 2.496,55 | 2.593,31 | 3.659,75 | 11,94 | 4.20% |
Uberlândia, MG | 44 | 1.985,81 | 2.062,78 | 2.911,05 | 9,40 | 7.00% |
Cotia, SP | 40 | 2.249,51 | 2.336,69 | 3.297,61 | 11,81 | 6.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Motorista de Caminhão-guincho Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Motorista de Caminhão-guincho Médio no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços de reboque de veículos | 2.101,19 | 2.182,63 | 3.080,19 | 4.10% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.388,94 | 2.481,53 | 3.502,01 | 7.10% | |
Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica | 2.387,53 | 2.480,06 | 3.499,94 | 5.40% | |
Serviços de operação e fornecimento de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas para uso em obras | 2.556,77 | 2.655,87 | 3.748,04 | 4.40% | |
Construção de edifícios | 2.642,02 | 2.744,41 | 3.873,00 | 4.30% | |
Serviços de engenharia | 2.502,58 | 2.599,57 | 3.668,60 | 6.60% | |
Instalação e manutenção elétrica | 2.173,09 | 2.257,31 | 3.185,58 | 5.00% | |
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados | 2.028,69 | 2.107,31 | 2.973,90 | 5.50% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 2.663,68 | 2.766,91 | 3.904,75 | 5.20% | |
Obras de montagem industrial | 2.957,00 | 3.071,60 | 4.334,73 | 4.10% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.312,52 | 2.402,15 | 3.389,99 | 6.50% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 2.589,35 | 2.689,70 | 3.795,79 | 8.20% | |
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador | 2.457,55 | 2.552,80 | 3.602,59 | 5.40% | |
Carga e descarga | 2.634,57 | 2.736,68 | 3.862,08 | 5.10% | |
Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda | 2.551,83 | 2.650,73 | 3.740,79 | 6.40% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 2.674,34 | 2.777,99 | 3.920,38 | 8.30% | |
Coleta de resíduos não-perigosos | 2.459,19 | 2.554,50 | 3.604,99 | 8.00% | |
Instalação de máquinas e equipamentos industriais | 3.247,81 | 3.373,69 | 4.761,05 | 7.70% | |
Fabricação de estruturas metálicas | 2.704,29 | 2.809,10 | 3.964,28 | 4.10% | |
Manutenção de redes de distribuição de energia elétrica | 2.125,73 | 2.208,12 | 3.116,17 | 8.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |