O dissídio de Motorista de Caminhão-betoneira 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Motorista de Caminhão-betoneira.
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 2.699,65
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
289.312 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.353,52
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
38.591 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano
R$ 4.334,82
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional
444.660 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.
Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.
Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Motorista de Caminhão-betoneira
O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.
Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.
Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.
Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.
Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).
Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.
Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.
Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.
Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.
Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.
Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.
Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.
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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
O profissional Motorista de Caminhão-betoneira deve comunicar-se em tempo real, movimentar cargas volumosas e pesadas, definir rotas, verificar documentos do veículo e da carga, transportar cargas, operar equipamentos, realizar inspeções e reparos no veículo, trabalhar com segurança, vistoriar cargas transportadas, prestar socorro, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.
Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve manusear carga com segurança, ter consciência dos limites da máquina, travar locks de contêiner, conferir ponto de carga na base (combustível), operar caminhão bomba de lança e arrasto, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), controlar descarga do concreto, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, transportar carga dimensionada em veículos especiais, comunicar-se por rádio, operar veículo com plataforma e motosserra, comunicar-se via satélite (sistema gps), conferir peso e volume da carga, anotar informações no diário de bordo, manusear cargas por meio de empilhadeira, trajar-se adequadamente, carregar veículo com peso limite estabelecido, operar empilhadeira com funções múltiplas, planejar itinerário, conferir manifesto, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, montar relatório de avarias no veículo, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, inspecionar a lataria, gerenciar autonomia do veículo, distribuir o peso em partes iguais, observar posicionamento de carga suspensa, amarrar carga, dominar funcionamento da máquina, definir tempo de permanência na direção do veículo, contatar seguradora, propor itinerários, enviar mensagem de desvio de rota à central, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, demonstrar capacidade de resistência física, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, transportar carga excedente em veículo específico, preservar integridade da carga, identificar irregularidades na superfície, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, operar equipamentos de combate a incêndio, transportar produtos minerais em caçamba, respeitar os limites da sua força física, evitar o raio de ação de empilhadeiras, verificar certificados de vacina dos animais, enlonar carga, distribuir peso da carga entre eixos, arrumar carga de acordo com o peso, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), transportar contêiner em porta-contêineres, inspecionar água e óleo, coletar mercadorias, identificar avarias na mercadoria, inspecionar ferramentas obrigatórias, definir ponto de equilíbrio da carga, inspecionar pneus, conferir roteiro, realizar manutenção corretiva, contar cabeças de animais, transportar carga resfriada em baú isotérmico, operar sistema bottom load, prestar serviços com qualidade, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), dominar noções básicas de mecânica, identificar ruídos estranhos do veículo, dimensionar peso da carga, comunicar a chegada e saída do cliente à central, conferir lacre, elevar cargas, controlar tempo de descarga do concreto, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, propor mudanças operacionais, centralizar cargas, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, verificar vazamentos de carga, medir altura da carga, conferir a posição dos animais na gaiola, transportar cargas vivas em gaiola, verificar limite máximo de carga do veículo, participar de treinamentos, comunicar a chegada à central, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, operar caminhão-pipa, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, posicionar veículo para carga e descarga, transportar concreto em caminhão betoneira, conferir mercadorias, verificar cabos de aço, dominar noções básicas de condução econômica, inspecionar parte mecânica, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, examinar acondicionamento da carga, obter informações precisas sobre o local do acidente, controlar velocidade de batimento do balão, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, dominar noções básicas de primeiros socorros, selecionar veículo por tipo de carga, transportar líquidos em caminhão-tanque, comunicar a saída à central, demonstrar determinação, demonstrar senso de responsabilidade, desenvolver dirigibilidade para carga viva, sinalizar local de acidente, operar rampa hidráulica (cegonheira), posicionar-se adequadamente para operação de remoção, movimentar cargas perigosas, identificar altura, comprimento e largura do veículo, cumprir leis de trânsito, conferir ponto de descarga de inflamável, manusear alavanca de compressão da betoneira, pesquisar itinerários, realizar pequenos reparos no veículo, realizar manutenção preventiva, conferir a carga com a nota fiscal, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, demonstrar coerência, isolar área de descarga, com cones, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, conferir quantidade de carga, transportar grãos em caminhões graneleiros, entregar mercadorias, demonstrar rapidez de reflexos, definir pontos de abastecimento, inspecionar parte elétrica.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Motorista de Caminhão-betoneira ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão-betoneira e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 7.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão-betoneira em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista de Caminhão-betoneira ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025
O salário de Motorista de Caminhão-betoneira mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.184.387 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão-betoneira com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: