O dissídio de Motorista de Caminhão-betoneira 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Motorista de Caminhão-betoneira.
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 2.643,96
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
284.813 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Barra do Quarai - RS
R$ 4.099,36
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
38.262 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.
Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.
Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Motorista de Caminhão-betoneira
O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.
Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.
Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.
Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.
Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).
Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.
Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.
Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.
Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.
Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.
Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.
Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.
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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
O profissional Motorista de Caminhão-betoneira deve movimentar cargas volumosas e pesadas, verificar documentos do veículo e da carga, demonstrar competências pessoais, realizar inspeções e reparos no veículo, comunicar-se em tempo real, operar equipamentos, transportar cargas, prestar socorro, definir rotas, trabalhar com segurança, vistoriar cargas transportadas.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve inspecionar água e óleo, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, realizar manutenção preventiva, conferir roteiro, centralizar cargas, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), prestar serviços com qualidade, inspecionar a lataria, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, planejar itinerário, elevar cargas, identificar ruídos estranhos do veículo, comunicar-se via satélite (sistema gps), identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), operar caminhão bomba de lança e arrasto, anotar informações no diário de bordo, arrumar carga de acordo com o peso, transportar produtos minerais em caçamba, sinalizar local de acidente, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, entregar mercadorias, montar relatório de avarias no veículo, manusear carga com segurança, transportar carga resfriada em baú isotérmico, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, desenvolver dirigibilidade para carga viva, inspecionar parte elétrica, isolar área de descarga, com cones, contar cabeças de animais, comunicar a saída à central, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, observar posicionamento de carga suspensa, controlar velocidade de batimento do balão, transportar concreto em caminhão betoneira, contatar seguradora, demonstrar determinação, distribuir o peso em partes iguais, dominar funcionamento da máquina, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), acionar o apoio da polícia militar rodoviária, ter consciência dos limites da máquina, manusear cargas por meio de empilhadeira, propor mudanças operacionais, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, inspecionar pneus, definir tempo de permanência na direção do veículo, obter informações precisas sobre o local do acidente, operar veículo com plataforma e motosserra, verificar certificados de vacina dos animais, examinar acondicionamento da carga, medir altura da carga, conferir ponto de carga na base (combustível), coletar mercadorias, preservar integridade da carga, cumprir leis de trânsito, conferir peso e volume da carga, conferir lacre, comunicar a chegada à central, verificar cabos de aço, selecionar veículo por tipo de carga, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, identificar irregularidades na superfície, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, propor itinerários, demonstrar coerência, comunicar a chegada e saída do cliente à central, comunicar-se por rádio, controlar descarga do concreto, transportar cargas vivas em gaiola, manusear alavanca de compressão da betoneira, dominar noções básicas de mecânica, controlar tempo de descarga do concreto, pesquisar itinerários, transportar grãos em caminhões graneleiros, transportar carga excedente em veículo específico, inspecionar parte mecânica, identificar altura, comprimento e largura do veículo, operar equipamentos de combate a incêndio, evitar o raio de ação de empilhadeiras, verificar limite máximo de carga do veículo, operar empilhadeira com funções múltiplas, travar locks de contêiner, conferir quantidade de carga, transportar contêiner em porta-contêineres, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, identificar avarias na mercadoria, trajar-se adequadamente, realizar manutenção corretiva, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, gerenciar autonomia do veículo, transportar carga dimensionada em veículos especiais, conferir mercadorias, definir pontos de abastecimento, demonstrar capacidade de resistência física, operar caminhão-pipa, conferir ponto de descarga de inflamável, demonstrar senso de responsabilidade, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, enviar mensagem de desvio de rota à central, conferir a carga com a nota fiscal, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, verificar vazamentos de carga, enlonar carga, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, inspecionar ferramentas obrigatórias, posicionar veículo para carga e descarga, carregar veículo com peso limite estabelecido, dimensionar peso da carga, conferir a posição dos animais na gaiola, operar sistema bottom load, movimentar cargas perigosas, dominar noções básicas de primeiros socorros, distribuir peso da carga entre eixos, respeitar os limites da sua força física, participar de treinamentos, amarrar carga, realizar pequenos reparos no veículo, demonstrar rapidez de reflexos, transportar líquidos em caminhão-tanque, operar rampa hidráulica (cegonheira), definir ponto de equilíbrio da carga, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, conferir manifesto, dominar noções básicas de condução econômica, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Motorista de Caminhão-betoneira ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão-betoneira e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 8.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão-betoneira em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Motorista de Caminhão-betoneira ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2024
O salário de Motorista de Caminhão-betoneira mostrado aqui é resultado do levantamento de 1148470 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão-betoneira com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Motorista de Caminhão-betoneira em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.452,92 | 2.547,98 | 3.595,79 | 11,64 | 5.60% |
Minas Gerais | 44h | 2.228,13 | 2.314,48 | 3.266,27 | 10,63 | 5.20% |
Paraná | 44h | 2.545,31 | 2.643,96 | 3.731,24 | 12,06 | 6.80% |
Santa Catarina | 44h | 2.385,48 | 2.477,94 | 3.496,94 | 11,30 | 7.70% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.350,18 | 2.441,26 | 3.445,18 | 11,14 | 6.50% |
Goiás | 44h | 2.010,95 | 2.088,88 | 2.947,90 | 9,56 | 7.40% |
Mato Grosso | 44h | 2.507,89 | 2.605,09 | 3.676,37 | 11,89 | 7.20% |
Bahia | 44h | 2.263,15 | 2.350,86 | 3.317,61 | 10,78 | 6.60% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.119,18 | 2.201,32 | 3.106,56 | 10,20 | 7.30% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.125,79 | 2.208,18 | 3.116,25 | 10,10 | 5.00% |
Espírito Santo | 43h | 2.202,64 | 2.288,01 | 3.228,91 | 10,57 | 5.20% |
Pará | 43h | 2.439,96 | 2.534,52 | 3.576,79 | 11,65 | 5.30% |
Pernambuco | 43h | 2.316,17 | 2.405,94 | 3.395,33 | 11,06 | 6.10% |
Ceará | 44h | 2.067,97 | 2.148,12 | 3.031,49 | 9,84 | 4.70% |
Maranhão | 44h | 2.287,24 | 2.375,89 | 3.352,93 | 10,92 | 7.50% |
Rondônia | 44h | 2.242,38 | 2.329,29 | 3.287,16 | 10,63 | 6.90% |
Tocantins | 44h | 2.264,56 | 2.352,33 | 3.319,68 | 10,74 | 5.00% |
Distrito Federal | 44h | 1.960,42 | 2.036,40 | 2.873,82 | 9,30 | 7.40% |
Alagoas | 44h | 1.886,41 | 1.959,53 | 2.765,34 | 8,96 | 8.00% |
Rio Grande do Norte | 44h | 2.181,85 | 2.266,41 | 3.198,42 | 10,36 | 6.90% |
Amazonas | 43h | 2.140,57 | 2.223,53 | 3.137,91 | 10,27 | 8.00% |
Paraíba | 44h | 2.123,62 | 2.205,92 | 3.113,06 | 10,06 | 4.90% |
Piauí | 44h | 2.054,59 | 2.134,22 | 3.011,87 | 9,75 | 6.90% |
Sergipe | 43h | 1.972,60 | 2.049,05 | 2.891,68 | 9,47 | 5.30% |
Acre | 44h | 1.865,42 | 1.937,72 | 2.734,57 | 8,83 | 7.70% |
Roraima | 44h | 2.042,96 | 2.122,14 | 2.994,83 | 9,69 | 5.40% |
Amapá | 44h | 2.109,01 | 2.190,75 | 3.091,65 | 10,00 | 5.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Motorista de Caminhão-betoneira. |
Dissídio de Motorista de Caminhão-betoneira por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 2.513,12 | 2.610,52 | 3.684,05 | 11,94 | 5.40% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.086,97 | 2.167,86 | 3.059,34 | 10,01 | 4.20% |
Curitiba, PR | 44 | 2.512,01 | 2.609,37 | 3.682,42 | 11,91 | 4.70% |
Guarulhos, SP | 44 | 2.596,93 | 2.697,58 | 3.806,90 | 12,30 | 4.70% |
Goiânia, GO | 44 | 1.924,62 | 1.999,22 | 2.821,35 | 9,15 | 5.50% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 2.195,98 | 2.281,09 | 3.219,14 | 10,45 | 6.90% |
Maringá, PR | 44 | 2.520,46 | 2.618,14 | 3.694,80 | 11,92 | 5.90% |
Contagem, MG | 44 | 2.218,88 | 2.304,87 | 3.252,71 | 10,56 | 7.40% |
Brasília, DF | 44 | 1.960,42 | 2.036,40 | 2.873,82 | 9,30 | 5.10% |
Campo Grande, MS | 44 | 2.027,82 | 2.106,41 | 2.972,63 | 9,60 | 7.00% |
Uberlândia, MG | 44 | 2.262,35 | 2.350,03 | 3.316,44 | 10,74 | 4.30% |
Manaus, AM | 43 | 2.131,01 | 2.213,61 | 3.123,91 | 10,23 | 4.30% |
Itajaí, SC | 44 | 2.262,36 | 2.350,05 | 3.316,46 | 10,71 | 7.20% |
Fortaleza, CE | 43 | 2.088,51 | 2.169,45 | 3.061,60 | 9,98 | 6.30% |
Cuiabá, MT | 44 | 2.373,29 | 2.465,27 | 3.479,06 | 11,27 | 8.20% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 2.398,48 | 2.491,44 | 3.515,99 | 11,36 | 6.30% |
Barueri, SP | 43 | 2.558,37 | 2.657,53 | 3.750,38 | 12,37 | 7.10% |
Rondonópolis, MT | 44 | 2.471,04 | 2.566,81 | 3.622,36 | 11,71 | 6.20% |
Serra, ES | 43 | 2.278,27 | 2.366,57 | 3.339,78 | 11,01 | 4.90% |
Aparecida de Goiânia, GO | 43 | 1.837,78 | 1.909,00 | 2.694,04 | 8,79 | 5.80% |
Ponta Grossa, PR | 44 | 2.634,72 | 2.736,84 | 3.862,31 | 12,47 | 4.50% |
Betim, MG | 43 | 2.313,15 | 2.402,80 | 3.390,90 | 11,09 | 5.50% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 2.467,83 | 2.563,47 | 3.617,65 | 11,69 | 5.20% |
Chapeco, SC | 44 | 2.644,68 | 2.747,18 | 3.876,90 | 12,52 | 8.20% |
São José dos Pinhais, PR | 44 | 2.621,84 | 2.723,46 | 3.843,43 | 12,43 | 5.20% |
Duque de Caxias, RJ | 43 | 2.250,65 | 2.337,88 | 3.299,29 | 10,81 | 5.80% |
Rio Verde, GO | 44 | 2.163,17 | 2.247,01 | 3.171,05 | 10,25 | 6.10% |
Anápolis, GO | 44 | 2.058,98 | 2.138,78 | 3.018,30 | 9,77 | 8.30% |
Campinas, SP | 44 | 2.350,62 | 2.441,72 | 3.445,83 | 11,14 | 7.20% |
Salvador, BA | 43 | 2.169,51 | 2.253,60 | 3.180,35 | 10,38 | 7.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Motorista de Caminhão-betoneira. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Motorista de Caminhão-betoneira no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.398,49 | 2.491,44 | 3.516,00 | 7.20% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.262,50 | 2.350,19 | 3.316,66 | 8.00% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 2.423,16 | 2.517,07 | 3.552,17 | 4.40% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 2.425,89 | 2.519,91 | 3.556,17 | 6.30% | |
Comércio varejista de materiais de construção em geral | 2.080,98 | 2.161,63 | 3.050,56 | 6.70% | |
Obras de terraplenagem | 2.337,71 | 2.428,31 | 3.426,90 | 4.50% | |
Construção de edifícios | 2.342,59 | 2.433,38 | 3.434,06 | 6.70% | |
Coleta de resíduos não-perigosos | 2.292,48 | 2.381,33 | 3.360,60 | 6.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.204,75 | 2.290,20 | 3.232,00 | 7.60% | |
Fabricação de açúcar em bruto | 2.186,56 | 2.271,31 | 3.205,34 | 5.10% | |
Cultivo de cana-de-açúcar | 2.195,23 | 2.280,31 | 3.218,04 | 5.80% | |
Cultivo de soja | 2.826,25 | 2.935,79 | 4.143,07 | 7.00% | |
Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante | 2.071,93 | 2.152,24 | 3.037,30 | 4.20% | |
Fabricação de álcool | 2.250,48 | 2.337,70 | 3.299,03 | 6.60% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 2.293,74 | 2.382,64 | 3.362,46 | 6.50% | |
Serviços de engenharia | 2.296,54 | 2.385,55 | 3.366,56 | 7.50% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 2.444,35 | 2.539,09 | 3.583,24 | 6.00% | |
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral | 2.080,69 | 2.161,34 | 3.050,14 | 4.50% | |
Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos | 2.204,25 | 2.289,68 | 3.231,27 | 4.50% | |
Comércio varejista de materiais de construção | 2.168,28 | 2.252,31 | 3.178,53 | 7.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |