O dissídio de Mecânico de Motor a Diesel 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Mecânico de Motor a Diesel.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.768,01

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.095 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Apore - GO

R$ 4.438,57

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.809 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

O que faz um Mecânico de Motor a Diesel

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O profissional Mecânico de Motor a Diesel deve testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, substituir peças dos diversos sistemas, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, demonstrar competências pessoais, reparar componentes e sistemas de veículos, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve trocar mangueiras, correias e polias, testar sistema de transmissão no veículo, trocar molas, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, remover o motor do veículo, identificar sons no ambiente, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, sangrar sistema de freios, ajustar cubos de rodas, trocar válvulas pneumáticas, reparar sistema de carga e partida, drenar filtros da linha de alimentação, testar desempenho do motor em dinamômetro, substituir braços do sistema, reparar sistema de escapamento, trocar radiadores, testar pressão de alimentação e vazão, trocar buchas, preencher ordem de serviço, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, identificar áreas de risco, testar válvulas injetoras, trocar filtros e lubrificantes, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, trocar amortecedores, trocar válvula injetora, confirmar plano de manutenção com o cliente, trocar rolamentos de rodas, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, reparar caixa de direção, manter relacionamento interpessoal, interpretar diagramas eletroeletrônicos, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, manter o local de trabalho organizado, reparar bomba d'água, reparar bomba de combustível, trabalhar com atenção seletiva, reparar bomba hidráulica da direção, orientar o cliente no uso correto do veículo, reparar chassis, reparar válvulas pneumáticas, enviar peças para retificação, testar estanqueidade do sistema de alimentação, interpretar desenhos e normas técnicas, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trocar componentes eletroeletrônicos, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), coordenar braços e pernas, reparar sistema de sobrealimentação, identificar o trabalho a ser realizado, trocar sistema de embreagem, trocar peças do sistema de escapamento, regular freios, trocar tensores, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, estimar tempo de execução, substituir bolsas de ar, trocar vedantes de óleo e água, manter-se atualizado profissionalmente, reparar válvula injetora (diesel), ajustar válvulas no motor, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, limpar filtros de transmissão, trocar terminais esféricos (pivôs), alinhar sistema de direção, testar circuitos eletroeletrônicos, trocar componentes da unidade hidráulica, lubrificar articulações da suspensão, desmontar o motor, realizar manutenção do compressor de ar, demonstrar orientação espacial, realizar manutenção da bomba hidráulica, montar motor, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, testar motor no veículo, realizar teste de emissão de poluentes, realizar o trabalho de modo eficiente, trabalhar em equipe, identificar tipos de transmissão e funcionamento, reparar bomba injetora, trocar fluidos hidráulicos, vestir equipamentos de proteção individual, conferir peças no recebimento, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, cumprir compromissos assumidos, efetuar limpeza geral, demonstrar destreza manual, avaliar satisfação do cliente, orçar serviços manuais e por computador, substituir agregados da suspensão, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, reparar unidade hidráulica, ajustar componentes pneumáticos, trabalhar com responsabilidade, trocar sensores térmicos, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, desmontar sistema de transmissão, reparar sistema elétrico, controlar dimensional das peças, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, instalar motor no veículo, remover sistemas de transmissão, instalar sistemas de transmissão no veículo, trocar peças com defeito de fabricação, preencher requisição de material, regular sistema de ignição e injeção, reparar sistema de arrefecimento.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Motor a Diesel ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Motor a Diesel e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 6.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Motor a Diesel em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Motor a Diesel ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025

O salário de Mecânico de Motor a Diesel mostrado aqui é resultado do levantamento de 41703 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Motor a Diesel com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Motor a Diesel CBO 914425 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Mecânico de Motor a Diesel em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mecânico de Motor a Diesel por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 44h 2.664,73 2.768,01 3.906,30 12,66 6.50%
Minas Gerais 43h 2.218,01 2.303,97 3.251,44 10,62 5.10%
Paraná 44h 2.317,91 2.407,74 3.397,88 11,00 5.50%
Santa Catarina 44h 2.462,29 2.557,72 3.609,54 11,65 5.70%
Rio Grande do Sul 44h 2.346,41 2.437,35 3.439,66 11,12 6.00%
Goiás 44h 2.394,19 2.486,98 3.509,70 11,37 4.80%
Rio de Janeiro 43h 2.401,08 2.494,14 3.519,80 11,52 5.20%
Mato Grosso 44h 2.460,33 2.555,68 3.606,65 11,66 6.10%
Mato Grosso do Sul 44h 2.599,62 2.700,37 3.810,84 12,36 5.60%
Bahia 43h 2.012,20 2.090,19 2.949,73 9,62 4.40%
Espírito Santo 44h 2.171,96 2.256,14 3.183,94 10,35 7.10%
Pará 44h 2.068,12 2.148,27 3.031,70 9,87 4.30%
Pernambuco 44h 1.987,24 2.064,26 2.913,14 9,48 6.10%
Ceará 44h 2.223,28 2.309,45 3.259,17 10,56 5.80%
Maranhão 43h 2.230,37 2.316,81 3.269,55 10,84 5.80%
Rondônia 44h 2.037,84 2.116,82 2.987,32 9,67 5.60%
Distrito Federal 43h 2.184,77 2.269,44 3.202,70 10,52 7.60%
Amazonas 44h 2.454,64 2.549,78 3.598,32 11,71 6.50%
Sergipe 44h 1.951,57 2.027,21 2.860,86 9,26 5.90%
Alagoas 44h 1.854,05 1.925,90 2.717,89 8,80 7.70%
Tocantins 43h 2.058,15 2.137,92 3.017,09 9,85 6.80%
Paraíba 44h 1.947,33 2.022,80 2.854,63 9,21 6.10%
Piauí 44h 1.839,63 1.910,93 2.696,76 8,76 4.90%
Rio Grande do Norte 44h 1.866,31 1.938,64 2.735,87 8,85 7.80%
Amapá 44h 2.193,79 2.278,82 3.215,94 10,37 8.30%
Acre 44h 1.968,91 2.045,22 2.886,28 9,32 7.30%
Roraima 44h 1.987,68 2.064,72 2.913,79 9,46 6.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Motor a Diesel.

Dissídio de Mecânico de Motor a Diesel por cidade

Quanto ganha um Mecânico de Motor a Diesel nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mecânico de Motor a Diesel na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo, SP 43 2.857,62 2.968,37 4.189,05 13,74 5.50%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.498,70 2.595,54 3.662,90 11,95 5.60%
Belo Horizonte, MG 44 2.160,00 2.243,71 3.166,40 10,29 5.20%
Curitiba, PR 43 2.534,76 2.633,00 3.715,78 12,15 5.20%
Goiânia, GO 44 2.340,70 2.431,42 3.431,29 11,11 5.20%
Três Lagoas, MS 44 2.501,73 2.598,69 3.667,35 11,86 6.10%
Contagem, MG 43 2.320,60 2.410,54 3.401,83 11,10 5.80%
Ribeirão Preto, SP 43 2.864,36 2.975,37 4.198,94 13,70 8.30%
Uberlândia, MG 44 2.221,31 2.307,40 3.256,28 10,53 4.10%
Rio Verde, GO 44 2.208,52 2.294,12 3.237,53 10,50 4.40%
Ponta Grossa, PR 44 2.006,39 2.084,15 2.941,22 9,52 8.00%
Campinas, SP 44 2.816,30 2.925,45 4.128,48 13,31 4.70%
Guarulhos, SP 44 3.052,40 3.170,70 4.474,59 14,44 8.00%
Rondonópolis, MT 44 2.210,29 2.295,96 3.240,12 10,48 5.20%
Campo Grande, MS 44 2.112,88 2.194,77 3.097,32 10,07 7.90%
Brasília, DF 43 2.184,77 2.269,44 3.202,70 10,52 6.70%
Itajaí, SC 44 2.751,56 2.858,21 4.033,59 13,00 6.70%
Porto Alegre, RS 44 2.498,24 2.595,06 3.662,23 11,90 8.30%
Jundiaí, SP 44 2.698,57 2.803,16 3.955,90 12,74 7.00%
Maringá, PR 43 2.347,32 2.438,29 3.440,99 11,24 5.70%
Fortaleza, CE 44 2.297,61 2.386,66 3.368,13 10,87 7.10%
Cuiabá, MT 44 2.430,98 2.525,20 3.563,64 11,58 5.20%
Cascavel, PR 44 2.293,78 2.382,68 3.362,51 10,86 4.20%
Manaus, AM 44 2.425,27 2.519,26 3.555,26 11,58 5.60%
Chapeco, SC 44 2.690,10 2.794,36 3.943,49 12,73 5.40%
Limeira, SP 44 2.952,94 3.067,39 4.328,79 13,96 8.30%
Lençóis Paulista, SP 44 2.921,31 3.034,53 4.282,42 13,88 7.80%
Uberaba, MG 43 2.331,81 2.422,19 3.418,26 11,20 4.90%
Guaíba, RS 43 2.724,38 2.829,97 3.993,74 13,07 6.30%
Mucuri, BA 43 1.988,29 2.065,35 2.914,69 9,51 7.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Motor a Diesel. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mecânico de Motor a Diesel no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.141,66 2.224,67 3.139,52 7.80%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.100,52 2.181,93 3.079,20 5.90%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.489,66 2.586,15 3.649,66 4.70%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 2.550,39 2.649,24 3.738,69 5.00%
Comércio por atacado de caminhões novos e usados 2.026,05 2.104,58 2.970,04 7.30%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana 2.350,69 2.441,80 3.445,94 4.60%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 2.059,20 2.139,00 3.018,63 5.50%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional 2.690,75 2.795,03 3.944,43 7.70%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal 2.435,98 2.530,39 3.570,96 8.20%
Fabricação de álcool 3.505,37 3.641,23 5.138,61 7.70%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana 2.534,06 2.632,27 3.714,74 6.10%
Transporte rodoviário de produtos perigosos 2.518,33 2.615,93 3.691,68 7.50%
Fabricação de açúcar em bruto 2.791,84 2.900,04 4.092,62 5.80%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual 2.576,25 2.676,10 3.776,59 5.40%
Locação de automóveis sem condutor 2.743,90 2.850,25 4.022,35 7.40%
Construção de rodovias e ferrovias 3.423,55 3.556,24 5.018,67 4.80%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal 2.578,89 2.678,84 3.780,47 6.30%
Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar 1.919,66 1.994,06 2.814,07 7.90%
Coleta de resíduos não-perigosos 2.742,00 2.848,27 4.019,56 6.50%
Obras de terraplenagem 3.011,27 3.127,97 4.414,29 7.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.