O dissídio de Mecânico de Manutenção de Ônibus 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.835,79
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.408 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 2.211,53
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
2.005 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Extração de Carvão Mineral
R$ 5.296,43
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços de Manutenção e Reparação Mecânica de Veículos Automotores
8.073 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
O que faz um Mecânico de Manutenção de Ônibus
O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas.
Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
O profissional Mecânico de Manutenção de Ônibus deve testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, elaborar plano de manutenção, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, realizar o trabalho com segurança, substituir peças dos diversos sistemas.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve identificar tipos de transmissão e funcionamento, estimar tempo de execução, trocar amortecedores, testar circuitos eletroeletrônicos, reparar sistema de arrefecimento, ajustar válvulas no motor, substituir agregados da suspensão, confirmar plano de manutenção com o cliente, coordenar braços e pernas, alinhar sistema de direção, trocar peças com defeito de fabricação, orientar o cliente no uso correto do veículo, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), demonstrar orientação espacial, instalar sistemas de transmissão no veículo, realizar manutenção do compressor de ar, trocar componentes eletroeletrônicos, trocar radiadores, trocar fluidos hidráulicos, orçar serviços manuais e por computador, identificar o trabalho a ser realizado, trocar componentes da unidade hidráulica, identificar sons no ambiente, instalar motor no veículo, reparar caixa de direção, reparar chassis, conferir peças no recebimento, trocar vedantes de óleo e água, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, sangrar sistema de freios, trocar peças do sistema de escapamento, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, identificar áreas de risco, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, manter relacionamento interpessoal, reparar sistema de sobrealimentação, manter o local de trabalho organizado, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, desmontar sistema de transmissão, ajustar componentes pneumáticos, testar sistema de transmissão no veículo, trocar mangueiras, correias e polias, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, reparar sistema elétrico, cumprir compromissos assumidos, testar pressão de alimentação e vazão, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, regular sistema de ignição e injeção, reparar unidade hidráulica, regular freios, realizar o trabalho de modo eficiente, reparar sistema de escapamento, reparar sistema de carga e partida, efetuar limpeza geral, trocar tensores, trocar terminais esféricos (pivôs), reparar bomba injetora, testar válvulas injetoras, limpar filtros de transmissão, avaliar satisfação do cliente, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, preencher requisição de material, demonstrar destreza manual, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, ajustar cubos de rodas, trocar filtros e lubrificantes, reparar válvulas pneumáticas, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, trabalhar em equipe, trocar válvulas pneumáticas, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, drenar filtros da linha de alimentação, montar motor, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, reparar bomba de combustível, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, testar motor no veículo, reparar válvula injetora (diesel), desmontar o motor, vestir equipamentos de proteção individual, enviar peças para retificação, reparar bomba d'água, interpretar desenhos e normas técnicas, testar desempenho do motor em dinamômetro, lubrificar articulações da suspensão, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, realizar teste de emissão de poluentes, trocar válvula injetora, testar estanqueidade do sistema de alimentação, manter-se atualizado profissionalmente, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, realizar manutenção da bomba hidráulica, controlar dimensional das peças, preencher ordem de serviço, substituir braços do sistema, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, remover sistemas de transmissão, trabalhar com atenção seletiva, trocar buchas, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, interpretar diagramas eletroeletrônicos, substituir bolsas de ar, trocar sensores térmicos, trocar sistema de embreagem, reparar bomba hidráulica da direção, remover o motor do veículo, trocar rolamentos de rodas, trabalhar com responsabilidade, trocar molas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Manutenção de Ônibus ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 8.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Ônibus em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Manutenção de Ônibus ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025
O salário de Mecânico de Manutenção de Ônibus mostrado aqui é resultado do levantamento de 43.951 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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