O dissídio de Maquinista de Trem 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782610 no cargo de Maquinista de Trem.

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 4.075,67

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

255 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Luís - MA

R$ 3.162,29

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

167 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Ferroviário de Carga

R$ 3.162,29

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Transporte Ferroviário de Carga

533 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maquinista de trem conduz trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Emite relatórios e preenche o livro de bordo Pode prestar primeiros socorros Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Maquinista de Trem

O Maquinista de trem prepara-se para a condução de trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) da ferrovia, para informar sua entrada na via e seu posicionamento Solicita confirmação do destino e licenciamento para partida.

Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.

Conduz o trem, adequando o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.

Conduz o veículo para a via principal Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.

Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal).

Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.

Preenche o relatório de viagem.

Transporta passageiros, alinhando o trem para embarque e desembarque, cumprindo o tempo de parada e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Manobra para pesagem de vagões Separa vagões por destino.

Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.

Transporta cargas, conferindo a formação da composição Monitora o carregamento do vagão, conferindo a documentação e verificando o acondicionamento da carga Examina vazamentos de carga e confere lacre, portas e lonas dos vagões.

Confere número, quantidade e peso dos vagões, verificando limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pelo serviço de manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque, removendo vagões avariados Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas.

Instala e retira o equipamento detector de trem completo (DTC) Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Instala e retira MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Verifica os dispositivos de segurança, examinando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Controla documentação, verificando ficha e documentos do trem Preenche o livro de bordo Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Manobra guindaste para prestar socorro Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do Maquinista de trem

O profissional Maquinista de Trem deve vistoriar teleférico, inspecionar trem, bonde e metrô, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), trabalhar com segurança, transportar passageiros, conduzir trem, bonde e metrô, demonstrar competências pessoais, transportar cargas, manobrar trem, bonde e metrô, atuar em falhas de equipamentos.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Maquinista de trem

Um Maquinista de trem deve verificar ficha e documentação do trem, vistoriar freio manual, uniformizar-se, observar perfil de via, verificar livro de bordo, instalar equipamento detector de trem completo (dtc), posicionar vagão para carga e descarga, demonstrar assiduidade, evacuar veículo, manobrar para pesagem de vagões, confirmar destino, zelar pelos equipamentos de trabalho, obedecer sinais de manobra, informar nome das estações, concentrar-se nas suas atribuições, informar situação de risco ao longo da via, desligar o veículo, preencher livro de bordo, demonstrar segurança, verificar existência de fita velocimétrica, cumprir horários, monitorar embarque e desembarque de passageiros, testar sistema de comunicação, solicitar manutenção, manter farol aceso, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, conferir documentação da carga, comunicar ocorrências externas ao sistema, combater incêndios em casos de emergência, repor equipamento de segurança, preparar trem para reboque, prestar primeiros-socorros, detectar falhas de equipamentos, conferir limite de tração, comunicar-se com clareza, solicitar desenergização da via, verificar vazamentos de carga, obedecer velocidade máxima autorizada, adequar a condução ao tipo de veículo, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, solicitar equipe de segurança, verificar níveis de combustível e areia, manobrar para testes operacionais, solicitar licenciamento para partida, inspecionar equipamentos de bordo, monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros), solicitar prefixo do trem, verificar condições de limpeza, usar equipamentos de proteção individual (epi), conduzir trem em licenciamento emergencial, conferir número, quantidade e peso dos vagões, solicitar resgate de passageiros, manobrar para manutenção de via permanente, acatar sinalização do painel de bordo, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), observar condições de via, conduzir veículo para a via principal, movimentar o veículo na modalidade manual, separar vagões por destino, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, estacionar para limpeza, estacionar em local predeterminado, retirar equipamento detector de trem completo (dtc), emitir relatório de ocorrência, operar aparelho de mudança de via (amv), prestar informações ao usuário, trabalhar em equipe, cumprir licenciamento via satélite, obedecer sinalização de via, engatar locomotivas e vagões na composição, monitorar equipamentos de bordo, comunicar impedimentos de circulação do veículo, verificar controle de falhas, demonstrar acuidade visual, informar posicionamento, acionar freio de emergência em situação de risco, conferir a formação da composição, demonstrar rapidez de raciocínio, verificar dispositivos de segurança, demonstrar capacidade de assimilação, solucionar pequenas falhas, comunicar entrada na via, anunciar energização do veículo, manobrar para lavagem, cumprir paradas programadas, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), ligar o veículo, demonstrar responsabilidade, treinar funcionários, manobrar guindaste para prestar socorro, anunciar mensagens, acionar buzina, vistoriar dispositivos de segurança, testar sistemas elétrico e pneumático, retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, remover vagões avariados, solicitar reboque, instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, interromper manobra em caso de perda de contato, recolher veículo, desengatar locomotivas e vagões da composição, demonstrar autocontrole, operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct), conferir acondicionamento da carga, demonstrar firmeza nas decisões, utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa), transportar funcionários e equipamentos de manutenção, aplicar freio de estacionamento e calços, acatar instruções via rádio, demonstrar iniciativa, preencher relatório de viagem, liberar o freio, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, cumprir tempo de percurso, aperfeiçoar-se, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, solicitar interdição da via, verificar o comportamento da composição durante a viagem, informar ocorrências com o usuário, efetuar reboque, manobrar para manutenção, atentar para passagem de nível e pedestres, demonstrar percepção, cumprir tempo de parada.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Maquinista de Trem ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Maquinista de Trem e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 4.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Maquinista de Trem em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Maquinista de Trem ficou em 7.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025

O salário de Maquinista de Trem mostrado aqui é resultado do levantamento de 631 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Maquinista de Trem com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Maquinista de Trem CBO 782610 salário