O dissídio de Maquinista de Trem 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782610 no cargo de Maquinista de Trem.

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 4.075,67

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

255 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Luís - MA

R$ 3.162,29

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

167 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Ferroviário de Carga

R$ 3.162,29

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Transporte Ferroviário de Carga

533 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maquinista de trem conduz trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Emite relatórios e preenche o livro de bordo Pode prestar primeiros socorros Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Maquinista de Trem

O Maquinista de trem prepara-se para a condução de trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) da ferrovia, para informar sua entrada na via e seu posicionamento Solicita confirmação do destino e licenciamento para partida.

Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.

Conduz o trem, adequando o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.

Conduz o veículo para a via principal Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.

Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal).

Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.

Preenche o relatório de viagem.

Transporta passageiros, alinhando o trem para embarque e desembarque, cumprindo o tempo de parada e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Manobra para pesagem de vagões Separa vagões por destino.

Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.

Transporta cargas, conferindo a formação da composição Monitora o carregamento do vagão, conferindo a documentação e verificando o acondicionamento da carga Examina vazamentos de carga e confere lacre, portas e lonas dos vagões.

Confere número, quantidade e peso dos vagões, verificando limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pelo serviço de manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque, removendo vagões avariados Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas.

Instala e retira o equipamento detector de trem completo (DTC) Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Instala e retira MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Verifica os dispositivos de segurança, examinando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Controla documentação, verificando ficha e documentos do trem Preenche o livro de bordo Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Manobra guindaste para prestar socorro Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do Maquinista de trem

O profissional Maquinista de Trem deve manobrar trem, bonde e metrô, transportar cargas, vistoriar teleférico, trabalhar com segurança, atuar em falhas de equipamentos, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), transportar passageiros, demonstrar competências pessoais, inspecionar trem, bonde e metrô, conduzir trem, bonde e metrô.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Maquinista de trem

Um Maquinista de trem deve demonstrar percepção, estacionar para limpeza, cumprir paradas programadas, solicitar manutenção, demonstrar autocontrole, anunciar mensagens, instalar equipamento detector de trem completo (dtc), demonstrar capacidade de assimilação, verificar ficha e documentação do trem, conduzir veículo para a via principal, prestar primeiros-socorros, conferir número, quantidade e peso dos vagões, obedecer sinalização de via, desengatar locomotivas e vagões da composição, comunicar ocorrências externas ao sistema, manobrar guindaste para prestar socorro, verificar dispositivos de segurança, manobrar para testes operacionais, concentrar-se nas suas atribuições, vistoriar freio manual, solicitar prefixo do trem, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, manobrar para manutenção de via permanente, cumprir horários, manobrar para pesagem de vagões, combater incêndios em casos de emergência, cumprir licenciamento via satélite, cumprir tempo de parada, manobrar para lavagem, operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct), demonstrar rapidez de raciocínio, usar equipamentos de proteção individual (epi), anunciar energização do veículo, solicitar resgate de passageiros, verificar existência de fita velocimétrica, demonstrar acuidade visual, preencher livro de bordo, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, acionar freio de emergência em situação de risco, informar situação de risco ao longo da via, informar ocorrências com o usuário, solicitar equipe de segurança, desligar o veículo, demonstrar segurança, recolher veículo, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, vistoriar dispositivos de segurança, evacuar veículo, operar aparelho de mudança de via (amv), zelar pelos equipamentos de trabalho, testar sistemas elétrico e pneumático, ligar o veículo, separar vagões por destino, instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, repor equipamento de segurança, emitir relatório de ocorrência, posicionar vagão para carga e descarga, comunicar impedimentos de circulação do veículo, observar perfil de via, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, verificar níveis de combustível e areia, interromper manobra em caso de perda de contato, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), comunicar-se com clareza, preparar trem para reboque, solicitar licenciamento para partida, remover vagões avariados, monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros), acionar buzina, acatar sinalização do painel de bordo, obedecer velocidade máxima autorizada, testar sistema de comunicação, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, solicitar reboque, uniformizar-se, monitorar equipamentos de bordo, verificar controle de falhas, solucionar pequenas falhas, solicitar interdição da via, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, informar posicionamento, estacionar em local predeterminado, trabalhar em equipe, observar condições de via, aperfeiçoar-se, informar nome das estações, prestar informações ao usuário, monitorar embarque e desembarque de passageiros, manter farol aceso, demonstrar responsabilidade, aplicar freio de estacionamento e calços, demonstrar assiduidade, movimentar o veículo na modalidade manual, adequar a condução ao tipo de veículo, engatar locomotivas e vagões na composição, efetuar reboque, demonstrar firmeza nas decisões, verificar vazamentos de carga, atentar para passagem de nível e pedestres, detectar falhas de equipamentos, conferir documentação da carga, demonstrar iniciativa, cumprir tempo de percurso, conferir limite de tração, utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa), retirar equipamento detector de trem completo (dtc), confirmar destino, treinar funcionários, liberar o freio, preencher relatório de viagem, comunicar entrada na via, conferir acondicionamento da carga, conduzir trem em licenciamento emergencial, verificar livro de bordo, verificar o comportamento da composição durante a viagem, obedecer sinais de manobra, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, conferir a formação da composição, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), inspecionar equipamentos de bordo, verificar condições de limpeza, manobrar para manutenção, solicitar desenergização da via, retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, acatar instruções via rádio.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Maquinista de Trem ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Maquinista de Trem e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 3.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Maquinista de Trem em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Maquinista de Trem ficou em 4.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2025

O salário de Maquinista de Trem mostrado aqui é resultado do levantamento de 631 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Maquinista de Trem com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Maquinista de Trem CBO 782610 salário