O dissídio de Maquinista de Trem 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782610 no cargo de Maquinista de Trem.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 4.224,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

366 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 3.901,38

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

261 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maquinista de trem conduz trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Emite relatórios e preenche o livro de bordo Pode prestar primeiros socorros Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Maquinista de Trem

O Maquinista de trem prepara-se para a condução de trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) da ferrovia, para informar sua entrada na via e seu posicionamento Solicita confirmação do destino e licenciamento para partida.

Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.

Conduz o trem, adequando o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.

Conduz o veículo para a via principal Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.

Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal).

Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.

Preenche o relatório de viagem.

Transporta passageiros, alinhando o trem para embarque e desembarque, cumprindo o tempo de parada e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Manobra para pesagem de vagões Separa vagões por destino.

Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.

Transporta cargas, conferindo a formação da composição Monitora o carregamento do vagão, conferindo a documentação e verificando o acondicionamento da carga Examina vazamentos de carga e confere lacre, portas e lonas dos vagões.

Confere número, quantidade e peso dos vagões, verificando limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pelo serviço de manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque, removendo vagões avariados Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas.

Instala e retira o equipamento detector de trem completo (DTC) Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Instala e retira MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Verifica os dispositivos de segurança, examinando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Controla documentação, verificando ficha e documentos do trem Preenche o livro de bordo Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Manobra guindaste para prestar socorro Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do Maquinista de trem

O profissional Maquinista de Trem deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se com o centro de controle operacional (cco), conduzir trem, bonde e metrô, manobrar trem, bonde e metrô, transportar cargas, vistoriar teleférico, trabalhar com segurança, inspecionar trem, bonde e metrô, atuar em falhas de equipamentos, transportar passageiros.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Maquinista de trem

Um Maquinista de trem deve solicitar licenciamento para partida, conferir a formação da composição, inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras), zelar pelos equipamentos de trabalho, preencher relatório de viagem, verificar vazamentos de carga, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, operar aparelho de mudança de via (amv), acatar instruções via rádio, demonstrar firmeza nas decisões, acionar freio de emergência em situação de risco, cumprir licenciamento via satélite, emitir relatório de ocorrência, testar sistemas elétrico e pneumático, cumprir paradas programadas, manobrar para testes operacionais, trabalhar em equipe, verificar controle de falhas, solicitar desenergização da via, ligar o veículo, demonstrar autocontrole, verificar livro de bordo, conferir documentação da carga, demonstrar rapidez de raciocínio, utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa), verificar ficha e documentação do trem, solicitar interdição da via, observar perfil de via, anunciar energização do veículo, retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, remover vagões avariados, monitorar equipamentos de bordo, comunicar impedimentos de circulação do veículo, inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros), demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, evacuar veículo, acionar buzina, informar situação de risco ao longo da via, cumprir horários, cumprir tempo de parada, preencher livro de bordo, testar sistema de comunicação, adequar a condução ao tipo de veículo, conferir acondicionamento da carga, detectar falhas de equipamentos, manobrar para lavagem, solicitar equipe de segurança, obedecer sinalização de via, separar vagões por destino, monitorar embarque e desembarque de passageiros, prestar primeiros-socorros, efetuar reboque, estacionar em local predeterminado, posicionar vagão para carga e descarga, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, observar condições de via, comunicar ocorrências externas ao sistema, repor equipamento de segurança, aperfeiçoar-se, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, manobrar para manutenção de via permanente, retirar equipamento detector de trem completo (dtc), anunciar mensagens, solucionar pequenas falhas, demonstrar segurança, instalar equipamento detector de trem completo (dtc), manobrar para pesagem de vagões, treinar funcionários, demonstrar iniciativa, estacionar para limpeza, informar posicionamento, manobrar guindaste para prestar socorro, conduzir veículo para a via principal, prestar informações ao usuário, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, combater incêndios em casos de emergência, manobrar para manutenção, obedecer velocidade máxima autorizada, solicitar reboque, conduzir trem em licenciamento emergencial, verificar existência de fita velocimétrica, manter farol aceso, solicitar prefixo do trem, informar ocorrências com o usuário, preparar trem para reboque, acatar sinalização do painel de bordo, conferir limite de tração, desligar o veículo, atentar para passagem de nível e pedestres, demonstrar assiduidade, operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct), liberar o freio, informar nome das estações, aplicar freio de estacionamento e calços, verificar níveis de combustível e areia, conferir número, quantidade e peso dos vagões, movimentar o veículo na modalidade manual, demonstrar acuidade visual, obedecer sinais de manobra, interromper manobra em caso de perda de contato, verificar condições de limpeza, recolher veículo, demonstrar capacidade de assimilação, verificar o comportamento da composição durante a viagem, vistoriar dispositivos de segurança, inspecionar equipamentos de bordo, engatar locomotivas e vagões na composição, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, solicitar manutenção, verificar dispositivos de segurança, solicitar resgate de passageiros, usar equipamentos de proteção individual (epi), vistoriar freio manual, cumprir tempo de percurso, confirmar destino, comunicar-se com clareza, concentrar-se nas suas atribuições, demonstrar responsabilidade, instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, uniformizar-se, monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros), demonstrar percepção, comunicar entrada na via, desengatar locomotivas e vagões da composição.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Maquinista de Trem ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Maquinista de Trem e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que ficou em 6.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Maquinista de Trem em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Maquinista de Trem ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos 2024

O salário de Maquinista de Trem mostrado aqui é resultado do levantamento de 826 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Maquinista de Trem com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Maquinista de Trem CBO 782610 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Maquinista de Trem em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Maquinista de Trem por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 2.096,60 2.177,86 3.073,46 10,28 4.60%
Minas Gerais 40h 2.354,81 2.446,08 3.451,97 12,35 4.50%
Espírito Santo 39h 2.623,71 2.725,39 3.846,16 13,87 7.00%
Rio Grande do Sul 44h 2.318,33 2.408,18 3.398,50 10,95 7.80%
Maranhão 40h 2.634,35 2.736,45 3.861,76 13,74 7.50%
Rio de Janeiro 42h 3.644,16 3.785,39 5.342,06 18,21 6.90%
Paraná 44h 2.193,03 2.278,02 3.214,81 10,35 6.10%
Mato Grosso 44h 2.046,04 2.125,33 2.999,33 9,66 7.60%
Goiás 41h 2.080,37 2.161,00 3.049,67 10,59 6.80%
Bahia 32h 2.432,79 2.527,08 3.566,29 16,03 4.20%
Pará 42h 3.376,77 3.507,64 4.950,09 16,63 7.00%
Ceará 44h 1.916,70 1.990,99 2.809,74 9,05 6.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Maquinista de Trem.

Dissídio de Maquinista de Trem por cidade

Quanto ganha um Maquinista de Trem nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Maquinista de Trem na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.062,19 2.142,11 3.023,01 9,75 5.10%
Paulínia, SP 37 2.176,19 2.260,54 3.190,14 12,26 6.10%
Belo Horizonte, MG 36 2.267,62 2.355,51 3.324,17 13,12 6.30%
Vitoria, ES 39 2.612,95 2.714,22 3.830,39 13,90 5.60%
São Luís, MA 40 2.634,35 2.736,45 3.861,76 13,74 5.00%
Juiz de Fora, MG 44 2.367,32 2.459,07 3.470,31 11,18 7.80%
Canoas, RS 44 2.240,17 2.326,99 3.283,92 10,58 4.80%
Curitiba, PR 44 2.193,03 2.278,02 3.214,81 10,35 4.10%
Rio de Janeiro, RJ 42 3.755,82 3.901,38 5.505,75 18,58 5.00%
Serra, ES 41 2.560,45 2.659,68 3.753,43 13,06 4.60%
Araraquara, SP 44 1.982,93 2.059,78 2.906,82 9,36 7.20%
Rondonópolis, MT 44 2.046,04 2.125,33 2.999,33 9,66 6.90%
Ipatinga, MG 43 2.465,16 2.560,70 3.613,74 12,04 7.30%
Anápolis, GO 44 1.988,22 2.065,27 2.914,57 9,39 7.10%
Alagoinhas, BA 32 2.505,78 2.602,90 3.673,29 16,27 6.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Maquinista de Trem. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Maquinista de Trem no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte ferroviário de carga 2.226,46 2.312,75 3.263,82 4.80%
Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não 2.533,08 2.631,26 3.713,31 7.70%
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana 4.680,39 4.861,79 6.861,10 4.70%
Construção de edifícios 2.881,52 2.993,20 4.224,09 7.90%
Manutenção e reparação de veículos ferroviários 1.979,15 2.055,86 2.901,29 5.90%
Parques de diversão e parques temáticos 1.925,38 2.000,00 2.822,46 7.40%
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes 1.973,51 2.050,00 2.893,02 5.90%
Extração de minério de alumínio 2.124,92 2.207,28 3.114,98 5.60%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.310,45 2.400,00 3.386,95 6.90%
Agências de viagens 3.494,00 3.629,42 5.121,95 6.60%
Produção de laminados planos de aços especiais 2.569,74 2.669,33 3.767,04 6.60%
Recuperação de materiais metálicos, exceto alumínio 2.595,09 2.695,67 3.804,21 4.60%
Serviços de engenharia 3.766,68 3.912,67 5.521,67 7.80%
Transporte metroviário 2.189,48 2.274,33 3.209,61 6.20%
Produção de semi-acabados de aço 1.848,95 1.920,61 2.710,43 6.20%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 2.538,13 2.636,50 3.720,71 7.20%
Criação de bovinos para corte 3.476,59 3.611,34 5.096,42 8.00%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 2.416,35 2.510,00 3.542,19 6.00%
Operações de terminais 3.654,37 3.796,00 5.357,03 7.10%
Fabricação de outros produtos de metal 2.034,16 2.113,00 2.981,93 5.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.