O dissídio de Guest Relations 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422120 no cargo de Guest Relations.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.110,70

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

14.087 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.572,71

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.986 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Limpeza em Prédios e em Domicílios

R$ 2.648,56

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Hotéis

41.437 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Recepcionista de hotel realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Guest Relations

O Recepcionista de hotel planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do Recepcionista de hotel

O profissional Guest Relations deve demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança.

Condições de trabalho da profissão

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel

Um Recepcionista de hotel deve efetuar acertos em contas, fornecer serviço de cofre, organizar materiais de trabalho, demonstrar interesse, solicitar o serviço de manobrista, preparar o ´mise-en-place´, auxiliar o hóspede com atendimento médico, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, emitir extrato de contas, circular informações internas, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar pró atividade, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar empatia, ouvir com atenção, bloquear apartamento, oferecer transporte ao cliente, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, fechar contas masters, demonstrar paciência, encerrar o ´pos´ (point of sale), demonstrar espírito de equipe, guardar volumes de prestadores de serviços, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, averiguar agenda semanal de eventos, fornecer indicações de locais para câmbio de moedas, conferir documentos com identificação, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, fornecer informações meteorológicas, demonstrar eficiência, encerrar a conta no sistema, lançar despesas em contas, registrar acompanhantes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, agir com bom senso, atender o cliente com informações precisas, distribuir jornais, revistas, flores etc., encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, acolher o cliente e passageiro, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, planejar o dia seguinte, avisar o concierge da chegada do hóspede, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar autonomia, propor associação de programas de fidelidade, anotar telefonemas e recados, distribuir malotes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, auxiliar o cliente com informações financeiras, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, efetuar cobrança ´no show´, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, emitir notas fiscais e recibos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, atualizar conta, demonstrar iniciativa, imprimir relatórios de controle, agendar reservas / consultas dos clientes, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, interagir com os outros departamentos, demonstrar entusiasmo, transmitir recados e fax, oferecer auxílio para a bagagem, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, coordenar equipe, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, receber pagamentos, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar senso de organização, demonstrar respeito mútuo, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, emitir o cartão de liberação de saída, verificar cadastro e reserva, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, pedir forma de garantia de pagamento, identificar o espaço físico da empresa, acionar alarme de segurança em caso de assalto, providenciar solicitações de reservas especiais, realizar câmbio de moedas, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, anunciar a chegada do cliente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Guest Relations ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Guest Relations e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 4.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Guest Relations em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Guest Relations ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2025

O salário de Guest Relations mostrado aqui é resultado do levantamento de 56.509 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Guest Relations com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Guest Relations CBO 422120 salário