O dissídio de Gestor em Turismo (turismólogo) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 122520 no cargo de Gestor em Turismo (turismólogo).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.044,49
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
79 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.610,90
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
30 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Hotéis
R$ 3.476,93
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Agências de Viagens
71 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Turismólogo Pesquisa, planeja, organiza, promove e divulga atividades de turismo Elabora e implementa roteiros para promover o destino turístico que corresponda às expectativas e às necessidades dos visitantes.
Realiza a gestão de negócios voltados para o mercado de turismo e entretenimento, fazendo a gestão de pessoas, o acompanhamento de projetos, a definição de novos serviços e a comercialização Organiza eventos, identificando expectativas dos participantes, realizando planejamento e administração adequada dos recursos Faz análise dos patrimônios históricos, culturais e possíveis atividades a serem realizadas, definindo a infraestrutura necessária para receber os visitantes de forma sustentável.
Pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos Cumpre normas de conformidade legal e jurídica
O que faz um Gestor em Turismo (turismólogo)
O Turismólogo elabora políticas públicas de desenvolvimento do turismo, analisando legislação pertinente, elaborando planos e políticas públicas de desenvolvimento de turismo local, regional e internacional Incentiva a participação da comunidade no turismo local.
Pode atuar no setor público, em secretarias de turismo, divulgando patrimônios históricos e culturais ou cuidando do calendário de eventos.
Traça plano operacional, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Elabora programas turísticos, cronogramas de viagens e informação turística.
Planeja roteiros turísticos e estabelece parcerias para viabilizá-los Organiza a logística terrestre, aérea e aquaviária.
Elabora plano de negócios e plano de marketing turístico, estabelecendo estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.
Elabora projetos e programas turísticos, culturais e ambientais bem como planos de lazer e de entretenimento Participa da elaboração de planos de manejo e de processo de licenciamento ambiental.
Coordena a elaboração de planos de uso de espaços e equipamentos públicos.
Desenvolve roteiros personalizados ao perfil e ao objetivo de indivíduos ou de grupos de turistas, programando passeios que aproveitem a região da melhor forma, otimizando o tempo, o conforto e a experiência dos usuários Identifica o potencial turístico de uma região, planejando e gerindo o turismo a partir de práticas orientadas para a sustentabilidade, considerando a inclusão social, os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais Executa planos de negócios, pesquisando, contatando e negociando com fornecedores, clientes e parceiros, firmando contratos de compras e de seguros.
Supervisiona contratos firmados, controla o histórico de reservas e acompanha o desenvolvimento das viagens, avaliando o desempenho dos parceiros Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas.
Controla resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucro analisando histórico dos resultados, monitorando projetos e eventos, avaliando relatórios, alterando produtos conforme oscilação de custos e de preço final.
Presta contas a superiores, apresentando relatórios de acompanhamento das atividades Adequa estratégias e planos Supervisiona contratos de serviços turísticos.
Coordena equipes de trabalho, selecionando e orientando seus membros Capacita pessoas envolvidas Pode elaborar conteúdo programático para treinamento em turismo.
Realiza atividades de controle de garantia de qualidade de produtos e serviços turísticos, solicita pesquisa de satisfação do cliente e analisa os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização Cobra a padronização dos serviços, realizando visitas de inspeção e corrigindo desvios Supervisiona a qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, classificando estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos.
Realiza análise de mercado, acompanhando a concorrência, identificando tendências de mercado, analisando oferta e demanda turística, empregando sistemas de inteligência empresarial e de mercado Realiza pesquisas, identificando nichos de mercado, realizando diagnósticos do setor, inventariando oferta turística, identificando público-alvo, avaliando impactos socioambientais e econômicos Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais, emitindo declaração de interesse e relevância turística, coordenando cerimonial Pode lecionar em instituições de ensino técnico que oferecem cursos de turismo ou a ele correlacionados, caso seja portador de licenciatura.
Funções do Turismólogo
O profissional Gestor em Turismo (turismólogo) deve garantir qualidade de produtos e serviços, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, traçar plano operacional, analisar mercado, coordenar equipes, realizar pesquisas, produzir resultados, executar planos de negócios, definir planos, políticas e diretrizes.
Condições de trabalho da profissão
Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.
Atividades exercidas por um Turismólogo
Um Turismólogo deve elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo, gerir informação turística, programar eventos, decidir políticas de comissionamento, analisar oferta e demanda turística, elaborar plano de negócios, tomar decisões, capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo, elaborar programas turísticos, gerir reuniões participativas, definir tipos e quantidade de auditorias, emitir declaração de interesse e relevância turística, fixar metas, captar recursos, patrocínios e apoio, aprovar orçamentos, emitir pareceres e laudos técnicos, receber visitantes, elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo, zelar pela imagem da organização, corrigir desvios, capacitar equipes, articular com os atores sociais envolvidos, zelar pelo funcionamento da organização, demonstrar criatividade, programar promoções, supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, calcular retorno de investimento, informar-se da situação da organização, elaborar planos de lazer e entretenimento, pesquisar fornecedores, planejar logística terrestre, aérea e aquaviária, controlar divulgação de produtos, avaliar comportamento dos resultados, elaborar planos de turismo, definir prioridades, demonstrar fluência em outro idioma, elaborar plano de marketing turístico, prestar consultoria e auditoria, estabelecer formas de pagamento, visitar parceiros, monitorar indicadores de desempenho, representar empresa em eventos, estabelecer parcerias, atender a franqueados e parceiros, estabelecer relações institucionais, avaliar impactos socioambientais e econômicos, monitorar eventos, supervisionar contratos de serviços turísticos, demonstrar objetividade, demonstrar poder de convencimento, demonstrar confiabilidade, escolher produtos para veiculação, visualizar futuro, coordenar cerimonial, fomentar o envolvimento da sociedade, firmar contratos de compras, participar de feiras nacionais e internacionais, coordenar elaboração de planos de uso público, analisar legislação pertinente, definir políticas de segurança, avaliar margem de lucros, trabalhar em equipe, contatar fornecedores, elaborar planos de desenvolvimento local, adequar estratégias e planos, monitorar metas, acompanhar concorrência, demonstrar flexibilidade, monitorar projetos, elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais, participar da elaboração de planos de manejo, cobrar padronização de produtos e serviços, acompanhar desenvolvimento das viagens, definir estratégias de vendas, avaliar desempenho de equipes, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, identificar os atores sociais envolvidos, elaborar cronogramas de viagens, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, firmar contratos de seguros, captar eventos, assessorar a realização de eventos, realizar visitas de inspeção, avaliar relatórios, definir objetivos, detectar tendências de mercado, conceder entrevistas, definir políticas de qualidade, comparar condições da concorrência, gerir recursos materiais e financeiros, escolher formas de divulgação, avaliar desempenho dos parceiros, analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico, inventariar oferta turística, definir estratégias de marketing, analisar pesquisa de satisfação do cliente, identificar nichos de mercado, selecionar equipes, implementar parcerias, aprovar campanhas de marketing, planejar eventos, orientar equipes, implementar projetos, estabelecer preços de produtos e serviços, demonstrar proatividade, organizar eventos, demonstrar dinamismo, elaborar orçamentos, coordenar programas de sensibilização em comunidades, demonstrar liderança, prestar contas a superiores, realizar diagnósticos turísticos, avaliar vendas, demonstrar visão de mercado, participar de processo de licenciamento ambiental, definir indicadores de desempenho, escolher produtos para promoção, identificar público alvo, gerir custos, demonstrar agilidade, classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos, analisar pontos turísticos, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, planejar roteiros turísticos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gestor em Turismo (turismólogo) ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gestor em Turismo (turismólogo) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que ficou em 7.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gestor em Turismo (turismólogo) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gestor em Turismo (turismólogo) ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação 2025
O salário de Gestor em Turismo (turismólogo) mostrado aqui é resultado do levantamento de 225 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gestor em Turismo (turismólogo) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: