O dissídio de Gestor de Documentos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Gestor de Documentos.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 3.280,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.745 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 2.321,63
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
787 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 5.250,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.324 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Gestor de Documentos
O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.
Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.
Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.
Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.
Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.
Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.
Supervisiona trabalhos de restauração.
Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).
Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.
Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.
Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.
Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.
Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Arquivista
O profissional Gestor de Documentos deve dar acesso À informação, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, planejar atividades técnico-administrativas, administrar atividades patrocinadas, orientar a implantação de atividades técnicas, preparar ações educativas e/ou culturais, conservar acervos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades técnico-administrativas, comunicar-se, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.
Condições de trabalho da profissão
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Atividades exercidas por um Arquivista
Um Arquivista deve prestar contas dos financiamentos, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, atualizar-se, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, diagnosticar a situação dos arquivos, identificar fundos de arquivos, recolher documentos para guarda permanente, gerir depósitos de armazenamento, classificar documentos por grau de sigilo, negociar recursos e patrocinadores, acompanhar a eliminação do documento descartado, trabalhar interdisciplinarmente, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, conhecer a legislação da área de atuação, administrar prazos, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, avaliar documentação, evidenciar senso de organização, desenvolver percepção aguçada, consultar normas internacionais de descrição arquivística, solicitar a contratação de serviços de terceiros, produzir normas e procedimentos técnicos, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, orientar a organização de arquivos correntes, solicitar compras de materiais e equipamentos, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, autorizar a eliminação de documentos públicos, planejar a ocupação das instalações físicas, decidir o suporte do registro de informação, apresentar trabalhos técnicos e científicos, realizar pesquisa histórica e administrativa, pesquisar materiais de conservação, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, produzir vocabulários controlados/thesaurus, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, definir migração para outro tipo de suporte, planejar ações educativas e/ou culturais, proceder com flexibilidade, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, autenticar reprodução de documentos de arquivo, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, ordenar documentos, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, elaborar tabelas de temporalidade, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, elaborar projeto para captar recursos, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, monitorar programas de conservação preventiva, negociar parcerias e produtos, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, descartar documentos de arquivo, higienizar documentos/acervos, escrever trabalhos técnicos e científicos, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, solicitar manutenção de equipamentos, descrever o do documento (forma e conteúdo), estabelecer diálogo com usuário, orientar estagiários, desenvolver acuidade espacial, classificar documentos de arquivo, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, supervisionar trabalhos de restauração, proceder com criatividade, gerenciar atividades de consulta, registrar documentos de arquivo, coordenar ações educativas e/ou culturais, estabelecer plano de destinação de documentos, identificar a produção e o fluxo documental, transferir documentos para guarda intermediária, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, definir a tipologia do documento, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, divulgar o acervo, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, realizar empréstimos de documentos e acervos, elaborar plano de classificação, planejar sistema de recuperação de informação, coordenar as políticas públicas de arquivos, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, planejar sistemas de documentação museológica, desenvolver ações educativas e/ou culturais, preparar material educativo, redigir a correspondência oficial, assessorar a implantação de novas instituições, armazenar documentos/acervos, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, monitorar as condições ambientais, trabalhar em equipe, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, atender usuários, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, acondicionar documentos/acervos, participar de conselhos profissionais, emitir certidões sobre documentos de arquivo, preparar visitas técnicas, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, diagnosticar o estado de conservação do acervo, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, capacitar pessoal técnico-administrativo, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, apoiar as atividades de consulta, codificar documentos de arquivo, representar oficialmente a instituição, formular instrumentos de pesquisa, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, planejar programas de conservação preventiva, ministrar cursos e palestras, implantar procedimentos de arquivo, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, ser meticuloso, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, planejar a alteração do suporte da informação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gestor de Documentos ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gestor de Documentos e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 7.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gestor de Documentos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gestor de Documentos ficou em 6.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025
O salário de Gestor de Documentos mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gestor de Documentos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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- Auxiliar de Museus
- Conservador de Museu
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- Especialista em Documentação Arquivística
- Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística
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