O dissídio de Especialista em Documentação Arquivística 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Especialista em Documentação Arquivística.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.280,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.745 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 2.321,63

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Barueri - SP

787 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 5.250,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

1.324 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Especialista em Documentação Arquivística

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

.

Funções do Arquivista

O profissional Especialista em Documentação Arquivística deve dar acesso À informação, preparar ações educativas e/ou culturais, realizar atividades técnico-administrativas, orientar a implantação de atividades técnicas, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, conservar acervos, planejar atividades técnico-administrativas, administrar atividades patrocinadas, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, orientar a organização de arquivos correntes, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, administrar prazos, implantar procedimentos de arquivo, planejar ações educativas e/ou culturais, prestar contas dos financiamentos, definir a tipologia do documento, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, decidir o suporte do registro de informação, descartar documentos de arquivo, pesquisar materiais de conservação, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, negociar parcerias e produtos, autorizar a eliminação de documentos públicos, planejar sistemas de documentação museológica, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, apresentar trabalhos técnicos e científicos, planejar a alteração do suporte da informação, estabelecer plano de destinação de documentos, gerenciar atividades de consulta, preparar material educativo, descrever o do documento (forma e conteúdo), controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, coordenar ações educativas e/ou culturais, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, formular instrumentos de pesquisa, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, definir migração para outro tipo de suporte, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, apoiar as atividades de consulta, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, gerir depósitos de armazenamento, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, conhecer a legislação da área de atuação, higienizar documentos/acervos, solicitar manutenção de equipamentos, capacitar pessoal técnico-administrativo, consultar normas internacionais de descrição arquivística, redigir a correspondência oficial, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, identificar a produção e o fluxo documental, registrar documentos de arquivo, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, coordenar as políticas públicas de arquivos, acompanhar a eliminação do documento descartado, proceder com criatividade, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, trabalhar em equipe, orientar estagiários, emitir certidões sobre documentos de arquivo, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, classificar documentos de arquivo, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, atender usuários, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, monitorar programas de conservação preventiva, acondicionar documentos/acervos, participar de conselhos profissionais, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, elaborar tabelas de temporalidade, planejar programas de conservação preventiva, desenvolver percepção aguçada, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, preparar visitas técnicas, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, diagnosticar a situação dos arquivos, atualizar-se, classificar documentos por grau de sigilo, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, transferir documentos para guarda intermediária, divulgar o acervo, codificar documentos de arquivo, proceder com flexibilidade, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, elaborar plano de classificação, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, armazenar documentos/acervos, desenvolver ações educativas e/ou culturais, supervisionar trabalhos de restauração, autenticar reprodução de documentos de arquivo, assessorar a implantação de novas instituições, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, solicitar compras de materiais e equipamentos, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, diagnosticar o estado de conservação do acervo, monitorar as condições ambientais, solicitar a contratação de serviços de terceiros, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, estabelecer diálogo com usuário, planejar sistema de recuperação de informação, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, identificar fundos de arquivos, evidenciar senso de organização, trabalhar interdisciplinarmente, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, recolher documentos para guarda permanente, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, elaborar projeto para captar recursos, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, negociar recursos e patrocinadores, planejar a ocupação das instalações físicas, ordenar documentos, produzir vocabulários controlados/thesaurus, ser meticuloso, realizar pesquisa histórica e administrativa, ministrar cursos e palestras, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, desenvolver acuidade espacial, realizar empréstimos de documentos e acervos, escrever trabalhos técnicos e científicos, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, avaliar documentação, produzir normas e procedimentos técnicos, representar oficialmente a instituição.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Especialista em Documentação Arquivística ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Especialista em Documentação Arquivística e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 5.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Especialista em Documentação Arquivística em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Especialista em Documentação Arquivística ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025

O salário de Especialista em Documentação Arquivística mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Especialista em Documentação Arquivística com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Especialista em Documentação Arquivística CBO 261305 salário