O dissídio de Especialista em Organização de Arquivos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Especialista em Organização de Arquivos.

Estado com maior salário médio

Sergipe

R$ 4.075,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.396 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Vitoria - ES

R$ 3.627,14

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

568 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Especialista em Organização de Arquivos

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

.

Funções do Arquivista

O profissional Especialista em Organização de Arquivos deve participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, demonstrar competências pessoais, orientar a implantação de atividades técnicas, comunicar-se, preparar ações educativas e/ou culturais, conservar acervos, dar acesso À informação, administrar atividades patrocinadas, planejar atividades técnico-administrativas, realizar atividades técnico-administrativas.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve avaliar documentação, registrar documentos de arquivo, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realizar pesquisa histórica e administrativa, orientar a organização de arquivos correntes, proceder com flexibilidade, planejar a alteração do suporte da informação, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, codificar documentos de arquivo, apresentar trabalhos técnicos e científicos, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, conhecer a legislação da área de atuação, elaborar projeto para captar recursos, transferir documentos para guarda intermediária, negociar parcerias e produtos, negociar recursos e patrocinadores, identificar a produção e o fluxo documental, formular instrumentos de pesquisa, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, planejar sistema de recuperação de informação, pesquisar materiais de conservação, solicitar compras de materiais e equipamentos, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, trabalhar em equipe, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, diagnosticar o estado de conservação do acervo, representar oficialmente a instituição, monitorar programas de conservação preventiva, autenticar reprodução de documentos de arquivo, proceder com criatividade, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, preparar visitas técnicas, escrever trabalhos técnicos e científicos, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, supervisionar trabalhos de restauração, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, classificar documentos de arquivo, divulgar o acervo, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, descrever o do documento (forma e conteúdo), atender usuários, implantar procedimentos de arquivo, produzir normas e procedimentos técnicos, estabelecer diálogo com usuário, descartar documentos de arquivo, prestar contas dos financiamentos, participar de conselhos profissionais, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, higienizar documentos/acervos, coordenar as políticas públicas de arquivos, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, desenvolver acuidade espacial, capacitar pessoal técnico-administrativo, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, ser meticuloso, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, desenvolver ações educativas e/ou culturais, diagnosticar a situação dos arquivos, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, definir a tipologia do documento, emitir certidões sobre documentos de arquivo, planejar ações educativas e/ou culturais, definir migração para outro tipo de suporte, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, autorizar a eliminação de documentos públicos, assessorar a implantação de novas instituições, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, acompanhar a eliminação do documento descartado, realizar empréstimos de documentos e acervos, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, classificar documentos por grau de sigilo, gerenciar atividades de consulta, produzir vocabulários controlados/thesaurus, trabalhar interdisciplinarmente, recolher documentos para guarda permanente, elaborar plano de classificação, planejar a ocupação das instalações físicas, planejar sistemas de documentação museológica, preparar material educativo, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, solicitar manutenção de equipamentos, desenvolver percepção aguçada, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, elaborar tabelas de temporalidade, planejar programas de conservação preventiva, atualizar-se, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, solicitar a contratação de serviços de terceiros, decidir o suporte do registro de informação, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, identificar fundos de arquivos, redigir a correspondência oficial, armazenar documentos/acervos, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, apoiar as atividades de consulta, consultar normas internacionais de descrição arquivística, administrar prazos, acondicionar documentos/acervos, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, estabelecer plano de destinação de documentos, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, monitorar as condições ambientais, ministrar cursos e palestras, coordenar ações educativas e/ou culturais, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, evidenciar senso de organização, ordenar documentos, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, orientar estagiários, gerir depósitos de armazenamento.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Especialista em Organização de Arquivos ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Especialista em Organização de Arquivos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 6.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Especialista em Organização de Arquivos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Especialista em Organização de Arquivos ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025

O salário de Especialista em Organização de Arquivos mostrado aqui é resultado do levantamento de 2919 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Especialista em Organização de Arquivos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Especialista em Organização de Arquivos CBO 261305 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Especialista em Organização de Arquivos em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Especialista em Organização de Arquivos por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 44h 2.026,68 2.105,22 2.970,95 9,67 7.30%
Ceará 44h 2.202,85 2.288,23 3.229,22 10,49 4.70%
Rio de Janeiro 42h 2.901,64 3.014,10 4.253,58 14,21 5.50%
Minas Gerais 42h 2.656,40 2.759,35 3.894,08 13,10 7.20%
Distrito Federal 42h 2.994,95 3.111,03 4.390,37 14,93 4.10%
Paraná 42h 1.861,40 1.933,54 2.728,67 9,16 8.20%
Santa Catarina 43h 2.325,50 2.415,63 3.409,01 11,29 5.50%
Espírito Santo 42h 2.564,78 2.664,18 3.759,77 12,66 4.80%
Bahia 42h 2.451,34 2.546,34 3.593,48 12,06 7.20%
Goiás 43h 1.626,41 1.689,45 2.384,20 7,94 7.00%
Mato Grosso 43h 1.693,65 1.759,29 2.482,77 8,20 8.10%
Rio Grande do Sul 42h 2.421,16 2.515,00 3.549,24 11,86 6.10%
Mato Grosso do Sul 44h 1.678,25 1.743,30 2.460,19 7,95 8.00%
Pernambuco 42h 2.146,13 2.229,30 3.146,06 10,71 4.80%
Pará 43h 2.355,85 2.447,16 3.453,51 11,41 4.70%
Tocantins 44h 1.520,67 1.579,61 2.229,19 7,21 4.90%
Maranhão 43h 1.964,01 2.040,13 2.879,09 9,59 5.70%
Paraíba 44h 1.904,60 1.978,42 2.792,00 9,06 5.50%
Rio Grande do Norte 44h 2.037,85 2.116,83 2.987,34 9,62 6.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Especialista em Organização de Arquivos.

Dissídio de Especialista em Organização de Arquivos por cidade

Quanto ganha um Especialista em Organização de Arquivos nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Especialista em Organização de Arquivos na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo, SP 43 2.248,15 2.335,28 3.295,62 10,79 5.00%
Barueri, SP 44 1.788,29 1.857,60 2.621,50 8,45 6.70%
Fortaleza, CE 44 2.211,13 2.296,83 3.241,36 10,53 4.90%
Brasília, DF 42 2.994,95 3.111,03 4.390,37 14,93 5.30%
Rio de Janeiro, RJ 43 3.380,81 3.511,84 4.956,02 16,51 7.60%
Jundiaí, SP 44 1.772,83 1.841,54 2.598,83 8,37 5.50%
Belo Horizonte, MG 42 2.897,81 3.010,12 4.247,97 14,40 7.90%
Curitiba, PR 41 2.105,30 2.186,90 3.086,21 10,65 5.70%
Mesquita, RJ 44 1.999,31 2.076,80 2.930,84 9,44 7.00%
Salvador, BA 43 2.630,63 2.732,58 3.856,30 12,74 5.80%
Vitoria, ES 43 3.491,81 3.627,14 5.118,73 17,02 5.40%
Osasco, SP 42 1.987,43 2.064,46 2.913,43 9,80 8.30%
Florianópolis, SC 43 3.025,22 3.142,47 4.434,74 14,66 6.00%
Goiânia, GO 44 1.623,14 1.686,05 2.379,41 7,72 4.60%
Cuiabá, MT 43 1.533,96 1.593,42 2.248,68 7,47 7.70%
Campinas, SP 43 2.859,33 2.970,15 4.191,57 13,83 5.00%
São Gonçalo, RJ 40 1.656,88 1.721,09 2.428,86 8,57 4.60%
Mairiporã, SP 44 1.530,68 1.590,00 2.243,86 7,23 8.30%
Serra, ES 40 1.671,79 1.736,59 2.450,73 8,60 6.90%
Porto Alegre, RS 44 2.761,74 2.868,78 4.048,51 13,17 5.60%
Joinville, SC 44 1.696,82 1.762,59 2.487,42 8,01 6.70%
Contagem, MG 44 1.701,08 1.767,01 2.493,65 8,03 7.40%
Palmas, TO 44 1.477,46 1.534,72 2.165,84 6,98 4.30%
Cascavel, PR 41 1.465,40 1.522,19 2.148,17 7,34 7.70%
Ribeirão Preto, SP 44 1.792,25 1.861,71 2.627,31 8,46 5.70%
Dourados, MS 44 1.565,89 1.626,58 2.295,48 7,39 5.50%
Umuarama, PR 44 1.462,89 1.519,58 2.144,48 6,91 7.60%
Taubaté, SP 44 1.555,80 1.616,10 2.280,69 7,35 4.10%
Campo Grande, MS 44 1.628,29 1.691,40 2.386,95 7,69 5.20%
Belém, PA 43 2.004,99 2.082,70 2.939,17 9,64 5.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Especialista em Organização de Arquivos. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Especialista em Organização de Arquivos no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Locação de mão-de-obra temporária 1.866,13 1.938,46 2.735,61 6.80%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.258,11 2.345,63 3.310,22 4.50%
Atividades de contabilidade 1.606,06 1.668,31 2.354,37 7.10%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.895,63 1.969,10 2.778,85 7.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.536,85 2.635,17 3.718,83 6.70%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.880,79 1.953,68 2.757,09 6.80%
Serviços de microfilmagem 1.767,05 1.835,53 2.590,36 6.70%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais 4.948,19 5.139,97 7.253,68 6.40%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 4.294,54 4.460,99 6.295,48 7.80%
Serviços de engenharia 3.186,79 3.310,30 4.671,60 4.10%
Comércio varejista de móveis 2.692,98 2.797,35 3.947,71 7.80%
Administração de obras 3.840,84 3.989,70 5.630,38 4.40%
Atividades de bibliotecas e arquivos 1.667,28 1.731,90 2.444,10 5.30%
Cartórios 2.021,51 2.099,86 2.963,39 4.60%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.639,49 5.858,06 8.267,07 7.80%
Serviços advocatícios 2.963,37 3.078,22 4.344,07 7.60%
Consultoria em tecnologia da informação 3.845,34 3.994,38 5.636,99 5.20%
Limpeza em prédios e em domicílios 1.956,56 2.032,39 2.868,17 6.40%
Marketing direto 1.530,68 1.590,00 2.243,86 6.80%
Atividades de televisão aberta 3.080,79 3.200,20 4.516,21 5.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.