O dissídio de Gestor de Documentos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Gestor de Documentos.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.280,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.745 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 2.321,63

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Barueri - SP

787 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 5.250,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

1.324 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Gestor de Documentos

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Arquivista

O profissional Gestor de Documentos deve dar acesso À informação, planejar atividades técnico-administrativas, conservar acervos, demonstrar competências pessoais, administrar atividades patrocinadas, preparar ações educativas e/ou culturais, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, comunicar-se, orientar a implantação de atividades técnicas, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, realizar atividades técnico-administrativas.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve produzir vocabulários controlados/thesaurus, codificar documentos de arquivo, emitir certidões sobre documentos de arquivo, apresentar trabalhos técnicos e científicos, desenvolver ações educativas e/ou culturais, descartar documentos de arquivo, conhecer a legislação da área de atuação, pesquisar materiais de conservação, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, planejar a ocupação das instalações físicas, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, classificar documentos por grau de sigilo, orientar a organização de arquivos correntes, identificar a produção e o fluxo documental, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, redigir a correspondência oficial, administrar prazos, atualizar-se, monitorar programas de conservação preventiva, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, divulgar o acervo, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, planejar sistemas de documentação museológica, planejar sistema de recuperação de informação, orientar estagiários, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, proceder com flexibilidade, representar oficialmente a instituição, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, planejar a alteração do suporte da informação, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, ministrar cursos e palestras, acondicionar documentos/acervos, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, identificar fundos de arquivos, capacitar pessoal técnico-administrativo, coordenar ações educativas e/ou culturais, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, realizar pesquisa histórica e administrativa, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, elaborar plano de classificação, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, coordenar as políticas públicas de arquivos, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, solicitar manutenção de equipamentos, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, acompanhar a eliminação do documento descartado, planejar ações educativas e/ou culturais, elaborar tabelas de temporalidade, decidir o suporte do registro de informação, solicitar compras de materiais e equipamentos, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, produzir normas e procedimentos técnicos, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, definir a tipologia do documento, estabelecer plano de destinação de documentos, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, preparar visitas técnicas, monitorar as condições ambientais, realizar empréstimos de documentos e acervos, apoiar as atividades de consulta, autorizar a eliminação de documentos públicos, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, avaliar documentação, solicitar a contratação de serviços de terceiros, formular instrumentos de pesquisa, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, evidenciar senso de organização, negociar recursos e patrocinadores, escrever trabalhos técnicos e científicos, definir migração para outro tipo de suporte, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, diagnosticar a situação dos arquivos, preparar material educativo, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, registrar documentos de arquivo, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, descrever o do documento (forma e conteúdo), classificar documentos de arquivo, gerenciar atividades de consulta, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, proceder com criatividade, desenvolver acuidade espacial, trabalhar interdisciplinarmente, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, negociar parcerias e produtos, higienizar documentos/acervos, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, diagnosticar o estado de conservação do acervo, ser meticuloso, prestar contas dos financiamentos, ordenar documentos, planejar programas de conservação preventiva, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, trabalhar em equipe, assessorar a implantação de novas instituições, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, desenvolver percepção aguçada, gerir depósitos de armazenamento, consultar normas internacionais de descrição arquivística, atender usuários, estabelecer diálogo com usuário, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, participar de conselhos profissionais, supervisionar trabalhos de restauração, recolher documentos para guarda permanente, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, autenticar reprodução de documentos de arquivo, transferir documentos para guarda intermediária, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, armazenar documentos/acervos, elaborar projeto para captar recursos, implantar procedimentos de arquivo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gestor de Documentos ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gestor de Documentos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 5.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gestor de Documentos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gestor de Documentos ficou em 9.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025

O salário de Gestor de Documentos mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gestor de Documentos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gestor de Documentos CBO 261305 salário