O dissídio de Gestor de Documentos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Gestor de Documentos.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 3.280,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.745 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 2.321,63
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
787 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 5.250,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.324 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Gestor de Documentos
O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.
Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.
Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.
Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.
Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.
Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.
Supervisiona trabalhos de restauração.
Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).
Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.
Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.
Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.
Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.
Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Arquivista
O profissional Gestor de Documentos deve conservar acervos, realizar atividades técnico-administrativas, orientar a implantação de atividades técnicas, administrar atividades patrocinadas, planejar atividades técnico-administrativas, demonstrar competências pessoais, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, preparar ações educativas e/ou culturais, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, comunicar-se, dar acesso À informação.
Condições de trabalho da profissão
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Atividades exercidas por um Arquivista
Um Arquivista deve orientar estagiários, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, gerenciar atividades de consulta, estabelecer plano de destinação de documentos, negociar recursos e patrocinadores, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, planejar a alteração do suporte da informação, pesquisar materiais de conservação, divulgar o acervo, elaborar tabelas de temporalidade, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, ordenar documentos, formular instrumentos de pesquisa, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, planejar ações educativas e/ou culturais, diagnosticar o estado de conservação do acervo, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, codificar documentos de arquivo, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, definir a tipologia do documento, coordenar ações educativas e/ou culturais, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, conhecer a legislação da área de atuação, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, ministrar cursos e palestras, planejar programas de conservação preventiva, registrar documentos de arquivo, apoiar as atividades de consulta, apresentar trabalhos técnicos e científicos, desenvolver percepção aguçada, negociar parcerias e produtos, solicitar manutenção de equipamentos, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, gerir depósitos de armazenamento, armazenar documentos/acervos, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, monitorar as condições ambientais, identificar a produção e o fluxo documental, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, acompanhar a eliminação do documento descartado, produzir normas e procedimentos técnicos, autenticar reprodução de documentos de arquivo, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, realizar pesquisa histórica e administrativa, desenvolver ações educativas e/ou culturais, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, proceder com flexibilidade, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, realizar empréstimos de documentos e acervos, atender usuários, consultar normas internacionais de descrição arquivística, redigir a correspondência oficial, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, classificar documentos de arquivo, emitir certidões sobre documentos de arquivo, recolher documentos para guarda permanente, preparar visitas técnicas, decidir o suporte do registro de informação, atualizar-se, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, descartar documentos de arquivo, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, classificar documentos por grau de sigilo, prestar contas dos financiamentos, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, autorizar a eliminação de documentos públicos, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, desenvolver acuidade espacial, elaborar projeto para captar recursos, ser meticuloso, trabalhar interdisciplinarmente, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, acondicionar documentos/acervos, monitorar programas de conservação preventiva, higienizar documentos/acervos, implantar procedimentos de arquivo, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, orientar a organização de arquivos correntes, evidenciar senso de organização, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, coordenar as políticas públicas de arquivos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, planejar sistema de recuperação de informação, estabelecer diálogo com usuário, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, transferir documentos para guarda intermediária, elaborar plano de classificação, produzir vocabulários controlados/thesaurus, capacitar pessoal técnico-administrativo, solicitar compras de materiais e equipamentos, definir migração para outro tipo de suporte, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, escrever trabalhos técnicos e científicos, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, planejar a ocupação das instalações físicas, representar oficialmente a instituição, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, solicitar a contratação de serviços de terceiros, planejar sistemas de documentação museológica, descrever o do documento (forma e conteúdo), diagnosticar a situação dos arquivos, trabalhar em equipe, proceder com criatividade, avaliar documentação, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, supervisionar trabalhos de restauração, preparar material educativo, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, identificar fundos de arquivos, administrar prazos, participar de conselhos profissionais, assessorar a implantação de novas instituições.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gestor de Documentos ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gestor de Documentos e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 4.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gestor de Documentos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gestor de Documentos ficou em 4.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025
O salário de Gestor de Documentos mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gestor de Documentos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Museólogo
- Arquivista
- Especialista em Conservação de Acervos
- Especialista em Organização de Arquivos
- Especialista em Documentação Arquivística
- Auxiliar de Museus
- Especialista em Documentação Museológica
- Especialista em Museografia de Exposição
- Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística
- Conservador de Museu