O dissídio de Gestor de Documentos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Gestor de Documentos.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.280,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.745 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 2.321,63

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Barueri - SP

787 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 5.250,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

1.324 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Gestor de Documentos

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Arquivista

O profissional Gestor de Documentos deve administrar atividades patrocinadas, comunicar-se, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, dar acesso À informação, realizar atividades técnico-administrativas, conservar acervos, planejar atividades técnico-administrativas, orientar a implantação de atividades técnicas, preparar ações educativas e/ou culturais, demonstrar competências pessoais, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve coordenar ações educativas e/ou culturais, gerenciar atividades de consulta, descartar documentos de arquivo, elaborar projeto para captar recursos, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, acondicionar documentos/acervos, administrar prazos, desenvolver acuidade espacial, proceder com criatividade, armazenar documentos/acervos, descrever o do documento (forma e conteúdo), planejar sistemas de documentação museológica, supervisionar trabalhos de restauração, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, escrever trabalhos técnicos e científicos, consultar normas internacionais de descrição arquivística, evidenciar senso de organização, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, estabelecer diálogo com usuário, ser meticuloso, planejar ações educativas e/ou culturais, divulgar o acervo, realizar pesquisa histórica e administrativa, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, planejar sistema de recuperação de informação, pesquisar materiais de conservação, autenticar reprodução de documentos de arquivo, apresentar trabalhos técnicos e científicos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, proceder com flexibilidade, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, orientar a organização de arquivos correntes, identificar fundos de arquivos, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, produzir normas e procedimentos técnicos, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, estabelecer plano de destinação de documentos, solicitar compras de materiais e equipamentos, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, conhecer a legislação da área de atuação, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, orientar estagiários, ordenar documentos, definir a tipologia do documento, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, codificar documentos de arquivo, desenvolver percepção aguçada, representar oficialmente a instituição, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, diagnosticar a situação dos arquivos, definir migração para outro tipo de suporte, monitorar as condições ambientais, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, negociar parcerias e produtos, ministrar cursos e palestras, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, atualizar-se, solicitar a contratação de serviços de terceiros, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, acompanhar a eliminação do documento descartado, produzir vocabulários controlados/thesaurus, decidir o suporte do registro de informação, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, identificar a produção e o fluxo documental, planejar a alteração do suporte da informação, trabalhar interdisciplinarmente, planejar a ocupação das instalações físicas, emitir certidões sobre documentos de arquivo, preparar material educativo, atender usuários, implantar procedimentos de arquivo, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, coordenar as políticas públicas de arquivos, capacitar pessoal técnico-administrativo, autorizar a eliminação de documentos públicos, gerir depósitos de armazenamento, participar de conselhos profissionais, classificar documentos de arquivo, desenvolver ações educativas e/ou culturais, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, realizar empréstimos de documentos e acervos, monitorar programas de conservação preventiva, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, formular instrumentos de pesquisa, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, prestar contas dos financiamentos, diagnosticar o estado de conservação do acervo, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, trabalhar em equipe, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, preparar visitas técnicas, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, assessorar a implantação de novas instituições, redigir a correspondência oficial, higienizar documentos/acervos, negociar recursos e patrocinadores, elaborar plano de classificação, avaliar documentação, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, recolher documentos para guarda permanente, classificar documentos por grau de sigilo, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, registrar documentos de arquivo, solicitar manutenção de equipamentos, planejar programas de conservação preventiva, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, transferir documentos para guarda intermediária, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, elaborar tabelas de temporalidade, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, apoiar as atividades de consulta.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gestor de Documentos ficou em 6.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gestor de Documentos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 6.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gestor de Documentos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gestor de Documentos ficou em 7.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025

O salário de Gestor de Documentos mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gestor de Documentos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gestor de Documentos CBO 261305 salário