O dissídio de Especialista em Organização de Arquivos 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Especialista em Organização de Arquivos.

Estado com maior salário médio

Sergipe

R$ 4.075,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.396 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Vitoria - ES

R$ 3.627,14

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

568 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Especialista em Organização de Arquivos

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Arquivista

O profissional Especialista em Organização de Arquivos deve orientar a implantação de atividades técnicas, administrar atividades patrocinadas, planejar atividades técnico-administrativas, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, dar acesso À informação, conservar acervos, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, preparar ações educativas e/ou culturais, demonstrar competências pessoais, realizar atividades técnico-administrativas, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, gerenciar atividades de consulta, planejar programas de conservação preventiva, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, identificar a produção e o fluxo documental, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, planejar sistema de recuperação de informação, assessorar a implantação de novas instituições, realizar pesquisa histórica e administrativa, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, apoiar as atividades de consulta, acompanhar a eliminação do documento descartado, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, formular instrumentos de pesquisa, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, proceder com criatividade, proceder com flexibilidade, higienizar documentos/acervos, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, transferir documentos para guarda intermediária, conhecer a legislação da área de atuação, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, solicitar a contratação de serviços de terceiros, escrever trabalhos técnicos e científicos, autorizar a eliminação de documentos públicos, descrever o do documento (forma e conteúdo), negociar parcerias e produtos, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, produzir vocabulários controlados/thesaurus, ordenar documentos, ser meticuloso, planejar ações educativas e/ou culturais, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, planejar sistemas de documentação museológica, avaliar documentação, registrar documentos de arquivo, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, orientar estagiários, classificar documentos de arquivo, solicitar manutenção de equipamentos, pesquisar materiais de conservação, produzir normas e procedimentos técnicos, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, autenticar reprodução de documentos de arquivo, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, capacitar pessoal técnico-administrativo, desenvolver ações educativas e/ou culturais, negociar recursos e patrocinadores, planejar a alteração do suporte da informação, coordenar ações educativas e/ou culturais, desenvolver percepção aguçada, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, implantar procedimentos de arquivo, monitorar programas de conservação preventiva, recolher documentos para guarda permanente, codificar documentos de arquivo, trabalhar em equipe, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, atender usuários, planejar a ocupação das instalações físicas, diagnosticar a situação dos arquivos, acondicionar documentos/acervos, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, orientar a organização de arquivos correntes, prestar contas dos financiamentos, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, monitorar as condições ambientais, realizar empréstimos de documentos e acervos, definir migração para outro tipo de suporte, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, desenvolver acuidade espacial, solicitar compras de materiais e equipamentos, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, descartar documentos de arquivo, definir a tipologia do documento, emitir certidões sobre documentos de arquivo, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, administrar prazos, apresentar trabalhos técnicos e científicos, supervisionar trabalhos de restauração, coordenar as políticas públicas de arquivos, redigir a correspondência oficial, armazenar documentos/acervos, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, trabalhar interdisciplinarmente, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, gerir depósitos de armazenamento, evidenciar senso de organização, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, estabelecer diálogo com usuário, preparar visitas técnicas, atualizar-se, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, identificar fundos de arquivos, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, divulgar o acervo, decidir o suporte do registro de informação, representar oficialmente a instituição, diagnosticar o estado de conservação do acervo, participar de conselhos profissionais, consultar normas internacionais de descrição arquivística, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, elaborar projeto para captar recursos, estabelecer plano de destinação de documentos, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, elaborar plano de classificação, elaborar tabelas de temporalidade, classificar documentos por grau de sigilo, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, ministrar cursos e palestras, preparar material educativo, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Especialista em Organização de Arquivos ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Especialista em Organização de Arquivos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 5.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Especialista em Organização de Arquivos em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Especialista em Organização de Arquivos ficou em 3.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2024

O salário de Especialista em Organização de Arquivos mostrado aqui é resultado do levantamento de 2919 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Especialista em Organização de Arquivos com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Especialista em Organização de Arquivos CBO 261305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Especialista em Organização de Arquivos em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Especialista em Organização de Arquivos por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.026,68 2.105,22 2.970,95 9,67 6.80%
Ceará 44h 2.202,85 2.288,23 3.229,22 10,49 6.10%
Rio de Janeiro 42h 2.901,64 3.014,10 4.253,58 14,21 4.50%
Minas Gerais 42h 2.656,40 2.759,35 3.894,08 13,10 5.70%
Distrito Federal 42h 2.994,95 3.111,03 4.390,37 14,93 6.80%
Paraná 42h 1.861,40 1.933,54 2.728,67 9,16 5.60%
Santa Catarina 43h 2.325,50 2.415,63 3.409,01 11,29 5.00%
Espírito Santo 42h 2.564,78 2.664,18 3.759,77 12,66 5.20%
Bahia 42h 2.451,34 2.546,34 3.593,48 12,06 8.00%
Goiás 43h 1.626,41 1.689,45 2.384,20 7,94 6.10%
Mato Grosso 43h 1.693,65 1.759,29 2.482,77 8,20 5.60%
Rio Grande do Sul 42h 2.421,16 2.515,00 3.549,24 11,86 4.10%
Mato Grosso do Sul 44h 1.678,25 1.743,30 2.460,19 7,95 6.00%
Pernambuco 42h 2.146,13 2.229,30 3.146,06 10,71 7.70%
Pará 43h 2.355,85 2.447,16 3.453,51 11,41 6.40%
Tocantins 44h 1.520,67 1.579,61 2.229,19 7,21 7.60%
Maranhão 43h 1.964,01 2.040,13 2.879,09 9,59 7.30%
Paraíba 44h 1.904,60 1.978,42 2.792,00 9,06 4.90%
Rio Grande do Norte 44h 2.037,85 2.116,83 2.987,34 9,62 4.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Especialista em Organização de Arquivos.

Dissídio de Especialista em Organização de Arquivos por cidade

Quanto ganha um Especialista em Organização de Arquivos nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Especialista em Organização de Arquivos na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 2.248,15 2.335,28 3.295,62 10,79 7.10%
Barueri, SP 44 1.788,29 1.857,60 2.621,50 8,45 7.40%
Fortaleza, CE 44 2.211,13 2.296,83 3.241,36 10,53 6.50%
Brasília, DF 42 2.994,95 3.111,03 4.390,37 14,93 6.60%
Rio de Janeiro, RJ 43 3.380,81 3.511,84 4.956,02 16,51 6.10%
Jundiaí, SP 44 1.772,83 1.841,54 2.598,83 8,37 4.70%
Belo Horizonte, MG 42 2.897,81 3.010,12 4.247,97 14,40 5.10%
Curitiba, PR 41 2.105,30 2.186,90 3.086,21 10,65 5.80%
Mesquita, RJ 44 1.999,31 2.076,80 2.930,84 9,44 5.00%
Salvador, BA 43 2.630,63 2.732,58 3.856,30 12,74 8.00%
Vitoria, ES 43 3.491,81 3.627,14 5.118,73 17,02 8.20%
Osasco, SP 42 1.987,43 2.064,46 2.913,43 9,80 6.70%
Florianópolis, SC 43 3.025,22 3.142,47 4.434,74 14,66 7.80%
Goiânia, GO 44 1.623,14 1.686,05 2.379,41 7,72 4.60%
Cuiabá, MT 43 1.533,96 1.593,42 2.248,68 7,47 7.60%
Campinas, SP 43 2.859,33 2.970,15 4.191,57 13,83 5.40%
São Gonçalo, RJ 40 1.656,88 1.721,09 2.428,86 8,57 5.20%
Mairiporã, SP 44 1.530,68 1.590,00 2.243,86 7,23 4.40%
Serra, ES 40 1.671,79 1.736,59 2.450,73 8,60 4.70%
Porto Alegre, RS 44 2.761,74 2.868,78 4.048,51 13,17 6.80%
Joinville, SC 44 1.696,82 1.762,59 2.487,42 8,01 6.60%
Contagem, MG 44 1.701,08 1.767,01 2.493,65 8,03 4.20%
Palmas, TO 44 1.477,46 1.534,72 2.165,84 6,98 4.30%
Cascavel, PR 41 1.465,40 1.522,19 2.148,17 7,34 5.70%
Ribeirão Preto, SP 44 1.792,25 1.861,71 2.627,31 8,46 4.90%
Dourados, MS 44 1.565,89 1.626,58 2.295,48 7,39 7.30%
Umuarama, PR 44 1.462,89 1.519,58 2.144,48 6,91 4.20%
Taubaté, SP 44 1.555,80 1.616,10 2.280,69 7,35 4.80%
Campo Grande, MS 44 1.628,29 1.691,40 2.386,95 7,69 7.40%
Belém, PA 43 2.004,99 2.082,70 2.939,17 9,64 7.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Especialista em Organização de Arquivos. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Especialista em Organização de Arquivos no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Locação de mão-de-obra temporária 1.866,13 1.938,46 2.735,61 5.90%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.258,11 2.345,63 3.310,22 7.60%
Atividades de contabilidade 1.606,06 1.668,31 2.354,37 6.00%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.895,63 1.969,10 2.778,85 4.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.536,85 2.635,17 3.718,83 5.50%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.880,79 1.953,68 2.757,09 6.70%
Serviços de microfilmagem 1.767,05 1.835,53 2.590,36 5.60%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais 4.948,19 5.139,97 7.253,68 4.80%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 4.294,54 4.460,99 6.295,48 4.20%
Serviços de engenharia 3.186,79 3.310,30 4.671,60 6.10%
Comércio varejista de móveis 2.692,98 2.797,35 3.947,71 5.20%
Administração de obras 3.840,84 3.989,70 5.630,38 7.80%
Atividades de bibliotecas e arquivos 1.667,28 1.731,90 2.444,10 5.60%
Cartórios 2.021,51 2.099,86 2.963,39 4.40%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.639,49 5.858,06 8.267,07 8.10%
Serviços advocatícios 2.963,37 3.078,22 4.344,07 8.20%
Consultoria em tecnologia da informação 3.845,34 3.994,38 5.636,99 8.10%
Limpeza em prédios e em domicílios 1.956,56 2.032,39 2.868,17 6.10%
Marketing direto 1.530,68 1.590,00 2.243,86 4.10%
Atividades de televisão aberta 3.080,79 3.200,20 4.516,21 4.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.