O dissídio de Especialista em Organização de Arquivos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Especialista em Organização de Arquivos.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 3.280,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.745 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 2.321,63
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
787 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 5.250,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.324 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Especialista em Organização de Arquivos
O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.
Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.
Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.
Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.
Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.
Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.
Supervisiona trabalhos de restauração.
Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).
Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.
Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.
Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.
Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.
Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Arquivista
O profissional Especialista em Organização de Arquivos deve administrar atividades patrocinadas, dar acesso À informação, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, planejar atividades técnico-administrativas, orientar a implantação de atividades técnicas, comunicar-se, preparar ações educativas e/ou culturais, demonstrar competências pessoais, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, realizar atividades técnico-administrativas, conservar acervos.
Condições de trabalho da profissão
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Atividades exercidas por um Arquivista
Um Arquivista deve sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, participar de conselhos profissionais, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, diagnosticar a situação dos arquivos, estabelecer diálogo com usuário, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, monitorar as condições ambientais, conhecer a legislação da área de atuação, redigir a correspondência oficial, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, planejar programas de conservação preventiva, formular instrumentos de pesquisa, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, acondicionar documentos/acervos, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, planejar a ocupação das instalações físicas, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, descrever o do documento (forma e conteúdo), preparar visitas técnicas, orientar estagiários, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, solicitar manutenção de equipamentos, ser meticuloso, implantar procedimentos de arquivo, estabelecer plano de destinação de documentos, coordenar as políticas públicas de arquivos, atender usuários, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, produzir normas e procedimentos técnicos, solicitar a contratação de serviços de terceiros, realizar pesquisa histórica e administrativa, negociar recursos e patrocinadores, divulgar o acervo, diagnosticar o estado de conservação do acervo, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, planejar ações educativas e/ou culturais, desenvolver ações educativas e/ou culturais, apresentar trabalhos técnicos e científicos, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, supervisionar trabalhos de restauração, escrever trabalhos técnicos e científicos, transferir documentos para guarda intermediária, evidenciar senso de organização, monitorar programas de conservação preventiva, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, autorizar a eliminação de documentos públicos, gerir depósitos de armazenamento, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, registrar documentos de arquivo, codificar documentos de arquivo, elaborar projeto para captar recursos, proceder com flexibilidade, planejar a alteração do suporte da informação, atualizar-se, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, representar oficialmente a instituição, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, classificar documentos por grau de sigilo, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, negociar parcerias e produtos, definir migração para outro tipo de suporte, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, administrar prazos, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, produzir vocabulários controlados/thesaurus, ordenar documentos, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, identificar fundos de arquivos, orientar a organização de arquivos correntes, elaborar plano de classificação, identificar a produção e o fluxo documental, coordenar ações educativas e/ou culturais, decidir o suporte do registro de informação, higienizar documentos/acervos, assessorar a implantação de novas instituições, autenticar reprodução de documentos de arquivo, recolher documentos para guarda permanente, descartar documentos de arquivo, planejar sistema de recuperação de informação, avaliar documentação, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, definir a tipologia do documento, classificar documentos de arquivo, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, capacitar pessoal técnico-administrativo, desenvolver percepção aguçada, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, emitir certidões sobre documentos de arquivo, armazenar documentos/acervos, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, desenvolver acuidade espacial, prestar contas dos financiamentos, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, solicitar compras de materiais e equipamentos, consultar normas internacionais de descrição arquivística, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, realizar empréstimos de documentos e acervos, ministrar cursos e palestras, apoiar as atividades de consulta, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, elaborar tabelas de temporalidade, acompanhar a eliminação do documento descartado, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, proceder com criatividade, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, trabalhar em equipe, planejar sistemas de documentação museológica, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, trabalhar interdisciplinarmente, preparar material educativo, gerenciar atividades de consulta, pesquisar materiais de conservação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Especialista em Organização de Arquivos ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Especialista em Organização de Arquivos e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 8.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Especialista em Organização de Arquivos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Especialista em Organização de Arquivos ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025
O salário de Especialista em Organização de Arquivos mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Especialista em Organização de Arquivos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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