O dissídio de Especialista em Organização de Arquivos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Especialista em Organização de Arquivos.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.280,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.745 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 2.321,63

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Barueri - SP

787 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 5.250,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

1.324 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Especialista em Organização de Arquivos

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Arquivista

O profissional Especialista em Organização de Arquivos deve realizar atividades técnico-administrativas, orientar a implantação de atividades técnicas, conservar acervos, demonstrar competências pessoais, dar acesso À informação, administrar atividades patrocinadas, planejar atividades técnico-administrativas, comunicar-se, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, preparar ações educativas e/ou culturais.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve emitir certidões sobre documentos de arquivo, coordenar ações educativas e/ou culturais, classificar documentos por grau de sigilo, classificar documentos de arquivo, avaliar documentação, codificar documentos de arquivo, acompanhar a eliminação do documento descartado, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, autorizar a eliminação de documentos públicos, apoiar as atividades de consulta, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, consultar normas internacionais de descrição arquivística, gerenciar atividades de consulta, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, descartar documentos de arquivo, capacitar pessoal técnico-administrativo, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, ser meticuloso, produzir normas e procedimentos técnicos, negociar recursos e patrocinadores, preparar material educativo, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, decidir o suporte do registro de informação, identificar a produção e o fluxo documental, escrever trabalhos técnicos e científicos, pesquisar materiais de conservação, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, transferir documentos para guarda intermediária, desenvolver ações educativas e/ou culturais, evidenciar senso de organização, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, implantar procedimentos de arquivo, identificar fundos de arquivos, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, registrar documentos de arquivo, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, definir migração para outro tipo de suporte, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, administrar prazos, ministrar cursos e palestras, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, prestar contas dos financiamentos, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, preparar visitas técnicas, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realizar empréstimos de documentos e acervos, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, recolher documentos para guarda permanente, assessorar a implantação de novas instituições, redigir a correspondência oficial, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, divulgar o acervo, autenticar reprodução de documentos de arquivo, conhecer a legislação da área de atuação, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, participar de conselhos profissionais, estabelecer plano de destinação de documentos, gerir depósitos de armazenamento, planejar sistemas de documentação museológica, elaborar projeto para captar recursos, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, orientar a organização de arquivos correntes, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, planejar ações educativas e/ou culturais, elaborar tabelas de temporalidade, diagnosticar o estado de conservação do acervo, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, coordenar as políticas públicas de arquivos, descrever o do documento (forma e conteúdo), solicitar manutenção de equipamentos, elaborar plano de classificação, solicitar a contratação de serviços de terceiros, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, monitorar as condições ambientais, desenvolver acuidade espacial, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, trabalhar interdisciplinarmente, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, apresentar trabalhos técnicos e científicos, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, estabelecer diálogo com usuário, supervisionar trabalhos de restauração, planejar programas de conservação preventiva, armazenar documentos/acervos, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, planejar a ocupação das instalações físicas, proceder com flexibilidade, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, ordenar documentos, representar oficialmente a instituição, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, higienizar documentos/acervos, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, negociar parcerias e produtos, trabalhar em equipe, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, planejar a alteração do suporte da informação, proceder com criatividade, produzir vocabulários controlados/thesaurus, diagnosticar a situação dos arquivos, atender usuários, solicitar compras de materiais e equipamentos, desenvolver percepção aguçada, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, atualizar-se, definir a tipologia do documento, acondicionar documentos/acervos, realizar pesquisa histórica e administrativa, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, formular instrumentos de pesquisa, planejar sistema de recuperação de informação, monitorar programas de conservação preventiva, orientar estagiários.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Especialista em Organização de Arquivos ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Especialista em Organização de Arquivos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 8.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Especialista em Organização de Arquivos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Especialista em Organização de Arquivos ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025

O salário de Especialista em Organização de Arquivos mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Especialista em Organização de Arquivos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Especialista em Organização de Arquivos CBO 261305 salário