O dissídio de Especialista em Documentação Arquivística 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Especialista em Documentação Arquivística.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.280,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.745 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 2.321,63

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Barueri - SP

787 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 5.250,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

1.324 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Especialista em Documentação Arquivística

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Arquivista

O profissional Especialista em Documentação Arquivística deve dar acesso À informação, planejar atividades técnico-administrativas, demonstrar competências pessoais, administrar atividades patrocinadas, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, realizar atividades técnico-administrativas, orientar a implantação de atividades técnicas, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, comunicar-se, conservar acervos, preparar ações educativas e/ou culturais.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve classificar documentos de arquivo, desenvolver acuidade espacial, planejar a alteração do suporte da informação, coordenar as políticas públicas de arquivos, gerir depósitos de armazenamento, apresentar trabalhos técnicos e científicos, formular instrumentos de pesquisa, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, registrar documentos de arquivo, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, gerenciar atividades de consulta, ordenar documentos, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, pesquisar materiais de conservação, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, higienizar documentos/acervos, evidenciar senso de organização, estabelecer diálogo com usuário, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, proceder com flexibilidade, trabalhar interdisciplinarmente, elaborar projeto para captar recursos, planejar sistemas de documentação museológica, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, orientar a organização de arquivos correntes, identificar fundos de arquivos, atualizar-se, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, capacitar pessoal técnico-administrativo, elaborar tabelas de temporalidade, descartar documentos de arquivo, descrever o do documento (forma e conteúdo), realizar pesquisa histórica e administrativa, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, acondicionar documentos/acervos, redigir a correspondência oficial, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, desenvolver ações educativas e/ou culturais, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, monitorar programas de conservação preventiva, desenvolver percepção aguçada, identificar a produção e o fluxo documental, definir a tipologia do documento, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, representar oficialmente a instituição, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, avaliar documentação, ser meticuloso, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, proceder com criatividade, planejar programas de conservação preventiva, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, negociar recursos e patrocinadores, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, produzir vocabulários controlados/thesaurus, definir migração para outro tipo de suporte, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, solicitar compras de materiais e equipamentos, orientar estagiários, planejar a ocupação das instalações físicas, decidir o suporte do registro de informação, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, ministrar cursos e palestras, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, trabalhar em equipe, autenticar reprodução de documentos de arquivo, armazenar documentos/acervos, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, solicitar manutenção de equipamentos, diagnosticar a situação dos arquivos, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, transferir documentos para guarda intermediária, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, administrar prazos, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, apoiar as atividades de consulta, participar de conselhos profissionais, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, acompanhar a eliminação do documento descartado, divulgar o acervo, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, produzir normas e procedimentos técnicos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, consultar normas internacionais de descrição arquivística, planejar sistema de recuperação de informação, emitir certidões sobre documentos de arquivo, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, prestar contas dos financiamentos, realizar empréstimos de documentos e acervos, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, elaborar plano de classificação, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, planejar ações educativas e/ou culturais, monitorar as condições ambientais, negociar parcerias e produtos, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, escrever trabalhos técnicos e científicos, implantar procedimentos de arquivo, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, autorizar a eliminação de documentos públicos, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, atender usuários, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, diagnosticar o estado de conservação do acervo, preparar material educativo, preparar visitas técnicas, solicitar a contratação de serviços de terceiros, codificar documentos de arquivo, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, conhecer a legislação da área de atuação, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, assessorar a implantação de novas instituições, recolher documentos para guarda permanente, estabelecer plano de destinação de documentos, coordenar ações educativas e/ou culturais, supervisionar trabalhos de restauração, classificar documentos por grau de sigilo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Especialista em Documentação Arquivística ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Especialista em Documentação Arquivística e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Especialista em Documentação Arquivística em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Especialista em Documentação Arquivística ficou em 8.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025

O salário de Especialista em Documentação Arquivística mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Especialista em Documentação Arquivística com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Especialista em Documentação Arquivística CBO 261305 salário