O dissídio de Especialista em Documentação Arquivística 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Especialista em Documentação Arquivística.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 3.280,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.745 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 2.321,63
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
787 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 5.250,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.324 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Especialista em Documentação Arquivística
O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.
Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.
Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.
Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.
Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.
Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.
Supervisiona trabalhos de restauração.
Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).
Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.
Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.
Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.
Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.
Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Arquivista
O profissional Especialista em Documentação Arquivística deve demonstrar competências pessoais, conservar acervos, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, dar acesso À informação, realizar atividades técnico-administrativas, administrar atividades patrocinadas, comunicar-se, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, planejar atividades técnico-administrativas, orientar a implantação de atividades técnicas, preparar ações educativas e/ou culturais.
Condições de trabalho da profissão
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Atividades exercidas por um Arquivista
Um Arquivista deve formular instrumentos de pesquisa, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, descartar documentos de arquivo, planejar a alteração do suporte da informação, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, autorizar a eliminação de documentos públicos, higienizar documentos/acervos, codificar documentos de arquivo, desenvolver percepção aguçada, classificar documentos por grau de sigilo, estabelecer plano de destinação de documentos, planejar programas de conservação preventiva, preparar material educativo, consultar normas internacionais de descrição arquivística, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, redigir a correspondência oficial, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, administrar prazos, planejar sistemas de documentação museológica, definir migração para outro tipo de suporte, autenticar reprodução de documentos de arquivo, estabelecer diálogo com usuário, participar de conselhos profissionais, orientar a organização de arquivos correntes, produzir normas e procedimentos técnicos, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, apresentar trabalhos técnicos e científicos, representar oficialmente a instituição, coordenar as políticas públicas de arquivos, descrever o do documento (forma e conteúdo), proceder de acordo com códigos de ética da profissão, capacitar pessoal técnico-administrativo, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, decidir o suporte do registro de informação, evidenciar senso de organização, gerir depósitos de armazenamento, realizar pesquisa histórica e administrativa, elaborar plano de classificação, desenvolver ações educativas e/ou culturais, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, negociar parcerias e produtos, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, atualizar-se, produzir vocabulários controlados/thesaurus, avaliar documentação, elaborar tabelas de temporalidade, identificar fundos de arquivos, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, supervisionar trabalhos de restauração, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, escrever trabalhos técnicos e científicos, classificar documentos de arquivo, proceder com flexibilidade, pesquisar materiais de conservação, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, trabalhar em equipe, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, prestar contas dos financiamentos, realizar empréstimos de documentos e acervos, coordenar ações educativas e/ou culturais, assessorar a implantação de novas instituições, desenvolver acuidade espacial, solicitar compras de materiais e equipamentos, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, planejar ações educativas e/ou culturais, monitorar as condições ambientais, apoiar as atividades de consulta, armazenar documentos/acervos, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, gerenciar atividades de consulta, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, preparar visitas técnicas, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, solicitar a contratação de serviços de terceiros, transferir documentos para guarda intermediária, planejar sistema de recuperação de informação, acondicionar documentos/acervos, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, diagnosticar o estado de conservação do acervo, recolher documentos para guarda permanente, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, monitorar programas de conservação preventiva, registrar documentos de arquivo, ministrar cursos e palestras, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, acompanhar a eliminação do documento descartado, atender usuários, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, ser meticuloso, trabalhar interdisciplinarmente, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, ordenar documentos, implantar procedimentos de arquivo, negociar recursos e patrocinadores, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, conhecer a legislação da área de atuação, solicitar manutenção de equipamentos, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, planejar a ocupação das instalações físicas, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, definir a tipologia do documento, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, proceder com criatividade, orientar estagiários, elaborar projeto para captar recursos, diagnosticar a situação dos arquivos, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, divulgar o acervo, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, emitir certidões sobre documentos de arquivo, identificar a produção e o fluxo documental, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Especialista em Documentação Arquivística ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Especialista em Documentação Arquivística e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 6.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Especialista em Documentação Arquivística em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Especialista em Documentação Arquivística ficou em 8.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025
O salário de Especialista em Documentação Arquivística mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Especialista em Documentação Arquivística com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: