O dissídio de Especialista em Documentação Arquivística 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Especialista em Documentação Arquivística.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 3.280,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.745 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 2.321,63
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
787 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 5.250,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.324 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Especialista em Documentação Arquivística
O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.
Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.
Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.
Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.
Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.
Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.
Supervisiona trabalhos de restauração.
Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).
Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.
Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.
Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.
Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.
Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Arquivista
O profissional Especialista em Documentação Arquivística deve dar acesso À informação, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, realizar atividades técnico-administrativas, preparar ações educativas e/ou culturais, conservar acervos, demonstrar competências pessoais, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, planejar atividades técnico-administrativas, orientar a implantação de atividades técnicas, comunicar-se, administrar atividades patrocinadas.
Condições de trabalho da profissão
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Atividades exercidas por um Arquivista
Um Arquivista deve ser meticuloso, registrar documentos de arquivo, atender usuários, produzir normas e procedimentos técnicos, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, planejar a ocupação das instalações físicas, descrever o do documento (forma e conteúdo), emitir certidões sobre documentos de arquivo, armazenar documentos/acervos, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, consultar normas internacionais de descrição arquivística, divulgar o acervo, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, realizar pesquisa histórica e administrativa, autenticar reprodução de documentos de arquivo, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, preparar visitas técnicas, supervisionar trabalhos de restauração, elaborar projeto para captar recursos, prestar contas dos financiamentos, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, pesquisar materiais de conservação, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, desenvolver acuidade espacial, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, proceder com flexibilidade, representar oficialmente a instituição, redigir a correspondência oficial, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, solicitar manutenção de equipamentos, realizar empréstimos de documentos e acervos, acondicionar documentos/acervos, proceder com criatividade, produzir vocabulários controlados/thesaurus, apoiar as atividades de consulta, avaliar documentação, elaborar plano de classificação, planejar a alteração do suporte da informação, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, decidir o suporte do registro de informação, capacitar pessoal técnico-administrativo, planejar sistemas de documentação museológica, identificar fundos de arquivos, negociar parcerias e produtos, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, implantar procedimentos de arquivo, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, escrever trabalhos técnicos e científicos, desenvolver ações educativas e/ou culturais, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, definir migração para outro tipo de suporte, planejar sistema de recuperação de informação, desenvolver percepção aguçada, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, classificar documentos por grau de sigilo, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, recolher documentos para guarda permanente, evidenciar senso de organização, monitorar as condições ambientais, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, coordenar ações educativas e/ou culturais, solicitar a contratação de serviços de terceiros, definir a tipologia do documento, descartar documentos de arquivo, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, formular instrumentos de pesquisa, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, planejar ações educativas e/ou culturais, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, elaborar tabelas de temporalidade, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, planejar programas de conservação preventiva, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, transferir documentos para guarda intermediária, orientar a organização de arquivos correntes, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, ministrar cursos e palestras, preparar material educativo, gerenciar atividades de consulta, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, estabelecer plano de destinação de documentos, diagnosticar a situação dos arquivos, apresentar trabalhos técnicos e científicos, codificar documentos de arquivo, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, ordenar documentos, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, autorizar a eliminação de documentos públicos, trabalhar interdisciplinarmente, participar de conselhos profissionais, atualizar-se, estabelecer diálogo com usuário, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, solicitar compras de materiais e equipamentos, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, gerir depósitos de armazenamento, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, diagnosticar o estado de conservação do acervo, coordenar as políticas públicas de arquivos, assessorar a implantação de novas instituições, higienizar documentos/acervos, negociar recursos e patrocinadores, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, classificar documentos de arquivo, monitorar programas de conservação preventiva, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, conhecer a legislação da área de atuação, acompanhar a eliminação do documento descartado, administrar prazos, orientar estagiários, identificar a produção e o fluxo documental, trabalhar em equipe, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Especialista em Documentação Arquivística ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Especialista em Documentação Arquivística e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 4.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Especialista em Documentação Arquivística em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Especialista em Documentação Arquivística ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025
O salário de Especialista em Documentação Arquivística mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Especialista em Documentação Arquivística com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Conservador de Museu
- Especialista em Organização de Arquivos
- Administrador de Arquivos
- Especialista em Documentação Museológica
- Museólogo
- Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística
- Especialista em Conservação de Acervos
- Gestor de Documentos
- Especialista em Educação em Museus
- Especialista em Museografia de Exposição