O dissídio de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 3.280,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.745 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 2.321,63
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
787 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 5.250,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.324 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística
O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.
Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.
Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.
Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.
Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.
Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.
Supervisiona trabalhos de restauração.
Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).
Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.
Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.
Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.
Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.
Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Arquivista
O profissional Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística deve administrar atividades patrocinadas, demonstrar competências pessoais, planejar atividades técnico-administrativas, preparar ações educativas e/ou culturais, comunicar-se, conservar acervos, dar acesso À informação, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, orientar a implantação de atividades técnicas, realizar atividades técnico-administrativas.
Condições de trabalho da profissão
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Atividades exercidas por um Arquivista
Um Arquivista deve avaliar documentação, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, solicitar compras de materiais e equipamentos, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, redigir a correspondência oficial, planejar sistemas de documentação museológica, elaborar projeto para captar recursos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, planejar sistema de recuperação de informação, coordenar ações educativas e/ou culturais, identificar fundos de arquivos, gerir depósitos de armazenamento, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, atualizar-se, representar oficialmente a instituição, atender usuários, produzir normas e procedimentos técnicos, planejar programas de conservação preventiva, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, preparar material educativo, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, autenticar reprodução de documentos de arquivo, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, classificar documentos por grau de sigilo, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, escrever trabalhos técnicos e científicos, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, estabelecer diálogo com usuário, preparar visitas técnicas, pesquisar materiais de conservação, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, orientar estagiários, monitorar as condições ambientais, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, administrar prazos, divulgar o acervo, ordenar documentos, participar de conselhos profissionais, identificar a produção e o fluxo documental, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, desenvolver ações educativas e/ou culturais, higienizar documentos/acervos, consultar normas internacionais de descrição arquivística, conhecer a legislação da área de atuação, acondicionar documentos/acervos, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, diagnosticar a situação dos arquivos, estabelecer plano de destinação de documentos, evidenciar senso de organização, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, classificar documentos de arquivo, realizar empréstimos de documentos e acervos, planejar a alteração do suporte da informação, proceder com flexibilidade, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, definir a tipologia do documento, supervisionar trabalhos de restauração, ministrar cursos e palestras, solicitar a contratação de serviços de terceiros, planejar a ocupação das instalações físicas, capacitar pessoal técnico-administrativo, proceder com criatividade, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, apoiar as atividades de consulta, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, decidir o suporte do registro de informação, implantar procedimentos de arquivo, acompanhar a eliminação do documento descartado, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, monitorar programas de conservação preventiva, registrar documentos de arquivo, produzir vocabulários controlados/thesaurus, desenvolver acuidade espacial, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, diagnosticar o estado de conservação do acervo, emitir certidões sobre documentos de arquivo, coordenar as políticas públicas de arquivos, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, ser meticuloso, solicitar manutenção de equipamentos, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, armazenar documentos/acervos, transferir documentos para guarda intermediária, negociar recursos e patrocinadores, orientar a organização de arquivos correntes, prestar contas dos financiamentos, autorizar a eliminação de documentos públicos, realizar pesquisa histórica e administrativa, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, recolher documentos para guarda permanente, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, gerenciar atividades de consulta, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, descrever o do documento (forma e conteúdo), codificar documentos de arquivo, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, assessorar a implantação de novas instituições, apresentar trabalhos técnicos e científicos, elaborar plano de classificação, descartar documentos de arquivo, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, trabalhar interdisciplinarmente, desenvolver percepção aguçada, elaborar tabelas de temporalidade, formular instrumentos de pesquisa, planejar ações educativas e/ou culturais, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, definir migração para outro tipo de suporte, negociar parcerias e produtos, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, trabalhar em equipe.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 5.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística ficou em 3.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025
O salário de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: