O dissídio de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 3.280,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.745 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 2.321,63
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
787 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 5.250,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
1.324 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística
O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.
Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.
Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.
Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.
Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.
Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.
Supervisiona trabalhos de restauração.
Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).
Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.
Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.
Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.
Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.
Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Arquivista
O profissional Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística deve conservar acervos, preparar ações educativas e/ou culturais, comunicar-se, realizar atividades técnico-administrativas, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, orientar a implantação de atividades técnicas, planejar atividades técnico-administrativas, dar acesso À informação, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, demonstrar competências pessoais, administrar atividades patrocinadas.
Condições de trabalho da profissão
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Atividades exercidas por um Arquivista
Um Arquivista deve diagnosticar o estado de conservação do acervo, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, implantar procedimentos de arquivo, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, realizar empréstimos de documentos e acervos, definir a tipologia do documento, capacitar pessoal técnico-administrativo, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, elaborar plano de classificação, apresentar trabalhos técnicos e científicos, decidir o suporte do registro de informação, supervisionar trabalhos de restauração, negociar parcerias e produtos, avaliar documentação, negociar recursos e patrocinadores, redigir a correspondência oficial, desenvolver acuidade espacial, registrar documentos de arquivo, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, monitorar programas de conservação preventiva, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, elaborar tabelas de temporalidade, conhecer a legislação da área de atuação, participar de conselhos profissionais, ordenar documentos, preparar material educativo, administrar prazos, acondicionar documentos/acervos, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, planejar sistema de recuperação de informação, identificar a produção e o fluxo documental, prestar contas dos financiamentos, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, gerir depósitos de armazenamento, estabelecer diálogo com usuário, proceder com flexibilidade, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, classificar documentos por grau de sigilo, definir migração para outro tipo de suporte, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, coordenar ações educativas e/ou culturais, planejar a ocupação das instalações físicas, recolher documentos para guarda permanente, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, formular instrumentos de pesquisa, armazenar documentos/acervos, descrever o do documento (forma e conteúdo), transferir documentos para guarda intermediária, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, solicitar manutenção de equipamentos, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, pesquisar materiais de conservação, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, acompanhar a eliminação do documento descartado, emitir certidões sobre documentos de arquivo, produzir vocabulários controlados/thesaurus, orientar estagiários, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, assessorar a implantação de novas instituições, gerenciar atividades de consulta, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, solicitar a contratação de serviços de terceiros, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, trabalhar em equipe, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, realizar pesquisa histórica e administrativa, coordenar as políticas públicas de arquivos, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, planejar sistemas de documentação museológica, atualizar-se, planejar a alteração do suporte da informação, solicitar compras de materiais e equipamentos, identificar fundos de arquivos, ministrar cursos e palestras, diagnosticar a situação dos arquivos, autenticar reprodução de documentos de arquivo, ser meticuloso, elaborar projeto para captar recursos, higienizar documentos/acervos, escrever trabalhos técnicos e científicos, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, evidenciar senso de organização, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, divulgar o acervo, representar oficialmente a instituição, estabelecer plano de destinação de documentos, consultar normas internacionais de descrição arquivística, proceder com criatividade, apoiar as atividades de consulta, planejar ações educativas e/ou culturais, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, atender usuários, autorizar a eliminação de documentos públicos, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, monitorar as condições ambientais, trabalhar interdisciplinarmente, preparar visitas técnicas, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, produzir normas e procedimentos técnicos, descartar documentos de arquivo, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, classificar documentos de arquivo, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, planejar programas de conservação preventiva, desenvolver ações educativas e/ou culturais, codificar documentos de arquivo, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, desenvolver percepção aguçada, orientar a organização de arquivos correntes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 4.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística ficou em 3.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025
O salário de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: