O dissídio de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.280,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.745 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 2.321,63

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Barueri - SP

787 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 5.250,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

1.324 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Arquivista

O profissional Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística deve demonstrar competências pessoais, orientar a implantação de atividades técnicas, planejar atividades técnico-administrativas, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, realizar atividades técnico-administrativas, comunicar-se, preparar ações educativas e/ou culturais, conservar acervos, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, dar acesso À informação, administrar atividades patrocinadas.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve diagnosticar a situação dos arquivos, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, monitorar programas de conservação preventiva, identificar a produção e o fluxo documental, autenticar reprodução de documentos de arquivo, planejar ações educativas e/ou culturais, pesquisar materiais de conservação, preparar visitas técnicas, coordenar ações educativas e/ou culturais, planejar sistemas de documentação museológica, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, participar de conselhos profissionais, preparar material educativo, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, desenvolver ações educativas e/ou culturais, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, diagnosticar o estado de conservação do acervo, descrever o do documento (forma e conteúdo), disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, planejar a ocupação das instalações físicas, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, descartar documentos de arquivo, desenvolver percepção aguçada, acompanhar a eliminação do documento descartado, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, redigir a correspondência oficial, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, consultar normas internacionais de descrição arquivística, administrar prazos, divulgar o acervo, gerir depósitos de armazenamento, formular instrumentos de pesquisa, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, trabalhar em equipe, definir a tipologia do documento, autorizar a eliminação de documentos públicos, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, transferir documentos para guarda intermediária, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, atualizar-se, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, realizar empréstimos de documentos e acervos, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, elaborar projeto para captar recursos, registrar documentos de arquivo, ministrar cursos e palestras, proceder com criatividade, planejar sistema de recuperação de informação, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, estabelecer plano de destinação de documentos, solicitar a contratação de serviços de terceiros, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, gerenciar atividades de consulta, ordenar documentos, classificar documentos de arquivo, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, armazenar documentos/acervos, prestar contas dos financiamentos, elaborar plano de classificação, negociar recursos e patrocinadores, implantar procedimentos de arquivo, estabelecer diálogo com usuário, definir migração para outro tipo de suporte, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, produzir normas e procedimentos técnicos, higienizar documentos/acervos, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, ser meticuloso, emitir certidões sobre documentos de arquivo, apoiar as atividades de consulta, orientar a organização de arquivos correntes, avaliar documentação, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, assessorar a implantação de novas instituições, evidenciar senso de organização, acondicionar documentos/acervos, realizar pesquisa histórica e administrativa, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, escrever trabalhos técnicos e científicos, classificar documentos por grau de sigilo, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, capacitar pessoal técnico-administrativo, planejar programas de conservação preventiva, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, planejar a alteração do suporte da informação, desenvolver acuidade espacial, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, orientar estagiários, negociar parcerias e produtos, supervisionar trabalhos de restauração, monitorar as condições ambientais, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, conhecer a legislação da área de atuação, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, elaborar tabelas de temporalidade, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, solicitar manutenção de equipamentos, decidir o suporte do registro de informação, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, trabalhar interdisciplinarmente, solicitar compras de materiais e equipamentos, representar oficialmente a instituição, codificar documentos de arquivo, recolher documentos para guarda permanente, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, proceder com flexibilidade, coordenar as políticas públicas de arquivos, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, apresentar trabalhos técnicos e científicos, produzir vocabulários controlados/thesaurus, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, identificar fundos de arquivos, atender usuários.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística ficou em 4.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 4.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025

O salário de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística CBO 261305 salário