O dissídio de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261305 no cargo de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.280,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.745 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 2.321,63

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Barueri - SP

787 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais

R$ 5.250,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

1.324 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Arquivista Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística

O Arquivista organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Arquivista

O profissional Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística deve dar acesso À informação, administrar atividades patrocinadas, realizar atividades técnico-administrativas, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, planejar atividades técnico-administrativas, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, comunicar-se, conservar acervos, demonstrar competências pessoais, orientar a implantação de atividades técnicas, preparar ações educativas e/ou culturais.

Condições de trabalho da profissão

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Atividades exercidas por um Arquivista

Um Arquivista deve escrever trabalhos técnicos e científicos, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, definir a tipologia do documento, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, armazenar documentos/acervos, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, solicitar manutenção de equipamentos, diagnosticar o estado de conservação do acervo, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, emitir certidões sobre documentos de arquivo, monitorar programas de conservação preventiva, trabalhar interdisciplinarmente, assessorar a implantação de novas instituições, gerenciar atividades de consulta, desenvolver ações educativas e/ou culturais, elaborar plano de classificação, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, classificar documentos por grau de sigilo, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, prestar contas dos financiamentos, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, decidir o suporte do registro de informação, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, acompanhar a eliminação do documento descartado, participar de conselhos profissionais, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, ordenar documentos, produzir vocabulários controlados/thesaurus, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, planejar programas de conservação preventiva, autorizar a eliminação de documentos públicos, autenticar reprodução de documentos de arquivo, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, preparar visitas técnicas, atender usuários, elaborar projeto para captar recursos, pesquisar materiais de conservação, descartar documentos de arquivo, realizar empréstimos de documentos e acervos, administrar prazos, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, transferir documentos para guarda intermediária, codificar documentos de arquivo, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, gerir depósitos de armazenamento, planejar a alteração do suporte da informação, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, desenvolver percepção aguçada, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, orientar estagiários, apoiar as atividades de consulta, formular instrumentos de pesquisa, proceder com flexibilidade, recolher documentos para guarda permanente, planejar sistema de recuperação de informação, identificar fundos de arquivos, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, ser meticuloso, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, monitorar as condições ambientais, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos, registrar documentos de arquivo, diagnosticar a situação dos arquivos, coordenar ações educativas e/ou culturais, preparar material educativo, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, planejar sistemas de documentação museológica, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, solicitar compras de materiais e equipamentos, estabelecer diálogo com usuário, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, representar oficialmente a instituição, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, realizar pesquisa histórica e administrativa, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, implantar procedimentos de arquivo, consultar normas internacionais de descrição arquivística, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, acondicionar documentos/acervos, planejar ações educativas e/ou culturais, capacitar pessoal técnico-administrativo, solicitar a contratação de serviços de terceiros, negociar recursos e patrocinadores, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, supervisionar trabalhos de restauração, conhecer a legislação da área de atuação, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, desenvolver acuidade espacial, planejar a ocupação das instalações físicas, trabalhar em equipe, classificar documentos de arquivo, ministrar cursos e palestras, divulgar o acervo, coordenar as políticas públicas de arquivos, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, orientar a organização de arquivos correntes, evidenciar senso de organização, estabelecer plano de destinação de documentos, negociar parcerias e produtos, elaborar tabelas de temporalidade, proceder com criatividade, redigir a correspondência oficial, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, definir migração para outro tipo de suporte, identificar a produção e o fluxo documental, avaliar documentação, produzir normas e procedimentos técnicos, higienizar documentos/acervos, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, descrever o do documento (forma e conteúdo), apresentar trabalhos técnicos e científicos, atualizar-se.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Arquivistas e museólogos que ficou em 6.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística ficou em 8.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Arquivistas e museólogos 2025

O salário de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.242 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Arquivistas e museólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística CBO 261305 salário