O dissídio de Docente de Ensino Superior na Área de Didática 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234505 no cargo de Docente de Ensino Superior na Área de Didática.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 8.297,88

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.963 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Cacoal - RO

R$ 3.423,03

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

676 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão

R$ 9.366,34

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

6.249 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de didática Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.

Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Docente de Ensino Superior na Área de Didática

O Professor de ensino superior na área de didática planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .

Funções do Professor de ensino superior na área de didática

O profissional Docente de Ensino Superior na Área de Didática deve realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionar formação pedagógica em estágios, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, orientar alunos, atualizar-se na Área, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, demonstrar competências pessoais, avaliar o trabalho acadêmico científico, participar de atividades administrativas, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática

Um Professor de ensino superior na área de didática deve elaborar programas e cronogramas, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, constituir grupos de pesquisa, sistematizar conteúdos, atuar em banca examinadora docente e discente, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, realizar eventos, avaliar projetos de pesquisa, produzir vídeos, produzir artigos para divulgação, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, planejar pesquisas, avaliar planos de ação pedagógica, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), coordenar projetos pedagógicos, planejar a produção de materiais didáticos, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, elaborar projetos de extensão, avaliar cursos, demonstrar postura ética, estudar a constituição de profissões no campo educacional, avaliar políticas educacionais, prestar assessoria a órgãos públicos, trabalhar em equipe, planejar os ambientes de aprendizagem, organizar publicações, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, programar cursos para atendimento a demandas externas, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, coordenar cursos, coordenar equipes de trabalho, participar de atividades culturais, desenvolver atividades interativas, atribuir notas e conceitos, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, dialogar com as entidades representativas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, coordenar projetos de extensão, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar currículos de alunos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, realizar revisão da literatura na área, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, avaliar o desempenho dos alunos, atuar em comissões editoriais, planejar projetos de intervenção pedagógica, coordenar pesquisas, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, coletar dados e materiais para pesquisa, coordenar eventos, avaliar o desenvolvimento das aulas, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, produzir instrumentos de avaliação, treinar auxiliares de pesquisa, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, participar de comissões, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, atuar em projetos de extensão, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, sistematizar dados e materiais de pesquisa, dialogar com os alunos, avaliar projetos de extensão, coordenar áreas, disciplinas e turmas, analisar pesquisas educacionais, produzir hipertextos, coordenar grupos de pesquisa, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, gerenciar projetos, avaliar a própria prática de pesquisa, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, avaliar currículos e propostas pedagógicas, planejar eventos e seminários, planejar aulas, prever fontes de financiamento, demonstrar postura crítica, colaborar em comissões de avaliação, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, orientar alunos de iniciação científica, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, compromissar-se social e politicamente, produzir planos de cursos e de aulas, orientar monitores, estudar diferentes formas de comunicação, redigir relatórios de pesquisa, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, estudar a legislação educacional, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, divulgar resultados de pesquisas, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), atuar em debates, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, analisar dados e materiais de pesquisa, atender alunos, individualmente e em grupo, discutir resultados de avaliação, produzir textos para uso pedagógico, produzir cartazes, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, avaliar trabalhos científicos, participar de congressos e eventos científicos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, participar de associações científicas, elaborar pareceres, dialogar com os professores da instituição, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, estudar propostas e políticas educacionais, exercer cargos de representação, analisar os problemas da realidade brasileira, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, participar de colegiados, coordenar reuniões, participar de associações de classe, auto avaliar-se, produzir transparências, participar de reuniões, estabelecer relações com os órgãos de fomento, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, estudar outros idiomas, preencher relatórios de atividades, planejar projetos de extensão, sugerir composição de bancas examinadoras, estudar a produção científica da área, redigir publicações científicas, trabalhar com diferentes formas de interação humana, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, coordenar convênios, organizar coletâneas, dominar a língua portuguesa, desenvolver propostas de avaliação, proferir palestras, avaliar material didático, gerenciar convênios, exercer cargos de direção.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Docente de Ensino Superior na Área de Didática ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Docente de Ensino Superior na Área de Didática e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 5.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Docente de Ensino Superior na Área de Didática em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Docente de Ensino Superior na Área de Didática ficou em 6.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Docente de Ensino Superior na Área de Didática mostrado aqui é resultado do levantamento de 11.634 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Docente de Ensino Superior na Área de Didática com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Docente de Ensino Superior na Área de Didática CBO 234505 salário