O dissídio de Coordenador de Recepção 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420125 no cargo de Coordenador de Recepção.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.839,15

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.640 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itajaí - SC

R$ 3.612,50

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.027 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de recepcionistas supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.

Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Coordenador de Recepção

O Supervisor de recepcionistas planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.

Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.

Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.

Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções do Supervisor de recepcionistas

O profissional Coordenador de Recepção deve avaliar qualidade dos serviços, controlar atividades financeiras, atender público e informantes, demonstrar competências pessoais, supervisionar execução dos serviços, administrar pessoal, planejar trabalho da equipe, qualificar equipe de trabalho.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas

Um Supervisor de recepcionistas deve suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, orientar trabalho dos empregados, analisar relatórios, relatar necessidades de clientes e não clientes, reconhecer diferenças pessoais, agir com empatia, definir recursos de trabalho, aplicar penalidades aos funcionários, agir com criatividade, administrar banco de dados e listagens, orçar custos, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, avaliar desempenho dos funcionários, tabular dados, esclarecer dúvidas dos funcionários, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, definir perfil para cargos, inventariar móveis, equipamentos e produtos, administrar conflitos entre funcionários, agir com flexibilidade, elaborar programação de férias, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificar falhas do processo de trabalho, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, selecionar pessoal, manter-se atualizado, demonstrar atitude proativa, propor novos serviços aos clientes, propor promoções de funcionários, conferir numerário e produtos do caixa, rever rotinas de trabalho, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, controlar as emoções, treinar novos funcionários, propor admissões de funcionários, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, emitir relatórios de controle e desempenho, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, verificar consistência de dados coletados, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, justificar diferenças de caixa, controlar movimentação de questionários, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, monitorar atendimento telefônico, definir rotinas de trabalho, conferir faturas, identificar prioridades, administrar conflitos entre funcionários e clientes, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, promover atendimento personalizado ao cliente, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, elaborar cronograma de trabalho, propor fechamento de contratos, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, agir com ética e atitude profissional, reenquadrar funcionários em outra função, propor penalidades aos funcionários, relatar falhas do processo de trabalho, propor desligamentos de funcionários, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, controlar ligações telefônicas, elaborar escalas de trabalho, dimensionar equipe de trabalho, prestar informações ao público e informantes, promover rodízio de funções, promover reuniões, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, verificar necessidades de novos equipamentos, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, agir com desenvoltura, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, liderar equipe, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, estimar volume de trabalho, intermediar conflitos entre áreas internas, criar relacionamento interpessoal, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, propor reciclagem de funcionários, expressar-se com fluência verbal, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, atuar com dinamismo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Coordenador de Recepção ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador de Recepção e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 6.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador de Recepção em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Coordenador de Recepção ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2024

O salário de Coordenador de Recepção mostrado aqui é resultado do levantamento de 7588 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador de Recepção com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Coordenador de Recepção CBO 420125 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Coordenador de Recepção em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Coordenador de Recepção por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 2.678,05 2.781,85 3.925,83 12,90 5.50%
Rio de Janeiro 42h 2.534,32 2.632,54 3.715,12 12,49 8.00%
Minas Gerais 43h 2.260,53 2.348,14 3.313,76 10,92 6.90%
Rio Grande do Sul 43h 2.524,89 2.622,75 3.701,31 12,08 4.80%
Paraná 43h 2.546,11 2.644,79 3.732,40 12,20 8.00%
Bahia 43h 2.260,55 2.348,16 3.313,80 10,80 8.30%
Santa Catarina 43h 2.733,22 2.839,15 4.006,69 13,08 8.20%
Distrito Federal 43h 2.343,81 2.434,65 3.435,86 11,24 6.10%
Goiás 43h 2.330,06 2.420,37 3.415,69 11,17 7.20%
Ceará 44h 2.388,01 2.480,56 3.500,65 11,32 4.40%
Mato Grosso 44h 2.053,62 2.133,21 3.010,45 9,78 7.20%
Pernambuco 43h 2.438,93 2.533,46 3.575,29 11,74 4.90%
Espírito Santo 43h 2.424,87 2.518,85 3.554,68 11,78 6.10%
Mato Grosso do Sul 43h 2.085,32 2.166,14 3.056,92 10,01 6.80%
Pará 43h 2.108,36 2.190,08 3.090,71 10,12 4.60%
Alagoas 44h 2.397,53 2.490,45 3.514,60 11,35 5.10%
Paraíba 44h 1.966,84 2.043,07 2.883,24 9,34 5.40%
Amazonas 43h 2.210,24 2.295,90 3.240,04 10,62 6.50%
Rio Grande do Norte 43h 2.037,62 2.116,59 2.986,99 9,80 6.00%
Maranhão 43h 2.321,67 2.411,65 3.403,39 11,16 6.80%
Sergipe 44h 2.027,14 2.105,71 2.971,64 9,66 7.60%
Tocantins 41h 2.052,63 2.132,18 3.009,00 10,38 5.80%
Piauí 44h 2.238,76 2.325,53 3.281,85 10,62 5.70%
Acre 44h 1.613,23 1.675,75 2.364,87 7,68 6.90%
Rondônia 43h 1.977,11 2.053,73 2.898,29 9,51 5.50%
Amapá 43h 2.009,85 2.087,75 2.946,30 9,65 4.50%
Roraima 44h 2.459,19 2.554,50 3.604,99 11,70 7.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Coordenador de Recepção.

Dissídio de Coordenador de Recepção por cidade

Quanto ganha um Coordenador de Recepção nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Coordenador de Recepção na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 3.095,48 3.215,45 4.537,74 14,86 8.30%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.679,71 2.783,56 3.928,25 12,93 5.40%
Brasília, DF 43 2.343,81 2.434,65 3.435,86 11,24 5.70%
Belo Horizonte, MG 43 2.480,05 2.576,17 3.635,57 12,06 7.30%
Fortaleza, CE 44 2.493,84 2.590,50 3.655,79 11,84 8.20%
Cotia, SP 44 1.934,70 2.009,69 2.836,13 9,17 4.70%
Salvador, BA 44 2.626,07 2.727,85 3.849,63 12,44 6.40%
Goiânia, GO 43 2.303,27 2.392,54 3.376,43 11,03 5.30%
Curitiba, PR 43 2.930,92 3.044,51 4.296,50 14,11 8.00%
Recife, PE 43 2.447,02 2.541,86 3.587,14 11,84 6.20%
Porto Alegre, RS 44 2.475,91 2.571,87 3.629,50 11,81 6.30%
Cuiabá, MT 44 2.071,19 2.151,47 3.036,22 9,88 7.60%
Campinas, SP 42 2.726,74 2.832,42 3.997,19 13,37 6.50%
Maceió, AL 44 2.431,55 2.525,79 3.564,48 11,52 6.80%
Campo Grande, MS 43 2.082,01 2.162,70 3.052,07 10,05 7.70%
Guarulhos, SP 44 2.539,72 2.638,16 3.723,05 12,09 4.80%
Belém, PA 43 2.095,02 2.176,22 3.071,15 10,06 4.70%
Manaus, AM 43 2.260,13 2.347,72 3.313,17 10,86 6.40%
Ribeirão Preto, SP 42 2.477,13 2.573,13 3.631,28 12,17 8.20%
Florianópolis, SC 43 2.865,71 2.976,77 4.200,91 13,84 7.30%
São José dos Campos, SP 43 2.288,81 2.377,51 3.355,22 11,11 8.10%
Maringá, PR 43 2.287,20 2.375,85 3.352,87 10,95 7.40%
Sorocaba, SP 44 2.497,59 2.594,39 3.661,28 11,88 4.10%
Mogi das Cruzes, SP 44 2.467,02 2.562,63 3.616,46 11,69 6.50%
João Pessoa, PB 44 1.926,05 2.000,70 2.823,45 9,17 6.80%
Patos de Minas, MG 44 1.764,23 1.832,61 2.586,23 8,37 4.90%
Gramado, RS 44 3.120,00 3.240,92 4.573,69 14,84 5.40%
Natal, RN 43 2.106,57 2.188,21 3.088,07 10,13 4.90%
Santos, SP 42 2.631,37 2.733,36 3.857,39 13,00 7.20%
Porto Seguro, BA 43 2.254,11 2.341,47 3.304,35 10,93 7.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Coordenador de Recepção. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Coordenador de Recepção no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Hotéis 2.692,54 2.796,89 3.947,06 5.30%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 3.051,51 3.169,77 4.473,28 7.80%
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 2.891,15 3.003,20 4.238,20 7.70%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 2.297,71 2.386,76 3.368,26 7.30%
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 2.162,88 2.246,71 3.170,62 6.90%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.948,68 2.024,20 2.856,62 6.10%
Laboratórios clínicos 2.304,05 2.393,35 3.377,56 6.90%
Condomínios prediais 3.315,11 3.443,59 4.859,70 4.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.097,15 2.178,42 3.074,26 5.70%
Restaurantes e similares 1.956,89 2.032,73 2.868,65 5.60%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 2.308,98 2.398,47 3.384,80 5.10%
Locação de mão-de-obra temporária 2.567,67 2.667,18 3.764,01 7.00%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 1.856,00 1.927,93 2.720,75 7.70%
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia 2.586,36 2.686,60 3.791,41 6.80%
Atividades de condicionamento físico 2.163,58 2.247,44 3.171,65 6.40%
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 3.275,42 3.402,36 4.801,51 8.30%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 1.925,75 2.000,38 2.823,00 7.50%
Planos de saúde 3.320,86 3.449,56 4.868,13 4.30%
Cabeleireiros 2.080,03 2.160,64 3.049,16 5.80%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 2.011,65 2.089,62 2.948,93 8.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.