O dissídio de Controlador de Vôo 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 342505 no cargo de Controlador de Vôo.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 5.846,69

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

269 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Teresina - PI

R$ 5.634,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Roque - SP

77 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Operação dos Aeroportos e Campos de Aterrissagem

R$ 6.000,73

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Operação dos Aeroportos e Campos de Aterrissagem

139 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Controlador de tráfego aéreo controla o tráfego de aeronaves civis e militares, em voo ou em solo, por intermédio de sistemas radar e não radar Controla aeronaves em pouso, decolagem ou efetuando manobras de pista, por meio de contato visual ou radar em torres de controle.

Estabelece comunicação com comandantes e pilotos, para informá-los sobre as condições meteorológicas, áreas restritas e ocorrências Aprova plano de voo Autoriza decolagem, mudança de nível de voo ou desvio em rota, procedimento de aproximação e pouso.

Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da Aeronáutica e do espaço aéreo nacional, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Controlador de Vôo

O Controlador de tráfego aéreo prepara as atividades, analisando as informações meteorológicas e aeronáuticas recebidas Controla espaço aéreo sob sua responsabilidade, vigiando o tráfego e/ou áreas operacionais.

Controla aeronaves em pouso, decolagem ou manobras de pista, por contato visual ou radar em torres de controle.

Analisa, faz os ajustes necessários e aprova plano de voo Autoriza decolagem, avaliando condições meteorológicas.

Autoriza mudança de nível de voo e desvio em rota, quando necessário Autoriza início de descida para procedimento de aproximação e pouso.

Autoriza taxiamento e circulação de pessoas e veículos nas áreas de manobra.

Mantém contato com torres de controle adjacentes, unidades de controle de terminal ou outros centros de controle de área, para coordenar o movimento de aeronave Solicita autorização de controle de tráfego aéreo fora da sua área de responsabilidade.

Fornece informações relativas ao auxílio de navegação e condições do aeródromo.

Presta serviços de vigilância e vetoração radar Executa atividades relacionadas à segurança do tráfego aéreo, informando aos comandantes e aos pilotos sobre aeronaves próximas ou condições potencialmente perigosas, tais como clima, velocidade e direção do vento ou problemas de visibilidade Aciona dispositivos inibidores de aves em região aeroportuária, quando necessário.

Alerta os serviços de emergência do aeroporto em casos de emergência ou quando uma aeronave está enfrentando dificuldades, podendo solicitar isolamento de áreas Suspende operações no aeródromo sob condições especiais e aciona serviço de alerta e de operações de emergência, para atendimento de aeronave Inicia pesquisas de aeronaves ausentes, acionando os serviços de busca e salvamento.

Inspeciona áreas restritas de segurança e providencia atendimento a clientes e usuários do sistema de aviação civil, inclusive em emergências médicas Registra ocorrências de acidentes aéreos, incidentes e infrações de tráfego aéreo.

Notifica focos de incêndio e invasão em aeródromos Registra ocorrências de incidentes e de acidentes no solo Elabora e envia relatórios para órgãos pertinentes.

Pode fazer palestras e ministrar cursos de qualificação e programas de treinamento relacionados à segurança de voo.

Funções do Controlador de tráfego aéreo

O profissional Controlador de Vôo deve realizar inspeção em Áreas restritas de segurança (ars), ministrar treinamento, planejar voo, atender clientes e usuários do sistema de aviação civil, demonstrar competências pessoais, prover segurança de voos, comunicar-se, despachar voos, controlar tráfego aéreo, promover segurança aeroportuária.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos em transportes aéreos trabalham na infraero, em órgãos e em empresas de transportes aéreos e afins. São civis e militares da aeronáutica, assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente ou ocasionais. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Os horários de trabalho podem ser diurnos, noturnos, irregulares e em rodízio de turnos sendo o trabalho presencial. Há regras especiais para o controlador de voo. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à exposição de ruídos e ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer escolaridade mínima de ensino médio mais cursos de especialização que variam de duzentas a mais de quatrocentas horas-aula. Há tendência de aumento de qualificação e parte dela é adquirida no próprio emprego há tendência de rodízio de funções nas empresas aéreas com a configuração de um novo tipo de profissional, polivalente. Para o pleno exercício das atividades, requer-se de três a cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Controlador de tráfego aéreo

Um Controlador de tráfego aéreo deve participar de reuniões, fornecer informações gerais, elaborar relatórios, acompanhar procedimentos de segurança, solicitar isolamento de áreas, capacidade de síntese, agir com autocontrole, iniciativa, divulgar a filosofia do sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos (sipaer), informar comandante sobre boletim meteorológico atualizado, identificar objetos que possam causar danos às aeronaves/passageiros, enviar relatório de perigo para órgãos pertinentes, clareza, resolução de problemas, registrar ocorrências de incidentes e acidentes aeronáuticos, realizar palestras relativas à segurança de voo, avaliar condições meteorológicas na aproximação final, suspender operações no aeródromo sob condições especiais, providenciar atendimento de emergências médicas, analisar informações meteorológicas e aeronáuticas, capacidade sensorial, coordenar junto aos órgãos de controle adjacentes, autorizar início de descida para procedimento de aproximação e pouso, acionar órgão competente, manter aeronaves separadas em voo, rapidez de reflexos, fornecer informações relativas ao auxílio de navegação e condições do aeródromo, prestar serviços de vigilância e vetoração radar, autorizar pouso e decolagem, capacidade de visão sistêmica, providenciar recolhimento de objetos que possam causar danos às aeronaves, usar epi, autorizar mudança de nível de voo e desvio em rota, acionar serviço de alerta, capacidade de liderança, comunicar à administração sobre presença de objetos abandonados, organização, manter certificado de habilitação em dia (certificado de habilitação técnica-cht e certificado de habilitação em segurança-chs), acionar dispositivos inibidores de aves no sítio aeroportuário, acionar mecanismos para atendimento de aeronaves em emergência aeronáutica, instruir pessoal em cursos de qualificação, efetuar comunicação terra e ar via radiotelefonia, falar em público, autorizar taxiamento, circulação de pessoas e veículos nas áreas de manobra, preencher ficha de progressão de voo, manter vigilância constante do tráfego, espaço aéreo e áreas operacionais de responsabilidade, aprovar plano de voo, acuidade visual, registrar ocorrências de incidentes de tráfego aéreo, trabalhar em equipe, objetividade, disponibilizar espaço aéreo para atividade aérea, notificar à administração sobre focos de incêndio e invasão no sítio aeroportuário, contornar situações adversas, solicitar autorização de controle de tráfego aéreo fora da área de responsabilidade, capacidade de observação, atenção focada e difusa, registrar infração de tráfego aéreo, acompanhar estagiários e treinandos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Controlador de Vôo ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Controlador de Vôo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em transportes aéreos que ficou em 5.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Controlador de Vôo em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Controlador de Vôo ficou em 6.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em transportes aéreos 2025

O salário de Controlador de Vôo mostrado aqui é resultado do levantamento de 434 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em transportes aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Controlador de Vôo com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Controlador de Vôo CBO 342505 salário