O dissídio de Controlador de Tráfego Aéreo 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 342505 no cargo de Controlador de Tráfego Aéreo.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 9.011,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
189 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 5.055,04
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
78 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Controlador de tráfego aéreo controla o tráfego de aeronaves civis e militares, em voo ou em solo, por intermédio de sistemas radar e não radar Controla aeronaves em pouso, decolagem ou efetuando manobras de pista, por meio de contato visual ou radar em torres de controle.
Estabelece comunicação com comandantes e pilotos, para informá-los sobre as condições meteorológicas, áreas restritas e ocorrências Aprova plano de voo Autoriza decolagem, mudança de nível de voo ou desvio em rota, procedimento de aproximação e pouso.
Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da Aeronáutica e do espaço aéreo nacional, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Controlador de Tráfego Aéreo
O Controlador de tráfego aéreo prepara as atividades, analisando as informações meteorológicas e aeronáuticas recebidas Controla espaço aéreo sob sua responsabilidade, vigiando o tráfego e/ou áreas operacionais.
Controla aeronaves em pouso, decolagem ou manobras de pista, por contato visual ou radar em torres de controle.
Analisa, faz os ajustes necessários e aprova plano de voo Autoriza decolagem, avaliando condições meteorológicas.
Autoriza mudança de nível de voo e desvio em rota, quando necessário Autoriza início de descida para procedimento de aproximação e pouso.
Autoriza taxiamento e circulação de pessoas e veículos nas áreas de manobra.
Mantém contato com torres de controle adjacentes, unidades de controle de terminal ou outros centros de controle de área, para coordenar o movimento de aeronave Solicita autorização de controle de tráfego aéreo fora da sua área de responsabilidade.
Fornece informações relativas ao auxílio de navegação e condições do aeródromo.
Presta serviços de vigilância e vetoração radar Executa atividades relacionadas à segurança do tráfego aéreo, informando aos comandantes e aos pilotos sobre aeronaves próximas ou condições potencialmente perigosas, tais como clima, velocidade e direção do vento ou problemas de visibilidade Aciona dispositivos inibidores de aves em região aeroportuária, quando necessário.
Alerta os serviços de emergência do aeroporto em casos de emergência ou quando uma aeronave está enfrentando dificuldades, podendo solicitar isolamento de áreas Suspende operações no aeródromo sob condições especiais e aciona serviço de alerta e de operações de emergência, para atendimento de aeronave Inicia pesquisas de aeronaves ausentes, acionando os serviços de busca e salvamento.
Inspeciona áreas restritas de segurança e providencia atendimento a clientes e usuários do sistema de aviação civil, inclusive em emergências médicas Registra ocorrências de acidentes aéreos, incidentes e infrações de tráfego aéreo.
Notifica focos de incêndio e invasão em aeródromos Registra ocorrências de incidentes e de acidentes no solo Elabora e envia relatórios para órgãos pertinentes.
Pode fazer palestras e ministrar cursos de qualificação e programas de treinamento relacionados à segurança de voo.
Funções do Controlador de tráfego aéreo
O profissional Controlador de Tráfego Aéreo deve ministrar treinamento, planejar voo, realizar inspeção em Áreas restritas de segurança (ars), controlar tráfego aéreo, demonstrar competências pessoais, prover segurança de voos, promover segurança aeroportuária, despachar voos, atender clientes e usuários do sistema de aviação civil, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Técnicos em transportes aéreos trabalham na infraero, em órgãos e em empresas de transportes aéreos e afins. São civis e militares da aeronáutica, assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente ou ocasionais. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Os horários de trabalho podem ser diurnos, noturnos, irregulares e em rodízio de turnos sendo o trabalho presencial. Há regras especiais para o controlador de voo. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à exposição de ruídos e ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Controlador de tráfego aéreo
Um Controlador de tráfego aéreo deve agir com autocontrole, realizar palestras relativas à segurança de voo, solicitar isolamento de áreas, providenciar recolhimento de objetos que possam causar danos às aeronaves, registrar ocorrências de incidentes de tráfego aéreo, autorizar início de descida para procedimento de aproximação e pouso, efetuar comunicação terra e ar via radiotelefonia, acionar órgão competente, notificar à administração sobre focos de incêndio e invasão no sítio aeroportuário, manter aeronaves separadas em voo, informar comandante sobre boletim meteorológico atualizado, autorizar pouso e decolagem, clareza, trabalhar em equipe, registrar infração de tráfego aéreo, enviar relatório de perigo para órgãos pertinentes, manter certificado de habilitação em dia (certificado de habilitação técnica-cht e certificado de habilitação em segurança-chs), capacidade sensorial, resolução de problemas, participar de reuniões, instruir pessoal em cursos de qualificação, manter vigilância constante do tráfego, espaço aéreo e áreas operacionais de responsabilidade, acompanhar procedimentos de segurança, suspender operações no aeródromo sob condições especiais, capacidade de liderança, prestar serviços de vigilância e vetoração radar, divulgar a filosofia do sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos (sipaer), iniciativa, registrar ocorrências de incidentes e acidentes aeronáuticos, aprovar plano de voo, solicitar autorização de controle de tráfego aéreo fora da área de responsabilidade, analisar informações meteorológicas e aeronáuticas, autorizar taxiamento, circulação de pessoas e veículos nas áreas de manobra, capacidade de síntese, autorizar mudança de nível de voo e desvio em rota, acionar dispositivos inibidores de aves no sítio aeroportuário, acuidade visual, fornecer informações relativas ao auxílio de navegação e condições do aeródromo, avaliar condições meteorológicas na aproximação final, organização, acionar mecanismos para atendimento de aeronaves em emergência aeronáutica, falar em público, acompanhar estagiários e treinandos, coordenar junto aos órgãos de controle adjacentes, contornar situações adversas, disponibilizar espaço aéreo para atividade aérea, capacidade de observação, identificar objetos que possam causar danos às aeronaves/passageiros, comunicar à administração sobre presença de objetos abandonados, capacidade de visão sistêmica, providenciar atendimento de emergências médicas, atenção focada e difusa, elaborar relatórios, rapidez de reflexos, objetividade, fornecer informações gerais, usar epi, acionar serviço de alerta, preencher ficha de progressão de voo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Controlador de Tráfego Aéreo ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Controlador de Tráfego Aéreo e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em transportes aéreos que ficou em 6.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Controlador de Tráfego Aéreo em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Controlador de Tráfego Aéreo ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em transportes aéreos 2025
O salário de Controlador de Tráfego Aéreo mostrado aqui é resultado do levantamento de 348 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em transportes aéreos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Controlador de Tráfego Aéreo com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor de Empresa Aérea em Aeroportos
- Inspetor de Aviação Civil
- Fiscal de Aviação Civil (fac)
- Agente de Proteção de Aviação Civil
- Despachante Operacional de Vôo
- Gerente da Administração de Aeroportos
- Profissional de Tráfego Aéreo
- Supervisor da Administração de Aeroportos
- Operador de Atendimento Aeroviário
- Gerente de Empresa Aérea em Aeroportos
Valor do salário na CCT 2025 de Controlador de Tráfego Aéreo em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 3.061,87 | 3.180,54 | 4.488,47 | 15,31 | 6.80% |
Rio de Janeiro | 39h | 4.369,13 | 4.538,46 | 6.404,82 | 23,01 | 5.70% |
Minas Gerais | 42h | 3.713,85 | 3.857,79 | 5.444,22 | 18,53 | 7.50% |
Goiás | 40h | 3.099,09 | 3.219,20 | 4.543,03 | 16,24 | 6.80% |
Paraná | 36h | 6.186,11 | 6.425,86 | 9.068,37 | 35,53 | 8.20% |
Mato Grosso | 41h | 4.337,44 | 4.505,54 | 6.358,36 | 22,22 | 7.70% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Controlador de Tráfego Aéreo. |
Dissídio de Controlador de Tráfego Aéreo por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 3.289,71 | 3.417,21 | 4.822,46 | 16,39 | 4.50% |
São Roque, SP | 40 | 1.589,61 | 1.651,22 | 2.330,25 | 8,29 | 5.50% |
Barueri, SP | 43 | 3.620,90 | 3.761,24 | 5.307,97 | 17,58 | 4.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 40 | 4.866,43 | 5.055,04 | 7.133,82 | 25,38 | 6.80% |
Goiânia, GO | 40 | 3.099,09 | 3.219,20 | 4.543,03 | 16,24 | 7.50% |
São José do Rio Preto, SP | 44 | 2.442,22 | 2.536,88 | 3.580,11 | 11,66 | 4.50% |
Juiz de Fora, MG | 43 | 4.638,50 | 4.818,27 | 6.799,69 | 22,65 | 5.20% |
Macaé, RJ | 40 | 3.840,30 | 3.989,14 | 5.629,60 | 19,95 | 7.80% |
Ribeirão Preto, SP | 39 | 3.511,50 | 3.647,60 | 5.147,60 | 18,61 | 6.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Controlador de Tráfego Aéreo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Controlador de Tráfego Aéreo no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem | 5.326,47 | 5.532,91 | 7.808,20 | 8.20% | |
Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem | 3.269,13 | 3.395,83 | 4.792,30 | 5.80% | |
Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação | 3.241,21 | 3.366,83 | 4.751,37 | 7.10% | |
Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas | 1.765,88 | 1.834,32 | 2.588,65 | 5.40% | |
Transporte aéreo de passageiros regular | 4.487,80 | 4.661,73 | 6.578,78 | 4.10% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 2.633,41 | 2.735,47 | 3.860,38 | 4.70% | |
Transporte aéreo de carga | 2.286,35 | 2.374,96 | 3.351,62 | 4.30% | |
Terminais rodoviários e ferroviários | 4.638,50 | 4.818,27 | 6.799,69 | 4.40% | |
Serviços de reservas e outros serviços de turismo | 2.248,07 | 2.335,20 | 3.295,50 | 6.30% | |
Representantes comerciais e agentes do comércio de máquinas, equipamentos, embarcações e aeronaves | 4.563,91 | 4.740,79 | 6.690,35 | 5.90% | |
Atividades de apoio à gestão de saúde | 1.681,70 | 1.746,88 | 2.465,24 | 4.30% | |
Manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista | 4.063,25 | 4.220,73 | 5.956,42 | 6.50% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 5.551,83 | 5.767,00 | 8.138,56 | 4.90% | |
Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo | 5.762,34 | 5.985,67 | 8.447,15 | 6.30% | |
Manutenção de aeronaves na pista | 3.065,68 | 3.184,50 | 4.494,06 | 7.70% | |
Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas | 1.423,82 | 1.479,00 | 2.087,21 | 4.20% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 1.539,34 | 1.599,00 | 2.256,56 | 7.10% | |
Serviços de telecomunicações sem fio | 4.602,62 | 4.781,00 | 6.747,09 | 7.70% | |
Cursos de pilotagem | 1.610,58 | 1.673,00 | 2.360,99 | 4.40% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.695,53 | 2.800,00 | 3.951,44 | 4.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |