O dissídio de Professor de Filosofia no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232125 no cargo de Professor de Filosofia no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 7.559,06
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
211 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 4.418,42
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
86 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Infantil - Pré-Escola
R$ 5.826,26
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
340 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de filosofia no ensino médio Ministra aulas de filosofia, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes aos sistemas filosóficos e aos grandes pensadores, à existência humana, à ideia do conhecimento, à razão, aos valores éticos e morais, ao pensamento, à linguagem, ao Universo e a influência desses no contexto presente Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.
Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Filosofia no Ensino Médio
O Professor de filosofia no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de filosofia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Ministra aulas de filosofia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, utilizando inclusive novas tecnologias de pesquisa.
Incentiva a leitura e estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos e a compreensão da realidade, por meio das ciências humanas e sociais.
Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de filosofia, conceitos e atitudes referentes a tradições e costumes, fenômenos, datas, fatos históricos, sociais, econômicos, políticos, ambientais, religiosos e culturais ocorridos em diferentes tempos e espaços, e a influência desses no contexto presente da humanidade, na perspectiva em que o mundo é explicável e passível de transformações.
Desenvolve atividades para que o aluno identifique, analise e compare diferentes formas e narrativas expressas em diferentes linguagens, para interpretar ideias filosóficas de diferentes pensadores, elaborar hipóteses e compor argumentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, razão e entendimento, estética, lógica, validade e verdade, respeito à natureza, às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os homens.
Propõe temas e projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece rotinas e regras de conduta Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.
Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.
Funções do Professor de filosofia no ensino médio
O profissional Professor de Filosofia no Ensino Médio deve participar de atividades institucionais, preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, ensinar, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de filosofia no ensino médio
Um Professor de filosofia no ensino médio deve solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, assumir cargos de coordenação, representação, direção, estimular a participação do aluno nas atividades, conceber o projeto pedagógico da escola, integrar grupos de estudos interdisciplinares, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, indicar os avanços da aprendizagem, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, subsidiar os alunos para autoavaliação, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, refletir continuamente sobre a própria prática docente, estabelecer empatia com os alunos, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, interagir com os alunos, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, ministrar aulas teóricas e práticas, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, adequar o planejamento às aulas, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, preparar-se para concursos docentes, administrar conflitos, estruturar a transmissão do conhecimento, influir na definição dos planos de carreira, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, atentar para reações dos alunos na sala, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, ler jornais, revistas, periódicos e livros, indicar compra de material didático e pedagógico, atender pais e alunos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, definir o calendário, acompanhar processo de aprendizagem, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, incentivar a capacidade criadora dos alunos, relacionar-se com a comunidade escolar, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, estimular a continuidade da escolaridade, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, definir objetivos para a área de conhecimento, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, discutir questões pedagógicas com os pares, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, requisitar material pedagógico, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, expressar-se com clareza, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, comentar os resultados das avaliações com os alunos, escolher material didático e pedagógico, elaborar instrumentos de avaliação, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, aplicar instrumentos de avaliação, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, selecionar textos e bibliografia da aula, determinar temas e conteúdos da disciplina, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, intervir na definição dos orçamentos da escola, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, medir o conhecimento específico, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, dialogar com os alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Filosofia no Ensino Médio ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Filosofia no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 4.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Filosofia no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Filosofia no Ensino Médio ficou em 7.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025
O salário de Professor de Filosofia no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 654 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Filosofia no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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