O dissídio de Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782505 no cargo de Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira.

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 2.704,40

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.779 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itaquaquecetuba - SP

R$ 3.177,98

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

316 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, gerenciando o seu caminhão e todo o processo de transporte Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.

Estima custos e calcula preços de frete Confere informações sobre o transporte contratado e a conformidade da documentação da carga Realiza manutenção básica do caminhão.

Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira

O Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.

Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.

Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Verifica o itinerário e examina as características da carga, em proposta de viagem.

Estima custos e calcula preços de frete Elabora plano de viagem, após contratação do serviço.

Verifica a possibilidade de transportar outra carga, na viagem de volta.

Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com outros caminhoneiros Verifica a legalidade e a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) e os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.

Verifica documentação necessária para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).

Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro da mercadoria Coleta a carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço.

Dirige e manobra caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos.

Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.

Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Faz cobrança de valores previamente acordados, recebendo numerário ou por outros meios de pagamento e emitindo comprovantes Elabora instrumentos para controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo, tempos e custos.

Realiza manutenção básica do caminhão, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Controla prazos ou quilometragem para revisões Detecta defeitos, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o veículo de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.

Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.

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Funções do Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais)

O profissional Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira deve vistoriar cargas transportadas, verificar documentos do veículo e da carga, trabalhar com segurança, comunicar-se em tempo real, definir rotas, transportar cargas, prestar socorro, assegurar regularidade do transporte, realizar inspeções e reparos no veículo, movimentar cargas volumosas e pesadas, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais)

Um Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) deve demonstrar capacidade de resistência física, identificar altura, comprimento e largura do veículo, desenvolver dirigibilidade para carga viva, verificar certificados de vacina dos animais, montar relatório de avarias no veículo, dimensionar peso da carga, distribuir o peso em partes iguais, operar veículo com plataforma e motosserra, pesquisar itinerários, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, conferir lacre, respeitar os limites da sua força física, distribuir peso da carga entre eixos, transportar carga resfriada em baú isotérmico, dominar noções básicas de mecânica, propor mudanças operacionais, elevar cargas, realizar manutenção preventiva, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, estimar custos de frete em rodovias não pavimentadas, prestar serviços com qualidade, definir pontos de abastecimento, inspecionar parte elétrica, ter consciência dos limites da máquina, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, verificar limite máximo de carga do veículo, inspecionar pneus, definir custos do veículo parado, travar locks de contêiner, participar de treinamentos, definir período de carregamento da mercadoria, estimar custos do transporte, segundo o tipo de carga, anotar informações no diário de bordo, controlar tempo de descarga do concreto, realizar manutenção corretiva, medir altura da carga, demonstrar coerência, operar rampa hidráulica (cegonheira), movimentar cargas perigosas, controlar velocidade de batimento do balão, sinalizar local de acidente, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, demonstrar senso de responsabilidade, comunicar a chegada e saída do cliente à central, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, demonstrar determinação, conferir quantidade de carga, gerenciar autonomia do veículo, verificar cabos de aço, conferir mercadorias, arrumar carga de acordo com o peso, manusear cargas por meio de empilhadeira, operar empilhadeira com funções múltiplas, obter informações precisas sobre o local do acidente, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), cobrar, do embarcador ou do cliente, local próprio para carga e descarga, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, identificar ruídos estranhos do veículo, inspecionar a lataria, definir período de descarga da mercadoria, dominar funcionamento da máquina, identificar avarias na mercadoria, conferir ponto de descarga de inflamável, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), examinar acondicionamento da carga, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, selecionar veículo por tipo de carga, definir valores de desgaste do veículo, conferir a carga com a nota fiscal, identificar irregularidades na superfície, conferir peso e volume da carga, posicionar veículo para carga e descarga, conferir roteiro, comunicar-se por rádio, operar caminhão bomba de lança e arrasto, transportar contêiner em porta-contêineres, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, isolar área de descarga, com cones, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, controlar descarga do concreto, transportar carga dimensionada em veículos especiais, conferir ponto de carga na base (combustível), dominar noções básicas de primeiros socorros, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, comunicar a chegada à central, transportar cargas vivas em gaiola, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, conferir a posição dos animais na gaiola, transportar concreto em caminhão betoneira, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, negociar dívidas, transportar carga excedente em veículo específico, definir estadia (tempo concedido para carga e descarga), transportar grãos em caminhões graneleiros, observar posicionamento de carga suspensa, manusear carga com segurança, definir ponto de equilíbrio da carga, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, definir tempo de permanência na direção do veículo, dominar noções básicas de condução econômica, operar equipamentos de combate a incêndio, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), transportar líquidos em caminhão-tanque, operar sistema bottom load, preservar integridade da carga, coletar mercadorias, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, planejar itinerário, inspecionar água e óleo, contar cabeças de animais, definir horários apropriados para carga e descarga, evitar o raio de ação de empilhadeiras, trajar-se adequadamente, administrar finanças, centralizar cargas, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, contatar seguradora, propor itinerários, demonstrar rapidez de reflexos, operar guincho pesado, com munk, manusear alavanca de compressão da betoneira, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, realizar pequenos reparos no veículo, comunicar a saída à central, comunicar-se via satélite (sistema gps), calcular preço tonelada / km do frete, inspecionar parte mecânica, verificar vazamentos de carga, cumprir leis de trânsito, inspecionar ferramentas obrigatórias, transportar produtos minerais em caçamba, conferir manifesto, enlonar carga, carregar veículo com peso limite estabelecido, amarrar carga, entregar mercadorias, enviar mensagem de desvio de rota à central, operar caminhão-pipa.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 5.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira ficou em 6.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2024

O salário de Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira mostrado aqui é resultado do levantamento de 6165 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira CBO 782505 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.410,20 2.503,62 3.533,18 11,42 6.60%
Paraná 44h 2.523,23 2.621,02 3.698,87 11,92 4.40%
Minas Gerais 43h 2.288,66 2.377,36 3.355,00 10,93 5.30%
Santa Catarina 44h 2.277,30 2.365,56 3.338,35 10,83 7.90%
Rio Grande do Sul 44h 2.340,43 2.431,13 3.430,89 11,08 7.50%
Rio de Janeiro 43h 2.176,25 2.260,60 3.190,22 10,53 6.20%
Bahia 44h 2.217,27 2.303,21 3.250,35 10,55 7.20%
Goiás 44h 1.939,54 2.014,71 2.843,22 9,25 5.10%
Mato Grosso do Sul 44h 2.108,42 2.190,13 3.090,78 10,04 5.60%
Mato Grosso 44h 2.420,51 2.514,32 3.548,29 11,44 5.70%
Ceará 44h 2.076,90 2.157,40 3.044,58 9,87 6.00%
Pará 44h 2.603,49 2.704,40 3.816,53 12,34 6.20%
Sergipe 43h 2.117,98 2.200,07 3.104,80 10,13 5.20%
Pernambuco 43h 2.254,51 2.341,88 3.304,94 10,82 8.30%
Rondônia 44h 2.251,19 2.338,44 3.300,08 10,63 4.10%
Espírito Santo 43h 2.071,17 2.151,44 3.036,18 9,98 5.80%
Paraíba 44h 2.141,68 2.224,68 3.139,54 10,17 8.00%
Alagoas 43h 1.600,86 1.662,91 2.346,75 7,71 4.20%
Maranhão 43h 2.238,23 2.324,98 3.281,08 10,79 7.90%
Rio Grande do Norte 44h 2.220,25 2.306,31 3.254,73 10,58 8.10%
Distrito Federal 43h 1.963,11 2.039,20 2.877,78 9,50 5.80%
Amazonas 44h 2.222,11 2.308,23 3.257,45 10,57 8.00%
Tocantins 44h 2.085,01 2.165,82 3.056,47 9,84 7.60%
Amapá 42h 1.812,63 1.882,88 2.657,18 8,94 4.20%
Piauí 43h 2.327,96 2.418,18 3.412,61 11,37 6.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira.

Dissídio de Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira por cidade

Quanto ganha um Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.526,72 2.624,65 3.703,98 11,94 4.50%
Tarumã, SP 44 1.866,44 1.938,78 2.736,06 8,81 5.20%
Ponta Grossa, PR 44 2.778,21 2.885,88 4.072,64 13,12 5.00%
Guarulhos, SP 44 3.002,16 3.118,51 4.400,93 14,20 6.90%
Campo Grande, MS 43 1.962,16 2.038,21 2.876,38 9,39 7.30%
Leme, SP 44 2.433,06 2.527,36 3.566,68 11,49 7.50%
Curitiba, PR 44 2.226,85 2.313,16 3.264,40 10,53 7.50%
São José dos Pinhais, PR 44 2.421,60 2.515,45 3.549,88 11,43 7.70%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.192,10 2.277,06 3.213,46 10,53 6.20%
Jundiaí, SP 44 2.455,86 2.551,04 3.600,11 11,66 4.20%
Fortaleza, CE 43 1.976,38 2.052,98 2.897,23 9,48 7.40%
Joinville, SC 44 2.290,72 2.379,50 3.358,02 10,82 4.10%
Sombrio, SC 44 1.895,66 1.969,13 2.778,89 8,95 8.30%
Brasília, DF 43 1.963,11 2.039,20 2.877,78 9,50 6.50%
Ipatinga, MG 44 2.542,25 2.640,78 3.726,75 12,07 6.80%
Dracena, SP 44 2.318,03 2.407,87 3.398,06 10,94 6.50%
Sete Lagoas, MG 44 2.712,29 2.817,42 3.976,02 12,88 8.00%
Bento Goncalves, RS 44 2.284,29 2.372,83 3.348,60 10,80 6.90%
Itaquaquecetuba, SP 44 3.059,40 3.177,98 4.484,85 14,51 7.80%
Laranjeiras, SE 44 2.414,08 2.507,64 3.538,86 11,40 7.60%
Concordia, SC 44 2.650,70 2.753,43 3.885,73 12,52 5.70%
Três Cachoeiras, RS 44 2.243,44 2.330,39 3.288,72 10,59 5.60%
Iturama, MG 44 1.808,59 1.878,68 2.651,25 8,54 6.40%
Simões Filho, BA 44 2.147,02 2.230,24 3.147,37 10,14 4.90%
Guanhães, MG 44 2.423,05 2.516,96 3.552,01 11,44 6.80%
Taubaté, SP 44 2.376,16 2.468,26 3.483,28 11,22 4.20%
Catanduva, SP 44 2.563,30 2.662,65 3.757,60 12,10 5.30%
Uberlândia, MG 44 2.386,76 2.479,27 3.498,82 11,27 6.60%
Manaus, AM 44 2.231,61 2.318,10 3.271,37 10,64 6.40%
Nova Iguaçu, RJ 44 1.681,20 1.746,36 2.464,51 7,94 5.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.366,94 2.458,68 3.469,76 8.10%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal 2.385,93 2.478,40 3.497,60 7.80%
Transporte rodoviário de produtos perigosos 2.418,44 2.512,17 3.545,25 4.40%
Serviços de engenharia 2.543,03 2.641,59 3.727,89 4.40%
Cultivo de cana-de-açúcar 1.891,58 1.964,90 2.772,92 6.00%
Construção de rodovias e ferrovias 2.404,30 2.497,48 3.524,52 4.10%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 1.961,31 2.037,32 2.875,13 5.10%
Locação de mão-de-obra temporária 2.236,27 2.322,95 3.278,21 8.30%
Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica 2.571,33 2.670,99 3.769,38 4.60%
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados 1.899,05 1.972,65 2.783,87 7.10%
Obras de terraplenagem 2.206,72 2.292,25 3.234,89 6.80%
Construção de edifícios 2.425,96 2.519,99 3.556,28 7.70%
Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões 2.399,67 2.492,68 3.517,74 7.10%
Comércio varejista de madeira e artefatos 2.054,38 2.134,00 3.011,56 6.90%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 2.664,19 2.767,44 3.905,50 7.90%
Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.620,90 2.722,48 3.842,04 7.00%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.056,48 2.136,18 3.014,64 7.80%
Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos 2.459,78 2.555,12 3.605,86 5.90%
Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas 2.925,89 3.039,29 4.289,14 4.80%
Criação de bovinos para corte 2.660,01 2.763,11 3.899,38 5.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.